Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O ESPÍRITO SANTO GLORIFICANDO JESUS EM REAVIVAMENTO!

(SERMÃO NÚMERO 6 SOBRE REAVIVAMENTO)
THE HOLY SPIRIT GLORIFYING JESUS IN REVIVAL!
(SERMON NUMBER 6 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 24 de Agosto, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, August 24, 2014

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).


Algumas vezes pessoas me perguntam como você pode dizer se a igreja ou grupo religioso está certo ou errado. Eu vou lhe dar a regra que eu tenho usado em toda minha vida. O espírito que não glorifica Cristo não é o Espírito de Deus. Esta é a chave! Esta é a maneira que você pode dizer a diferença entre o espírito falso e o Espírito verdadeiro!

Por alguma razão eu tenho sempre conseguido de observar a diferença entre o espírito falso e o Espírito verdadeiro. Isso deve ter sido em eleição incondicional – porque eu fui criado entre os heréticos e cultistas! Todavia eu soube, mesmo antes de eu ser salvo, que o teste foi do que eles diziam sobre Jesus. Se eles glorificavam Jesus ou não?

Jesus disse isso sobre o Espírito Santo – “Ele me glorificará.” Desafortunadamente a palavra “glorificar” foi retirado de Inglês conversacional. A palavra “glorificar”traduzida em Grego significa “estimar, honrar, dar louvor.” Jesus disse sobre o Espírito Santo – “Ele irá louvar e estimar, e dar honra a mim.”

Você não tem que ser um estudante de religião comparativo para ver qual grupo não faz isto! Vários cultos dizem que Jesus é um ser criado ou um espírito inferior. O Corão faz Ele com um mero profeta. Os mormões fazem Ele como um ser criado, o irmão de Satanás. Liberalismo Teological faz Ele como um professor, nada mais. Nenhum de estes aberrações louvam Jesus como o Deus quem criou o mundo, a Segunda Pessoa de Santa Trindade, o Salvador da humanidade! Toda seita, toda religião falsa, e toda deviação Cristiana, retrara Jesus mais inferior do que Ele realmente é. Entre todos os “espíritos” em este mundo arruinado, somente o Espírito Santo dá Jesus a honra, louvor e estima que Ele merece. Então, eu devo dizer de novo, qualquer espírito que não glorifica Jesus como o Deus de tempo e eternidade, não é o Espírito de Deus. E até aqueles quem clama Ele como Deus, mas enaltece o Espírito Santo mais que Jesus, chega perigosamente perto ao erro teológico e heresia que dana a alma! Por o Senhor Jesus Cristo Ele Mesmo disse para nós,

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

Jesus vem para trazer nós ao Pai. Mas o Espírito Santo vem para trazer nós ao Jesus. É por isso que você tem que ter o Espírito Santo. Ele é o único quem convida você para Jesus, e Jesus é o único quem une você ao Pai. Todas as três pessoas de Santa Trindade são necessário na salvação de um pecador. O Pai predestina você de ser salvo. O Filho expia por seu pecado na Cruz. E o Espírito Santo revela o Filho para você, e atrai você ao Ele por limpar em Sangue Dele!

Glorifica Deus de quem toda benção que flui;
Glorifica Ele todas criaturas aqui de baixo;
Glorifica Ele acima, o hospedeiro celestial;
Glorifica Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém.
   (“The Doxology” por Thomas Ken, 1637-1711).

Grória esteja ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo,
Como foi no princípio, agora, e para sempre,
Mundo sem fim. Amém, Amém.
   (“Gloria Patri,” origem desconhecido, início de 2° seculo).

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

Veja como maravilhosamente as três pessoas de Trindade trabalham juntos! O Pai glorifica o Filho. O Espírito Santo glorifica o Senhor Jesus. Ambos o Espírito Santo e o Senhor Jesus Cristo glorificam o Pai! Os três são Um em essência, unidos em substância, unindo-se em salvação de pecador perdido!

