Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A EXPERIÊNCIA DE SOLIDÃO!

THE EXPERIENCE OF LONELINESS!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 17 de Agosto, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, August 17, 2014

“Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).


Rei Saul pecou e foi rejeitado por Deus. Então o profeta Samuel ungiu um jovem chamado Davi para ser o novo rei. Saul estava tão ciumento de Davi que ele tornou-se possuído por demônio. Tão furioso, Rei Saul atirou uma lança ao Davi, mas ele não conseguiu. Davu teve que fugir por resto da sua vida. Davi foi bem longe para o deserto e escondeu-se em uma caverna. Ele estava com medo e com fome e sozinho. Observe as palavras inspiradas em estas palavras, “Salmos 142,” “Salmo didático [ou ensinamento] de Davi; Uma oração quando ele estava na caverna.” Aquelas palavras são partes de texto inspirado, não adicionado depois. Então nós sabemos que Davi estava profundamente disturbado, com medo, e sozinho – escondendo-se em uma caverna desde o rei possuído por demônio. Nenhum queria ser associado com Davi porque ele estava com medo de Rei Saul. E Davi disse,

“Ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).

Ninguém cuidou dele. Ele estava todo sozinho. Mas ele teve Deus, o qual é mais que muitos jovens têm hoje.

Eu não atendi uma universidade Cristiana. Eu me formei desde Cal State L.A. De alguma maneira eu estou agradecido que eu andei em uma universidade secular. Isso me fez saber do que os jovens são ensinados, e do que eles estão pensando-se. Eu estudei literatura moderna. Maioria dos autores modernos são ateus e extencialistas. Eles falam de alienação e solidão de vida em mundo moderno.

H. G. Wells foi o autor de The Time Machine e The Outline of History. Ele disse, “eu tenho sessenta e cinco anos de idade, e eu estou e nunca tenho encontrado paz.” O ganhador de Prêmio Pulitzer, novelista Ernest Hemingway disse, “eu vivo em um vácuo que é solitário como uma valva eletrônica quando as pilhas estão acabadas e não tem mais corrente para colocar.” Em peça teatral, Long Day’s Journey Into Night, Eugene O’Neill disse, “A única razão de vida é morte.” A tema de esta peça é solidão existente de homem. J. D. Salinger fez uma carreira de escrever histórias curtas e novelas sobre a alienação e solidão de jovens em nossa cultura.

H. G. Wells morreu como um velho sozinho, sem esperança. Ernest Hemingway cometeu suicídio por atirar em ele mesmo na cabeça com um revólver. O caráter principal na peça de O’Neill foi um viciado desesperado, tentando de curar sua solidão com drogas. J. D. Salinger virou tão obcecado com a solidão de jovens que ele tornou-se um solitário, e viveu a vida de um eremira por quase cinquenta anos.

Solidão é um problema principal por jovens hoje. A canção de Green Day, “Boulevard of Broken Dreams,” expressa sobre do que muitos jovens de colegial e faculdade sentem, “Eu ando sozinho. Eu ando sozinho. Eu ando sozinho.” Sim, eu lembro como isto se sentia quando eu era jovem. Você pode sentir sozinho até quando você estar em uma multidão. Um website nos diz que “Solidão é um sentimento de vazio ou vácuo dentro de você. Você sente isolado ou separado desde o mundo, retirado desde aqueles que você gostaria de ter contato (http://www.counseling.ufl.edu/cwc/how-to-deal-with-loneliness.aspx). Isto foi a maneira que Davi sentiu, escondendo-se em aquela caverna, quando ele disse,

“Ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).

Muitos jovens hoje sentem-se assim em nosso tempo. É por isso que eu vou lhe dar três pontos esta manhã que lhe ajudará à lidar com solidão.

I. Primeiro, existe diferente tipos de solidão.

Na website está escrito,

Existe diferente tipos de solidão e diferentes níveis de solidão. Você deve experienciar solidão como um sentimento vazio que algo não está certo, um tipo de vazio menor. Ou você talvez pose sentir solidão como um escassez bem intenso e dor profundo. Um tipo de solidão poder ser relacionado de ter saudades de um indivíduo específico por que eles morreram ou por que eles estão bem longes. Outro tipo pode involver sentir-se só e fora de contato com pessoas porque você está atualmente e fisicamente isolado desde pessoas como você, o qual pode [acontecer] se você trabalhar sozinho em turno noturno ou estar bem longe sozinho em uma parte de um edifício aonde pessoas quase não vão. Você pode até sentir emocionalmente isolado [e sozinho] quando você está ao redor de pessoas mas estão tendo dificuldade alcançar eles (ibid).

