Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




OS LIVROS E O LIVRO

(Um Sermão sobre o Julgamento Final)
THE BOOKS AND THE BOOK
(A Sermon on the Last Judgment)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 25 de Janeiro, 2015
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, January 25, 2015

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Apocalipse 20:12-14).


Quando a minha esposa e eu fomos casados primeiramente nós fomos para Israel. No caminho de volta nós paramos por uns dias em Roma. Entre outros lugares, nós fomos para o Vaticano, para o Basilica de São Pedro, aonde o Papa preside e aonde existe muitos tesouros de arde desde todos os séculos. Eu havia sempre desejado de ver o Teto da Capela Sistina. Lá Michealangelo (1475-1564) fez uma das grandes peças de arte em mundo inteiro. Isto descreve as grandes épocas da Bíblia, a Criação do homem, a Caída do homem, nosso primeiro parente retirado do Jardim, e assim, por toda a Bíblia. Isto é a grande pintura fresca que cobre o teto. Outro Papa encarregou Michaelangelo para cobrir a parede de frente com a pintura fresca sobre o Julgamento Final. Isto é uma vista comovente do Senhor executando aqueles quem são amaldiçoados para o mundo subterrâneo de Inferno. Um dos homens quem está afundando à chamas encara em você com um olhar de horror e espanto no rosto dele. Eu estive lá olhando em este grande pintura em fresco, descrevendo o Julgamento Final. Eu tive curiosidade por um bom tempo se um papa ou um cardinal havia atualmente situado em frente desta pintura no último cem ano, e pregar sobre o Julgamento Final. Eu não penso que nenhum deles fizeram isso!

E nossas igrejas Batistas e Protestantes não são nada melhores. Em fato nós somos piores. No mínimo eles têm esta pintura famosa para pessoas lembrar. Se fosse uma igreja Batista, uma da senhoras importantes, teria pensado que isso fosse tão grosso, tão horrível para as crianças ver. Em uma tarde o pastor haveria entrado e visto que esta mulher havia alguém entrado e esbofeteado isso com uma pintura branca! O Julgamento Final de Michaelangelo tem permanecido mais de 450 anos em esta parede de Capela Sistina. Eu duvido que a senhora de escola dominical haveria isso permanecido na igreja Batista mais de quatro anos! ou uma igreja evangélica!

Você pensa que eu estou sendo tão duro em nossas igrejas Batistas e evangélicas? Eu provavelmente não estou sendo duro suficientemente!!!

Quando foi a última vez que você ouviu um pastor Batista dar um sermão sobre Inferno? Quando foi a última vez que você escutou um pastor evangélico ou carismático pregar sobre Inferno? Não é de se estranhar que nós não temos experienciados um reavivamento nacional por mais de 150 anos!

Dr. Martyn Lloyd-Jones foi um grande estudante e autoridade sobre reavivamento. Ele disse, “...até que homens e mulheres na Igreja Cristiana são humildes e rebaixados, e abaixar-se no chão diante deste santo, e justo, sim, irado Deus, eu não vejo esperança de reavivamento” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Revival, Crossway Books, 1987, p. 42). É por isso que este grande pregador disse, “Eu irei fazer o máximo de alertar você com aparência dos terrores de inferno. Remorso eternal, miséria eternal, desgraça eternal, tormenta imutável, semelhante é vários daqueles quem satisfaz eles mesmo com justamente concordando e aproveitando o evangelho, mas quem...nunca abandona tudo mais e adota isso com todo coração” (Lloyd-Jones, Evangelistic Sermons, The Banner of Truth Trust, 1990, p. 161).

Certamente qualquer pessoa quem conhece até um pouco sobre a história Cristiana sabe o nome de John Wesley! Wesley (1703-1791) foi quem que nós chamamos “um sacerdote Episcopal.” Mas Deus usou ele como um líder de um dos maiores reavivamentos nacionais em história, o despertamento Metodista. Escute do que John Wesley disse sobre Inferno.

