Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




ESTA CASTA

(SERMÃO NÚMERO 1 SOBRE REAVIVAMENTO)
THIS KIND
(SERMON NUMBER 1 ON REVIVAL)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 20 de Julho, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, July 20, 2014

“E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:28-29).


Hoje a noite eu vou pregar um sermão sobre demônios e Satanás, em qual Dr. J. L. Packer chamou “a condição arruinada da igreja de dia presente,” e sobre a razão que não existiu um grande reavivamento nacional na América desde 1859. Eu estou contando com o esboço de um sermão por Dr. Martyn Lloyd-Jones – um sermão que ele deu sobre este texto no Westminster Chapel no London em 1959. En não estou dando sermão dele palavra por palavra, e eu estou adicionando bastante idéias, mas a tema básico e esboço são do “Doutor.”

“E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:28-29).

Eu quero que você pense sobre estes dois versículos. Eu vou aplicar estes versículos para a necessidade clamante por Deus enviar reavivamento nas igrejas “arruinadas” em América e no mundo Ocidental.

Eu sei que a palavra “reavivamento” fazem as pessoas fechar-se. Pessoas não querem escutar sobre isso. Mas a razão que eles sentem desta maneira é Satânico! Isto é o sujeito de Diabo não querer que as pessoas pensem sobre isso. Então eu oro que você irá escutar atenciosamente enquanto eu falo sobre esta necessidade crítica em nossa igreja, e em todas as igrejas.

Este é o sujeito que deveria intensamente interessar cada um de nós. A menos que nós não sentimos grande interesse sobre a condição das igrejas hoje, nós somos Cristãos bem pobres. Em fato, se você não tem interesse em reavivamento real, você deveria questionar se você é um Cristão mesmo! Se você não tem interesse por nossa igreja, e por outros, você não é certamente um Cristão brilhante! Eu repito, reavivamento real deveria ser algo que é intensamente interessante para cada um de nós.

Então vamos começar por pensando sobre este incidente em capítulo nove de Marcos. Isto é um incidente muito importante, porque o Espírito Santo levou-se grande atenção para nos dar esta história em três de quatro Evangelhos, em Mateus, Marcos, e Lucas. Mr. Prudhomme justamente leu a história em Lucas, e eu estou lendo dois versículos desde Marcos. Na parte inincial de capítulo, Marcos nos conta que Cristo teve levado Pedro, Tiago e João e teve subido para a Monte de Transfiguração, aonde eles tiveram testemunhados um evento maravilhoso. Mas, quando eles desceram desde a montanha, eles encontraram uma multidão grande de pessoas ao redor dos Discípulos que ficaram e estavam argumentando com eles! Os três que desceram com Jesus não podiam entender o que estava acontecendo. Então um homem saiu para frente da multidão e disse para Jesus que seu filho estava possuído com um demônio que fez ele ter espuma na boca e mastigar seus dentes. Então o homem disse, “eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam” (Marcos 9:18). Eles tentaram, mas eles tiveram falhados.

Jesus perguntou o homem com poucas questãos. Então Ele bem rapidamente expulssou o demônio fora do menino, quem foi curado em instante. Então Cristo entrou na casa, e os Discípulos foram com Ele. Depois que eles estavam na casa os Discípulos perguntaram Ele, “Por que o não pudemos nós expulsar?” (Marcos 9:28). Eles tentaram bastante para fazer isso. Eles sucediam bastante vezes antes. Mas nesse tempo eles tiveram falhados completamente. Todavia Cristo simplesmente disse, “Saia do menino” e o menino foi curado. Eles disseram, “Porque nós não podiamos expulsar?” Cristo respondeu, “Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:29).

Agora eu vou usar este incidente para mostrar o problema em nossas igrejas hoje. Este menino representa jovens do mundo moderno. Os Discípulos representam nossas igrejas hoje. Isto não é obvio que nossas igrejas estão falhando de ajudar os jovens? George Barna conta-nos que nós perdemos 88% de nossos próprios jovens, crescidos dentro da igreja. E nós estamos ganhando muitos poucos jovens, extremamente poucos, desde o mundo. Nossas igrejas estão secando-se e falhando rápido. Os Batistas de Sul estão agora perdendo quase 1,000 igrejas cada ano! Isto é a própria figura deles! E nossas igrejas independentes não estão fazendo nada melhor. Qualquer um quem observa as figuras, podem ver que as nossas igrejas não estão fortes nem a metade como estavam cem anos atrás. É por isso que Dr. J. L. Packer falou de “a condição arruinada da igreja de dia presente.”

