Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ISTO É O QUE ACONTECE EM REAVIVAMENTO

(SERMÃO NÚMERO 8 SOBRE REAVIVAMENTO)
THIS IS WHAT HAPPENS IN REVIVAL!
(SERMON NUMBER 8 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 21 de Setembro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Evening, September 21, 2014


Agora eu desejo você à tornar em sua Bíblia ao Atos 8:5.

“E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo” (Atos 8:5).

Agora vamos para o versículo oito,

“E havia grande alegria naquela cidade” (Atos 8:8).

Vocês podem sentar-se.

Eu deixei fora os detalhes do que aconteceu na cidade de Samaria. Mas você pode ver que isto foi bastante como que aconteceu em Jerusalém no Dia de Pentecoste. Filipe pregou Cristo para as pessoas. As pessoas escutaram intensamente ao sermão dele. Muitas pessoas foram convertidas. “Havia grande alegria naquela cidade” (Atos 8:8).

Isto é exatamente a mesma coisa que aconteceu no Pentecoste! Pedro “levantou sua voz” e pregou Cristo para eles. Eles “alegremente receberam palavra dele” e foram convertidos. Eles tiveram grande alegria em comunhão diário. A mesma coisa aconteceu enquanto um grupo largo de homens foram salvos quando o Apóstolo pregou “anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos” (Atos 4:2, 4). Por ler o Livro de Atos, nós podemos ver as coisas que ocorreram no Pentecoste havia acontecido repetidamente. Então nós concluímos que Pentecoste não foi uma experiência de “uma vez.” E eu não acredito que Pentecoste foi o “nascimento da igreja,” como alguns homens ensinam. Os Discípulos e outros estavam já salvos antes de Pentecoste. Os cento e vinte pessoas quem oraram no Sala de Cima antes de Pentecoste foram chamados de “discípulos” e “irmãos” em Atos 1:15, antes de Pentecoste. Esta assembléia de pessoas uniram juntos como uma igreja dez dias antes de Dia de Pentecoste. Então, a igreja estava já lá quando o Dia de Pentecoste veio! Além disso, Pentecoste não foi certamente “uma única experiência” jamáis de ser repetido de novo, como alguns ensinam hoje. As características essenciais de Pentecoste foram repetidas bastante vezes no Livro de Atos – e por toda história Cristiana também.

Então o que foi Pentecoste? Dr. Martyn Lloyd-Jones disse,

Isto é um truísmo [uma afirmação verdadeira] que todo reavivamento de religião que a Igreja tem sempre conhecido tem sido, em senso, um tipo de repetição do que aconteceu no dia de Pentecoste...E todo reavivamento de religião, eu digo, é realmente uma repetição do que aconteceu no dia de Pentecoste...nós devemos realmente [parar de dizer] que do que aconteceu no dia de Pentecoste aconteceu uma vez e por todo. Isto não aconteceu; isto foi simplesmente a primeira das séries (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Revival, Crossway Books, 1987, pp. 199, 200).

Eu tenho dito em dois sermões prévias que reavivamento vem quando o Espírito Santo é concedido para convencer do pecado (João 16:8) e, em segundo, quando o Espírito Santo atrai pecadores ao Cristo (João 16:14, 15), fazendo Cristo uma realidade viva ao pecador. Por anos passados isto tem acontecido quase uma vez por mês em nossa igreja. Isto é, quase uma pessoa cada mês é convertido. Mas, quando reavivamento vem, muito mais pessoas irão ser convertidos em um período de tempo mais curto. Iain H. Murray disse, “Desde Pentecoste adiante, a obra do Espírito Santo pode ser visto em duas [maneiras], o mais normal e o extraordinário” (Iain H. Murray, Pentecost Today? The Biblical Basis for Understanding Revival, The Banner of Truth Trust, 1998, p. 18). Nós havemos sido experienciados a obra “normal” de Espírito Santo, através a conversão de quase uma pessoa cada quatro ou cinco semanas. Mas quando Deus envia reavivamento entre nós, existirá um número “extraordinário” de conversões – talvez dez ou doze (ou mais) em um curto período de tempo.

Eu estou com medo que alguns de nosso pessoal pensam de reavivamento como um tempo quando nós iremos ter que obrar mais duro, que nós teremos que fazer muito mais súplica com pecadores, e trabalhar duro e duro em evangelismo. Isto é realmente uma idéia que filtra para nós desde Finney. Isto é exatamente o opósito do que irá realmente acontecer quando Deus enviar reavivamento.

