Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




LIVRO ASPIRADO POR DEUS

THE GOD-BREATHED BOOK
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 30 de Novembro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, November 30, 2014

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16, 17).


Eu tenho sido chamado um “agitador de multidão” por pregadores quem foram medrosos de lutar contra a verdade. Eu tenho sido chamado um “fanático” por pregadores qual o motivo único foi de assegurar seus empregos. Eu tenho sido chamado um “problemático” por homens quem único propósito em vida foi de agradar os membros de igreja deles. E, sim, eu tenho sido chamado um “extremista” por líderes de igreja quem não se importaram nada sobre defender a Santa Escritura!

Minha posição sobre a Bíblia tem sempre sido exatamente o mesmo. Eu tenho sempre dito que a Bíblia inteira, desde o começo até o fim, é a Palavra de Deus, cada letra em Hebraico e Grego é “inspirada por Deus” (II Timóteo 3:16). Líderes de Batista de Sul me disseram que eu iria ser “colocado a bola preta,” e nunca iria conseguir uma igreja, se eu continuar à dizer assim! Então eu tornei um Batista fundamental – e tal chamado fundamentalistas começaram atacar-me por dizer a mesma coisa que os liberais de Batista de Sul reagiram em oposição!

Ruckmanismo é a crença que as palavras de King James Bible [Bíblia Rei James] são dados por inspiração e são inerrantes em Inglês. Alguns vão até bem longe de dizer que as palavras de Inglês no KJV corrigem do Grego e Hebraico. Estas idéias estranhas e Satânicos nunca foram acreditados por ninguém antes de 1950, mas foram popularizados por Dr. Peter S. Ruckman (1921-). Ruckmanismo tem causado muitas divisões e partidos, especialmente entre independente Batistas fundamentalistas. Eu tenho escrito um livro sobre isso chamado “Ruckmanism Exposed,” o qual está disponível por escrever através correio-eletrônico à mim para rlhymersjr@sbcglobal.net. Traduções da Bíblia são feitos diretamente desde o KJV Inglês, ao invés de Hebraico e Grego, em Espanhol, Coreano, Russo e outras linguagens, assim promovendo as doutrinas falsas e demônicas de Ruckmanismo por toda parte de mundo. Um velho furioso ao favor de Ruckmanismo fez cancelar meu discurso comprometido no Baptist Bible College, Springfield, por dizer isso! Um furioso pregador em New York City fez cancelar mim lá por dizer isso. O filho de um amigo chegado do pai da minha esposa foi para a igreja desse homem. Ele me caluniou e falou de mim tão mal que o menino confuso deixou a igreja em perplexidade e não está salvo até hoje. Eu tenho sofrido os tiros e flechas de ambos liberais e conservativos, de todos os lados, por tomar a posição histórica que as palavras em Grego e Hebraico da Bíblia são dados por inspiração verbal plenário, e são traduzidos em King James Version! Eu levei o KJV comigo na classe em dois seminários liberais, quando todos outros estudantes tiveram o Revised Standard Version, uma tradução liberal. Até hoje eu levo o KJV comigo no púlpito e prego com isso em todo serviço.

Dr. Martyn Lloyd-Jones disse que a idéia que nós devemos ter novas traduções “...é nada mais que tolice absoluto!” Ele disse que as pessoas não têm parado de ler a Bíblia “porque eles não conseguem entender sua linguagem, mas porque eles não acreditam em isso. Eles não acreditam em Deus disso...Problema deles não é de linguagem e teminologia; é o estado de coração” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Knowing the Times, The Banner of Truth Trust, 1989, pp. 112, 114).

Eu tenho sempre ensinado que a Bíblia em Hebraico e Grego é dado por plenário, inspiração verbal. Isto é exatamente o quo o Apóstolo Paulo disse em nosso texto,

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16, 17).

Eu tenho pregado isto por quase sessenta anos, e eu não tenho intenção de mudar jamáis! Aceite ou deixe! Isto é o que a Bíblia disse sobre si mesmo!

I. Primeiro, eu acredito que a Bíblia é “dado por inspiração de Deus.”

A palavra “inspiração” traduzida em Grego é “theopneustos.” Isto significa “Deus-aspirado.” A Santa Escritura foi “aspirado por Deus.” O Apóstolo Pedro nos diz que os autores de Escritura “falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21). A palavra “movidos” traduzido em Grego é “phero” e significa “carregar.” Desde II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:21, nós vemos que o Espírito Santo carregou as mentes dos autores adiante enquanto eles anotaram as palavras da Bíblia que foram Deus-aspirado. Por exêmplo, em Jeremia 1:9, nós lemos,

“O Senhor me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras” (Jeremia 1:9).

Jesus Próprio profetizou a inspiração de Novo Testamento quando Ele disse,

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Marcos 13:31).

Não são as idéias na Bíblia que são dados por Deus. Não são os pensamentos na Bíblia que são dados por Deus. São as palavras que Deus aspirou! São as palavras que o Espírito Santo moveu os autores para escrever! E isso é rebelião contra as palavras de Bíblia que traz julgamento, “porquanto se rebelaram contra as palavras de Deus” (Salmos 107:11).

