Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O EVANGELHO EM UMA SENTENÇA

THE GOSPEL IN ONE SENTENCE
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 14 de Setembro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, September 14, 2014

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).


No início de 13 de Julho, eu preguei uma série de sermões sobre solidão. Eu concedi esta série em sete manhã seguidos em domingo. Eu estava pregando sobre o problema de solidão que maioria dos jovens experienciam hoje. Eu disse, repetidamente, “Porque estar sozinho? Vem para casa – à igreja.” E eu estava oferecendo nossa igreja como uma cura por solidão. Aqueles sermões foram sermões sobre a igreja – em qual teólogos chamam de “eclesiologia.” Eu mostrei repetidamente que uma igreja amada pode ser bem auxiliadora aos jovens de colegial e estudantes de faculdade. Muitos de vocês começaram a vir à nossa igreja enquanto eu pregava aqueles sermões. Mas obviamente o tempo tem chegado para mim para mover em outro sujeito. E o próximo sujeito irá enfocar na segunda coisa que eu disse repetidamente por sete domingos. “Porque estar sozinho? Vem para casa ao Jesus – o Filho de Deus!” E isto nos leva ao nosso texto esta manhã. Por favor levante-se e leia I Timóteo 1:15 em voz alta. Isso está na página 1274 em Scofield Study Bible [Bíblia de Estudo Scofield].

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).

Vocês podem sentar-se.

Maioria de meu treinamento inicial veio desde meu pastor de Chinese Baptist Church, Dr. Timothy Lin, e desde Dr. J. Vernon McGee, o grande ensinador Bíblico de rádio, quem eu escutei todos os dias por muitos anos. Em relação ao nosso texto, Dr. McGee disse,

Isto é um versículo bem importante de Escritura por que isto afirma que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores.” Ele não veio para ser um grande ensinador que mundo jamáis conheceu, mesmo que Ele foi. Ele não veio [justamente] para dar um exemplo moral, mas Ele fez isto. Ele veio no mundo para salvar pecadores; “dos quais eu sou o principal” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Volume V, Thomas Nelson Publishers, 1983, p. 434; nota sobre I Timóteo 1:15).

“Esta é uma palavra fiel.” O Apóstolo quis dizer que isto é uma palavra confiante, uma palavra que você pode crer e confiar. Isto é uma palavra “digno de toda a aceitação.” Isto merece a ser aceitado porque isso é uma palavra verdadeiro. O que é esta palavra que você pode confiar e aceitar? Isto é assim – “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” Você pode crer isso. Você pode confiar isso. E você deve aceitar isto como a verdade! “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” Você deve aceitar que esta afirmação porque isto é a verdade – a verdade absoluta – “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores”! Nós aprendemos três grande verdades desde este versículo.

I. Primeiro, nós aprendemos sobre a pessoa de Cristo.

“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores.” Ele “veio.” Ele não foi criado como nós fomos. Nós não chegamos ao mundo. Nós fomos criados aqui, em este mundo. Mas Cristo “veio ao mundo.” De onde Ele veio? Ele veio desde Céu para habitar entre nós. O Evangelho de João diz,

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus... E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós...” (João 1:1, 14).

Cristo estava acima no Céu com o Deus Pai. Então Ele desceu, e tornou-se carne, e viveu entre nós! Isto é chamado de “incarnação.” Isto significa que Ele foi Deus “em carne.” Isto é o que Charles Wesley (1707-1788) disse em seu hino maravilhoso de Natal, “Velado em corpo a Divindade olha; Saúde o incarnado Divindade, Contento como homem com homem para residir, Jesus, nosso Emanuel; Ouça, os arautos anjos catar, Glória para novo nascido Rei” (“Hark, the Herald Angels Sing,” por Charles Wesley, 1707-1788). Ou como Emily Elliot expressa, “Vós deixaste Vosso trono e Vosso coroa real Quando Vós chegaste na terra por mim” (“Thou Didst Leave Thy Throne” por Emily E. S. Elliott, 1836-1897).

Mas porque Ele deixou o Céu e veio em esta terra? Por que Ele entrou no útero da Virgem Maria? Porque Ele habitou entre nós? Porque Ele sofreu tanta agonia e dor? Porque Ele foi para a Cruz e ter Suas mãos e pés pregados no madeiro? Porque o Deus incarnado, Deus em corpo humano, sofreu em aquela Cruz por nós? Nosso texto diz, “Cristo Jesus veio ao mundo,” mas porque Ele veio ao mundo? O qual nos leva ao próximo ponto.

