Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




DOM INEFÁVEL

THE UNSPEAKABLE GIFT
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 25 de Janeiro, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, January 25, 2015

“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (II Coríntios 9:15).


Em 1994 um terremoto agitou a nossa casa no meio da noite. Isto me fez pensar sobre o valor das coisas que estavam em minha casa. Eu pensei sobre a casa pegando em fogo. O que aconteceria se estiver pegando fogo? O que aconteceria se eu tivesse três ou quatro minutos para escapar? O que eu levaria comigo? Depois eu pensei, eu iria correr para meu quarto e abrir a gaveta, e pegar o tufo de cabelos que foram cortados dos meus filhos quando eles tiveram o primeiro corte deles, e eu pegaria o sapato bronzeado de bebê que estava acima no armário. Se eu tivesse outro minuto, eu pegaria as fotos de minha mãe e dos filhos. Mais poucos segundos e eu pegaria o vestido de casamento da minha esposa, empacotado e cerrado em uma caixa, e eu pegaria umas peças de cerâmica da época de Depressão que foram presentes de casamento da minha mãe em 1934.

Qual seria o custo destas coisas? Quase nada. Você talvez ganharia $25 por aquele vestido velho de casamento. O resto seria sem valor em termos de dinheiro. Mas istos são inestimáveis à mim! O melhor dos dons está atado em nossos corações, e em nossas almas.

Depois que minha avó morreu, eles me disseram que a casa dela estaria limpo no próximo dia. Eu tive problema de chegar lá. Eu corri adentro da casa e peguei somente uma coisa – um vaso antigo com uma videira. Isto foi algo que ela gostou, e isso foi tudo que eu peguei. Enquanto eu escrevia este sermão eu olhei para aquela videira em minha mesa. Eu havia guardado esta planta comigo para qualquer lugar por quase sessenta anos. Isto nem tem valor de $2, mas isto foi inestimável para mim! O melhor dos dons está atado em nossos corações, e em nossas almas.

Quando meu primo Johnny e seu esposa morreram, eu fui dirigindo para casa dele. A casa foi vendida e tudo que estava na casa desapareceria no próximo dia. Todas as coisas estavam amontoados no chão na frente do quarto. Alguém me perguntou, “Você quer algo?” Eu disse, “Sim, eu gostaria de aquela peça de madeira com patos gravados.” Eles me deram isto e eu sai em raiva. Isto está pendurado na parede do quarto do meu filho até este dia. Isto estava desde a casa aonde eu vivia quando tinha treze anos. Isto não tem valor de $25, mas isto é inestimável para mim! O melhor dos dons está atado em nossos corações, e em nossas almas.

Quando a casa da minha mãe foi vendida, eles chamaram e disseram, “Se você quer algo, você tem que levar hoje, e hoje é o último dia.” Já estava passado de meio dia. Eu não sei porque eles não me chamaram um ou dois dias antes! Eu me apressei e aluguei um caminhão. Eu levei o piano antigo dela, um par de pato de gesso, e dois bustos de gesso antigo – um é de Índio Americano e o outro de um caubói espanhol. O pacote completo distos tinham um valor menos de $200. Mas você não consegueria comprar istos desde mim por mais de $10,000. Istos são inestimáveis para mim. Sim, o melhor dos dons está atado em nossos corações, e em nossas almas.

Um vestido de casamento antigo, dois tufos de cabelo, um videiro crescendo em um vaso, um par de jogos de antigo louça de barro, um piano quebrado, dois bustos carimbados e arranhados – um pacote de lixo de mundo – mas para mim istos têm valor mais que uma fortuna! Eu não poderia descrever para você, ou explicar-te, valor e importância dessas coisas. Você vê, o melhor dos dons está atado em nossos corações e em nossas almas.

Eu tive um amigo em colegial chamado Mike. Depois que eu saí da escola, ele virou deprimido e cometeu-se suicídio. Eu fui para ver a mãe dele. Eu disse para ela que ele foi meu amigo. Ela tentou de me dar a máquina cara de escrever dele, e ela tentou de me dar as roupas dele. Ela estava chocado e sentiu-se pena pela perda trágica de seu filho único. Se ela havia sido rica, eu tenho certeza que ela iria dizer, “eu tenho uma mansão em Beverly Hills. Eu tenho 10 milhões de dólares no banco. Eu tenho um inestimável colar de diamante. Mas eu daria tudo isso se eu poderia ter meu filho de novo.” Você vê, o melhor dos dons está atado em nossos corações e em nossas almas.

