Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




MAIS ENTENDIMENTO DO QUE MEUS MESTRES!

MORE UNDERSTANDING THAN MY TEACHERS!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 7 de Dezembro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, December 7, 2014


Antes de eu ler o texto, eu vou ler um corrêo-eletrônico que foi enviado a mim na semana passada por um homem quem financialmente suporta nosso ministério de Internete. Ele disse,

“Eu amei seu sermão de Domingo ‘Livro Aspirado por Deus.’ Eu tenho recebido maior entendimento de profundiade. Obrigado...Você sabe, eu não penso que maioria das pessas realizam que seus ensinamentos são ‘nível de faculdade’!...Eu tenho certeza que em reino de Deus, Ele considera você um ‘Professor Emeritus.’ Eu realmente sei disso.”

Obrigado, senhor, por estas palavras simpáticas! Eu nunca tenho pensado de mim como um acadêmico, nunca. Eu sempre tenho pensado de mim como um pregador e um missionário, não um grande pensador. Agora torne comigo para Salmos 119.

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação... Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” (Salmos 119:99, 103-104).

O Salmos 119 é o capítulo mais longo da Bíblia inteira. O sujeito de este Salmos é a Bíblia, o qual Salmista chama de vários nomes: “palavra,” “lei,” “Teu testemunho,” “Tua estátua” e outros. Isto defende a Bíblia. Istos são a próprio tema.

Dr. W. A. Criswell foi um grande acadêmico e um defendor forte das Escrituras. Ele foi pastor de First Baptist Church of Dallas, Texas, por quase sessenta anos. Eu amei Dr. Criswell! Sua voz rica e fé humilde têm inspirado-me por quase sessenta anos! Seu livro, Why I Preach that the Bible is Literally True [A Razão que Eu Prego que a Bíblia é Literalmente Verdade], tem sido uma inspiração constante e ajuda para mim.

E eu amo as Escrituras. Eu não fui crescido numa casa Cristiana. Eu não tive o privilégio de crescer numa família Cristiana. Se não fosse pela Bíblia, eu mesmo não seria um Cristão hoje.

Eu fui contado por Batistas de Sul que eu tive que ter um diploma de faculdade para ser um pregador. Isto foi um requerimento entre os Batistas de Sul. Mas eu não tive dinheiro de ir para faculdade Cristiana. Eu tive que trabalhar o dia inteiro e ir para faculdade de noite. Eu podia somente bancar à atender uma universidade secular, e ir para classe depois de longo oito horas de trabalho cada dia.

Enquanto eu estudava em aquela escola secular, os professores atacavam a Bíblia cruelmente. Em classe após classe eles zombavam as Escrituras, eles ridicularizavam a Palavra de Deus, eles fizeram quase tudo possível de sacudir minha fé em Livro de Deus. Foi lá, em aquela faculdade secular, que eu primeiramente recebi comforto nas palavras de nosso texto,

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação... Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” (Salmos 119:99, 103-104).

Eu graduei desde aquele faculdade mundano, secular. Depois os Batistas de Sul me disseram, “Você tem que ter um maestrado desde um seminário para ser um pastor de Batista de Sul.” Mas eu não tive dinheiro de ir para seminário que crê-Bíblia, conservativo. Foi muito caro por um rapaz pobre como eu. Desde que eu fui um membro da igreja de Batista de Sul, eu podia ir para seminário deles por somente uma fração do que iria custar no seminário Talbot, ou outra escola teológica conservativo. Leva três anos para obter um maestrado em teologia. Eu perguntei ao meu pastor se eu deveria ir para uma escola liberal de Batista de Sul, Golden Gate Baptist Theological Seminary. Ele disse, “Vai, Bob. Você conhece a Bíblia. Não irá danar você.” Ele estava certo. Não me “danou.” Mas isto quase me matou! Eu estou sendo franco!

Se não fosse pela graça de Deus, eu penso que eu não iria estar vivo hoje – e eu certamente não iria estar no ministério! Eu virei tão desencorajado e coração quebrado em esta escola terrível que eu atualmente deixei o ministério por poucos dias. Eu passei três anos horríveis lá, em este frio, desolado, descrente buraco de inferno! Eu nunca teria conseguido de graduar se não fosse pela Bíblia. Eu ia para dormir em meu quarto de dormitório com a Bíblia aberto em meus braços. Quase todo dia eu lia as palavras de nosso texto,

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação... Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” (Salmos 119:99, 103-104).

