Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




DESCRENÇA – UM OBSTÁCULO PARA REAVIVAMENTO

(SERMÃO NÚMERO 11 SOBRE REAVIVAMENTO)
UNBELIEF – A HINDRANCE TO REVIVAL
(SERMON NUMBER 11 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 12 de Outubro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, October 12, 2014

“Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao Senhor, mas não o acharão; ele se retirou deles” (Oséias 5:6).


Israel viu o perigo que eles encararam desde os Assírios. Assim eles buscaram por Deus. Para acalmar a ira de Deus, eles trouxeram bastante ovelhas e bois ao sacrifício. Mas eles não receberam misercórdia de Deus. “Ele se retirou deles” por causa de idolatria e outros pecados. Eles não buscaram Deus quando Ele podia ser encontrado. Agora isso ficou tão tarde. Deus teve retirado Sua presença desde eles.

“Então irão com os seus rebanhos, e com o seu gado, para buscarem ao Senhor, mas não o acharão; ele se retirou deles” (Oséias 5:6).

Eu pensei de este versículo enquanto eu assisti um video de Billy Graham na última quarta-feira de noite. Ele estava pregando em Sacramento, California mais ou menos em 1983. O tema foi “O Espírito Santo.” Enquanto ele pregava eu pensei de estas palavras em nosso texto, “Ele se retirou deles.”

Agora, você deve entender que eu amo Billy Graham. Eu sempre tenho, e eu sempre irei. Mas eu lembro de ir à escutar ele pregar no Los Angeles Coliseum em Agosto, 1963. Quando eu saí do meu carro no estacionamento, eu podia literalmente “sentir” o Espírito Santo, como choque, no ar. Enquanto eu andei ao Coliseum, o cabelo do meu corpo ficou em pé. Eu senti isso que o Espírito Santo estava tão intensamente presente de que a minha experiência completa foi eletrificante. Todo mundo no estádio grande estavam absolutamente quietos. Você podia ter escutado um afinete cair enquanto um coro grande situava para cantar “How Great Thou Art.” O sermão de Mr. Graham foi tão poderoso que eu posso lembrar a maioria disso até hoje!

Em anos seguintes eu atendi mais seis cruzadas de Billy Graham em cidades diferentes. Mas quando eu fui para cruzada dele em Oakland, California no começo de anos 70, teve muito pouco poder na pregação dele. Depois, no início de 1980, eu tive chance de ver Mr. Graham na TV com meu pastor, Dr. Timothy Lin. Quase na metade do sermão, Dr. Lin disse, “Isto parece que ele não tem poder.” Eu não penso isso por causa que ele estava mais velho. Ele pareceu-se bem vigoroso. Mas algo estava faltando. Eu senti a mesma maneira enquanto eu assisti aquele video dele pregando na última quarta-feira à noite. Ele estava pregando sobre o Espírito Santo. Mas algo estava faltando. Isso pareceu à mim que o Próprio Espírito Santo estava ausente. Isso pareceu à mim que “ele [teve] retirado deles” (Oséias 5:6). E isso não é justamente quando Mr. Graham prega. Eu sinto que o Espírito Santo estava ausente na maioria da pregação que eu escuto hoje desde as igrejas no mundo Ocidente. Isso me faz doer no coração – porque eu sinto que Deus Ele Mesmo tem retirado desde as nossas igrejas quando nós pregamos! Que triste. Que bem triste! Algumas vezes eu choro quando eu penso sobre isso! Dr. Lloyd-Jones disse, “O homem pode pregar sem o Espírito Santo. Eu posso expor esta palavra com inteligência, mas isso não é suficiente. Nós precisamos a demonstração do Espírito e poder” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Revival, Crossway Books, 1987, p. 185). Oh, como eu mesmo preciso de este poder! Por favor ore por minha pregação!

