Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




OS DIAS DE NOÉ E OS DIAS DE LÓ

(SERMÃO #77 SOBRE O LIVRO DE GÊNESIS)
THE DAYS OF NOAH AND THE DAYS OF LOT
(SERMON #77 ON THE BOOK OF GENESIS)
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 18 de Maio, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, May 18, 2014

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:26-30).


Você deveria observar três coisas sobre este próximo. Primeiro, tome nota de duas grandes ilustrações que Jesus usou – o Dilúvio em dias de Noé, e a chuva de fogo e enxofre que caiu na cidade de Sodoma. Segundo, observe em quatro últimas palavras de versículo 27, “os consumiu a todos.” Agora observe em quatro últimas palavras de versículo 29, “os consumiu a todos.” Agora observe no versículo 30, “Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.” Isto refere-se à Segunda Vinda de Cristo em julgamento que este mundo não acredita.

As pessoas em tempos de Noé não estavam preparados – então eles foram todos destruídos. As pessoas em tempos de Ló não estavam preparados – então eles foram todos destruídos. A refeição e beber e casar-se não estavam errados entre eles, mas isso foi tudo que eles estavam preocupados! Eles não escutaram ao Noé e Ló, e então eles foram tudo destruídos.

Agora nós vamos observar em estes dois grupos de pessoas e ver a razão que eles não estavam preparados por julgamento. Mas primeiro eu devo dizer que a Bíblia ensina que Deus é o Deus de ira de julgamento. Eu sei que isto não é o que as pessoas acreditam hoje. Eles muitas vezes dizem, “Eu não acredito em um Deus de julgamento.” Mas realmente não importa em que eles acreditam. Deus não é justamente um ficção de sua imaginação. Deus existe fora de você. Ele existe mesmo que você acredita em Ele ou não. Então não importa se você “não acredita em um Deus de julgamento.” Visto que a existência de Deus não depende em o que você acredita, o que você pensa não muda nada! Supostamente você diz, “eu não acredito em San Francisco.” Isto fazeria San Francisco desaparecer? Claro que não! Supostamente você diz, “eu não acredito que existe bonde eletrônico em San Francisco.” Isto fazeria todos os bondes eletrônicos desaparecer desde esta cidade? Claro que não! E então é assim com Deus. Se você diz, “eu não acredito em Deus de julgamento,” isto não vai mudar nada. Mesmo que você acredite ou não, Deus existe fora de seu cérebro – e Ele é o Deus de julgamento e ira contra pecado – mesmo que você acredite ou não.

Em fato as pessoas em dias de Noé pensaram justamente como você. Eles tiveram algumas idéias de Deus – mas, como você, eles pensaram que Deus não fosse um Deus de julgamento! E, justamente como você, eles estavam errados – bem errados! E então Deus enviou o Grande Dilúvio, “e os consumiu a todos” (Lucas 17:27).

E isto foi a maneira que aconteceu na cidade de Sodoma também. As pessoas em Sodoma pensaram que Deus nunca iria julgar eles. As pessoas em dias de Noé não pagaram atenção ao pregação dele. Nem as pessoas de Sodoma escutaram aos avisos que Ló deu para eles. Seu próprio genro pensou que ele estava somente “zombando” quando ele avisou eles que o julgamento estava vindo. Mas eles estavam errados. Julgamento caiu “e consumiu a todos” (Lucas 17:29).

Jesus finalizou este aviso em versículo trinta, por dizer,

“Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:30).

Eu acredito que nós estamos vivendo em aquele tempo hoje. Ninguém sabe o dia ou a hora quando o julgamento de Deus irá cair em esta generação pecaminosa. Mas cada sinal parece à indicar que nós estamos agora vivendo bem perto de fim do mundo. E a Bíblia diz, “Prepara-te…para te encontrares com o teu Deus” (Amós 4:12). Dr. Ed Hindson de Liberty University disse,

     Consenso Cristiano que uma vez dominou a cultura Ocidental está agora disperso e está improvável de ser recuperado. Nós estamos já em areia movediça de secularismo, relativismo e misticismo…
     O estágio está agora fixo por últimos sinais de fim do mundo. Mudanças e desenvolvimentos estão acontecendo tão rápido que nós estamos correndo precipitadamente em direção à maior crise que o mundo jamais conheceu. Cada torno de eventos faz-nos lembrar que “o Grande Um” poderia justamente estar bem perto (Ed Hindson, Ph.D., Final Signs, Harvest House Publishers, 1996, pp. 65, 7).