Hoje à noite nós vamos observar na obra do Espírito Santo. Ele não é justamente um poder ou uma influência. Ele é Deus. Nós devemos falar sobre Ele como Deus o Espírito Santo. Sem Ele nós nunca podemos conhecer Jesus de qualquer maneira real. Eu quero que você pense sobre do que o Espírito Santo faz. Jesus disse, “Ele me glorificará: porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” Dr. John R. Rice disse, sobre este versículo, que o Espírito Santo “vem para falar sobre Jesus e vem para revelar o Senhor Jesus” (The Son of God, A Commentary on John, Sword of the Lord Publishers, 1976, p. 321; nota sobre João 16:14).

O Espírito Santo vem para revelar Jesus para nós. Isso deveria também ser nosso principal tema como pregadores. Nós devemos trabalhar como o Espírito Santo para fazer o Senhor Jesus reconhecido! Nós podemos chegar no Céu sem saber muitas coisas. Nós podemos ser salvos sem saber muita coisa sobre profecia Bíblica, ou demonologia, ou ciência, ou política. Mas nós nunca podemos chegar no Céu sem conhecer Jesus! Eu gosto do que John Wesley disse para seus pregadores Metodistas de início, “Deixe outras coisas só. Você é chamado para ganhar almas.” Amém! O Espírito Santo abençoará nossa pregação se nossa mensagem principal está centralizado em Jesus Cristo! Por causa de isso que o Apóstolo Paulo disse, “Nós pregamos a Cristo crucificado...Cristo poder de Deus, e sabedoria de Deus” (I Coríntios 1:23, 24). “Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31). Mr. Griffith justamente cantou esta canção Alemã antiga maravilhosa, “When Morning Gilds the Skies” [Quando Manhã Doura o Céu],

Quando manhã doura os céus meu coração depertando clamor:
Seja Jesus Cristo glorificado!
Assim em obra e oração, ao Jesus eu reparo:
Seja Jesus Cristo glorificado!

Seja isto, enquanto vida é minha, meu divino [canção de alegria]:
Seja Jesus Cristo glorificado!
Cante esta canção eterna através de todas as gerações:
Seja Jesus Cristo glorificado!
   (“When Morning Gilds the Skies,” desde Alemão,
      Tranduzido por Edward Caswell, 1814-1878;
      alterado pelo Pastor).

Então, assim, o Espírito Santo revela Jesus para pessoas simples. “Há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” Sim, “vo-lo”! Ele vem para aqueles quem não tem treinamento, quem nunca tem estado em escola Bíblica ou seminário! Eu tenho conhecido homem quem nunca foi altamente treinado, mas não conheceu Jesus Próprio!

Em um conversão real, pessoas pobres, e pessoas sem educação, são atraídos ao Jesus pelo Espírito Santo. Em conversões, pessoas são atraídos ao Jesus um por um. Em reavivamento muitas pessoas são atraídos ao Jesus junto, em um curto tempo!

O Espírito Santo pegou doze pescadorses pobres, e revelou Jesus para eles um de vez. Eles foram os Apóstolos. Mas no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo atraiu 3,000 pessoas para Jesus! Oh, tomara que nós oramos que dez ou quinze pessoas venha para nossa igreja que sejam atraídos ao Jesus, e ter Jesus revelado ao eles, pelo Espírito Santo! Que Ele glorifique Jesus por levar as coisas de Cristo e mostrar istos para você. Então você irá ser capacitado de cantar,

Assim em obra e oração, ao Jesus eu reparo:
Seja Jesus Cristo glorificado!