Você sabe, nós não tivemos um reavivamento grande no mundo que fala Inglês desde 1859. Isso é mais de 150 anos. Antes de 1859, nossas igrejas experienciavam reavivamentos enviados por Deus quase cada dez anos ou mais. Mas Dr. Martyn Lloyd-Jones disse,

Existiu somente um reavivamento grande desde 1859. Oh, nós havemos estado por um período árido...pessoas têm perdido seus fé em este Deus vivo e em expiação e em reconciliação e tem tornado a sabedoria para, filosofia e estudo. Nós temos passado por um período mais árido na longa história de Igreja...Nós ainda estamos em deserto. Não acredite nada que sugere que nós estamos fora disso, nós não estamos (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Revival, ibid., page 129).

E esta é a razão que eu mostrei você estes videos de reavivamento poderoso na China, The Cross – Jesus in China [A Cruz – Jesus em China] (China Soul for Christ Foundation, clique aqui para ordenar). Eu quero que você veja que este reavivamento não é somente possível hoje – isso está acontecendo agora mesmo em outra parte de mundo. Mas desde que não existe reavivamento clássico no mundo Ocidente, eu não posso enviar você para ver um com seus próprios olhos. Eu posso somente mostrar você um video feito bem longe, na China. Eu tive esperança que você iria desejar por reavivamento se você visse estes videos de China. Rei Solomão disse,

“Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante” (Provérbios 25:25).

Eu queria que você vê do que Deus pode fazer hoje, agora mesmo, em reavivamento. Brian H. Edwards disse,

O reavivamento não pode ser trazido como uma doença, mas os efeitos criam um desejo e sede entre aqueles quem são contados ou vê isso. Maioria de aqueles quem Deus usa em reavivamento têm eles mesmo feitos conscientes de que Deus tem feito no passado... Nós somos tolos de não tomar vantagem de aprender tudo aquele que nós podemos sobre reavivamentos passados para que nós sejamos responsivos para as possibilidades de Deus através de nós. Nós precisamos de ter nossos olhos sob do que Deus pode fazer, nossas mentes expandidos e nossa visão fixo no poder da obra maravilhosa de Deus. Deus está quem sabe esperando por nós de ser responsivos do que ele tem feito no passado (Brian H. Edwards, Revival! – A People Saturated with God, Evangelical Press, 1991 edition, pp. 91, 92).

Escutando histórias sobre reavivamentos passados, e reavivamentos agora acontecendo em outros lugares, deve nos ajudar de ter fé que Deus pode fazer estas coisas aqui, em nossa própria igreja. Descrença é o maior grande obstáculo para reavivamento entre nós.

Jesus retornou a Sua cidade natal em Nazaré. As pessoas estavam “assustados” quando eles escutaram Ele pregar em suas sinagogas. Mas algum deles disseram que Ele foi somente um filho de carpinteiro. Eles estavam ofendidos por Ele. Então a Bíblia diz, “Não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles” (Mateus 13:58). Dr. John Grill disse, “não por querer [falta] de poder, ou como se descrença deles foram tão grande por ele superar; mas ele não fazeria isso por que ele julgaria eles sem valor” (John Gill, D.D., An Exposition of the New Testament, volume I, The Baptist Standard Bearer, 1989 reprint, p. 159; nota sobre Mateus 13:58).

Eu conheço um homem quem atualmente experienciou um grande reavivamento mas ele disse que até não reparou isso por causa que ele foi um recém-casado! Eu conheço outro homem quem experienciou por um reavivamento verdadeiramente maravilhoso em Virginia, mas disse que foi somente uma “invitação longa.” Isto pareceu a mim que estes homens foram tão mundanos de apreciar reavivamento quando aconteceu! E eles foram certamente tão incrédulos de orar por reavivamento! Que Deus ajude-nos de ter mais fé em poder Dele!

O Apóstolo Paulo disse, “Não extingais o Espírito” (I Tessalonicenses 5:19). Descrença e mundanismo extingue o Espírito! Dr. Lloyg-Jones falou de certos teólogos “extinguindo o Espírito” e perder interesse em reavivamento (The Puritans, Banner of Truth, 1996 edition, p. 9).