Eu senti como se eu tive caído no Inferno. Eu pensei que eu nunca sairia de este seminário vivo. Eu estou sendo franco.

“De todo o coração eu te invoco; ouve-me, Senhor; observo os teus decretos. Clamo a ti; salva-me, e guardarei os teus testemunhos” (Salmos 119:145-146).

Mas foi lá, no fogo de aflição, sozinho em aquele lugar de descrença, ventoso, frio e solitário, que eu aprendi a amar a Bíblia mais que a própria vida.

O professor de pregação me disse que eu estava adquirindo nomes mal por defender a Bíblia na classe. Ele me disse que eu fui um bom pregador, mas eu estava adquirindo um reputação mal por defender a Bíblia na classe. Ele disse, “Você nunca irá conseguir uma igreja.” O presidente de seminário me chamou para escritório dele e me disse a mesma coisa – “Você nunca irá conseguir uma igreja. Eles vão saber que você causou problemas aqui.” Quando eu leio as palavras de grande Luther, poderiam ser as minhas próprias palavras,

Aqui eu estou, eu não posso fazer nada. A menos que eu estou convencido de erro pela Santa Escritura, eu não consigo ou ousar de retratar de nada; por minha consciência está guardado cativo pela Palavra de Deus.

Esta palavra acima de todos os poderes da terra, Não agradeço por eles, permanece;
O Espírito e os dons são nossos, Através Ele quem situa com nós.
Deixa mercadoria e familiar ir, Esta vida mortal também;
Seu Reino é para sempre!
   (“A Mighty Fortress Is Our God” por Martin Luther, 1483-1546).

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação” (Salmos 119:99).

A Bíblia não é um livro de estudo sobre ciência. Mas também não um livro de estudo sobre teologia sistemática. Todavia, quando a Bíblia fala sobre o sujeito de teologia, o que diz é a verdade. E quando a Bíblia fala em um assunto científico, isto também é verdade.

Em meu terceiro e último ano em este seminário, eu fui selecionado por meus amigos e defensores em grêmio estudantil como o editor de jornal de estudante, The Current. Foi então que eu realmente abri as minhas bocas contra os professores liberais que rejeitavam a Bíblia. Em minha coluna, em este jornal, eu coloquei respostas aos ataques sobre a Bíblia que foram feitos na classe. Os estudantes iriam literalmente correr a pegar The Current quando saia. Eu escutei um estudante dizer, “Ninguém nunca leu isto até que Hymers virou o editor.” Uma das coisas que eu escrevi sobre foi a precisão científica da Bíblia. Quando a Bíblia faz uma afirmação em relação à ciência é sempre exato e verdadeiro. Aqui estão vários fatos científicos revelados na Bíblia, o qual ninguém soube quando a Bíblia foi escrito.

I. Primeiro, o que a Bíblia diz sobre sangue humano foi desconhecido quando as Escrituras foram escritos.

Por favor torne para Levítico 17:11. Está na página 150 de Bíblia Scofield. Por favor levante e lemos as primeiras 10 palavras,

“Porque a vida da carne está no sangue” (Levítico 17:11).

Você pode sentar-se. Dr. Henry M. Morris disse,

Este versículo importante junto com outros (Gênesis 9:3-6) indica que a circulação de sangue é o fator chave em vida física (uma descoberta feito em 1616 por William Harvey)... Este discernimento científico relativamente moderno meramente confirma o que Deus revelou mils anos atrás (Henry M. Morris, Ph.D., The Defender’s Study Bible, World Publishing, 1995, p. 154; nota sobre Levítico 17:11).

Mesmo que William Harvey descobriu que as artérias conteve sangue ao invés de ar em 1616, “quase nada foi conhecido de trabalho sustante de vida do sangue até tempos modernos” (John R. Rice, D.D., Our God-Breathed Book – The Bible, Sword of the Lord Publishers, 1969, p. 319). Quando nosso primeiro presidente, George Washington ficou doente, um médico extraiu sangue dele três vezes. Na terceira vez ele extraiu mais de um quarto de galão de sangue do Washington. O presidente morreu porque o médico não sabia o que a Bíblia teve revelado séculos atrás, “a vida da carne está no sangue.” “Ele estupidamente pensou que maioria das doenças foram causadas através de bastante sangue” (Rice, ibid.).

