Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




OS PRESENTES DOS SÁBIOS

THE GIFTS OF THE WISE MEN
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 14 de Dezembro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, December 14, 2014

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).


Quando eu estava na quinta série eu representei um dos três sábios, na peça de Natal numa escola secular aqui nos Los Angeles. Claro, que foi no início de 1950. Desde então o ACLU e outras agências Satânicas têm proibido qualquer menção de história de Natal em nossas escolas. Eles até probiram a palavra “Christmas.” Nós podemos dizer que eles são Satânicos porque eles promovem “Haloween” vigorosamente, mas eles fazem de tudo possível de deter nossas crianças desde o pensamento sobre Cristo em Natal e Páscoa. Antes eles chamavam Páscoa “Easter Vacation” [Férias de Páscoa] – mas agora eles chamam Páscoa de “Spring Break”!

Mas eu fui um dos sábios em aquela peça. Nós havemos que cantar a canção que Mr. Griffith justamente cantou, “We Three Kings of Orient Are.” Um de outros meninos, quando nós estávamos sozinhos, adicionou umas poucas palavras, “We three kings of Orient are, Smoking on a ten-cent cigar” [Nós três sábios de Oriente estamos, Fumando cigar de dez centavos]. Você sabe, eu nunca escuto esta canção sem lembrar ele dizer isso! E ele teve uma voz terrível. Eu quero dizer, foi horrível! Finalmente eu fiz ele cantar bem suave, o qual fez melhorar. Mas eu tive curiosidade de quem estes três sábios foram, e porque eles tiveram que viajar tão longe de ver o bebê Jesus.

Mr. Prudhomme justamente leu a história de três sábios e o bebê Jesus em segundo capítulo de Mateus. A história é simples. Os sábios vieram de oriente, seguindo uma estrela. Nós não fomos contados de quantos sábios estavam lá. Os desenhos que nós vemos em cartas de Natal mostram três sábios. Mas a Bíblia diz que não estavam três. A idéia de três vem desde o fato que eles ofertaram o bebê Jesus com três presentes, ouro, incenso, e mirra. Mas Dr. McGee disse que teria que ter muito mais de três pessoas. Ele disse que três sábios não iriam “ter disturbado Herodes ou excitado Jerusalém” (Thru the Bible; nota sobre Mateus 2:1). Dr. McGee disse que lá deveria ter estado um número grande de estes homens.

Estes sábios vieram desde Babilônia. Daniel 2:27 fala de “sábios [e] os astrólogos.” Como um jovem, Daniel foi treinado entre aqueles “sábios,” o Magi de Babilônia. Em sua idade velho Daniel virou o chefe de estes sábios. Quando Cristo foi nascido, ainda existia sábios lá. Eles poderiam ter a cópia de livro que Daniel escreveu. Enquanto eles estudaram Daniel 9:24-26 eles poderiam ter aprendido sobre a vinda de Messias de Judeus. Quando a 69 semanas de ano estava perto de fim, eles poderiam ter pensados de Messias. Então eles viram um estrela, o qual eles nunca haviam visto antes. Isto foi um estrela supernatural. Eles acreditaram que isto foi um sinal nos céus que o Messias, o rei de Judeus, havia chegado. Eles viajaram para Jerusalém, trazendo presentes para Ele. Quando eles chegaram no Jerusalém, os escribas leram para eles Miquéias 5:2, que o Messias iria ser nascido em Belém, o qual é uma curta distância desde Jerusalém. Então a estrela apareceu de novo e seguiu em frente deles “até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino” (Mateus 2:9). Nós sabemos que isso foi uma estrela supernatural porque isso moveu, guiando eles ao Jesus. Agora torne em sua Bíblia para Mateus 2:11. Está na página 995 de Bíblia Scofield. Por favor levante-se enquanto eu leio o versículo,

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

Vocês podem sentar-se.

Existe várias lições que nós podemos aprender desde este capítulo em Mateus. Por exêmplo, nós podemos contrastar o malvado Rei Herodes com os sábios. Herodes foi ciumento e medonho de perder sua coroa. Herodes não foi um Judeu. Ele foi um Idumean quem havia comprado sua posição como rei desde o governo Romano. É por isso que ele queria achar o bebê, o qual os sábios chamaram de “Rei dos Judeus” (Mateus 2:2). Mas ele não quis louvar Jesus. Ele quis matar Ele, de deter Ele desde que não tome seu trono. Os sábios queriam de louvar Jesus, mas Rei Herodes quis matar Ele.