Você está preparado para encontrar Deus? Você está preparado por a vinda de Cristo e o fim do mundo? Os Discípulos perguntaram Jesus, “Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” (Mateus 24:3). Jesus não repreendeu eles. Ao invés Ele deu eles muitos sinais que iria mostrar para aqueles vivendo na terra que o tempo estava perto. Eu estou convencido que nós estamos agora vivendo em aquele tempo – agora. Jesus disse que isto teria um tempo assim como de Noé, antes de julgamento de Grande Dilúvio – e um tempo assim como de Ló, antes que Deus derramou julgamento ardente em eles. Dr. M. R. DeHaan disse,

Não existe excusa por ignorância em relação dos sinais de vinda de Cristo. Com a Bíblia aberta diante de nós, nós podemos ler cinco capítulos inteiro o qual Jesus referiu-se como “os dias de Noé e os dias de Ló” em trinta minutos. Os dias de Noé e Ló tiveram muito em comum. Estes dias foram dias de grande abundância. Jesus disse que eles estavam comendo e bebendo…Isto implica gulodice e embriaguez. Se jamais tivesse um tempo o qual é a repetição de aqueles dias, isso é este tempo presente; por, mais que qualquer tempo desde os dias de Noé e Ló, estes são os dias de “gulodice e embriaguez.”
     A próxima coisa que Jesus mencionou sobre os dias de Noé e Ló foram…o abuso de sexo…Nós precisamos fazer um pouco mais que mencionar incrível paralelo em estes dias modernos. Em uma geração nós havemos visto a institução sagrada de família deteriorar mais que em toda geração de história…imoralidade está se disfarçando, e a medida de divórcio tem dobrado, tripulado e quadrupulado em uma geração…O pecado de imoralidade geral foi a ocasião por julgamento de Deus sobre [Sodoma]…justamente como o ilícito coabitação de filhos de Deus e as filhas de homem foram o último palha nos dias antes do Dilúvio (M. R. DeHaan, M.D., The Days of Noah, Zondervan Publishing House, 1963, pp. 80-82).

Permite-me fazer você lembrar que Jesus disse,

“Como aconteceu nos dias de Noé... Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló... Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:26, 28, 30).

E Cristo profetizou que julgamentos horríveis irão cair em esta geração infiel que nega Cristo. Cristo disse,

“Haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria…” (Mateus 24:21, 22).

A Bíblia fala de Deus derramando em sete taças (ou vasos) o ira sobre o mundo em este tempo de Tribulação. Isto está profetizado no capítulo dezeseis de Apocalipse (desde NASV),

A primeira taça de julgamento irá produzir um dor abominável e maligno sobre homem (v. 2).

A segunda taça de julgamento irá tornar os mares em sangue como aquele de um homem morto (v. 3).

A terceira taça de julgamento irá tornar os rios e fontes de água em sangue (v. 4).

A quarta taça de julgamento irá ser derramado sob o sol, e isto irá queimar homem com fogo, e homem irá ser queimado com calor furioso (vv. 8, 9).

A quinta taça de julgamento irá produzir grande escuridão e pessoas irão morder suas línguas por causa de dor (v. 10).

A sexta taça de julgamento irá ser derramado sob o rio Eufrates, secando isso (v. 12).

A sétima taça de julgamento irá ser derramado e o pior terremoto de todo tempo irá destruir bastante da terra, e grande granizos irá cair sob os habitantes do mundo (vv. 19, 21).

Pessoas irão arrepender-se? Não! Será bem tarde para arrepender-se! “e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva” (Apocalipse 16:21). A Bíblia diz,

“O dia do Senhor virá como o ladrão de noite; Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (II Tessalonicenses 5:2-3).

Somente Cristãos verdadeiros, quem teve experienciado uma conversão real, tem a esperança de ser arrebatado antes de estes eventos horríveis. Mas a maioria de tão-chamados “Cristãos” irão ser deixado atrás. Cristo irá dizer de eles, “Vos não conheço” (Mateus 25:12).