“O ímpio...dever ser entregado ao inferno, até todas as pessoas quem esquecem Deus. Eles irão ser ‘castigados com destruição eternal desde a presença do Senhor, e desde a glória de seu poder.’ Eles irão ser jogados dentro do ‘lago de fogo que arde com enxofre,’ originalmente ‘preparado pelo diabo e anjos dele;’ aonde eles irão moer línguas deles por angústia e dor, eles irão amaldiçoar Deus e olhar para acima. Lá os cãos de inferno – orgulho, malícia, vingança, raiva, horror, desespero – continuamente devorando eles. Lá ‘eles não tem descanso, dia ou noite, mas a fumaça de tormento deles ascenderá para sempre e sempre!’ Por ‘o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.’” (John Wesley, M.A., “The Great Assize,” The Works of John Wesley, volume V, Baker Book House, 1979 edition, p. 179).

Pelo tempo de morte dele existiam oitenta mil pessoas na Sociedade Metodista abaixo de encargo dele (ibid., p. 45). Por 1834 lá estavam 619,771 membros. Este grande evangelista não estava com medo de pregar sobre Inferno, e também sobre conversão real como uma necessidade para qualquer um à entrar no Céus. A Igreja Metodista Unido [The United Methodist Church] hoje está desmoronando em poeira porque eles desistiram a maneira que Wesley pregava muito tempo atrás! Eles teriam que retornar os sujeitos que Wesley pregava para salvar a denominação deles. Mas não segure seu respiro! História mostra que apóstatas quase sempre permanecem apóstata!

Agora escute ao Spurgeon. Dr. John Brown falou de Spurgeon em uma aula no Yale University em 1899. Ele elogiou o ministro de Spurgeon como “um sucesso certamente inigualável na Inglaterra desde os dias de Whitefield e Wesley.” Dr. W. A. Criswell, pastor de First Baptist Church de Dallas, Texas, duas vezes presidente de Southern Baptist Convention, disse, “Spurgeon foi um dos grandes pregadores de todo tempo, e mensagem dele é relevante e pertinente para toda geração.” Agora escute do que grande Spurgeon pregou sobre Inferno.

“Este julgamento irá lançar ambos corpo e alma adentro de lago de fogo...inferno é um lugar de ausência desde Deus – um lugar para o desenvolvimento de pecado, aonde toda paixão é desordenado, toda cobiça desenfreado – um lugar aonde Deus castiga noite e dia para aqueles quem peca noite e dia – um lugar aonde nunca tem sono, ou descanso, ou esperança – um lugar aonde cada gota de água é negado, mesmo que sede irá queimar a língua – um lugar aonde prazer nunca aspirou, aonde luz nunca nasceu, aonde nada como consolação foi nunca ouvido – um lugar aonde o evengelho é negado, aonde misericórdia inclina suas asas e morre...um lugar de fúria e de queimadura – um lugar, que a imaginação não havia retratado. Que Deus conceda que seja um lugar o qual você nunca verá...Morre, pecador, e escape desde inferno que torne impossível; vossa arte perdido, então, eternamente...Pense! Pense! Que este aviso seja o último que você jamáis escute” (C. H. Spurgeon, “The First Resurrection,” The Metropolitan Tabernacle Pulpit, volume VII, Pilgrim Publications, 1986 reprint, p. 352).

Eu podia continuar e dar você citações sobre Inferno por Luther, Bunyan, Edwards, Whitefield, Moody, Dr. John R. Rice, e muitos outros grandes pregadores através das gerações do tempo. Mas isto não é suficiente. Deixe me simplesmente dizer que um pastor quem nunca pregou sobre o Inferno não é um homem fiel, não verdadeiro às Escrituras, e não um homem que qualquer um deveria ouvir. Porque? Porque ele não tem pregado “todo o conselho de Deus!” (Atos 20:27). Ele não tem pregado como Paulo, ou Pedro, ou Jesus Cristo Próprio – quem pregou sobre o julgamento e Inferno mais que qualquer um registrado na Bíblia. Não escute ao tal homem! Se você não pode confiar ele sobre julgamento e Inferno, como você pode confiar ele sobre outras coisas?

Mas agora torne ao texto. Por favor levantamos enquanto eu leio isso de novo.

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte” (Apocalipse 20:12-14).

Você pode sentar. Por favor deixe aberto sua Bíblia a esta passagem.