Eu podia dar um sermão mostrando que é a maneira que o mundo reage ao Jesus, hoje. Cristãos bons querem louvar Jesus. Mas pessoas malvados, como aqueles em ACLU, querem desfazer-se Dele. Eles proibem cânticos de Natal na escola, e até em alguns lugares públicos presentemente. Eles proibem cenas de natividade. Eles até proibem a palavra “Christmas,” porque a palavra inclui Cristo. Eu podia pregar um sermão contrastando aqueles quem são como Herodes, e aqueles quem são como os sábios, quem ama Jesus e quer louvar Ele.

Ou, eu podia contrastar o sábio como os escribas. Os escribas soube que Jesus seria nascido em Belém, mas eles não foram lá para ver Ele. Eles souberam sobre Jesus, mas eles não andaram a curta distância à Belém para vir e adorar Ele. Os sábios viajaram uma distância longa para chegar aonde Jesus estava. Lembre que eles fizeram uma viagem longa e difícil, montando nos camelos. Não é fácil ou comfortável de montar num camelo. Eu sei. Eu montei num camelo quando Ileana e eu fômos para Egito. Eu montei ao redor de Grande Pirâmide, perto de Sphinx, em cima de um camelo. Isso foi uma experiência desagradável de dizer no mínimo! Eu podia pregar um sermão em aquilo – contrastando os escribas, quem soube aonde Ele estava mas não foram, como os sábios, quem viajaram uma viagem longa e difícil, de achar Jesus. Eu podia ter aplicado os escribas para “crianças de igreja” quem sabem a Bíblia, mas quem não irão crer Jesus – comparado aos jovens quem saem de mundo e, com grande dificuldade, vem para Jesus.

Ou eu podia ter pregado o terceiro sermão – sobre os Judeus quem rejeitaram Ele, como os donos de hospedaria e os escribas fizeram – aos Gentios de Babilônia quem vieram, através de grande dificuldade, de achar Ele. Eu podia tem comparado os sábios com as pessoas em Terceiro Mundo (em China, em mundo Muçulmano, em florestas de Cambodia e Vietnã) – quem lutaram contra grande probabilidades de achar Cristo e adorar Ele. Eu podia pregar que os Americanos, e o Ocidente em geral, aonde têm igrejas em cada esquina, mas torcem os narizes dele e saem fora. Isto é bem evidente em tempos de Natal.

Nós havemos tenido pessoas atualmente brigando contra nós, e dizer coisas terríveis contra mim, por dizer jovens de estar na igreja em Noite de Natal e Véspera de Ano Novo! Uma mulher fez tudo que ela podia de tirar filho dela da igreja. Quando ele deixou a igreja, ele entrou no gangue e foi assassinado. Então aquela mesma mulher, quem teve tirado ele fora da igreja, veio chorando à mim de dirigir funeral dele – quando estava tão tarde para salvar ele! Claro, eu dirigi o funeral, mas estava tão tarde para salvar o filho dela! Que pessoas tolas estes são! Eles de preferência gostariam de ter seus filhos em uma festa ímpia ao invés de estar na igreja em Noite de Natal e Véspera de Ano Novo. Em “A Midsummer Night’s Dream” Shakespeare havia “Puck” dizer, “Que tolos estes mortais são!” Que triste verdade! Eles são cegos como os escribas – e alguns deles são malvados como o antigo Rei Herodes! Não deixe ninguém de deter você de estar aqui na igreja na Noite de Natal e Véspera do Ano Novo! Não deixe que tire você da igreja para ir à alguma festa alcoólica, ou algum evento mundano! Não deixe eles fazer isso a você! Não deixe eles fazer isso a você! Fique de pé e seja firme como os sábios! Não falte igreja como aqueles escribas incrédulos e velho pecaminoso Herodes! A Bíblia diz,

“Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor...E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso” (II Coríntios 6:17, 18).

“Por isso saia do meio deles” e esteja com pessoas de Deus em Noite de Natal e Véspera do Ano Novo! Esteja como os Cristãos, louvando Cristo – não como os pagãos em um saturnais mundado, em orgia bebendo cerveja, ou um carrossel sem Cristo! Afaste disso! Vem e louve Cristo na Véspera do Ano Novo e Noite de Natal! Vem, como os sábios, e louve Cristo somente!

O venha, vamos adorar Ele,
   O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele,
   Cristo o Senhor.

Levante-se e cante isto comigo!

O venha, vamos adorar Ele,
   O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele,
   Cristo o Senhor.
(“O Come, All Ye Faithful,” traduzido por Frederick Oakeley, 1802-1880).

Amém! Vocês podem sentar-se.

Mas ao invés de pregar um sermão em estas temas, eu irei falar sobre nosso texto de Mateus 2:11,

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

I. Primeiro, eles vieram dentro da casa.

O texto diz, “Quando eles estavam dentro da casa.” “Mas,” você pode dizer, “Cristo não foi nascido em um estábulo e deitado em um majedoura?” Sim, Ele estava. O Evangelho de Lucas diz,

“E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos [em faixas de tecido], e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem” (Lucas 2:7).