II. Segundo, o que a Bíblia diz sobre a terra foi desconhecido quando as Escrituras foram escritos.

Por favor torne para Jó 26:7. Está na página 585 em Bíblia Scofield. Por favor levante-se e leia em voz alta,

“O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada” (Jó 26:7).

Isto foi escrito 1,500 anos antes de Cristo. Uma tradução moderna coloca isto assim, “Deus estendeu a abóbada celeste sobre o vazio e suspendeu a terra sobre o nada”(SBP). O acadêmico renomado Dr. Charles John Ellicot disse sobre Jó 26:7,

…uma instância bem remarcada [antecipando] as descobertas de ciência. Aqui nós encontramos Jó, mais de três mil anos atrás, descrevendo em linguagem de precisão científica a condição de nosso globo, e rentendo adiante como a prova de poder divino (Charles John Ellicott, Ph.D., Ellicott’s Commentary on the Whole Bible, Zondervan Publishing House, n.d., volume IV, p. 46; nota sobre Jó 26:7).

“(Deus) suspendeu a terra sobre o nada” (SBP). “E suspende a terra sobre o nada” (ACF). Estas palavras foram escritos na Bíblia antes de Cristo, quando os Romanos acreditavam que o mundo sitou na costa de um grande deus chamado Atlas, e em um tempo quando os Hindus disseram que a terra era plano e situava na costa de um elefante, o qual situava na costa de um grande tartaruga, que nadava em um mar cósmico! Dr. J. Vernon McGee disse, “Lembre que este homem Jó viveu na época de patriarcas, e ainda este homem soube que esta terra está situado no espaço. Este Deus suspendeu a esfera imensa da terra em espaço com nada de suportar isso...é um conceito desconhecido aos astrónomos antigos” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1982, volume II, p. 632; nota sobre Jó 26:7). Então foi assim, mais de três mil anos atrás, que o Livro de Jó disse que Deus “suspende a terra sobre o nada,” “Sua suspensão em espaço vazio,” como Dr. A. R. Fausset expressou isso (Jamieson, Fausset and Brown’s Commentary, William B. Eerdmans Publishing Company, 1976 edition, volume II, p. 62; nota sobre Jó 26:7).

Agora torne para Isaías 40:22. Está na página 748 de Bíblia Scofield. Por favor levante e lemos os primeiro onze palavras em voz alta, finalizando com a palavra “terra.”

“Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra...” (Isaías 40:22).

Vocês podem sentar-se.

A nota central “g” em The Scofield Study Bible [Bíblia de Estudo Scofield] diz, “Uma referência notável ao esfericidade [redondeza] da terra.” Dr. W. A. Criswell disse, “Isaías, escrevendo setecentos anos antes de Cristo, já soube sobre a forma esférica da terra. Isto é uma percepção extraordinário, dado por inspiração de Deus” (The Criswell Study Bible, Thomas Nelson Publishers; nota sobre Isaías 40:22). Dr. Henry M. Morris disse que a palavra “círculo” traduzido em Hebreu é “khug,” e “claramente refere-se ao esfericidade [redondeza] da tera” (The Defender’s Study Bible, ibid.; nota sobre Isaías 40:22).

Então, a Bíblia ensina que a terra é redonda e pendura no espaço sem nada! Dr. John R. Rice disse, “...isto foi escrito milhares de anos antes de Galileo, Columbus e Magellan aprender que a terra é rodonda” (Rice, ibid., p. 320).

III. Terceiro, o que Jesus soube sobre a redondeza e rotação da terra foi desconhecido pelo mundo quando as Escrituras foram escritas.

Os Gregos teorizaram que a terra foi redonda, mas eles não souberam que roda. O homem comum pensou que a terra foi plana. Até em dia de hoje existe um grupo chamado “The Flat Earth Society” [Sociedade de Terra Plana]. Mas o Senhor Jesus Cristo soube que a terra foi redonda, e que a terra está continuamente rodando. Ele soube que mais de 1,400 anos antes de Migellan navegar ao redor do mundo. Torne em sua Bíblia ao Lucas 17:34-36. Está na página 1100 de Bíblia Scofield. Por favor levante e lemos Lucas 17:34 até 36.