Quando eu leio o texto, escrito pelo Apóstolo Paulo, eu penso que eu sei do que ele quis dizer,

“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (II Coríntios 9:15).

A palavra “inefável” traduzida em Grego é anĕkdiēgētōs. Isto significa “coisas que não podem ser explicadas completamente, o qual é indescritível” (James Strong). Isto significa que isso é “inexprimível” (George Ricker Berry). Isto refere-se ao dom que você não consegue completamente explicar, ou descrever, ou expressar em palavras. Isto fala sobre o Senhor Jesus Cristo – o dom de amor de Deus para o mundo pecaminoso, mundo perdido! Isto é Jesus, o Filho de Deus! Pense sobre isso em estes termos.

I. Primeiro, Cristo como o dom de Deus fez a terra um lugar especial.

Quando Deus enviou Jesus à nós, isto fez nosso mundo pequeno um lugar bem exclusivo. Não existe nenhum lugar em regiões inescrutáveil de este universo imenso que é como esta terra. A terra é absolutamente exclusivo. Entre as incontáveis estrelas e planetas, não existe lugar como nossa terra. Mas porque a terra é diferente de qualquer outro planeta em sistema solar?

Se você dizer, “A terra é diferente porque vida existe aqui,” o incrédulo irá dizer, “não.” Ele irá dizer que existe outros mundos e outras planetas habitados por vida. Você não vai poder discutir com isto. Você pode dizer que isso não é verdade, mas você não vai poder provar isso. Talvez pode existir vida em outras planetas. Isto não é o que faz nossa planeta diferente. Em análise final, o que faz nossa planeta exclusivo e especial é o fato que Jesus veio aqui. Desde o mundo invisível aonde Deus vive, de outra dimensão, desde o Terceiro Céu, Jesus veio e viven entre nós. A Bíblia diz,

“Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei” (Gálatas 4:4).

Quando o tempo chegou, “Deus enviou seu Filho.” Ele enviou Jesus adiante. A palavra em Grego é ĕxapŏstellō (de enviar fora, de enviar adiante, para fora). De onde Jesus foi enviado fora? De onde Jesus foi enviado adiante? De onde Ele foi enviado para fora? Ele foi enviado fora, adiante, para fora desde Céus! Ele foi enviado fora para dentro de útero de uma mulher, a Virgem Maria. Ele for enviado fora desde o Terceiro Céu para este nosso mundo. Isto é o que faz nosso mundo diferente! Isto é o que faz nosso mundo exclusivo! Jesus veio aqui, para esta planata pequena, para esta nossa terra pequena. O Filho do Grande Governador de cosmo, estrelas e universo, este Filho foi enviado para esta planeta e não para outro! “Deus enviou seu Filho” para esta pequena ilha, para esta planeta terra – e não para outro! Deus enviou Seu Filho para esta terra, e isto é que faz nossa planeta diferente desde todos os outros no insondável e interminável universo de Deus! Cristo veio aqui! E isto é o que faz nós diferente! “Deus enviou seu Filho,” e Ele “se fez carne, habitou entre nós, (e vimos sua glória, como a glória do unigênito do Pai,) cheio de graça e de verdade” (João 1:14). William Booth foi o fundador de Salvation Army, antigamente. Seu neto escreveu este hino maravilhoso,

Saiu-se de Sua glória,
   Sempre história viva,
Meu Deus e Salvador veio,
   E Jesus foi Seu nome.
Nascido em manjedoura,
   Ao Seu próprio um estranho,
Um homem de tristeza, lágrima e agonia.
   (“Down From His Glory” por William E. Booth-Clibborn, 1893-1969;
      neto de William Booth, fundador de Salvation Army).