II. Segundo, nós aprendemos sobre o propósito de Cristo.

No primeiro ponto eu disse para você quem foi que veio ao mundo – foi o Deus incarnado – a Segunda Pessoa de Trindade. Agora nós veremos porque Ele veio no mundo,

“Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (I Timóteo 1:15).

Propósito Dele de vir ao mundo foi para salvar os pecadores. Nós fomos abundantemente contados que Cristo, “padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus” (I Pedro 3:18). De novo, o Apóstolo Pedro disse que Cristo “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro” (I Pedro 2:24). E o Apóstolo Paulo disse, “Cristo morreu por nossos pecados” (I Coríntios 15:3). Cristo foi com vontade para Cruz, à sofrer em seu lugar, para pagar o castigo por seu pecado, para purificar você desde pecado com Seu próprio Sangue, para fazer isso possível por Deus receber você no Céu. Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores desde o sentimento de culpa de pecado, para tirar fora seu pecado, para “purificar você de todo pecado” (I João 1:7). Cristo Próprio disse, “eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo” (João 12:47). O profeta Isaías fez tudo isso bem claro quando ele disse,

“Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades...e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).

O Sangue de Cristo é capaz de salvar o pior pecado de seus pecados. O Sangue de Cristo tem este poder porque Ele é tão grande pessoa! Cristo é o unigênito Filho de Deus!

Spurgeon disse que Cristo teve que vir desde Céu para salvar os pecadores. Spurgeon disse,

     Cristo Jesus não podia salvar homem se estivesse no céu. Ele “veio ao mundo” para salvar os pecadores. A Queda foi tão doloroso que ele teve que descer ao dentro de lugar de nossa ruína...ele não podia estar no céu e salvar pecadores; ele [teve que] vir ao mundo para fazer isso; dentro de esta criação poluída o Criador eterno tinha que descender ele mesmo...Ele não podia salvar os pecadores, tão grande é ruína deles, a não ser que ele torne incarnado, e toma em si mesmo nossa natureza...E estando aqui...ele não podia retornar [para céu] dizendo “Tudo está terminado,” até primeiramente de tudo ele morrer. Cabeça [Dele] teve que ser coroado com espinhas, olhos [Deles] teve que estar fechados na escuridão do túmulo...[antes] que o homem possa ser redimido...O pecador, você está muito perdido, você está infinitamente perdido, desde que isso [faz] um infinito Salvador à apresentar a expiação de seu próprio corpo em ordem para salvar pecadores desde pecado deles (C. H. Spurgeon, “The Faithful Saying,” The Metropolitan Tabernacle Pulpit, volume 24, Pilgrim Publications, 1972 edition, p. 304).

III. Terceiro, nós aprendemos sobre o poder de Cristo.

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).

O Apóstolo Paulo diz que ele foi o “principal” pecador – o pior pecador de todos. Paulo teve falado bastante e duro contra Cristo. Paulo teve sido responsável por matar bastante Cristãos. Paulo foi o exêmplo extremo de um pecador. Todos pecadores podem ver, desde o exêmplo de Paulo, que o grande pecador pode virar o maior Cristão. O maior inimigo de Cristo pode virar melhor servo Dele. Isto é o que aconteceu ao Paulo – e isto pode acontecer ao você. O poder de Cristo pode mudar você desde um pecador à um santo! “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores; dos quais eu sou principal;”

Eu fui levado à igreja Batista pela primeira vez quando eu já era um adolescente, quando eu tinha treze anos de idade. As pessoas quem viveram ao lado de mim me levaram à igreja Batista. Eu não sabia que Cristo veio ao mundo para salvar um pecador como eu. Eu fui batizado sem saber isso. Eu pensei de Jesus como uma figura trágica quem foi pregado na cruz por acidente. Eu estava certo que eu deveria ter escutado sermões sobre salvação através de fé em Cristo. Mas eu não entendia estes sermões. O Apóstolo Paulo disse,

“Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” (II Coríntios 4:3).

Eu estava certamente perdido! E o Evangelho estava certamente encoberto desde mim!

Eu até atuei a parte de Judas em peça teatral de Páscoa na igreja. Judas foi o Discípulo quem traiu Cristo. Eu atualmente atuei a parte de Judas em três anos diferentes. Mas eu estava ainda cego. Eu ainda não entendia que Jesus sofreu e morreu para me salvar desde meu pecado. Em um ponto na peça de Páscoa, eu gritei as palavras de Judas,

“Pequei, traindo o sangue inocente” (Mateus 27:4).