Nossas igrejas, como os Discípulos, estão fazendo tudo que eles podem, e ainda eles estão falhando. Els estão falhando bem mau como os Discípulos fizeram quando eles tentaram de ajudar aquele menino. A questão que nós devemos estar perguntando é “Porque nós não podiamos expulsar?” Qual é a causa desta falha?

Aqui, no capítulo nove de Marcos, isto parece à mim que Cristo está tratando com esta questão. E a resposta que Ele deu é bem importante hoje como isso foi antigamente.

“Os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:28-29).

O texto pode ser dividido em três pontos simples.

I. O primeiro ponto é “esta casta.”

Porque nós não pudemos expulsar ele? Cristo disse, “Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.” Ele disse para eles que existe diferenças entre um caso e outro. No passado Cristo havia mandado eles para pregar e expulsar demônios – e eles haviam saídos fora e pregando e haviam expulsados bastante demônios. Eles haviam voltados alegres. Eles disseram que os demônios estavam submetidos à eles.

Então quando este homem trouxe o filho dele para eles, eles estavam com certeza que els podiam ajudar ele por fazer a mesma coisa que eles tinham feito antes. Todavia esse tempo eles completamente falharam-se. Apesar de todos os seus esforços, o menino não foi ajudado de jeito nenhum, e eles estavam questionando a razão. Então Cristo falou de, “esta casta.” Existe a diferença entre “esta casta” e a casta que você tratou antes.

De uma maneira, o problema é sempre o mesmo. A obra da igreja é de livrar os jovens desde o poder de Satanás e seus demônios, “das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus” (Atos 26:18). Isto é sempre o mesmo em cada geração, e em cada cultura. As igrejas tem sempre tratados com Satanás e demônios. Mas existe a diferença entre demônios. Eles não são o mesmo. O Apóstolo Paulo disse que “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Ele nos disse que existe diferente nível de demônios, e o líder deles é o próprio Satanás, “o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). Satanás está aqui com todo seu poder. Mas abaixo dele estão estes poderes demônicos inferiores. Os Discípulos poderiam facilmente expulsar os demônios mais fracos. Mas aqui, em este menino, estava um espírito de grande poder. “Esta casta” é diferente, e por isso é um problema maior. A primeira coisa que nós devemos achar é o que “esta casta” tem de tratar com nós hoje.

Enquanto nós olhamos para estas palavras “esta casta,” eu desejo saber se bastante pastores hoje até realizam que a batalha que nós estamos é uma batalha espiritual. Eu estou certo que muitos pastores nunca pensam que seus trabalho é uma batalha com Satanás e espíritos malignos. Os seminários, e até os colégios de Bíblia, enfatizam bastante em métodos humanos. Mas eles não ensinam pregadores que seus problemas principais situam na esfera espiritual.

Então eles continuam com certos métodos que acostumava ser sucesso no passado. Eles não realizam que estes métodos antigos não tratam com “esta casta” hoje. Todo mundo sabe que existe a necessidade. Mas a questão é – o que exatamente é preciso? Até que nós estamos cientes da necessidade exata hoje, nós iremos estar malsucedido como os Discípulos que estavam com aquele menino.

II. O segundo ponto é métodos que tem falhado.

Eu vejo que as nossas igrejas fazendo coisas que foram bem útil no passado, mas não tem muito efeito mais em “esta casta.” E por causa que nós dependemos em estes métodos velhos, nós perdemos quase todos os nossos jovens, e nós dificilmente convertemos nenhum desde o mundo. No perigo de ser mal entendido, eu colocaria Escola Dominical em esta categoria. Isto foi bem efetivo cento e vinte cinco anos atrás. Mas eu penso que isto tem pouco valor hoje. Eu dizeria a mesma coisa sobre os tratos de salvação. Uma vez no passado pessoas atualmente liam os tratos e chegavam na igreja. Mas eu perguntaria qualquer pastor, “Você tem algum jovem em sua igreja quem entrou e foi salvo por ler um trato?” Eu penso que isto é obvio que “esta casta” em nosso tempo não corresponde bem aos métodos que foram usados no passado. Eu também colocaria visitação porta a porta em esta categoria. Isto foi poderosamente usado no passado, mas não ajuda nós de fazer os jovens vir na igreja agora que nós estamos tratando com “esta casta.”