Os Discípulos não podiam expulsar um demônio poderoso por causa de suas descrenças (Mateus 17:20). Os Judeus não podiam entrar ao dentro da terra prometida “por causa de descrença” (Hebreus 3:19). Não tenho dúvida em minha mente que reavivamento pode ser “extinguido” pelo pecado de descrença.

A Bíblia dá página após página, mostrando os atos poderosos de Deus, grandemente para aumentar nossa fé em Ele. O capítulo inteiro de Hebreus 11 é sobre as coisas realizadas através da fé em Deus. Eu penso que uma das razões principais que nós não havemos reavivamento é por causa da descrença que Deus pode enviar isso agora, em nosso tempo. É por isso que nós precisamos escutar histórias de reavivamentos do passado, e em outras partes de mundo hoje. Assim nós podemos dizer com o pai de menino possuído, “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9:24). Quando Deus está perto de enviar reavivamento, Ele pode aumentar sua fé, enquanto você ora por um derramamento do Espírito Santo. Quando você ouvi sobre reavivamentos, preste bem a atenção. Assim ore por Deus de enviar um reavivamento à nossa igreja. E eu penso que é perfeitamente certo de você orar, “Eu creio, Senhor! Ajuda a minha incredulidade.”

Outra coisa que você precisa saber é o fato que a maioria dos reavivamentos acontecem em uma igreja local, como nossa, ou outras reuniões pequenas. Maioria de livros sobre reavivamento enfoca no grande, eventos espetaculares – distrito inteiro sendo incendiado por Deus, reavivamentos mudando o ramo de história, etc. Eu penso que os autores de estes livros queriam dizer o bem, mas eu não penso que eles realizam o dano que pode vir por não dizer-nos mais sobre como estes reavivamentos começaram. Por ler quase todos estes eventos espetaculares, você pode estar longe de incredulidade. Isto pode dar Satanás uma oportunidade de dizer, “Algo grande assim nunca irá acontecer aqui!” É por isso que eu espero que alguns de estes autores houvessem concentrados mais em do que acontece em uma igreja local quando isto começa a experienciar um derramamento do Espírito. Dr. Lloyd-Jones notou isso quando ele disse,

Nós não estamos mais preparando pela reunião de igreja no Domingo...Como a tendência de pensar em termos de reuniões grandes e movimentos, ao invés de em termos de igreja local tem aumentado, assim a frequência de reavivamentos tem diminuído (Revival, ibid., p. 61).

Eu desejo saber se isto não aconteceu quando eu mostrei você aqueles videos sobre reavivamento em China. Os videos mostraram que o reavivamento lá é grande – atualmento por toda nação. Eu desejo saber se Satanás talvez tem dito para você, “Algo grande nunca irá acontecer aqui.” Pelo fato, isto é provavelmente verdade! Nós provavelmente não iremos nunca ter um reavivamento nacional em América. Eu não estou dizendo que você nunca deveria orar por reavivamento nacional, mas por favor enfoque em esta igreja local! O profeta Zacarias disse, “Quem despreza o dia das coisas pequenas?” (Zacarias 4:10). Dr. McGee disse, “Nós desprezamos o dia das coisas pequenas. Nós Americanos somos impressionados com o grande e luxo...nós medimos sucesso pelo tamanho de edifício e a multidão que entra” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume III, Thomas Nelson Publishers, 1983, p. 924; nota sobre Zacarias 4:10).

Quando nós iremos aprender que Deus geralmente não trabalha dessa maneira? Ele salvou a raça humana inteira com somente 8 pessoas em dias de Noé. Não tem reuniões “grandes” – somente indivíduos – no capítulo onze de Hebreus. Deus disse Gideão de enviar a multidão para casa por que Ele somente precisou 300 homens de vencer os Midianitas. Os reavivamentos principais de história começaram com um grupo de pessoas.