O rei malvado Jeoiaquim perguntou ao Baruque aonde ele obteu o Livro de Jeremias. Baruque respondeu que o profeta “da sua boca ele me ditava todas estas palavras, e eu com tinta as escrevia no livro” (Jeremias 36:18). Não acredite ninguém quem diz para você que as palavras não são inspirados! Toda palavra no Antigo Testamento Hebraico, e toda palavra no Novo Testamento Grego – cada uma palavra na Bíblia inteira – é uma palavra “Deus-aspirado”! “Toda a Escritura é inspirada por Deus” (II Timóteo 3:16). E isto leva-nos ao próximo ponto.

II. Segundo, eu acredito que toda Bíblia é dado por inspiração de Deus.

Toda a Escritura é inspirada por Deus...” (II Timóteo 3:16).

Isto significa que tudo das palavras em Hebraico e Grego da Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse, são palavras Deus-inspirado, Deus-aspirado. Acadêmicos chamam isto o “plenário, inspiração verbal de Bíblia.” “Verbal” significa que as palavras são inspirados. “Plenário” significa “inteiro.” A Bíblia inteira é inspirado, dado por inspiração.

Dr. W. A. Criswell, o grande pastor de First Baptist Church of Dallas, Texas, disse,

“A Bíblia é plenário no sentido que todo, toda escritura é theopneustos, tudo é Deus-aspirado. E a Bíblia é verbal no sentido que cada jota e pingo da Bíblia é inspirado...” (W. A. Criswell, Ph.D., The Bible for Today’s World, Zondervan Publishing House, 1967 edition, p. 49).

Jesus disse,

“Até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei” (Mateus 5:18).

Um “jota” refere-se a mais pequena letra Hebraica, o qual é como uma vírgula, uma marca pequena. O “til” é um pontuação pequena em letra Hebraica. Até estes acentos pequenos nas letras Hebraica de Escritura são inspirações supernaturales de Deus Todo-Poderoso!

Quando eu seguro esta Bíblia em minha mão, eu estou segurando um grande tesouro. A Bíblia é a tradução palavra-por-palavra de Deus-aspirado palavras do Senhor nosso Deus! Eu seguro em minha mão a tradução palavra-por-palavra da Palavra de Deus! Se eu quero saber do que Deus pensa sobre um sujeito, eu não busco do que os filósofos pensam, ou o que acadêmicos seculares pensam. Quando eu quero saber do que Deus pensa sobre um sujeito, eu abro minha Bíblia e leio as palavras verbalmente inspirados que Deus tem dado. E eu não devo “trocar” as palavras. Eu devo aceitar as palavras em seu significado simples. Quando Deus fala de uma árvore, Ele quis dizer uma árvore. Quando Ele fala de um altar, Ele quis dizer um altar.

Isto é que me faz disturbado sobre Dr. MacArthur. Ele tem bastante coisas boas para dizer. Mas então ele diz, “Sangue é usado como uma palavra substituta por morte” (The MacArthur Study Bible; anotação sobre Hebreus 9:14). Ele diz isto sobre as palavras “Quanto mais o sangue de Cristo...purificará as vossas consciências das obras mortas.” Mas desde que eu acredito na inspiração verbal da Bíblia, eu sei que ele não pode estar certo. Ele diz que o “sangue” de Cristo é “uma substitução por morte.” Oh, que erro! A morte de Cristo não purifica nossa consciência. Oh, não! Somente o sangue de Cristo pode fazer isto! Error dele mostra como muito importante é de saber que as palavras da Bíblia estão lá por inspiração – enviado desde Deus, cada jota e cada til! A palavra Grega em Hebreus 9:14 é “haima.” Isto significa “sangue.” Nós pegamos nossa palavra em Inglês “hemorrhage” [hemorragia] (um largo descargo de sangue) desde esta palavra Grega. “Hematology” [Hematologia] em medicina, refere-se ao estudo de sangue. Ambos de essas palavras em Inglês vieram da palavra Grega “haima.” Isto claramente mostra que Dr. MacArthur está errado quando ele diz, “Sangue é usado como a palavra substituta por morte.” Não – a palavra Grega haima significa sangue! Isto não pode significar “morte.” A palavra Grega por morte é “thanatos.” Esta palavra Grega transforma em Inglês como “euthanasia” [eutanásia]. A parte “thana” de palavra Inglês é desde “thanatos” e significa “morte.” “Eu” siginifica “bom” em Grego. Então “euthanasia” literalmente significa “morte bom.” Isto é a maneira que os liberalistas falam de suicídio assistido. O ponto é isto – “haima” significa sangue. “Thanatos” significa morte. MacArthur está errado de dizer, “Sangue é usado como uma palavra substituta por morte.” O Apóstolo Paulo quis dizer “sangue.” Se ele havia significado “morte” ele havia que ter usado a palavra Grega “thanatos.” The Reformation Study Bible [A Bíblia de Estudo Reformação] diz, “Não...métodos extravagantes que ingnoram o significado expressado por escritor original pode ser apropriado” (anotação de p. 844, “Understanding God’s Word”). Eu penso que Dr. MacArthur aprendeu de mudar a palavra “sangue” por “morte” desde Colonel R. B. Thieme. Eu estava lá no outono de 1961, e fui um testemunho-ocular. Eu vi o jovem John MacArthur escrever estas palavras exatas em um caderno como Thieme disse para eles, “Sangue é usado como uma palavra substituta por morte.” Claro, muitos acadêmicos sabem que Colonel Thieme estava errado em este ponto. Colonel Thieme pareceu de ter uma aversão, uma antipatia, por Sangue de Cristo. E error dele vem até para nós através de Dr. MacArthur. Nós nunca devemos distorcer uma palavra Grega de significar outro, dessa forma ignorando “o significado expressado por escritor original” (Reformation Study Bible, ibid.).