Existe certas coisas que são inútil hoje, quando eles são aplicados à “esta casta.” Em outras palavras, Cristo estava dizendo em efeito, “Você tem falhado em este caso porque o poder que você teve, o qual foi suficiente por outros casos, não tem valor aqui. Isto deixa você sem poder para ajudar o menino quem está abaixo do poder de “esta casta.”

Eu sei que existe pastores quem realizam que muitas coisas que nós fizemos no passado são inútil hoje. Mas por causa que eles têm sido treinados de pensar sobre metodologia ao invés de “truques” de Satanás (II Coríntios 2:11) – eles balanceam em novos métodos que não são melhores que os antigos – que é, se nós estamos tentando de fazer os jovens à ser membros sólidos da igreja. Por instânica nós temos certos homens nos dizendo que a resposta é de “provar” aos jovens que a história da criação de Gênesis é verdade e que evolução é falso. Eles pensam que joven irão ser convertidos, e outros irão vir desde o mundo, se nós podemos refutar evolução e fazer eles de encontrar as respostas em Gênesis. Eles pensam por este método, eles podem tratar com a situação presente.

Dr. Lloyd-Jones disse, “Isto foi exatamente a mesma maneira no começo de século dezoito, quando as pessoas estavam colocando seus fé em [apologética]. Estes, eles nos ensinaram, são as coisas que vão mostrar a verdade de Cristianismo, mas eles não fizeram isto. ‘Esta casta’ pode sair através de qualquer forma.”

Outro método o qual tem falhado é o uso de tradução moderno. Nós fomos contados que jovens não entendem a Bíblia King James. O que nós precisamos é a Bíbila em linguagem moderna. Então os jovens irão ler. Então eles irão dizer, “Isto é Cristianismo” – e eles irão vir para dentro da igreja em rebanho. Mas isto não tem acontecido. Em fato, exatamente o opósito tem acontecido. Eu tenho estado trabalhando quase exclusivamente com jovens por 55 anos. Eu sei por o fato que estas traduções modernas não atraem jovens de jeito nenhum. Em fato, eu escuto muitos deles dizer, “Isto não soa bem. Isto justamente não soa como a Bíblia.”

Eu nunca tenho pregado desde uma tradução moderna, e eu nunca irei. E nós estamos vendo jovens convertidos todo o tempo, ambos em nossa igreja, e desde o mundo também. O que seja o valor destas traduções modernas, não vão resolver o problema. Eles não tratam com “esta casta.”

Que mais eles estão tentando? Oh, a coisa grande é a música moderna! “Nós temos que ter a certa música e assim eles virão e ser Cristãos.” Isto é bem triste. Realmente eu preciso comentar em isso? Existe uma igreja Southern Baptist que reunem em facilidades alugadas nos Los Angeles. O pastor se veste uma camiseta e senta-se em um banqueta. Antes de ele dar uma conversa pequena, tem uma hora de músia roque. Um de nossos homens foi para checar. Ele estava chocado. Ele disse que o serviço foi escuro e patético; e não spiritual de jeito nenhum. Ele disse que aquelas pessoas não ganham almas, e ele não podia imaginar eles orar por uma hora como nossos jovens fazem cada semana. Uma hora de nada sem oração? Esquece disso! Então, música roque moderna também tem falhado de expulsar “esta casta.”

III. O terceiro ponto é que nós precisamos algo que pode ir abaixo daquele poder maligno, e romper isto, e existe somente uma coisa que pode fazer isto, e isto é o poder de Deus!

Dr. Lloyd-Jones disse, “Nós temos que realizar do que seja grande “esta casta,” o poder de Deus é infinitivamente maior, e do que nós precisamos não é mais sabedoria, mais entendimento, mais apologética, [novas traduções, ou música roque] – não, nós precisamos um poder que pode entrar dentro das almas de homem e quebrar eles e esmagar eles e fazer eles humilde e depois fazer eles novo. E isto é o poder de Deus vivo.” E isto nos leva de volta ao texto,

“Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:28-29).

Oração e jejum. Nada mais pode ajudar nossas igrejas superar “esta casta” de ataque Satânico. Nossas igrejas não estão alcançando jovens hoje. O que nós podemos fazer? “Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum.”

