Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




QUEBRANDO AS CADEIAS DE SOLIDÃO

BREAKING THE CHAINS OF LONELINESS
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 13 de Julho, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord's Day Morning, July 13, 2014

“Mas ai do que estiver só” (Eclesiastes 4:10).


De acordo com o Dr. Leonard Zunin, um psiquiatra de Los Angeles, a maior problema da humanidade é solidão. Psiquiatra Erich Fromm disse, “A necessidade mais profunda do homem é a necessidade de superar sua separação, de deixar o prisão de seu isolamento.” A Bíblia diz, “Não é bom que o homem esteja só” (Gênesis 2:18). O poeta Inglês John Milton nos fez lembrar que solidão é a primeira coisa o qual Deus disse que não foi bom.

E não existe lugar mais solitário que a grande cidade como Los Angeles. Hebert Prochnow disse, “Uma cidade é uma grande comunidade aonde pessoas estão solitários juntos.” Mãe Teresa, quem viveu nas favelas de Calcutta, India disse, “Solidão é o maior terrível tipo de pobreza.” Se isto é verdade, Americanos são entre os mais esgotados pessoas na terra! Milhões de pessoas em Los Angeles estão sozinhos. Enquanto você? Você já sentiu que ninguém se importa – que realmente ninguém entende, ou simpatiza com você?

Eu acredito estes psiquiatras, Dr. Zunin e Dr. Fromm, estavam certos. Eu acredito que solidão é a mais grande problema que pessoas hoje encaram – especialmente em Los Angeles – e por toda parte de mundo. Muitos de vocês estão amarrados com as correntes de solidão esta manhã! E eu vou tratar com o assunto de solidão em este sermão.

I. Primeiro, pense deste solidão de nossa cultura e nossa nação.

Com todo nosso adiantamento em ciência e tecnologia, nós estamos muito mais solitários hoje que pessoas de generações passadas. Em seu aniversário de sessenta e cinco, o autor de ficção científica H. G. Wells disse, “Eu estou solitário, e nunca tenho encontrado paz.” Este homem velho triste e solitário foi um ateu e um inimigo de Cristianismo.

Tecnologia está bastante atrasado comparando com nossa solidão. Olha televisão, por instância. Colunista Ann Landers disse, “Televisão tem provado que pessoas irão olhar em qualquer coisa ao menos que um a outro.” Pessoas assistem televisão por horas depois de horas, ou joga video games por horas até fim. Nós não mais sentamos e comemos juntos como amigos ou como uma família. Nós temos quase esquecidos como ter uma conversa. Nós estamos tão ocupados assistindo TV ou um iPad que falar com pessoas – em um nível de sentido!

Pessoas colocam fone de ouvido e enchem músicas em seus cérebros. Eles selam eles mesmo dentro de um carro. Uma pessoa por carro. Eles “conectam-se” em computadores – sozinhos.

TV, computadors, carros, fita cassette – toda esta tecnologia – não têm feito nós mais feliz. Isto tem feito nós mais solitários. Albert Einstein disse, “Isto tem tornado aparentemente óbvio que nossa tecnologia tem excedido nossa humanidade.” Video games criam a pior forma de solidão por muitos jovens hoje!

A Bíblia diz, “Mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante” (Eclesiastes 4:10). E eu acredito que isto é uma das razões principais que muitos jovens tornam-se para drogas. Eles estão sozinhos. Outros tornam para gang – aonde eles tentam encontrar companheirismo que eles não sentiram em uma família disfuncional. Outros saem e fazem festa nas noites de Sexta-feira e Sábado – buscando de superar seus solidão. Mas de uma forma isso não funciona. O gang não permanece junto. A festa termina – e você vai para casa – sozinho de novo.

Egoísmo previne pessoas de formar longas relações. A Bíblia diz,

“Que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos...sem afeto natural, irreconciliáveis...traidores...mais amigos dos deleites do que amigos de Deus” (II Timóteo 3:1-4).

Esta passagem de Escritura foi dado como uma profecia de nosso tempo de solidão – e isto explica a razão porque tantas pessoas estã solitários.

“Amantes de si mesmos.” Você não pode estar perto de outros porque você tem um amor supremo somente para você. “Mais amigos dos deleites do que amigos de Deus.” Encara isso! Muitos tem amor próprio de prazer e sem amor de Deus! Você é assim? Você é egoísta de base? Egoísmo é a essencia de pecado – você amando você mesmo, não Deus. Em seu amor-prórpio, você rebela contra Deus. Você empurra Deus fora de seus pensamentos. E você está amaldiçoado pela solidão como um resultado. Você talvez nunca vai conhecer o amor de Deus. Você pode continuar sem um amigo que dura no mundo. A Bíblia diz, “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável” (Provérbios 18:24). Se você não é amigável, você não terá amigos reais. Isto é o triste empenho do perdido e solitário, ateus de nosso tempo.