Pense sobre o primeiro reavivamento no Pentecoste e você verá logo que isto é uma idéia falsa. Eu penso que nós podemos até dizer que isto é uma idéia Satânica. Isto não é exatamente do que Satanás diz para as pessoas perdidas? Ele não faz eles pensar estes pensamentos? Ele diz, “Se você ser salvo, as coisas será mais duro que agora. Você terá que trabalhar mais, e você não terá descanso ou prazer.” Mas o Diabo é um mentiroso. Exatamente o oposito é verdade! Quando você é convertido, isto será bem mais fácil para você que isso é agora! O Diabo é um mentiroso. Mas Jesus nunca mente! Jesus sempre nos diz a verdade! E Jesus disse, “Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28), e Jesus disse, “Encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29). Vamos olhar para isso. Torne para Mateus 11:28-30. Por favor vamos levantar e ler em voz alta. Está na página 1011 no Scofield Study Bible [Bíblia de Estudo de Scofield].

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).

Vocês podem sentar-se. Agora pegue sua caneta e sublinhe os últimos cinco palavras de versículo 28, “Eu vos aliviarei.” Agora sublinhe os últimos sete palavras de versículo 29, “Encontrareis descanso para as vossas almas.” Agora sublinhe todos de versículo trinta, “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Eu tenho sempre escutado novos convertidos dizer, “Por que, isso tudo é tão fácil agora! Eu pensei que isto seria tão difícil de virar um Cristão. Mas agora que eu tenho confiado Jesus, eu sinto aliviado. As coisas são tão fácil agora que Jesus me salvou.” Estes pensamentos estão tudo em nossos hinos! Alguns de vocês cantam isso, mas você não teve experienciado isso!

Nem as obras das minhas mãos
   Pode realizar a exigência de Vosso lei;
Poderia meu zelo sem descanso saber,
   Poderia minhas lágrimas sempre fluir,
Tudo por pecado não poderia expiar;
   Vós deve salvar, e Vós somente.
(“Rock of Ages, Cleft For Me” por Augustus M. Toplady, 1740-1778).

No mundo que você tem falhado de achar
   Nada de paz por mente perturbado;
Vem para Cristo, em Ele crê,
   Paz e alegria você irá receber.
Porque agora não? Porque agora não?
   Porque não vem para Jesus agora?
Porque agora não? Porque agora não?
   Porque não vem para Jesus agora?
(“Why Not Now?” por Daniel W. Whittle, 1840-1901).

Jesus está chamando o esgotado à descansar –
   Chamando hoje, chamando hoje;
Convida Ele em tua carga e lhe será abençoado;
   Ele não irá te deixar.
(“Jesus is Calling” por Fanny J. Crosby, 1820-1915).

Fora de meu cativeiro, aflição, e escuridão,
   Jesus, eu venho, Jesus, eu venho;
Dentro de Vossa liberdade, satisfação e luz,
   Jesus, eu venho para Ti...
(“” por William T. Sleeper, 1819-1904).

O alma, você está cansado e perturbado?
   Não há luz na escuridão que você vê?
Existe luz para olhar no Salvador.
   E vida mais abundante e grátis!
Vire seus olhos sob Jesus,
   Olhe completamente em Seu rosto maravilhoso;
E as coisas da terra irá estranhamente desaparecer,
   Na luz de Sua glória e graça.
(“Turn Your Eyes Upon Jesus” por Helen H. Lemmel, 1863-1961).

Eu posso continuar e continuar a cantar estas canções maravilhosas!

Dia feliz, dia feliz, quando Jesus purificou meus pecados!
Ele me ensinou como vigiar e orar, e viver desfrutando cada dia;
Dia feliz, dia feliz, quando Jesus purificou meus pecados!
    (“O Happy Day” por Philip Doddridge, 1702-1751).

O Diabo diz lhe que isto será difícil e quase insuportável de ser um Cristão. Mas os hinos diz que será um dia feliz! E Jesus disse, “Eu vos aliviarei... Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28, 30).