Também, o Espírito Santo revela Jesus como o Salvador. Isto foi algo que eu tive grande dificuldade de entender. Eu não consigo acreditar que eu nunca tenho escutado pregação de salvação. Mas minha mente estava com cheio de coisas. Eu pensei de Jesus como um mártir. Eu estava zangado com aqueles quem crucificaram Ele. Porque eles mataram este grande e bom homem? Eu pensei de Jesus como que Ele fosse uma versão mais anterior de Abraham Lincoln. Jesus foi um grande e bom homem quem foi matado porque Ele foi bom. O assassino de Lincoln atualmente atirou e matou ele na Sexta Feira Santa, o dia que Jesus foi crucificado. Então, assim eu pensei de Jesus. Ele foi um grande professor, e um homem sem pecado. Eu haveria dito que Ele é o “Salvador,” mas eu não soube o que isso significava. Como os Judeus incrédulos que Paulo falou sobre, existiu um “rebaixo” sob meu coração, escondendo o Salvador de minha mente (II Coríntios 3:15). Eu fiquei tentando de ser um Cristão por ser bom, e por dedicar a mim mesmo mais e mais. Eu lembro vendo Dr. Tom Dooley entrevistado pelo Jack Paar em “Tonight” show. Ele foi um missionário médico Católico ao Laos e Vietnã. Ele escreveu um livro chamado “The Night They Burned the Mountain” [A Noite que Eles Queimaram a Montanha] sobre os Comunistas e os Cristãos nas montanhas de Vietnã. Eu claramente lembro de pensar, “Isto é o que eu quero fazer. Eu quero ser um missionário. Eu seguirei Cristo como um missonário e assim eu serei um Cristão.” Eu não consegui de tirar isso da minha mente. Eu tornaria um Cristão por seguir Jesus em algo grande de trabalho humanitário! Eu estava absolutamente cego em relação Jesus. Eu tive certeza que eu podia salvar por mim mesmo por seguir o exêmplo de Cristo. O Apóstolo Paulo me descreveu exatamente quando ele disse,

“Se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto” (II Coríntios 4:3).

Ao este dia eu estou impressionado como cego eu estava! Mas o Espírito Santo levou o revaixo fora, e iluminou Sua luz, e eu vi Jesus como o Salvador! Somente então o Evangelho fez sentido!

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

E finalmente, o Espírito Santo mostra nós o amor e misericórdia de Jesus. Eu nunca iria ter pensado de amor e misericórdia de Cristo em direção ao um pecador como eu, se o Espírito Santo não tivesse revelado Seu amor para mim. Assim foi quando eu vi primeiramente a importância de Sangue Dele. Antes, foi o sangue de um mártir, como o sangue de Lincoln, ou o sangue de Dr. King, ou o sangue de um missionário mártir. Mas quando eu fui iluminado pelo Espírito Santo, eu soube em meu coração,

“É o sangue que fará expiação pela alma” (Levítico 17:11).

“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mateus 26:28).

Quando eu fui salvo, eu imediatamente vi o glorioso Sangue de Cristo. Eu banhei-me em Seu Sangue! Todo dia pareceu como “Sexta Feira Santa” porque eu andei e vivi e cantei sobre o Sangue de Jesus! Eu cantei este antiga canção de Evangelho até minha garganta doer!

Lá no cruz aonde meu Salvador morreu,
Lá aonde de limpeza de pecado eu chorei,
Lá meu coração o sangue foi aplicado;
Glória ao Seu nome! Glória ao Seu nome, Glória ao Seu nome,
Lá meu coração o sangue foi aplicado; Glória ao Seu nome!

Oh, precioso fonte que salva do pecado,
Eu estou tão contento que eu tenho entrado;
Lá Jesus salva-me e guarda-me puro;
Glória ao Seu nome! Glória ao Seu nome, Glória ao Seu nome,
Lá meu coração o sangue foi aplicado; Glória ao Seu nome!
   (“Glory to His Name” por Elisha A. Hoffman, 1839-1929).

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

Oh, eu oro que o Espírito Santo mostrará você o Sangue do Salvador! Você irá nunca parar de pensar sobre isso quando você ver! Você nunca parará de cantar sobre o Sangue de Cristo quando o Espírito de Deus mostrar isso para você! Alelúia! O momento você confia o Salvador, você irá conseguir a cantar,

Existe o poder, poder, poder maravilhoso
Em Sangue do Cordeiro;
Existe o poder, poder, poder maravilhoso
No Sangue precioso do Cordeiro.
   (“There is Power in the Blood” por Lewis E. Jones, 1865-1936).