De acordo com vários estudos psicológicos, estudantes de faculdade são particularmente suscetíveis ao solidão. A faculdade não parece de atrair pessoas de unir-se em uma relação permanente. Jovens atendendo uma universidade ou faculdade muitas vezes sentem-se como o mundo inteiro está passando por eles, e ninguém entende eles ou cuida sobre eles. Eles não têm nenhum para tornar.

Isso é irônico que a civilização que tem produzido automóveis, aviões, televisão, e exploração espacial não fornece nada para fazer você não ficar sozinho! Seus pais vêm para casa desde trabalho cansado e sentem em frente de televisão. Eles não têm tempo para conversar com você, ou escutar você. Muitos de vocês são de famílias quebradas. Crianças de divórcio passam por um inferno especial de solidão. Mas quase cada pessoa jovem que eu converso têm sentido desta maneira por vezes.

Uma menina disse, “eu tenho estado terrivelmente sozinho. Meus vizinhos nunca falam comigo.” Um homem jovem disse, “ eu nunca pareço de conseguir à fazer amigos, porque logo ou depois aqueles quem parecem-se de ser amigos me deixam.” Você já sentiu-se assim? Davi sentiu-se assim quando ele estava escondendo-se na caverna. Ele disse,

“Ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).

Eu acredito que solidão é uma das razões principais que tantos jovens cometem suicídio hoje. Você sabia que suicídio é uma da grandes causas de morte entre jovens entre as idades de 15 e 24 anos? Um jovem comete suicídio cada duas horas e seis minutos, noite e dia, nos Estados Unidos. E psicologistas dizem-nos que a razão principal que eles matam eles mesmo é solidão. Deus estava certo quando Ele disse,

“Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).

II. Segundo, você pode contribuir à sua própria solidão.

Está certo, você pode ser o mais responsável de causar sua própria solidão. O website sobre solidão corretamente disse,

Solidão é um estado passive. Isso é mantido pelo nosso passivamente deixando isso continuar e fazer nada para mudar isso. Nós esperamos que isso vai sumir, no final das contas, [mas] nós não fazemos nada mas deixar isso fazer nós embrulhar. Estranhamente, existe tempos quando nós até adotamos o sentimento. Ainda, adotando a solidão e afundando ao sentimento associado com isso normalmente direciona ao sentimentos de depressão e desespero, o qual, em vez, lidera para mais estado passivo e mais depressivo [e maior solidão] (ibid.).

“Solidão é um estado passivo. Isto é, isso está mantido por deixar a continuar.” Isso está exatamente certo. Isto significa que você está vai continuar sentir sozinho antes que você fazer algo para mudar a situação!

Algum tempo atrás eu preguei um sermão sobre a solidão de Jacó desde Gênesis 32:24. No meio de este sermão um homem jovem pulou de seus pés e correu fora de igreja. Ele saiu correndo ao invés de escutar do que eu disse sobre a igreja curar solidão. Mas você não consegue vencer solidão por correr fora! Isto é o que Caín realizou. Deus disse para ele,

“Fugitivo e vagabundo serás na terra” (Gênesis 4:12).

Aqueles quem correu fora desde a igreja viram jovens perambulantes, sozinhos, justamente como Caín! E a Bíblia diz,

“Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim” (Judas 11).

Isso é uma coisa terrível de perambular por vida sozinho, como Caín fez – como muitos jovens hoje fazem!

Isto é a razão que nós dizemos, “Porque estar sozinho? Vem para casa – à igreja! Porque estar perdido? Vem para casa – ao Jesus, o Filho de Deus!” Deus disse,

“Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18).

É por isso que Deus deu Adão uma esposa chamado Eva. E a esposa de Adão é uma figura de igreja de acordo com The Scofield Study Bible. Esta nota sobre Gênesis 2:23 diz,

Eva, símbolo de Igreja como a noiva de Cristo (nota sobre Gênesis 2:23).