Isto é chamado “O Julgamento Final” porque não tem mais julgamentos depois disso. Isto é o último. Cristo irá sentar no Grande Trono Branco. Atos 17:31 e outras Escruturas mostram-nos que Cristo irá ser o Juíz. Cristo não mais será o Salvador. O tempo de salvação irá agora ser terminado. Cristo irá não mais salvar pecadores. Ele irá agora julgar pecadores perdidos. Este julgamento não é dado de determinar quem é salvo e quem é perdido. Isto é decidido em esta vida. Se você morrer como uma pessoa perdida, você irá ser julgado em este tempo. Versículo 12 fala somente de mortos não salvos. Isto diz,

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).

Nós somos contados que existirá “livros” e o “livro de vida.” Os “livros” são um registro de suas “obras” durante sua vida inteira. “Os mortos, grandes e pequenos, que [estarão] diante de Deus” (20:12). O rico e famoso irá estar lá. O “pequeno” irá estar lá também. Nenhuma pessoa não salva irá escapar o Julgamento. O morto não salvo irá todos estar diante Cristo no Julgamento. Aqueles quem havia afundados, ou estado enterrado no mar, irá estar lá em corpos ressuscitados. Seus corpos haviam sido dissolvidos nas águas do mar. Mas Deus irá colocar seus átomos juntos de novo, e levantar eles em seus corpos por este julgamento. Os túmulos na terra irá entregar corpo deles, e Inferno (hades), o lugar aonde espíritos perdidos vão, irá “entregar os mortos.” Espíritos deles e seus corpos irá ser juntados, e eles irá estar diante de Grande Trono Branco. Deus não irá ter problema de fazer isso. Ele é todo poderoso. Agora escute ao versículo 12 de novo,

“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).

Se você não está salvo agora, em esta vida, você irá ser julgado “pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras,” de acordo com tudo que você fez em esta vida.

Dr. J. Vernon McGee disse, “Um homem no seu leito de morte disse para mim, ‘Pregador, você não precisa de falar comigo sobre o futuro. Eu irei tomar o meu risco. Eu acredito que Deus vai ser justo e integro e deixar que eu apresento minhas obras.’” Dr. McGee disse, “Você está certo. Ele é justo e integro, e Ele irá deixar você apresentar suas obras. Isto é o que Ele diz que Ele irá fazer. Mas eu tenho notícias para você: em este julgamento ninguém é salvo, porque você não pode ser salvo pelas suas obras...suas obras pequenas não irá fazer quantia por nada de jeito nenhum” (Thru the Bible, volume V, Thomas Nelson Publishers, 1983, p. 1060; nota sobre Apocalipse 20:11).

Sim, você irá ter um julgamento “justo” então. “Os livros” contém tudo que você tem feito em esta vida. Dr. McGee comparou “os livros” ao um video tape de sua vida. Ele disse, “Sua vida está em um tape, e Cristo acontece de ter esta tape. Quando Ele reproduz isto para trás, você irá conserguir de escutar isso [e assistir isso]. E isto não vai soar bom para você, por de jeito nenhum. Você está determinado de estar diante Deus e ter Ele reproduzir o tape de sua vida? Eu penso que Ele irá ter isso em uma tela de televisão para que você pode assistir, também. Você pensa que sua vida pode sustentar o teste? Eu não sei sobre você, mas eu não [iria] passar...foi o Samuel Johnson [o grande lexicógrafo] quem disse, ‘Cada homem sabe de si mesmo o qual ele não ousa de contar para o amigo mais chegado dele.’ Você sabe de você mesmo, não? Você sabe das coisas que você tem coberto e oprimido que você não iria revelar por nenhuma coisa do mundo. [Deus] vai trazer istos em seu julgamento; enquanto você está apresentando seus pequenos [boas obras], Ele irá lhe dizer sobre você mesmo” (McGee, ibid.). Então Dr. McGee disse, “O Grande Trono Branco de Julgamento é o julgamento para o perdido. Multitudes [de pessoas] querem ser julgados pelas obras deles. Isto é oportunidade deles. O julgamento é justo, mas nenhum é salvo pela [boas] obras” (ibid.).