É por isso que você precisa arranjar suas horas de trabalho para que você não precisa trabalhar durante igreja. Você precisa de Deus! Você precisa mais dos amigos que irá fazer na igreja que qualquer soma de dinheiro que possa ganhar trabalhando nos Domingos.

Nada pode curar seu solidão senão Cristo e a igreja local! Você deve entregar-se para Cristo, e ser lavado desde seu pecado por Sangue Dele! Então você deve vir adentro desta igreja local e fazer amigos duráveis aqui! Porque estar solitário? Vem para casa – para igreja!

A Bíblia diz-nos isto sobre os Cristãos primitivos:

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos [comidas deles] com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:46-47).

É por isso que estar na igreja fazeram eles cheios de “alegria de coração” – e protegeram eles de solidão. Eles estavam na igreja todo tempo que a porta estava aberto. Segue o exêmplo deles! Volte aqui no próximo Domingo! Vem por todo tempo para comunhão completo de nossa igreja! Isto curará sua solidão! Cristo irá quebrar as cadeias de solidão! Vem adentro desta igreja e entregue seu coração para Cristo!

II. Segundamente, pense sobre a solidão de morte.

A Bíblia nos diz que Jacó disse:

“Não descerá meu filho convosco [para Egito]; porquanto o seu irmão é morto, e só ele ficou...” (Gênesis 42:38).

Algum dia seus parentes irão morrer também – e você vai ficar sozinho.

Morte é um coisa terrível – e isto afeta cada um – incluindo você. E morte pode deixar você bem solitário e bastante deprimido. Você talvez pode ser bem vindo ao lugar aonde você diz,

“Vigio, sou como o pardal solitário no telhado” (Salmos 102:7).

Você pode sentir solitário como um pássaro – solitário no telhado – solitário, sem ninguém para relacionar!

Deus enviou um anjo para liberar Pedro quando ele estava preso na cadeia. O anjo disse, “Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias” (Atos 12:7). Isto é o que acontecerá à você quando você vir para Cristo e ser convertido. As cadeias de cativeiro de morte irá cair – e você será livre. Cristo veio

“...para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” (Hebreus 2:14-15).

Como Charles Wesley expressa isso:

Minhas cadeias caira, meu coração estava livre;
Eu me levantei, fui para frente, e segui Ti.
Incrível amor! Como isto pode ser,
Que Vós, meu Deus, poderia morrer por mim?
   (“And Can It Be?” por Charles Wesley, 1707-1788).

As cadeias de solidão de morte irá cair de você quando você verdadeiramente vir para Cristo!

III. Terceiramente, pense sobre a solidão de Inferno.

A Bíblia nos diz de um homem rico quem não foi um Cristão. Ele morreu e foi para Inferno. A Bíblia diz:

“E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão...E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama” (Lucas 16:23-24).

No Inferno ele estava obcecado com o pensamento de ter um pouco de água para refrescar sua boca seca. Mas ele estava sozinho no Inferno. Ele não teve nenhum para ajudar ele. Ele clamou por alguém para vir e trazer ele umas gotas de água.

Agonia deste homem mostra solidão completo de Inferno. Seus amigos, se eles estiver no Inferno também, não conseguirão ajudar você jamais que os amigos anteriores dele poderia ajudar a aliviar sofrimento dele.

Somente Jesus Cristo pode quebrar as cadeias de Inferno desde você! E Ele somente pode fazer isto agora – enquanto você ainda está vivo. Se você espera até depois de você morrer, isto será eternamente tão tarde. Vem para Cristo agora – e você irá cantar,

Senhor, por golpes que feriram Ti,
Desde a temor mortal atormenta Teu servo livre,
Que nós podemos viver e cantar para Ti. Alelúia!
   (“The Strife Is O’er,” traduzido por Francis Pott, 1832-1909).

Morte não conseguiu capturer sua presa – Jesus meu Salvador!
Ele rachou as barras – Jesus meu Senhor!
   (“Christ Arose” por Robert Lowry, 1826-1899).

As cadeias solitárias de Inferno estão quebradas para sempre se você tornar completamente ao Jesus Cristo! Vem para Ele! Saia de pecado! Vem adentro da igreja! As cadeias de solidão no Inferno será quebrado para você por Jesus Cristo, o Filho de Deus!

IV. Então, em quarto lugar, pense de solidão de Cristo.

Cristo estava frequentemente sozinho durante Seu ministério na terra. A Bíblia diz:

“E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali ” (Mateus 14:23).