Mas os sábios não entraram adentro de estábulo e achar o bebê Jesus numa manjedoura. Não, eles vieram “entrando na casa” (Mateus 2:11). Os sábios não chegaram no mesmo tempo que os pastores. Os pastores acharam o bebê Jesus no estábulo, numa manjeira, uma gamela que segurou feno para animais comer. Os pastores vieram pouco depois que Jesus foi nascido. Mas os sábios chegaram depois. Eles vieram depois de Maria e José e o bebê Jesus havia movido dentro de uma casa pequena, por todas as casas foram bem pequenas em este tempo. Mas agora eles estavam em uma casa.

Dr. McGee disse que isso foi provavelmente vários meses depois de nascimento Dele que os sábios vieram e trouxeram presentes Dele. Você vê, eles provavelmente viram a estrela no tempo de nascimento de Cristo. Então eles decidiram de vir para Ele, e eles levaram vários meses de chegar lá. Isto está suportado pelo fato que Jesus teria já sido circuncidado, e um par de pombos foram oferecidos no Templo (Lucas 2:24). O fato que eles não ofereceram uma ovelha mostra que eles foram bem pobres. Estes eventos mostram que os sábios chegaram vários meses depois de nascimento de Jesus.

Eu devo dizer você que a estrela foi um “nova” supernatural, em qual o dicionário diz é “uma estrela que de repente aumenta sua luz emitiva tremendamente e depois desbota ao seu obscuridade prévio em um poucos meses” (Merriam-Webster’s Dictionary). Eles viram esta estrela no oriente. E depois pareceu de ter desaparecido. Mas quando os sábios chegaram em Jerusalém, a estrela apareceu de novo. Quando eles viram a estrela de novo “regozijaram-se muito com grande alegria” (Mateus 2:10). Mas isto não foi uma estrela regular. Isto moveu “até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino” (Mateus 2:9). Alguns comentadores comparam isto com a luz “Shekinah” de Antigo Testamento, e a coluna de fogo que guiou os filhos de Israel no deserto de noite, em qual “ia adiante deles...para os guiar...de noite numa coluna de fogo” (Êxodo 13:21).

Os sábios vieram em uma longa distância. Eles sacrificaram intensamente e passaram por bastante testes e dificuldades até chegar ao Jesus em aquela casa pequena em Belém. Vamos cada um de nós seguir exêmplo deles e estar na igreja na Noite de Natal – ao invés de correr fora para alguma festa ou evento mundano! Cante este coro de novo! Levante e cantemos.

O venha, vamos adorar Ele,
   O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele,
   Cristo o Senhor.

II. Segundo, eles prostraram e adoraram Ele.

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram...” (Mateus 2:11).

Alguns “acadêmicos” tão-chamados de incrédulos e seitas têm dito que é errado de adorar Jesus. Eles dizem que nós devemos somente adorar Deus. Isto mostra que eles são ignorantes da Bíblia, porque Jesus é a incarnação de Deus – Deus em corpo humano! O Apóstolo João chamou Jesus “o Verbo” no primeiro capítulo de João. E o Apóstolo disse,

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, (e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai,) cheio de graça e de verdade” (João 1:14).

Charles Wesley, em seu grande hino de Natal, disse,

Velado em corpo a Divindade olha;
   Salude o incarnado Divindade,
Contento como homem com homem para residir,
   Jesus, nosso Emanuel.
Ouça! os arautos anjos catar,
   “Glória para novo nascido Rei.”
(“Hark, the Herald Angels Sing” por Charles Wesley, 1707-1788)

.

Então, observe que os sábios “acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram” (Mateus 2:11). Dr. J. Vernon McGee disse, “Se jamáis tivesse um tempo quando Maria deveria ter sido adorada, foi em este momento. Mas eles não adoraram ela – eles foram sábios! Eles adoraram Ele...” (ibid.; nota sobre Mateus 2:11). A Bíblia nunca conta-nos de adorar a Virgem Maria, ou orar para ela! Ela deveria ser honrada como a Mãe de Jesus, mas nós nunca estamos de adorar ela, ou orar para ela.

O venha, vamos adorar Ele,
   O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele,
   Cristo o Senhor.

Quando os Díscipulos viram o Cristo ressucitado em Galiléia, nós somos contados,

“Quando o viram, o adoraram...” (Mateus 28:17; Lucas 24:52).

Amém! Vamos todos nós adorar Ele na igreja na Noite de Natal, por Ele somente merece de nossa adoração em Natal, e por todo ano!