Observe que Deus fala de “os livros,” e assim Ele fala de “livro de vida.” O “livro de vida” contém os nomes de cada um quem tem sido salvo por Jesus, todo mundo quem tem sido “redimido de Deus pelo Sangue [de Cristo]” em esta vida (Apocalipse 5:9). O Sangue de Jesus Cristo havia purificado eles limpo desde pecado deles quando eles creram Jesus em esta vida. Estes são os únicos o qual os nomes estão no “livro de vida.” Eles são aqueles quem podem cantar e louvar “nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados” (Apocalipse 1:5). Somente aqueles quem são salvos por Jesus em esta vida, e feito limpo pelo Sangue Dele em esta vida, somentes aqueles que têm nome deles no “livro de vida.”

Observe que existe somente um “livro de vida” – mas existe muitos “livros” contendo o registro de pecados daqueles quem nunca foram salvos! Eu lembro escutar um pregador dizer, “Existe muitos ‘livros’ porque a maioria das pessoas estão perdidos. Mas existe somente um ‘livro de vida,’ porque poucos são salvos.” E, então, olhamos para o versículo quinze,

“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo” (Apocalipse 20:15).

O “lago de fogo” é Inferno eternal, tormento eternal, sofrimento eternal. O Senhor Jesus Cristo disse que existe dois caminhos, e todo mundo anda em um de estes dois caminhos. Ele disse,

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7:13-14).

Cristo disse, “poucos há que a encontrem [o caminho certo] que leva à vida.” “Poucos há que a encontrem.” Você será um dos poucos qual os nomes estão no “livro de vida”? O único caminho de escapar desde o julgamento e Infero – O ÚNICO CAMINHO – é de crer Jesus agora, em esta vida. Afaste-se desde seu pecado e converte-se ao Jesus! A Bíblia diz, “Convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis?” (Ezequiel 33:11). No Livro de Atos “grande número creu e se converteu ao Senhor” (Atos 11:21). Afaste-se desde suas maneiras egocêntrias, e pecaminosas – e converte-se ao Senhor Jesus,

“No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados” (Efésios 1:7).

O Sangue de Jesus irá cobrir todos os seus pecados, assim Deus não irá ver eles! O Livro de Romanos diz,

“Bem-aventurados aqueles...cujos pecados são cobertos” (Romanos 4:7).

O Sangue de Jesus irá “cobrir” seus pecados, então Deus nunca irá ver eles! E o Sangue de Jesus irá lavar fora seus pecados para que Deus nunca olhe sob eles! De novo o Livro de Romanos diz,

“Tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5:9).

E Apocalipse 1:5 diz que aqueles quem são salvos, são salvos porque Jesus ama nós e “purificou nós desde nossos pecados em seu próprio sangue.” Amém! Glória ao nome de Jesus! Dr. Martyn Lloyd-Jones, o grande pregador Galês, disse,

Todas as soluções do mundo são insuficientes de tirar as manchas dos meus pecados, mas aqui está o sangue do Filho de Deus, imaculado, inculpável, e eu sinto que isto é poderoso.

Existe o poder, poder, poder obrados
Em sangue precioso do Cordeiro.

Sangue Dele pode fazer o imundo limpo,
Sangue Dele disponível por mim.
   (Charles Wesley)

Isto é nosso comforto e consolação. (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Fellowship with God, Crossway Books, 1994, p. 144).

Senhor, meus pecados são bastante, como areias no mar,
Mas Teu sangue, O meu Salvador, é suficiente por mim;
Por Tua promesa está escrito, em cartas lúcidas que brilham,
“Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos.”
Sim, meu nome está escrito lá, na página branca e legível,
No livro de Teu Reino, Sim, meu nome está escrito lá!
   (“Is My Name Written There?” por Mary A. Kidder, 1820-1905).

Você pode dizer isto? Você pode dizer isto esta manhã? Tem seus pecados sido purificados pelo Sangue de Jesus derramado na Cruz? Vem para Ele por fé e Ele irá fazer você limpo em vista de Deus! Dr. Chan, por favor lidere nós em oração. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Apocalipse 20:11-15.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Is My Name Written There?” (por Mary A. Kidder, 1820-1905).