Alguns “acadêmicos”sábios do mundo dizerá, “o melhor manuscrito não diz ‘e jejum.’” Mas o que os “acadêmicos” sabem sobre demônios? O que ele sabem sobre converter pagãos das ruas e das universidades da nossa cidade? O que eles sabem sobre reavivamento – reavivamento como eles estão experienciando agora mesmo na China? Eles sabem nada sobre estas coisas. Eu havia sido um testemunho ocular de reavivamento de despedaçamento de pecado três vezes em minha vida. Eu estou estupefato de pensar que eu tenho estado tão grande privilegiado de pregar em todos os três de aqueles reavivamentos. Istos não foram reuniões evangélicas. Istos foram os tempos quando o poder de Deus entrou dentro das almas dos homens, e quebraram eles, e esmagaram eles, e humilharam eles, e fizeram eles novas criaturas em Cristo Jesus!

Então, nós não vamos seguir os dois antigos manuscritos de Gnóstico copista quem removeu a palavra “jejum.” Nós sabemos que Cristo disse, “e jejum.” Como que nós sabemos disto? Nós sabemos isto por duas razões. Primeiro, os Discípulos haviam obviamente orados quando eles expulsaram os demônios mais cedo. Então algo mais teve que ser adicionado. Algo mais foi preciso – jejum! Somente oração não foi suficiente. Nós também sabemos isto por experiência. Por nós temos feito jejum e nós temos visto com nossos próprios olhos o que Deus pode fazer quando nós colocamos nossos corações em jejum e oração.

Agora eu irei terminar com outra citação desde Dr. Martyn Lloyd-Jones. Que pregador! Que discernimento! Como eu agradeço Deus por ele. Em outra parte ele disse,

Eu desejo saber se isto tem já ocorrido à nós que nós deveriamos estar considerando a questão de jejum? O fato é, não é assim, que este sujeito inteiro parece de ter abandomado desde nossas vidas, e desde do nosso completo pensamento Cristiano?

E isto, provavelmente mais que qualquer coisa, é a razão que nós não havemos sido capazes de superar “esta casta.”

Eu vou convocar por um jejum geral em nossa igreja no próximo Sábado até 5:00 PM. Em este tempo, nós vamos vir aqui na igreja e ter uma refeição simples antes de nós sair para evangelismo. Nós vamos estar de jejum e orando pela conversão de jovens quem haviam estado vindo, mas não são salvos ainda. Nós também vamos estar de jejum e oração por mais jovens à vir para nossa igreja.

Agora eu não devo terminar esta reunião sem umas palavras sobre Jesus. Tudo que nós precisamos está em Ele. O Livro de Hebreus diz,

“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos...Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo” (Hebreus 2:9, 17).

Amém.

Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar de pecador, como o substituto de pecador. No momento que você entrega-se para Jesus, seus pecados são cancelados pela morte Dele na Cruz. No momento que você joga você mesmo ao Salvador, seus pecados é lavado desde o recorde de Deus para sempre através de Sangue precioso de Cristo. Esperamos em nossas orações que você irá confiar o Senhor Jesus Cristo e ser salvo desde pecado através Ele. Amém e Amém. Por favor levantamos e cantamos a última música em sua folha de música.

Eu justamente assim, sem nenhuma culpa,
   Mas que Teu sangue foi derramado por mim,
E que Vós esperaste me vir à Ti,
   O Cordeiro de Deus, Eu venho! Eu venho!
(“Just As I Am” por Charlotte Elliott, 1789-1871).

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Lucas 9:37-45.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Old-Time Power” (por Paul Rader, 1878-1938).


PLANO DE

ESTA CASTA

(SERMÃO NÚMERO 1 SOBRE REAVIVAMENTO)
THIS KIND
(SERMON NUMBER 1 ON REVIVAL)

´por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à parte: Por que o não pudemos nós expulsar? E disse-lhes: Esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum” (Marcos 9:28-29).

(Marcos 9:18)

I.   O primeiro ponto é “esta casta,” Atos 26:18; Efésios 6:12; 2:2.

II.  O segundo ponto é métodos que tem falhado, II Coríntios 2:11.

III. O terceiro ponto é que nós precisamos algo que pode ir abaixo daquele
poder maligno, e romper isto, e existe somente uma coisa que pode
fazer isto, e isto é o poder de Deus! Hebreus 2:9, 17.