III. Terceiro, eles ofertaram Ele com presentes.

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

“Ofertaram-lhe dávidas…” Dr. John R. Rice disse,

Eles prostraram-se e adoraram Ele! E depois com lágrimas de alegria, e com lábios tremendo, e pulsos batento forte com felicidade, dedos nervosos deles abriram o cabinete pequeno, ou desembrulharam as correias que amarravam tesouros deles e, abrindo eles, eles deram o Senhor Jesus Cristo o mais fino de tudo que eles haviam! (John R. Rice, D.D., “Gifts of the Wise Men,” I Love Christmas, Sword of the Lord Publishers, 1955, p. 47).

E depois Dr. Rice disse,

Eles abriram tesouros deles e deram dávidas ao Senhor Jesus. E eu peço você hoje...aceite Jesus Cristo adentro de seu mais profundo segredos de seu coração, estende todos os seus tesouros, e dá Ele o selecionado e melhor de tudo, todavia, dá Ele tudo, e alegre-se que Ele digna-se [condescende] de aceitar istos (ibid., p. 48).

Eu tenho sempre amado esta canção antiga por Frances Havergal, “Take My Life, and Let it Be” [Tome Minha Vida, e Seja Assim],

Consume minha vida, e seja assim, Consagrado, Senhor, para Ti;
Segure minhas mãos, e deixe que se movam
No impulso de Teu amor, No impulso de Teu amor.

Consume meus lábios e deixe de estar Cheio com mensagens por Ti,
Consume minha prata e meu ouro,
Nenhum poder eu irei conter, Nenhum pouquinho eu irei conter.

Consume meu amor, meu Deus, eu derramo Em Teu pé o tesouro a guardar,
Consume a mim mesmo e eu serei
Sempre, somente, tudo por Ti, Sempre, somente, tudo por Ti.
   (“Take My Life, and Let it Be” por Frances R. Havergal, 1836-1879).

Tudo por Jesus! Tudo por Jesus!
   Todo poder do meu ser resgatado;
Tudo por Jesus, tudo por Jesus!
   Todos os dias e todas as minhas hora.
(“All For Jesus” por Mary D. James, 1810-1883).

Se estas canções significam nada mesmo, certamente estas canções ensinam-nos para esta na igreja, adorando Cristo na Noite de Natal – ao invés de ir a uma festa mundana!

Quando os sábios adoraram o Senhor Jesus, eles deram Ele ouro, e incenso, e mirra. Istos foram presentes bem caros, o melhor que os sábios haviam. O ouro retrata tributo para um rei. O incenso foi um incenso custoso. O pai de igreja Origen (185-254) disse que isso foi o incenso de divindade. Origen estava errado em algumas coisas, mas eles estava certo sobre isso. Incenso fala Dele como o incarnado Deus. Mirra foi uma especiaria usado por Jedeus quando eles enterravam o morto. Em João 19:39, nós somos contados que Nicodemus trouxe mirra e colocou isso sobre o cadáver de Jesus, “como a maneria de Judeus é de enterrar.” Ouro por um rei. Incenso por o incarnado Deus. Mirra por Ele quem iria sofrer e morrer na Cruz para pagar o castigo total por nossos pecados. Por favor levante e cantemos hino número cinco em sua folha de canção,

O venha, todo fiel, contento e triunfante,
   O venha ti, O venha ti para Belém!
Venha e contemple Ele, nascido o Rei de anjos;
   O venha, vamos adorar Ele, O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele, Cristo o Senhor.

Cante, coros de anjos, cante em exaltação!
   O cante, todo exército lúcido de céu acima;
Glória a Deus, toda glória em grandeza;
   O venha, vamos adorar Ele, O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele, Cristo o Senhor.

Sim, Senhor, nós saudamos Ti, Nascido em esta manhã alegre,
   Jesus, para Ti seja toda glória dado;
Palavra do Pai, agora em carne aparecendo,
   O venha, vamos adorar Ele, O venha, vamos adorar Ele,
O venha, vamos adorar Ele, Cristo o Senhor.
   (“O Come, All Ye Faithful,” traduzido por Frederick Oakeley, 1802-1880).

E se você ainda não está salvo, vem para Ele! Crê Ele e Ele perdorá seu pecado, e purificar você limpo com Seu Sangue precioso! Amém. Dr. Chan, por favor lidere nós em oração.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Mateus 2:1-10.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“We Three Kings” (por John H. Hopkins, Jr., 1820-1891).


PLANO DE

OS PRESENTES DOS SÁBIOS

THE GIFTS OF THE WISE MEN

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mateus 2:11).

(Daniel 2:27; Mateus 2:9, 2; II Coríntios 6:17, 18)

I.   Primeiro, eles vieram dentro da casa, Lucas 2:7, 24;
Mateus 2:10, 9; Êxodo 13:21.

II.  Segundo, eles prostraram e adoraram Ele, João 1:14;
Mateus 28:17; Lucas 24:52.

III. Terceiro, eles ofertaram Ele com presentes, João 19:39.