Profundo de Orange County, California, na cidade de Yorba Linda, existe uma pequena casa branca. Aí tem somente dois quartos pequenos e uma pequena cozinha no primeio piso, e um quarto bem pequeno no sótão. Todavia milhares de pessoas haviam andados através do quarto da frente e da cozinha desta casa pequena nos últimos anos. Eu mesmo tenho andado por esta casa pequena no mínimo de 40 vezes, levando visitores para ver isto. Por que muitas pessoas vão lá? O que faz esta casa pequena uma atração? Isto é por causa de quem foi nascido lá. O 37 presidente dos Estados Unidos, foi nascido em este quarto pequeno do primeiro piso. Isto é o que faz a casa especial! Isto é por causa de quem foi nascido lá. Quando ele morreu, cinco presidentes vivos sentaram-se com mais de quatro mil pessoas, enquanto Billy Graham pregou seu sermão de funeral, na frente desta casa pequena, por causa de quem foi nascido lá. Um presidente foi nascido lá. E a terra é colocado aparte como um lugar exclusivo, um lugar especial no universo, porque Jesus Cristo veio e foi nascido aqui! em este lugar! em esta planeta!

“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (II Coríntios 9:15).

II. Segundo, Cristo como o dom de Deus fez a vida humana sagrada.

Depois de Grande Dilúvio, Deus falou para o patriarca Noé,

“Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem” (Gênesis 9:6).

Homem foi feito a imagem de Deus. Homem sustenta o selo de Deus. Portanto Deus Próprio instituiu castigo capital por aqueles quem toma outra vida humana por matar. Vida humana foi para sempre santificado pelo dom de Cristo, o Filho de Deus. E isto é porque nós separamos um Domingo em Janeiro cada ano como “Right to Life Sunday” [Domingo de Direito a Vida]. Nós comemoramos isto no último Domingo, o qual foi o aniversário de quarenta e dois anos de Roe v. Wade, quando uns poucos homens idosos em mantos negros disseram que foi válido por uma mulher matar bebê dela. Desde então 57 milhões de bebês foram assassinados por aborto. Que Deus nos ajude!

Eu disse tudo isto em meu sermão no último Domingo de manhã. Quando eu preguei, uma mulher e filha dela levantaram-se e andaram fora da igreja. Eu acho que é por causa que a maioria dos pregadores nunca falam sobre aborto. Mas isto é uma vergonha, porque todas as mulheres quem tinham um aborto precisam ser purificados pelo Sangue de Jesus. Eu desejo que aquela mulher jovem houvera estado de ouvir sobre o amor que Jesus tem por ela! Sem ser purificada pelo Sangue de Jesus, a consciência da mulher irá atormentar ela pelo resto da vida dela. E ela irá ser assombrada por isso por todo tempo da eternidade. “Eu matei meu bebê! Eu matei meu bebê! Oh, Deus, eu matei meu bebê!” Este pensamento irá assombrar uma mulher assim por todo tempo e toda eternidade. Seu professor secular e esquerdista da universidade não irá dizer isto para você! Um psiquiatra secular de cérebro morto não irá dizer isto para você. Mas seu próprio coração e sua própria consciência irá dizer lhe isto para sempre se você ter um aborto! “Oh, Deus! Eu matei meu bebê!” Os seculares que rejeitam Deus falam sobre o “direito de escolher” da mulher. Mas eles nunca dizem para a mulher de infinito pesadelo que ela irá ter pelo resto da vida dela! Porque? Por causa que a vida humana é sagrado, isto é a razão! Homem foi feito a imagem de Deus, isto é a razão!

Outro dia eu aprendi o segundo estrofe desta canção maravilhosa, “The Love of God,” que foi escrito por um lunático pobre em um hospício. Depois que o internado morreu, eles encontraram estas palavras escritos na parede da cela dele,

Quando tempo ancião deverá passar, E tronos e reinos da terra cair,
   Quando homem, quem aqui recusar de orar, Sob rochas e montes e montanhas clamar,
Amor de Deus tão certo, irá ainda permanecer, Todo ilimitado e forte;
   Graça redimido a raça de Adão – A canção de santos e anjos.
O amor de Deus, tão rico e puro! Tão ilimitado e forte!
   Isso deverá permanacer para sempre, A canção dos santos e anjos.
(“The Love of God” por Frederick M. Lehman, 1868-1953;
      segundo estrofe anônimo).