Eu tenho usado o problema de Thieme/MacArthur para ilustrar a importância de inspiração verbal da Bíblia, o ensinamento que Deus aspirou cada palavra da Bíblia em Hebraico e Grego.

Dr. Harold Lindsell foi um grande acadêmico, e um grade defensor de inerrância da Bíblia. Seu livro, The Battle for the Bible, é sem dúvida um dos mais importantes livros de nosso tempo. Dr. Lindsell disse, “Inspiração extende-se à toda parte escrita da Palavra de Deus e isto inclui a mão guiante do Espírito Santo até na seleção das palavras da Escritura” (Harold Lindsell, Ph.D., The Battle for the Bible, Zondervan Publishing House, 1978 edition, p. 31; ênfase minha). Claro que Dr. Lindsell referiu-se às palavras Hebraico e Grego, quando ele disse que o Espírito Santo guiou os autores da Bíblia “até na seleção das palavras da Escritura.” Dr. Henry M. Morris disse que Paulo fez “uma afirmação excessivamente forte de inspiração verbal” das palavras da Escritura em Gálatas 3:16. Ele disse que Paulo baseou argumento dele lá, “não justamente em uma palavra, mas uma carta, ‘semente’ ao invés de ‘sementes’” (Henry M. Morris, Ph.D., The Defender’s Study Bible, World Publishing, 1995 edition, p. 1296; anotação sobre Gálatas 3:16; ênfase minha).

Eu completamente concordo com Dr. Lindsell e Dr. Morris. Eu conheci eles ambos, e eles estavam certos. É por isso que eu estou tão preocupado com a afirmação do Dr. MacArthur que “Sangue é usado como uma palavra substituta por morte.” Nós devemos nunca fazer isto se nós cremos verdadeiramente em inspiração verbal da Escritura. Deus quer dizer o que Ele diz na Bíblia. E você pode crer completamente o que a Bíblia diz nas Escrituras em Hebraico e Grego. Jesus disse, “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4; citação por Cristo desde Deuteronômio 8:3; ênfase minha).

Quando você lê a Bíblia você pode ter certeza que você está lendo a Palavra de Deus. Quando você lê as palavras, “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo,” você pode confiar o que Deus diz aqui no Atos 16:31. Quando você mesmo “crê no Senhor Jesus Cristo” você será salvo desde seu pecado pelo Filho de Deus. Quando você lê as palavras de Jesus, “o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora,” você pode ter certeza que Jesus não irá lançar você fora quando você vier ao Ele (João 6:37). Quando você lê as palavras de Jesus, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei,” você pode ter certeza que quando você vem ao Jesus, Ele irá lhe dar alivio (Mateus 11:28). Quando você lê as palavras de Jesus, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna,” você pode ter certeza que você não irá perecer, mas ter a vida eterna quando você crer em Ele (João 3:16). Quando você lê as palavras, “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado,” você pode ter certeza que o “sangue de Jesus” pode purificar você “de todo pecado” (I João 1:7).

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16, 17).

Se você crer que estas palavras da Bíblia são verdade, então porque não crer Jesus e ser salvo desde seu pecado através Ele? Se você crer o que Deus diz, então vem e crê em Filho Dele, quem te ama e morreu na Cruz para salvar você desde pecado, morte e Inferno! Diga, em palavras de este grande hino antigo,

Eu estou vindo, Senhor!
   Vindo agora à Ti!
Lava-me, limpa-me em sangue
   Que fluiu no Calvário.
(“I Am Coming, Lord” por Lewis Hartsough, 1828-1919).

Amém. Dr. Chan, por favor lidere nós em oração.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Timóteo 3:12-17.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Know the Bible is True” (por Dr. B. B. McKinney, 1886-1952).


PLANO DE

LIVRO ASPIRADO POR DEUS

THE GOD-BREATHED BOOK

by Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (II Timóteo 3:16, 17).

I.   Primeiro, eu acredito que a Bíblia é “dado por inspiração de Deus,”
II Pedro 1:21; Jeremias 1:9; Marcos 13:31; Salmos 107:11;
Jeremias 36:18.

II.  Segundo, eu acredito que toda Bíblia é dado por inspiração de Deus,
Mateus 5:18; 4:4; Atos 16:31; João 6:37; Mateus 11:28;
João 3:16; I João 1:7.