Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PORQUE NÃO REAVIVAMENTO?
A RESPOSTA VERDADEIRA!

(SERMÃO NÚMERO 10 SOBRE REAVIVAMENTO)
WHY NO REVIVAL? THE TRUE ANSWER!
(SERMON NUMBER 10 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 5 de Outubro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, October 5, 2014

“Mas não o acharão; ele se retirou deles” (Oséias 5:6).

“Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face...” (Oséias 5:15).


O tema de quinto capítulo de Oséias é a presença retirado de Deus – enquanto dado na descrição da Bíblia Scofield no início do capítulo. Deus afastou-se de Israel por causa de seus orgulho e por causa de seus pecado.

Eu sei que Deus não tem um pacto com América. Ele tem um pacto terrestrial com Israel, mas não com nenhuma outra nação. Mas obeserve, em nosso texto, que Deus disse Ele iria afastar-se desde Seu povo de pacto por causa de orgulho e pecado deles. Se Ele abandonar Seu povo de pacto Israel, pense quanto mais Ele iria abandonar América, e o Mundo Ocidental! Dr. J. Vernon McGee disse,

Isto é minha convicção que os Estados Unidos está hoje sentindo os efeitos de julgamento de Deus sob nós...Nós estamos sentindo os efeitos de Seu julgamento sob nós, justamente como fez com Israel (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, volume III, Thomas Nelson Publishers, 1982, p. 633; nota sobre Oséias 5:2).

Agora nós chegamos ao nosso texto,

“Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face...” (Oséias 5:15).

Aqui Deus diz a nação pecaminosa que Ele irá punir isto por afastar-se deles, “Irei [desde entre vocês] e voltarei ao meu lugar...” O grande Puritano comentador Jeremiah Burroughs (1600-1646) deu estes comentários sobre nosso texto,

‘Irei e voltarei ao meu lugar,’ isto é, eu irei ao Céus de novo... Quando eu tive afligido eles, eu irei ao Céus, e lá eu senterei...como se eu reparei eles (Jeremiah Burroughs, An Exposition of the Prophecy of Hosea, Reformation Heritage Books, 2006, p. 305; nota sobre Oséias 5:15).

Eu estou certo que é a razão que nós não havemos nenhum reavivamento grande no mundo Ocidental por mais de 100 anos. Deus tem afastado desde nós. Deus tem dito, “Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados...” Você pode discordar, e dizer que eu sou justamente um missionário, não merecido de sua atenção. Assim, então, você irá escutar o grande pregador, Dr. Martyn Lloyd-Jones? Isto é o que ele disse,

Deus sabe que a Igreja Cristiana tem estado em deserto por muitos anos. Se você ler a história da Igreja antes de quase 1830 ou 1840, você irá encontrar que em muitos países existia revivamentos regulares quase cada dez anos ou mais. Ultimamente não tem estado assim. Existiu somente um reavivamento grande desde 1859. Oh, nós havemos estado por um período árido...pessoas têm perdido seus fé em este Deus vivo e em expiação e em reconciliação e tem tornado a sabedoria para, filosofia e estudo. Nòs temos passado por um período mais árido na longa história de Igreja...Nós ainda estamos em deserto. Não acredite nada que sugere que nós estamos fora disso, nós não estamos (D. Martyn Lloyd-Jones, M.D., Revival, 1987, Crossway Books, p. 129).

Aqui está, não desde um missionário pequeno como eu, mas desde um acadêmico famoso, um de dois ou três grande pregadores de século vinte! Deus tem abandonado Ele Mesmo, e assim, “Existiu somente um reavivamento grande desde 1859,” mesmo que, “antes de quase 1830 ou 1840... existia revivamentos regulares quase cada dez anos ou mais” (ibid.).

Se nós somos verdadeiramente interessados em reavivamento, nós devemos voltar e examinar atenciosamente o que aconteceu entre 1830 e 1840. Antes que nossas igrejas tiveram reavivamento quase cada dez anos. Depois disso – somente um grande reavivamento desde 1859! Então algo deve ter acontecido entre 1830 e 1840 que causou Deus de “se retirou” (Oséias 5:6) e “voltou ao [Seu próprio] lugar” (Oséias 5:15).

Se você conhece a história de Cristianismo evangelical, deveria estar claro do que aconteceu! Charles G. Finney! Ele é o que aconteceu! O histórico Dr. William G. McLoughlin, Jr. escreveu,

Ele inaugurou uma nova era em reavivamento Americano…ele transformou a filosofia completo e processo de evangelismo (William G. McLoughlin, Jr., Ph.D., Modern Revivalism: Charles G. Finney to Billy Graham, The Ronald Press, 1959, p. 11).