“Digo-vos que, naquela noite, dois estarão numa cama; um será tomado, e deixado o outro; duas mulheres estarão juntas moendo; uma será tomada, e deixada a outra. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro, deixado” (Lucas 17:34-36).

Vocês podem sentar-se. Jesus disse que, quando Ele vier em arrebatamento, dois homens estarão na cama, duas mulheres estarão moendo, e dois homens estarão no campo. Dr. Henry M. Morris disse,

Quando o Senho vier, será de noite quando os homens estiver na cama. Mas isto também será de manhã cedo quando as mulheres estiver moendo, e no meio dia quando os homens estiver trabalhando no campo. Isto é possível visto que o mundo é redondo e rodando diariamente em seu áxis (Henry M. Morris, Ph.D., ibid., p. 1116; nota sobre Lucas 17:34).

Cristo irá vir “num momento, num abrir e fechar de olhos” (I Coríntios 15:52). Então em um momento de tempo isto será de noite em um parte da terra, de manhã em outra parte, e no meio de dia em outro lugar. Dr. John R. Rice disse, “O Senhor Jesus soube...este fato científico sobre a revolução da terra o qual produz noite e dia em lados opostos da terra ao mesmo tempo” (Rice, ibid., p. 321).

Estes quatro passagens simplesmente mostra que, quado a Bíblia fala sobre um assunto científico, isto é sempre correto. Até quando nenhum homem na terra soube os fatos, a Bíblia estava sempre correto em estes assuntos de ciência. Nós iremos ver três mais distos no próximo Domingo.

Eu coloquei fatos simples como estes no jornal de estudante, quando eu fui o editor, em aquele seminário liberal de Batista de Sul que rejeita a Bíblia. Alguns gritaram a mim. Outros deram risada a mim. O president de seminário ameaçou de me expulsar, mas ele não podia devido que eu tive sido um estudante de nota dez por mais de dois anos. Eles disseram que eu nunca iria conseguir uma igreja de Batista de Sul. Mas eu não precisei de “conseguir” uma igreja! Eu comecei uma igreja do nada quase duas milhas desde aquele seminário. Ainda esta igreja está lá hoje! É uma igreja de Batista de Sul. E quarenta igrejas, por toda parte do mundo, têm brotado desde esta igreja. Estranhamente, eu preguei no auditório de Golden Gate Baptist Theological Seminary dois anos atrás, no aniversário de quarenta anos da igreja que eu comecei me Mill Valley, California! Cada um dos professores liberais, que rejeitam a Bíblia saíram – e eu estava lá pregando! Glória ao nome de Jesus! E eu consigo ainda dizer, com toda humildade, por que isso foi somente por a graça de Deus,

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação... Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.” (Salmos 119:99, 103-104).

Eu espero que você nunca irá ser envergonhado de confiar a Bíblia. Jesus disse,

“Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos” (Lucas 9:26).

Vem para Jesus por fé. Crê Ele e seja purificado desde seus pecados por Sangue Dele! Ele tem ressucitado desde a morte! Olhe acima para Céu e crê Ele!

Torne seus olhos sob Jesus,
   Olhe completamente em Seu rosto maravilhoso;
E as coisas da terra irá estranhamente desaparecer
   Na luz de Sua glória e graça
(“Turn Your Eyes Upon Jesus” por Helen H. Lemmel, 1863-1961).

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Salmos 119:97-104.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith: Salmos 19:7-10.


PLANO DE

MAIS ENTENDIMENTO DO QUE MEUS MESTRES!

MORE UNDERSTANDING THAN MY TEACHERS!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação... Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca. Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho” (Salmos 119:99, 103-104).

(Salmos 119:145-146)

I.   Primeiro, o que a Bíblia diz sobre sangue humano foi desconhecido quando as Escrituras foram escritos, Levítico 17:11.

II.  Segundo, o que a Bíblia diz sobre a terra foi desconhecido quando as Escrituras foram escritos, Jó 26:7; Isaías 40:22.

III. Terceiro, o que Jesus soube sobre a redondeza e rotação da terra foi desconhecido pelo mundo quando as Escrituras foram escritas, Lucas 17:34-36; I Coríntios 15:52; Lucas 9:26.