Isto significa que a esposa de Adão é uma ilustração, ou figura, de igreja local. Deus disse,

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gênesis 2:18).

E Deus deu Adão uma companheira e ajudadora. E ela é uma figura, uma ilustração, um “tipo” de igreja local. Deus deu Eva ao Adão para curar solidão dele, e Deus colocou esta igreja aqui para ajudar à curar sua solidão! Esta igreja está aqui para ajudar à curar sua solidão!

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gênesis 2:18).

E a “ajudadora idônea” que Deus deu para curar sua solidão é esta igreja! Nós estamos aqui para ajudar você a superar solidão! Eu conheço bastante igrejas que não conseguem ajudar você. Mas eu não estou falando deles. Eu estou falando sobre esta igreja. Este é uma igreja centralizado ao adolescentes. Nós estamos aqui para ajudar você!

Não contribua à sua própria solidão por estar afastado de igreja! Volte aqui no próximo Domingo! Volte aqui nos Sábado de noite! Volte aqui hoje a noite se você puder! Nós temos algo aos jovens por várias noites de semana. Porque estar sozinho? Vem para casa à igreja!

III. Mas, em terceiro, você tem uma solidão profunda.

Isto foi a solidão que Hemingway falou quando ele disse,

Eu vivo em um vácuo que é solitário como uma valva eletrônica quando as pilhas estão acabadas e não tem mais corrente para colocar.

Um de nossos jovens me disseram que ele estava lendo uma história de Hemingway para a classe de faculdade que ele estava atendendo. Isso é chamado, “A Clean, Well Lighted Place.” Isto é sobre a solidão existencial de homem. Hemingway soube tudo sobre isso. Ele estava realmente tratando com atormentação, solidão cósmica por Deus. Ele nunca superou isso. Depois de uns anos depois ele suicidou-se. O filósofo Friedrich Nietzsche disse, “Deus está morto.” Ele virou um ateu. Depois de uns anos ele ficou insano. Ele não podia viver em um mundo sem Deus, sem significado, sem perdão ou esperança.

Você vê, vindo para esta igreja, e vindo aqui cada semana, ajudará a curar sua solidão por amigos. Mas e a sua solidão por Deus? Uma das grandes tragédias de século vinte é que tantos jovens realmente não conhecem Deus. E sem Deus não existe esperança!

Sim, eu quero que você volte aqui para esta igreja e faça amigos – mas eu também quero que você encontre Deus. Augustine disse, “Nossos corações são inquietos até que eles encontram descanso em Ti.” O filósofo francês Blaise Pascal disse que existe um “vácuo formado de Deus” em nossos corações. Ele quis dizer que existe um espaço vazio em cada coração humano que pode somente ser enchido por Deus.

Mas a Bíblia ensina que você está cortado for a desde Deus por seus pecados. A Bíblia diz,

“As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós...” (Isaías 59:2).

Existe uma separação entre você e Deus causado por pecado. Adão e Eva foram expulsos desde o Jardim de Éden porque eles pecaram. Pecado deles separou eles desde Deus.

A Bíblia ensina que Deus é zangado com você por seus pecados. E todavia, ao mesmo tempo, Ele ama você. Deus é zangado com você por seus pecados, mas ao mesmo tempo Deus ama você. É por isso que Ele enviou Jesus Cristo para morrer na Cruz. Ele morreu em aquela Cruz para reconciliar Deus à você. Deus não pode simplesmente negligenciar seu pecado. Ele enviou Jesus Cristo para pagar o castigo por seus pecados na Cruz, “para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Romanos 3:26). E zangado Deus podia somente ser reconciliado através de sacrifício de Cristo na Cruz!

Isso não foi acidente que Jesus morreu na Cruz. Ele foi lá deliberadamente. A Bíblia diz que, quando o tempo veio para Ele à ser crucificado, “manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém” (Lucas 9:51). Então Jesus disse aos Discípulos,

“Eis que vamos para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes, e aos escribas, e condená-lo-ão à morte. E o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem...” (Mateus 20:18-19).

Ele foi lá de propósito, para morrer na Cruz, para que nossos pecados poderiam ser perdoados – e purificados pelo Sangue que Ele derramou lá!