Antes do Finney, pregadores acreditavam que reavivamento vinha de Deus, e que cada conversão indivídua foi um milagre de Deus também. Em 1735, Jonathan Edwards chamou reavivamento uma “obra surpresa de Deus.” Por 1835, Finney estava dizendo que o reavivamento “Não é um milagre de nenhum sentido. Isto é um puro resultado filosófico de uso direitoral de meio constituído.” Isto é, “Reavivamento não é um milagre. Isto é somente um resultado natural de usar métodos certos.” Isto é o que ele disse em Inglês moderno.

A diferença entre Jonathan Edwards e Finney é que Edwards foi um Protestante, enquanto Finney foi um ateu, um Pelagianista quem acreditou que homem podia ser salvo por seu próprio esforço, ao invés da graça e poder de Deus unicamente. Isto não é correto de dizer que Finney foi um Arminiano como os Metodistas. Um dos sermões mais famosos do Finney foi chamado, “Sinners Bound to Change Their Own Hearts” [Pecadores Obrigados de Mudar Seus Próprios Corações] (1831). Deus foi empurrado fora, e o homem, pelo seu esforço, podia trazer sobre sua própria conversão por uma decisão humana. Os Metodistas, antes do Finney, não acreditavam em isso. Iain H. Murray tem mostrado conclusivamente que as idéias do Finney vieram desde New England liberais como Nathaniel Taylor, não desde os Metodistas primitivos (Iain H. Murray, Revival and Revivalism, Banner of Truth, 2009 edition, pp. 259-261). Os Metodistas nunca iriam ter ditos, “Pecadores Obrigados de Mudar Seus Próprios Corações”! Em seu History of Wesleyan Methodism [História de Metodismo Wesleyana], George Smith deu a seguinte definição de reavivamento,

O reavivamento, porém, é uma obra da graça efetuada pelo Espírito de Deus nas almas do homem; e, em sua natureza, diferencia somente desde a operação ordinária do Espírito Santo, na iluminação e conversão do homem, pela sua prevalência ampla e intensidade maior (George Smith, Revival, volume 2, 1858, p. 617).

Isto foi uma definição de Metodista primitiva de reavivamento e conversão. Isto poderia ter sido dado por qualquer denominação Protestante ou Batista antes de definição falsa de Finney virar popular e esprimir Deus fora de figura. Depois do Finney, eles não souberam que eles eram “desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu” (Apocalipse 3:17). Depois do Finney, eles até não souberam que Deus teve “afastado Ele mesmo” e teve retornado “ao seu próprio lugar.”

A quotação desde George Smith mostra que os Metodistas primitivos acreditaram que conversões indivíduos e reavivamento ambos dependiam unicamente na graça de Deus, através da obra do Espírito Santo. Isto é o que todos os Protestantes e Batistas acreditavam antes do Finney arruinar evangelismo. A perspectiva antiga de grandes denominações foi bem diferente desde a perspectiva Pelaginista de Finney, expressado no título de seu mais famoso sermão, “Pecadores Obrigados de Mudar Seus Próprios Corações.” Como você pode fazer isso? Eu tentei por vários anos! Isso não pode ser sucedido. Eu sei por experiência!

Finney foi o homem quem introduziu o altar call[chamada para altar], dizendo ao pecadores perdidos que eles podiam fazer uma decisão e ser salvos “em aquele instante” por um ato de sua própria vontade. Como Dr. McLoughlin disse, Finney “transformou a filosofia inteira e processo de evangelismo” (ibid.). Hoje, a maioria de ramos de evangelicalismo ensina que pecadors perdidos podem ser salvos pela ação humana de levantar suas mãos, dizendo as palavras de uma “oração do pecador,” ou andar para frente da igreja o que é chamado, “tempo de decisão.” Dessa forma “decisionismo” é um produto direto de ensinamentos de heresia Pelagianismo de Charles G. Finney!

Decisionismo rapidamente virou popular porque isso foi “tão mais apressado e fácil.” Você não mais tive que esperar por Espírito Santo de convencer à pessoa perdida de seus pecados, e depois atrair eles para Cristo. Finney mudou evangelismo em uma linha de produção de produzir em massa “Cristãos” novos. Mas o “produto” de massa não foi geralmente Cristianismo de jeito nenhum! Isto é o que arruinou as grandes denominações Protestantes e Batistas! Cada um de “liberais” fizeram a decisão sem ser salvos! Isso é aonde liberalismo Protestante saiu!