Isto me fez pensar sobre meu pecado. Pecado virou um coisa terrível à mim. Eu senti que eu mesmo teve traido Cristo, claro que foi verdade. Todos os pecadores traem Cristo.

Mas para eu sentir a única maneira que eu poderia ser um Cristão real foi de fazer mais coisas “boas.” Eu senti que eu tive que ser realmente bom ou eu não poderia ser um Cristão. Aproximadamente em 1958 ou 1959, eu li a história sobre o Dr. Albert Schweitzer na revista Life. Schweitzer foi um missinário médico em África. Ele foi elogiado pela revista Life como um grande humanitário, um agradável e bom missionário-doutor em África. Eu comecei a pensar sobre tornar um missionário. Eu pensei que isso me fazeria tornar um Cristão real. Eu escutei sobre Dr. Tom Dooley, um missionário ao Vietnã e Cambodia. Então eu li sobre Dr. James Hudson Taylor, um missionário médico para China no século 19. Eu pensei, “Isto é o que eu vou ser. Eu serei um missionário para os Chieneses. Então eu serei um Cristão real e eu não serei um pecador como Judas.” Então eu juntei com o First Chinese Baptist Church. Eu tinha 19 anos de idade. Em aquele outono eu fui para Biola College para estudar pelo ministério, então eu poderia ser um missionário. Eu pensei que isto me salvaria.

Durante uma série de reunião na capela de Biola College, nós cantávamos uma canção por Charles Wesley (1707-1788) no começo de cada serviço. Eu nunca tive escutado aquela canção antes. Isto fez uma grande impressão em mim. Pelo segundo dia aquela canção fez o cabelo em minha cabeça ficar de pé! Isto sentiu-se como um choque elétrico passando pelo meu corpo enquanto nós cantávamos isto cada manhã.

E isto pode ser que eu deveria ganhar
   Um interesse em sangue de Salvador?
Morreu Ele por mim, quem causou Ele dor?
   Por mim, quem Ele até morte perseguiu?
Incrível amor! Como isto pode ser,
   Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim?
Incrível amor! Como isto pode ser,
   Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim?

Ele deixou o trono de Seu Pai acima,
   Tão livre, tão infinito Sua graça;
Esvaziou Ele mesmo de tudo menos amor,
   E sangrou por gênero fraco de Adão;
Toda esta misericórdia, imenso e gratis,
   Por O meu Deus, me achou!
Incrível amor! Como isto pode ser,
   Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim.
(“And Can It Be That I Should Gain?” por Charles Wesley, 1707-1788).

Eu cantei e cantei isso. Eu escrevi as palavras em um pedaço de papel e cantei e cantei e cantei. “Incrível amor! Como isto pode ser, que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim.” Dr. Charles J. Woodbridge (1902-1995) foi o locutor cada dia. Ele pregou por Segundo Pedro. Por fim da semana eu fui finalmente salvo! Eu cantei por todo o caminho para casa, “Incrível amor! Como isto pode ser, Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim.”

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).

Eu estou orando por você. Eu estou orando que você irá crer Cristo Jesus – e ser salvo desde seu pecado através Dele. Eu estou orando que você irá ser salvo desde pecado através Cristo – e que você irá ser capaz de cantar desde seu coração, “Incrível amor! Como isto pode ser, Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim.” E se você não entendeu completamente tudo isso, não se preocupe. Eu irei pregar sobre isso de novo. Mas faça a certeza que você volte para escutar mais! Amém. Dr. Chan, por favor lidera nós em oração.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: I Timóteo 1:12-16.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Now I Belong to Jesus” (por Norman J. Clayton, 1903-1992).


PLANO DE

O EVANGELHO EM UMA SENTENÇA

THE GOSPEL IN ONE SENTENCE

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (I Timóteo 1:15).

I.   Primeiro, nós aprendemos sobre a pessoa de Cristo, João 1:1, 14.

II.  Segundo, nós aprendemos sobre o propósito de Cristo,
I Pedro 3:18; 2:24; I Coríntios 15:3; I João 1:7; João 12:47; Isaías 53:5.

III. Terceiro, nós aprendemos sobre o poder de Cristo, II Coríntios 4:3;
Mateus 27:4.