Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




TUDO QUE EU PRECISO É JESUS

ALL I NEED IS JESUS
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Sábado à noite, 3 de Maio, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Saturday Evening, May 3, 2014

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30, 31).


Nosso texto vem de primeiro capítulo de I Coríntios, a passagem que Mr. Prudhomme leu uns minutos atrás. O Apóstolo disse para eles que não muitos sábios do mundo, nem bastante homem poderoso (influencial), nem muitos homens nobres (grandes) são salvos. Ele não pensam que eles precisam de Deus. Eles estão somente interessados com coisas de este mundo. Eles não estão dispostos a sofrer perda de nada, nem dispostos a negar eles mesmo e carregar a cruz para seguir Cristo.

O Apóstolo fez lembrar os residentes de Corinto que eles não haviam muitos ricos ou pessoas famosas na igreja deles. Mas igreja deles foi feito de pessoas quem Deus teve escolhido, aqueles que o mundo não crente chamam de bobos, e fracos, e desprezados, não merecidos de até ser notados. Deus escolheu pessoas como eles para “trazer ao fracasso” o sábio grande e mundano. E isto é exatamente o que aconteceu. O mundo tratou estes Cristãos como completamente não importantes. Mas eles estavam errados. Aqueles insignificantes pequenos Cristãos estariam espalhados por toda parte de Império Romano, e depois por toda parte de mundo. Deus escolheu os Cristãos inferiores para trazer à nada o grande Império pagão Romano. Isto parace a mim que Deus está fazendo isto de novo hoje na China Comunista. Enquanto um de nossos hinos expressa isto, “Fé é a vitória, que vence o mundo.” Quando a América que nós conhecemos sumir, ainda vai existir Cristãos aqui.

Fé é a vitória, Fé é a vitória!
Oh, vitória gloriosa que venceu o mundo.
   (“Faith is the Victory” por John H. Yates, 1837-1900).

Deus escolheu pessoas fracas e inferiores como nós para que nenhum homem se vanglorie, “Para que nenhuma carne se glorie perante ele” (I Coríntios 1:29). Dr. J. Vernon McGee disse que muitos evangélicos “dão ênfase à pessoa prominente quem [teve feito uma profissão de fé] – os artistas, os líderes em indústria, e os prominentes no governo. Mas Deus usa pessoas normais. Ele está chamando pessoas simples como você e eu” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1983, volume V, p. 12).

Você já observou que nós não enfatizamos em evangelizar o rico e famoso? Você já pensou porque a razão? Bem, esta seção da Bíblia nos diz porque,

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele” (I Coríntios 1:26-29).

Você vê, nós havemos aprendidos por muitos anos de experiência que nós não conseguimos fazer o rico e famoso para vir à igreja e escutar o Evangelho, e ser salvo. Nossa igreja cresce porque nós evangelizamos jovens na universidade ou colegial. O mundo pensa que jovens são tolos e fracos. Mas Deus chama alguns deles, aonde Ele passa próximo aos ricos e famosos! Ele sabe que muitos poucos deles irá escutar e virar discípulos de Cristo! Eles são tão próprio-satisfeitos, e tão materialistas para virar Cristãos reais. Então Deus passa por eles. Ele não chama eles com chamada efetuosa. Ele quase exclusivamente chama jovens. E alguns de vocês são atraídos para Cristo e salvo por Ele. Nosso texto explica que privilégio é de ser chamado por Deus, e salvo através de Seu Filho Jesus!

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30, 31).

Nós podemos tirar no mínimo três lições desde este texto.

I. Primeiro, o privilégio de ser atraíido ao Cristo Jesus.

O texto diz, “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo…” (I Coríntios 1:30). “Sois dele” – isto é, “de Deus.” Isto pode ser traduzido, “Mas pelo Seu ato você está em Cristo Jesus.” Isto claramente mostra que Deus é a Pessoa quem atrai a alma perdida em união com Cristo. Deus disse através de profeta Oséias, “Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor” (Oséias 11:4). E Jesus disse, “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (João 6:44). “Decisionismo” moderno ensina que pessoas podem vir para Cristo em qualquer tempo devido ao sentimento deles! Mas a Bíblia ensina que somente Deus pode atrair pecador perdido em união com Cristo. “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus.” Mas pelo ato Dele você está em Cristo Jesus.” Spurgeon explicou isto por dizer, “Através de Deus nós estamos em Cristo Jesus.”

Isto mostra como totalmente ridículo isto é de pensar que você pode aprender como aproximar ao Cristo. Deus deve trazer você para Cristo. Deus sozinho “nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus” (Efésios 2:6). Isto fazerá você bem de pensar de esta grande verdade se você já é salvo. Você não se converteu propriamente. Deus converteu você. Você não calculou de como aproximar ao Cristo e estar “em Ele.” Não! Não! “Por causa dele você está em Cristo Jesus.” Através do poder de atração de Deus você é um membro do corpo de Cristo, e unido com Jesus. Fazerá bem para você de lembrar como foi de estar perdido. Fazerá bem para você de lembrar como você sofria e todavia não conseguia vir para Cristo. Fazerá cada Cristão real bem de lembrar como você falhava, e falhava, e falhava de novo, até em fim, através de Deus, você foi atraído ao Cristo Jesus! É por isso que Cristãos reais cantam com admiração,

Maravilhosa graça, quão doce o som
Que salvou um coitado como eu
Eu estava perdido, mas agora estou achado
Estava cego, mas agora vejo.
   (“Amazing Grace” por John Newton, 1725-1807).

Oh! É uma coisa maravilhosa que Deus, em Sua graça, tem trazido você em união com Cristo Jesus!