E isto é a maneira em um tempo de reavivamento! “E havia grande alegria naquela cidade” (Atos 8:8). Isto é o que aconteceu no Pentecoste. Isto é o que aconteceu em Samaria. Isto é o que acontece em cada reavivamento verdadeiro. “E havia grande alegria naquela cidade.” Dr. Lloyd-Jones disse, “Cada reavivamento…Eu digo que é realmente uma repetição do que aconteceu no dia de Pentecoste” (Revival, ibid., pp. 199, 200). Então, nós precisamos de lembrar do que aconteceu no Pentecoste, as coisas principais que aconteceu em aquele reavivamento. Se nós pensamos sobre Pentecoste, nós iremos saber o que nós estamos orando por, e o que nós estamos buscando por em um reavivamento.

Pedro levantou-se no dia de Pentecoste e citou desde o Livro de Joel,

“Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne... E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão” (Atos 2:17, 18).

Deus derrama “do” Seu Espírito em reavivamento. Ele diz, “Que do meu Espírito derramarei em aqueles dias.” Como estranho que a maioria de traduções modernas tiram a palavra “do.” Esta palavra definitivamente está no texto Grego. Isto é apó em Grego. O Antigo Geneva Bíblia tem isto, “do meu Espírito.” O King James tem isto, “do meu Espírito.” Mas somente o NASV tem isso entre traduções modernas. É por isso que eu não confio em estas traduções. É por isso que eu digo vocês para ler Bíblia King James, a edição Scofield. Você pode confiar isto! Estes tradutores antigos não tiraram as palavras ou emitir “dinâmica equivalente.” “Que do meu Espírito derramarei em aqueles dias.” O liberal diz, “Isto é Septuaginto.” Eu digo, “besteira!” Não faz sentido! Isto é o que o Espírito de Deus derramou na página do Novo Testamento em Grego – e Ele não mente! Quando o Espírito de Deus cita o Septuaginto, as palavras gregas são “expirados” pela inspiração no Novo Testamento. “Do meu Espírito.” Porque isto é importante? Eu lhe dizerei a razão. Deus não derrama todo do Seu Espírito. Ele envia justamente a quantidade que nós precisamos! George Smeaton, atrás em 1882, disse, “Existe camadas de significado de não ser perdido nas palavras “do meu Espírito” (apó) diferenciando entre o tamanho [dado] ao homem e o [ilimitado] abundância de recursos da fonte” (George Smeaton, The Doctrine of the Holy Spirit, 1882; reprinted by the Banner of Truth, 1974; p. 28). As igrejas apostólicas receberam derramamentos repetidos do Espírito por que existe sempre mais de dar! Eu tenho estado de forma rara abençoado como um testemunho ocular de três reavivamentos. Eu completamente concordo com Iain H. Murray, quem disse, “Testemunhos de reavivamento invariavelmente fala de algo sendo dado o qual não estava lá antes” (ibid., p. 22). Um testemunho ocular de reavivamento de 1859 em Ulster, Irlanda do Norte disse, “Homem tem sentido como se o Senhor teve expirado em eles. Eles foram primeiramente afetados com pavor e medo – então eles estavam banhados em lágrimas – e depois cheios com um amor inexprimível” (William Gibson, The Year of Grace, a History of the Ulster Revival of 1859, Elliott, 1860, p. 432). Em 29 de Fevereiro de 1860, Pastor D. C. Jones disse, “Nós havemos sido visitados com uma escala maior da influência do Espírito que usual. Isto veio ‘como um vento poderoso e apressante,’ e... quando as igrejas a menos esperaram isso” (Murray, ibid., p. 25). Foi assim que reavivamento veio pela primeira e terceira vez que eu vi isso. O Espírito Santo veio tão repentinamente e tão inesperadamente que eu nunca irei esquecer isto enquanto eu vivo! Eu darei você várias coisas que aconteceu em reavivamento, citado desde Dr. Lloyd-Jones,

Eles não têm mais uma crença em Deus. Deus tem tornado uma realidade para eles. Deus tem descido, como se fosse, dentro da presença deles...todo mundo estã consciente de presença Dele e glória Dele (Revival, p. 204).

A igreja é concedido, como um resultado de isso, grande certeza em relação ao verdade (ibid.).

A igreja está cheio com grande alegria e um sentido de louvor... Quando a igreja está em um estado de reavivamento você não tem que exortar pessoas para louvar, você não consegue deter eles, eles estão tão recheados com Deus. Seus rostos mostram isto. Eles são transfigurados…dando a alegria o qual é “inexprimível e cheio de glória” (ibid., p. 206).