Eu sei que todo este papo sobre o Sangue de Jesus deve sonar bárbaro e estranho, e até esquisito, para aqueles como você quem não são salvos. Mas quando o Espírito Santo atrai você para Jesus, e seus pecaos são purificados pelo Sangue Dele – você irá cantar sobre Sangue Dele e falar sobre Sangue Dele pelo resto da sua vida! Alelúia!

Eu havia planejado de dizer tantas mais coisas em este sermão, mas eu senti que eu deveria terminar aqui. Nós havemos estado orando e fazendo jejum por Deus para enviar uma onda poderoso de Espírito Santo em reavivamento. Mas o que é reavivamento? Eu penso que Dr. Martyn Lloyd-Jones deu uma boa resposta. Ele disse, “Reavivamento, acima de qualquer coisa, é a glorificação do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus. Isto é a restauração Dele ao centro da vida da Igreja” (Revival, Crossway Books, 1987, p. 47).

Eu penso que ele estava exatamente certo. “Reavivamento...é a glorificação do Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.” Nosso texto disse tanto da mesma coisa,

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

Em uma conversão única, o Espírito Santo causa uma pessoa para ver Jesus e glorificar Ele, e magnificar Ele, e “estreiar” sobre Ele, e cantar sobre Ele! Em reavivamento, o Espírito Santo causa muitas pessoas de ver Jesus, e glorificar Ele, e magnificar Ele, e “estreiar” sobre Ele, e cantar sobre Ele, e residir em Ele – em Seu sacrifício na Cruz, e em Seu Sangue, derramado para que nossos pecados poderia ser perdoados e limpos.

Dificilmente houve qualquer hino ou música gospel escrito sobre o Sangue de Cristo por mais de cem anos! Porque? Porque nós havemos estado por um longo, escuro período sem reavivamento. Pregadores agora parecem de pensar que reavivamento é centralizado no Espírito Santo. Mas eles estão errados. Nosso texto mostra que eles estão errados.

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar” (João 16:14).

Com certeza existe a necessidade de pregar mais em Jesus Cristo Próprio! Com certeza você precisa pensar mais sobre Jesus Cristo Próprio! Com certeza cada pessoa não salvo precisa ser trazido de cara a cara com Jesus, por Ele é o único quem pode perdoar seu pecado e salvar você desde a miséria em sua vida, e na vida de fogo do Inferno que vai chegar! Com certeza, nossas igrejas precisam mais canções como esta de Dr. John R. Rice,

Nós temos uma história de amor que passou de toda medida.
Nós dizemos como pecadores podem ser esquecidos.
Existe a perdão grátis, por Jesus tem sofrido,
E fez expiação no madeiro de Calvário.
Oh, que fonte de misericórdia está fluindo,
Desde o crucificado Salvador de homem.
Precioso o sangue que Ele derramou para redimir nós,
Graça e perdão por todos os nossos pecados.
   (“Oh, What a Fountain!” por Dr. John R. Rice, 1895-1980).

Cante o coro comigo,

Oh, que fonte de misericórdia está fluindo,
Desde o crucificado Salvador de homem.
Precioso o sangue que Ele derramou para redimir nós,
Graça e perdão por todos os nossos pecados.

Se você sente falta de amor do Jesus, nada mais pode ajudar você! Se você sente falta de cruz de Jesus, nada mais pode comfortar você! Se você sente falta de Sangue de Jesus, nada mais pode salvar você! Vem para Jesus. Confie Ele. Nada mais pode ajudar você! “Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo” (Atos 16:31). Dr. Chan, por favor vem e lidera nós em oração. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: João 16:7-15.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“When Morning Gilds the Skies” (tranduzido desde Alemão por
Edward Caswell, 1814-1878; alterado pelo Pastor).