O dom de Deus em Cristo Jesus tem sempre glorificado e santificado vida humana, mesmo que a vida deste pobre coitado quem morreu em uma cela de hospício. Como um ser humano ele foi precioso na vista de Deus. Deus amou ele e enviou Jesus para morrer por ele e salvar alma dele! “Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável” (II Coríntios 9:15).

III. Terceiro, Cristo como o dom de Deus fez possível a perdão de nossos pecados e salvação de nossas almas.

Ouve de novo a esta grande passagem da Escritura que Mr. Prudhomme leu antes deste sermão,

“Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:6-9).

Quando Jesus morreu na Cruz, Ele pagou o castigo completo por nossos pecados. “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios” (Romanos 5:6). Nós fomos todos sem força de adorar Deus e salvar nós mesmo. Nós fomos todo ímpios. Mas “Cristo morreu pelos ímpios.” Isto é o dom inexprimível de Deus!

Nós fomos todos pecadores. Mas “em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Isto é o dom inexprimível de Deus!

“Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9). Morte Dele em nosso lugar – isto é o dom inexprimível de Deus! Justificação, e a purificação de todo nosso pecado pelo Sangue Dele – isto é o dom inexprimível de Deus!

E tudo que Deus pede para nós fazer é de afastar-se desde nossos pecados e confiar Filho Dele, o Senhor Jesus. O momento que você confia Jesus, você é salvo! Isto é o dom inexprimível de Deus para cada um quem confia Jesus!

Salvo! salvo! Meus pecados estão todos perdoados, minha culpa está todo partido!
Salvo! salvo! Eu estou salvo pelo sangue de Um Crucificado!
   (“Saved by the Blood” por S. J. Henderson, 19th century).

Mergulhe agora adentro de maré vermelho Que purifica branco como neve.
Somente confie Ele, somente confie Ele, Somente confie Ele agora;
Ele irá salvar você, Ele irá salvar você, Ele irá salvar você agora.
   (“Only Trust Him” por John H. Stockton, 1813-1877).

O que significa “confiar” Jesus? Isto significa de por você mesmo nas mãos Dele, como você iria confiar um doutor bom. Quando eu tinha sete anos, Dr. Pratt disse para minha mãe que meus amígdalas tinha que ser removidos. Eu estava aterrorizado quando Mamãe disse para mim que eu iria estar “posto a dormir.” Eu estava com medo disso. Eu estava com medo de ser “posto a dormir.” Depois de tudo, eu tinha somente sete anos de idade. Quando chegamos no hospital, meu coração estava batendo forte e eu estava tremendo. Eu não sabia o que iria acontecer comigo quando eles “colocariam-me a dormir.” Uma enfermeira grande, e aterrorizante, toda vestida em branco, entrou e me preparou. Eu estava com tanto medo que eu quase pulei e fugi! Mas então o Dr. Pratt entrou. Eu havia conhecido ele por toda minha juventude. Ele havia partejado-me quando eu fui nascido, e havia sido meu doutor desde então. Ele foi um homem bom. Eu amei ele. E eu confiei ele. Ele disse, “Não se preocupe, Robert. Tudo vai terminar em uns poucos minutos.” Meu coração parou de bater forte porque eu confiei Dr. Pratt. Em um momento eu estava “adormecido.” Em outro momento, eu acordei para ver o rosto risonho dele. Dr. Pratt disse, “Tudo está terminado, Roberto. Você pode ir para casa logo.” Eu confiei este doutor bom, e idoso. Isto é o que eu desejo que você faça com Jesus.

Somente confie Ele, somente confie Ele, Somente confie Ele agora;
Ele irá salvar você, Ele irá salvar você, Ele irá salvar você agora.

Dr. Chan, por favor lidere nós em oração. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Romanos 5:6-9.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“The Love of God” (por Frederick M. Lehman, 1868-1953).


PLANO DE

DOM INEFÁVEL

THE UNSPEAKABLE GIFT

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável”
(II Coríntios 9:15).

I.   Primeiro, Cristo como o dom de Deus fez a terra um lugar
Especial, Gálatas 4:4; João 1: 14.

II.  Segundo, Cristo como o dom de Deus fez a vida humana
Sagrada, Gênesis 9:6.

III. Terceiro, Cristo como o dom de Deus fez possível a
perdão de nossos pecados e salvação de nossas almas,
Romanos 5:6-9.