Você não tem que exortar as pessoas para vir à adorar, à louvar, e de [escutar] a palavra, eles insistem sob isso. Elem vêm noite após noite, e eles talvez ficam por horas, mesmo até em horas cedos de manhã. Isto continuará noite após noite (ibid., p. 207).

[Em reavivamento] os mesmos sermões [são dados] e todavia eles não estão na mesma. Existe esta demonstração do Espírito e poder (ibid., p. 208).

Se você quer ter uma multidão em suas igrejas, ore por reavivamento! Porque no momento que reavivamento se abre, a multidão irá vir (ibid.).

Antes de ele terminar a pregação, eles estavam clamando, e dizendo, “O que nós devemos fazer?”...Eles estão em um agonia da alma, sofrendo esta convicção profunda de pecado (p. 209).

Isto não é um mero questão de decisão quando você tem reavivamento, isto é arrependimento profundo, isto é reformação. Pessoas recebem uma nova vida e eles deixam a vida antiga...Leia as histórias; estes são os fatos. Isto não é uma idéia, isto não é uma teoria, mas assunto factual (ibid., p. 209).

E os convertidos juntam-se a igreja…Isto é como Deus começou a Igreja, isto é como Deus tem continuado de guardar a Igreja vivo...Isto não é a necessidade supremo desta hora? Bem, se você acredita que, oração ao Deus sem parar cessar...eu não estou dizendo que você deveria parar todo seu esforço e justamente esperar. Não, continue…fazendo tudo que você está fazendo, mas eu digo isto – faça a certeza que você deixe tempo à orar por reavivamento, e veja que isto tem mais tempo que qualquer outra coisa. Porque ¬quando o Espírito Santo vem em poder, irá acontecer mais em uma hora do que irá acontecer em cinquenta ou até cem anos como o resultado de seu empenho e meu. O poder do Espírito Santo – isto é o significado de dia de Pentecoste...ore [por] Deus de ter piedade, e de ter misericórdia, e derramar de novo seu abençoado Espírito Santo sob nós (ibid., pp. 210, 211).

Por favor vamos levantar e virar ao hino número 7 em sua folha de canção, “Jesus, Lover of My Soul” [Jesus, Amador da Minha Alma] por este grande e vulnerável poeta de Primeiro Grande Despertamento, Charles Wesley.

Jesus, Amador de minha alma, Deixe-me ao Teu peito voar,
   Enquanto águas de cerca cair, Enquanto a tempestade está alto!
Esconde-me, O meu Salvador, esconde, Até a tempestade de vida é pasado;
   Seguro em refúgio; O recebe minha alma no mínimo.

Outro refúgio eu não tenho, Pendura minha alma fraca em Ti;
   Deixe, ah! Não me deixe sozinho, Todavia apoia e conforta me.
Toda minha confiança em Ti está, Toda minha ajuda desde Ti eu trago;
   Cobre minha cabeça indefeso Com a sombra de Tua asa.

Vós, O Cristo. Toda arte eu desejo; Mais que tudo em Ti eu acho;
   Levante o caído, encoraja o fraco, Cure o doente, e lidere o cego.
Justo e santo é Teu Nome, eu sou todo de injustiça;
   Falso e cheio de pecado eu sou; Tua arte cheio de verdade e graça.

Graça abundante com Ti é encontrado, Graça que cobre todo meu pecado;
   Deixe os correntes de cura abundar; Faça e sustenta me puro por dentro;
Vós de vida a arte de fonte, Livremente deixe me segurar de Ti;
   Salta Ti por dentro de meu coração; Levanta para toda eternidade.
(“Jesus, Lover of My Soul” por Charles Wesley, 1707-1788).

Eu oro que você irá vir ao Jesus. Como Charles Wesley disse, Jesus ama sua alna! Ele morreu na Cruz para pagar por seu pecado! Ele derramou Seu Sangue precioso para limpar você de todo pecado! Ele ressucitou fisicamente desde a morte para lhe dar vida eterna! Vem para Jesus. Crê Jesus.

Somente confie Ele, somente confie Ele,
   Somente confie Ele agora.
Ele irá salvar você, Ele irá salvar você,
   Ele irá salvar você agora.
(“Only Trust Him” por John H. Stockton, 1813-1877).

Dr. Chan, por favor lidere nós em oração. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Atos 2:40-47.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Thy Holy Spirit, Lord, Alone” (por Fanny J. Crosby, 1820-1915).