Nós costumávamos a escutar pregação sobre em estes sujeitos bastante vezes. Mas, estranhamente, havia estado um silêncio sobre estes sujeitos em recente anos. Atrás em 1969 Billy Graham disse,

A Bíblia ensina que em volta ao fim do mundo, existirá um tempo de perigo, guerra, destruição, ilegalidade, imoralidade tão grande que Deus terá que intervir…Em Nova Zelândia a sociedade humanista fez piquetes de nossa cruzada, carregando marcas dizendo, “Não deixe que Billy Graham apavore você” (Billy Graham, “The Day to Come,” The Challenge: Sermons from Madison Square Garden, Doubleday and Company, 1969, p. 164).

Pouco antes de ele morrer, um líder evangélico disse para minha família e eu que a pregação de Billy Graham antes era “fascinante.” Sim, mas aonde estão os pregadores assim hoje em dia? Maioria dos pregadores são muito tímidos de avisar peesoas sobre a chegada de julgamento e o fogo de Inferno! Um homem me disse que eu era tão antiguado, um dinossauro, que eu deveria estar dando mensagens suaves curtas como Joel Osteen, ou até enquanto a maioria de nosso conservadores, e até pregadores fundamentalistas. Eu respondi ele por citar II Timóteo 4:2-4,

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (II Timóteo 4:2-4).

Não é de se estranhar que nossas igrejas estão cheios de pessoas perdidas hoje! Os pastores estão bastante com medo para pregar o antigo religião como os antigo pastores fizeram!

Minha tarefa dado por Deus não é de ensinar a Bíblia versículo por versículo. Minha tarefa é de “pregar a Palavra.” Aceite ou não aceite! Eu tenho dado à você o que a Bíblia diz!

“Como aconteceu nos dias de Noé... Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló... Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar” (Lucas 17:26, 28, 30).

Se isto é tão “fascinante” para você, que Deus te ajude! Você irá estar em grande problema quando o julgamento ceder!

Agora, o que você tem que fazer para escapar desde o julgamento de Deus? Você tem que fazer exatamente o que Ló e Noé fizeram!

Deus disse Ló para fugir desde Sodoma. Deus disse, “Escapa-te por tua vida; não olhes para trás…para que não pereças” (Gênesis 19:17). Se você espera para ser salvo, isto é que você tem que fazer também. Saia desde um estilo de vida ímpio. Deus disse, “Saí do meio deles, e apartai-vos…E eu vos receberei” (II Coríntios 6:17). Afaste-se desde aqueles quem não vão para igreja. Saia desde aqueles quem estão vivendo em pecado e quem não pensam de Deus. Isto foi o que Ló teve que fazer, e isto é o que você tem que fazer. Saia de mundo pecaminoso, e entre na igreja cada tempo que a porta está aberta! E faça novo grupo de amigos na igreja!

Mas isto não é tudo! Você também tem que fazer o que Noé fez. Deus disse para Noé,

“Entra tu…na arca” (Gênesis 7:1).

“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra” (Gênesis 6:13).

“Entra tu…na arca” (Gênesis 7:1).

A arca foi um tipo, ou figura, de Cristo. Vem para Cristo. Cristo disse, “Vinde a mim” (Mateus 11:28). Noé veio por todo caminho – e ele foi salvo desde o julgamento. Você deve vir por todo caminho – para Cristo. Cristo irá lavar você desde todo pecado com Seu Sangue, que Ele derramou na Cruz. Venha todo caminho para Cristo por fé! Ele ressucitou desde a morte. Ele dará você vida eterna – e salvar você desde a irá que vai vir.

Deixe pecado atrás, como Ló fez! Vem para dentro de Cristo, como Noé fez. E tomara que Deus desperte você e atraia você para fazer assim!

Se você gostaria de falar com nós sobre isso, por favor deixe seu asento e ande para trás de este auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos conversar. Dr. Chan, por favor ore que alguém confiará Jesus esta manhã! Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Pedro 2:4-9.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“In Times Like These” (por Ruth Caye Jones, 1902-1972).