No outro lado, grandes reuniões de “reavivamento” não havia produzidos reavivamentos reais em nosso tempo. Eu li aonde Billy Graham admitiu que reavivamento não saiu de crusadas evengelísticas dele. Observe em Explo ’72 – Cruzada de Campo por Cristo juntou-se 200,000 jovens em Dallas, Texas de escutar Billy Graham pregar por seis noites. O que surgiu disso? Não muito. Um ano depois Mr. Graham pregou para mais de um milhão de pessoas em Seoul, Coréia, em Junho de 1973. Isso foi o maior público de ouvir um pregador em pessoa na história de mundo ao aquele tempo. O que surgiu disso? Não muito. Eu tenho certeza que poucas pessoas foram salvas em Dallas e Seoul – mas reavivamento não surgiu desde estes reuniões gigantes.

Todavia quase todos os reavivamentos principais começa com poucas pessoas. Em Northampton, Massachusetts, na igreja de Jonathan Edwards, somente umas centenas de pessoas estavam presentes quando o Primeiro Grande Despertamento começou lá, o qual mudou o mundo inteiro que fala Inglês. Na reveião de 1738, sete Oxford graduados e quase sesenta outros encontraram por oração em um quarto no London. A expansão por todo mundo do Primeiro Grande Despertamento saiu disso. Em 1806, cinco universitários oraram abaixo de palheiro, e o movivento missionário mundial desde América começou, um dos mais grandes reavivamentos de todo tempo. Em 1727, quase 400 pessoas encontraram por oração na propriedade rural de Conte Nicholas von Zinzendorf em qual é agora o República Tcheca. Um reavivamento começou e enviou milhares de missionários ao fins da terra. Também, desde esta reunião de oração Moraviana, John e Charles Welsey foram salvos. Dessa forma o grande reavivamento Metodista, e também enquanto Salvation Army, saiu de esta reunião de oração de somente 400 pessoas em Tchecoslováquia! Em 23 de Setembro de 1857, seis homens oraram por uma hora juntos no North Dutch Church, na rua Fulton em Nova York. Eles concordaram de orar juntos por uma hora cada quarta-feira. O Terceiro Grande Despertamento teve começado, e milhares de pessoas iriam ser convertidos por toda parte de mundo. O reavivamento de Fulton Street em Nova York também ajudou de inspirar o ministério de C. H. Spurgeon em London, Inglaterra, três mil milhas de distância!

Eu temho estado lendo sobre reavivamentos por muitos anos. Eu não consigo lembrar nenhum que começou em uma reunião evangelístico grande depois de Primeiro Grande Despertamento. Nenhum! Lembre que existiu somente 120 pessoas orando no quarto de acima aonde o Espírito de Deus foi derramado no dia de Pentecoste! Cristianismo espalhou desde aquele reunião pequena à fins da terra!

Nós pregamos o Evangelho aqui todo Domingo. Nós dizemos para pessoas perdidas que Jesus morreu na Cruz para pagar por pecado deles. Nós dizemos para eles que Jesus ressucitou desde a morte para dar eles vida eterna. Mas estes fatos deve ser produzido real para eles através do Espírito Santo. Ele deve convencer eles de pecado. Ele deve atrair eles ao Cristo para que pecado deles pode ser purificados pelo Sangue Dele. Eu espero que você ore para Deus de derramar Seu Espírito em nossa igreja em um reavivamento real! Eu espero que você ore por reavivamento cada vez que você ora. Ore por um derramamento do Espírito Santo para fazer esta obra nos corações dos pecadores. Oh Deus, nós oramos por um derramamento de Teu Espírito para convencer pessoas perdidas do pecado, e de atrair eles para Teu Filho. Nós oramos isso em Seu nome. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Breathe on Me” (por Edwin Hatch, 1835-1889;
alterado por B. B. McKinney, 1886-1952).