Iain H. Murray disse, “A idéia que conversão está na obra do homem virou endêmico ao [a parte de] evangelicalismo e, justamente enquanto homem esqueceu que regeneração é a obra de Deus, assim a crença em reavivamento enquanto a obra de Espírito Santo de Deus desapareceu. [Isto] foi um produto direto da teologia do Finney” (Revival and Revivalism, Banner of Truth, 1994, pp. 412-13).

A maneira “rápida e fácil” não havia sido abençoado por Deus. Em invés, isso encheu nossas igrejas Protestantes e Batistas com pessoas perdidas. Agora existe mais pessoas perdidas em nossas igrejas Batistas que muitos pregadores sentem que eles deveriam fechar seus cultos noturnos de Domingo.

Eu perguntei à uma esposa de pastor a razão de marido dela fechar os cultos noturnos. Ela disse, “Eles disseranm para ele que não iriam mais vir! Isto é justamente um dos resultados trágicos de fazer pessoas não salvas membros de nossas igrejas simplesmente porque eles fizeram uma “decisão” humana. Que Deus nos perdoe! Sem o antigo, a forma Bíblica de conversão, nós estamos amaldiçoados! Nós não podemos salvar nós mesmo. Somente Deus pode enviar reavivamento. Decisionismo tem negado Deus e colocado homem no trono. E Deus tem dito,

“Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face...” (Oséias 5:15).

Isto é a razão verdadeira que nós tivemos nenhum reavivamento grande na América ou no Reino Unidos por mais de cem anos!

Pecadores devem ser humildes diante Deus. Decisionismo faz ninguém humilde. Os pecadores vão para “frente” como se isso fosse um ato nobre, corajoso. Nós não vemos nenhuma lágrima, nehuma tristeza, nenhum remorso, nenhum convicção de pecado. Minha esposa e eu vimos multidão de pessoas sorrindo e conversando alegremente enquanto eles iam para “frente” na última cruzada de Billy Graham em Pasadena, California, no Novembro de 2004. Como diferente isso é desde os dias antigos de reavivamento, antes do Finney. Escute à descrição de uma reunião Metodista em 1814.

Na noite seguinte, numa outra reunião de oração, muitos mais foram apegados com convicção de pecado, e depois de bastante agonia da alma e [prolongado] oração, eles buscaram e encontraram refúgio em Cristo...Homem e mulher e jovens quem haviam vividos vidas ímpias foram trazidas abaixo de grande sofrimento da alma [e depois] começaram a testificar com grande certeza que Deus havia visitado eles e cedidos eles perdão do pecado através de méritos de Jesus Cristo (Paul G. Cook, Fire From Heaven, EP Books, 2009, p. 79).

Você já foi alguma vez “apegado com convicção de pecado”? Você já esteve em “bastante agonia da alma” e depois “encontrado refúgio em Cristo”? Rev. Brian H. Edwards disse,

Isto começa com convicção terrível de pecado…pessoas choram incontrolavelmente...Mas não existe a coisa como um reavivamento sem lágrimas de convicção e tristeza...Não existe reavivamento sem profundo, incontrolável e humilhante convicção de pecado...Um testemunho [ao reavivamento 1906 em China] reportou: “O chão ao redor de mim estava como um campo de batalha com almas clamando por misericórdia” (Brian H. Edwards, Revival: A People Saturated With God, Evangelical Press, 1991 edition, pp. 115, 116).

Alguns de vocês tem estado tentando de “aprender” a como ser salvo. Salvação não pode ser aprendido! Isso deve ser experienciado, e isso deve ser sentido, isso deve acontecer ao você para que você conheça isso. Agora você sabe sobre isso, mas você deve sentir salvação por você mesmo. E o primeiro sentimento que você deve ter é a convicção profunda que você é um pecador. Você deve ser feito de clamar,

“Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Romanos 7:24).

Dr. Lloyd-Jones disse que isso foi um clamor de um pecador convencido – e eu concordo com ele! Eu tenho visto isso acontecer com meus próprios olhos quando Deus enviou Seu Espírito em reavivamento.

No reavivamento em First Chinese Baptist Church nos últimos anos de 1960, Dr. Timothy Lin tinha feito nos cantar repetidamente,

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração;
Prova-me, e conhece os meus pensamentos:
E conhece o meu coração;
Prova-me, e conhece os meus pensamentos;
E vê se há em mim algum caminho mau,
E guia-me pelo caminho eterno.”
      (Salmos 139:23, 24, expandido).

Levante-se e cantamos. É o número 8 sem sua folha de canção. Somento quando você estar convencido de pecado profundo da sua mente e coração, irá o Sangue purificador de Cristo sentir importante para você! Dr. Chan, por favor lidere nós em oração. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Oséias 5:6-15.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“O For a Closer Walk With God” (por William Cowper, 1731-1800).