Grande multidão de pessoas seguiram Jesus, mas Ele frequentemente saia fora para estar sozinho com Deus – longe da multidão. Mas Ele frequentemente disse, “O Pai não me tem deixado só” (João 8:29). Durante Seu ministério na terra, Deus sempre estava perto de Jesus. Mas eles pegaram Ele e bateram Ele, e colocaram a coroa de espinhas na cabeça Dele, e zombaram Ele. Eles arrastaram Ele na montanha e pregaram Ele na cruz. E enquanto Ele estava morrendo em aquela cruz, Deus partiu desde Seu Filho unigênito. E Jesus clamou:

“Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? [Porque você me deixou?]” (Mateus 27:46).

Em este momento terrível Jesus Cristo, o Filho de Deus, estava sozinho na Cruz. Ele estava completamente sozinho. Deus tornou-se desde Seu amado Filho – e Cristo levou todos os nossos pecados em Ele – sozinho em aquele Cruz. Luther foi um grande teólogo, mas ele disse que ele não podia entender inteiramente isto ou explicar isso em termos humanos.

Deus não consegue até olhar sob pecado – então Deus afastou-se enquanto Jesus “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro [na cruz]” (I Pedro 2:24). É por isso que Jesus é o único quem pode quebrar as cadeias de pecado que amarra você em uma condição pecaminoso, solitário, perdido. Cristo pode salvar você desde o castigo de pecado porque Ele levou seus pecados sozinho em aquele Cruz!

Sozinho o Salvador orou em escuro Getsêmani,
Sozinho Ele esvaziou a cálice gélido E sofreu lá por mim.
Sozinho! Sozinho! Ele levou tudo sozinho.
Ele cedeu Ele mesmo para salvar Seu próprio,
Ele sofreu, sangrou, e morreu sozinho, sozinho.
   (“Alone” por Ben H. Price, 1914).

Cristo morreu sozinho na Cruz para salvar você desde a solidão que pecado traz à alma humana. Ele morreu em seu lugar, para pagar por seu pecado. Cristo pode quebrar as cadeias de pecado por que Ele foi para Sua morte na Cruz por você! Torne para Jesus completamente e você irá ser livre desde o sentimento de culpa de pecado!

V. Mas em quinto lugar, pense de solidão de conversão.

Você não irá ser convertido ao Cristo por mim. Eu sou somente um instrumento – um pregador – para apontar você em direção certa – ao Cristo – como o evangelista em Pilgrim’s Progress. Mas você deve encontrar Cristo por você mesmo. Você deve ir para Jesus sozinho. Que figura perfeita que nós temos da solidão de conversão na experiência de salvação de Jacó:

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu” (Gênesis 32:24).

O “homem” quem lutou com Jacó aquela noite foi o preincarnado Cristo, quem veio na escuridão ao Jacó quando ele estava sozinho.

Como alguns de vocês, Jacó ainda não conheceu Cristo pessoalmente. Em aquela hora solitária ele lutou com Cristo por toda noite. E você, também, terá que vir ao Jesus completamente por você mesmo. Você vê, eu não posso converter você. Eu não consigo fazer você virar um Cristão real. Isto está entre você e Cristo somente.

“Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu” (Gênesis 32:24).

Cristo morreu na Cruz para pagar o castigo por seus pecados. Mas você deve “entregar-se” ao Cristo. Você deve submeter ao Cristo. Você deve não escutar ao seu coração orgulhoso e rebelde. Você deve cair aos pés de Cristo como um pecador impotente. Você deve submeter ao Ele, e botar sua fé em Ele completamente. Ele mudará seu coração! Ele rá quebrar as cadeias de pecado! Ele irá lavar seus pecados com Sangue Dele!

Se você gostaria de falar com nós sobre como entregar-se ao Cristo e virar um Ctistão real, por favor deixe seu asento e ande para trás deste lugar agora. Dr. Cagan irá levar você para outro quarto aonde nós podemos convesar. Dr. Chan, por favor ore que alguém pudera crer Cristo esta manhã.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Eclesiastes 4:8-12.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Ten Thousand Angels” (por Ray Overholt, 1959).


PLANO DE

QUEBRANDO AS CADEIAS DE SOLIDÃO

BREAKING THE CHAINS OF LONELINESS

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Mas ai do que estiver só” (Eclesiastes 4:10).

(Gênesis 2:18)

I. Primeiro, a solidão de nossa cultura e nossa nação, Eclesiastes 4:10;
II Timóteo 3:1-4; Provérbios 18:24; Atos 2:46-47.

II. Segundo, a solidão de morte, Gênesis 42:38; Salmos 102:7;
Atos 12:7; Hebreus 2:14-15.

III. Terceiro, a solidão de Inferno, Lucas 16:23-24.

IV. Quarto, a solidão de Cristo, Mateus 14:23; João 8:29; Mateus 27:46; I Pedro 2:24.

V. Quinto, a solidão de conversão, Gênesis 32:24.