Os guardas vieram e prenderam Ele na escuridão de Getsêmani. Eles colocaram Ele em cadeias, eles bateram Ele na cara, eles puxaram punhos de Sua barba, eles arrastaram Ele ao governador de Roma, Pòncio Pilatos. Eles espancaram na costa dele até que Ele estava quase morto. Eles colocaram a cruz no ombro Dele e fazeram Ele carregar issto pelas ruas. Eles pregaram Suas mãos e Seus pés em aquela cruz. Jesus olhou-se abaixo para eles desde a cruz e disse,

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34).

“Pai, perdoa eles!” assim Ele orou,
Até enquanto Seu sangue-vivo correu-se rapidamente fora;
Orando por pecadores durante tanta angústia –
Nenhum senão Jesus amou assim.
Bendito Redentor! Precioso Redentor!
Agora parece que eu vejo Ele no madeiro do Calvário;
Ferido e sangrando, por defesa dos pecadores –
Cego e distraído – morrendo por mim!
   (“Blessed Redeemer” por Avis Burgeson Christiansen, 1895-1985).

Jesus morreu em aquela cruz, sustentando seu pecado em Seu próprio corpo (cf. I Pedro 2:24). O céu virou escuro no meio de dia. Quando Ele morreu, um grande terremoto causou o chão a tremer. A curtina grossa cobrindo o santo dos santos no Templo foi cortado em dois pedaços. A morte de Cristo na Cruz pagou o castigo por nossos pecados. O Sangue que Ele derramou para limpar nossos pecados fez isso possível de atingir aonde Deus está!

“Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus” (Hebreus 10:19).

Você pode somente vir ao Deus por ter seus pecados limpos com o Sangue de Seu Filho, Jesus Cristo. Você pose somente ser reconciliado ao Deus por ter seus pecados limpos com o Sangue de Cristo.

Se você virou involvido em esta igreja, alguns de seus parentes talvez pode dizer para você que você está perdendo seu tempo. Eu vou lhe dizer como estudar e ter boas notas em cada serviço. Eu vou lhe ensinar como ter melhores notas. Mas alguns parentes irá dizer você para ficar em casa e estudar mais, para que você puder fazer a ganhar mais dinheiro quando você formar-se.

E sobre o coitado Robin Williams, o famoso comediante Americano? Ele ganhou mais dinheiro que qualquer um que você conhece! Ele teve tudo. Mas ele não teve igreja. Ele não teve Deus. Uns dias depois que ele suicidou, sua esposa revelou que ele estava desenvolvendo doença de Parkinson. Ele não podia encarar. Ele estava sozinho em sua casa grande em uma área afluente de Marin County, em Northern California. Ele colocou uma cinta ao redor de seu pescoço e enforcou-se. Que tragédia! Eu amei Robin Williams! Eu senti muita pena por ele que eu chorei.

Diga seus parentes isso! Você pode ganhar dinheiro suficiente, mas o que vai acontecer quando a má notícia vir, enquanto isso vêm para todo mundo cedo ou tarde? O que vai acontecer se você não ter amigo Cristão para buscar? O que vai acontecer se você não ter Deus para buscar em um tempos difíceis?

Que Deus ajude você para ver isso que você precisa a igreja, que você precisa amigos Cristãos, que você precisa Jesus Cristo para perdoar seus pecados e lhe dar paz com Deus. Isto é a razão que nós dizemos, “Porque estar sozinho? Vem para casa – à igreja! Porque estar perdido? Vem para casa – ao Jesus Cristo, o Filho de Deus!” Que Deus abençoe todos vocês! Amém. Dr. Chan, por favor lidera nós em oração.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Salmos 142:1-7.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Boulevard of Broken Dreams” (por Green Day, 2004)/
“It Is No Secret” (por Stuart Hamblen, 1908-1989).


PLANO DE

A EXPERIÊNCIA DE SOLIDÃO!

THE EXPERIENCE OF LONELINESS!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Olhei para a minha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma” (Salmos 142:4).

I.   Primeiro, existe diferente tipos de solidão, Gênesis 2:18.

II.  Segundo, você pode contribuir à sua própria solidão, Gênesis 4:12;
Judas 11; Gênesis 2:18.

III. Terceiro, você tem uma solidão profunda, Isaías 59:2; Romanos 3:26;
Lucas 9:51; Mateus 20:18-19; Lucas 23:34; I Pedro 2:24; Hebreus 10:19.