Mas eu devo perguntar alguém de vocês, “Você está em Cristo Jesus?” Poderia os Apóstolos dizer para você, “Por causa de Deus você está em Cristo Jesus?”

Jesus Cristo está pronto para receber você se você verdadeiramente deseja chegar ao Ele. Mas você não pode dizer por quanto tempo a porta vai estar aberto. O patriarca Noé veio para dentro da arca e foi salvo. A arca é um tipo de Cristo. Você já foi curioso de saber porque ninguém senão a familia de Noé entrou na arca? Enquanto eu estava escrevendo este sermão eu tentei pensar de várias razões. Talvez você pode pensar de outros, mas eu podia somente pensar de três razões.

1. Primeiro, eles não pensaram que julgamento iria cair em eles – eles não estavam convencidos de seus pecados.

2. Segundo, eles não acreditaram o que Noé pregou. Ele foi um “pregoeiro da justiça” (II Pedro 2:5). Mas eles não acreditaram pregação dele.

3. Terceiro, eles estavam tão orgulhosos à humilhar eles mesmo e depender na arca para salvar eles.


Eu penso que um ou mais de estas três coisas mantêm alguns de vocês de vir ao Cristo. Eu irei repetir de estas três coisas. Tente de pensar o qual deles (ou mais) mantém você de vir ao Jesus.

1. Primeiro, você não pensa que julgamento cairá em você – você não está convencido de seu pecado.

2. Segundo, você não acredita o que é pregado.

3. Terceiro, você é tão orgulhose de humilhar você mesmo e depender em Cristo para salvar você.


Isto é sua condição hoje a noite? Nós temos que dizer com o grande evangelista George Whitefield (1714-1770), “Pessoas nunca irão aceitar [Cristo], e nós não conseguiremos dar eles comforto, até que eles estiver cheios de pecado, e estar dispostos à aceitar Jesus” (George Whitefield, “The Duty of a Gospel Minister”).

Isto parece ser contraditório para você? Você não vai conseguir chegar ao Jesus em sua própria vontade – e todavia você deve chegar ao Ele ou perecer. Os antigo pregadores chamaram isto de “o tornilho de Evangelo.” Você é apertado como um tornilho. Um lado de tornilho diz para você que você deve chegar ao Jesus. O outro lado de tornilho diz para você que você não consegue chegar ao Ele em sua própria vontade. Então o que você pode fazer? Bom, você pode sair de esta igreja e continuar em sua própria maneira, dizendo que é tão difícil. Ou você pode fazer o que as pessoas em dias de Noé nunca fizeram,

“Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:9-10).

Dr. Martyn Lloyd-Jones disse,

Nós havemos sido tão anciosos de apressar pessoas em algum tipo de “decisão.” Isto acontece quando você tem sofrido um grande sofrimento que você aprecia mais o alívio. O homem quem tem sido curado na entrada de morte é a pessoa mais agradecido por sua cura. O pecador quem teve um vislumbre de inferno é a pessoa mais apreciado de glória de céu (Martyn Lloyd-Jones, M.D., The Assurance of Our Salvation, Crossway Books, 2000, p. 305).

Somente Cristo pode salvar você. Você tem me escutado dizer isto muitas vezes. Mas você não irá acreditar isto até que você sentir propriamente. Deus sabe que

Um homem convencido contra sua vontade
É de mesma opinião ainda.

Então, para convencer você, Deus deve trazer você ao ponto de desespero. Você deve ser encaminhado de sentir uma necessidade desesperado por Cristo. Você deve ser encaminhado de sentir que você não tem esperança em você mesmo. Você deve ser direcionado à pensar, “eu não posso continuar de esta maneira! Eu devo ter meus pecados perdoados por Jesus!” Dr. Lloyd-Jones disse, “Ninguém chega ao Cristo até o ponto de desespero tem sido alcançado” (Martyn Lloyd-Jones, M.D., God’s Way Not Ours, The Banner of Truth Trust, 2003, p. 71). Deus deve despertar você de sua necessidade, e Deus deve atrair você ao Jesus para alívio. Você não pode fazer estar coisas propriamente. Muitas pessoas nunca experienciam estas coisas. Eles nunca são encaminhados de suas condições de desespero, e nunca são atraídos para Jesus. É por isso que eu digo que é um privilégio de ser atraído ao Cristo, de estar “em Cristo Jesus.” A Bíblia diz, “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos” (Mateus 22:14).

II. Segundo, as provisões foram feitos disponível para aqueles quem estão em Cristo Jesus.

Eu tenho talvez gastado muito tempo sobre o privilégio de ser atraído ao Cristo. Mas isto é extremamente importante. Você não consegue receber as provisões de Cristo senão você é atraído ao Cristo. Estas provisões são unicamente fornecidos para aqueles quem pertencem ao Cristo, quem “estão em Cristo Jesus.” O texto diz,

“Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção” (I Coríntios 1:30).

Sabedoria, justiça, santificação, e redenção – estes são as quatro coisas que este texto promete para aqueles quem “estão em Cristo Jesus.” Primeiro, nós somos prometidos de “sabedoria.” Logo depois que eu fui salvo, eu lembro de pensar que eu tive ninguém para me suportar ou ajudar. Meus pais estavam divorciados, e eu não tive nenhum fonte de renda. Eu lembro de pensar que eu não deveria cometer nenhum erro. Até um erro poderia deter me de virar um missionário. Então eu especificamente perguntei Deus para dar me sabedoria. E Ele me deu sabedoria! Eu estava constantemente com medo que meus pés iriam escorregar se Próprio Cristo não me segurasse. E Ele me segurou! E Ele me deu sabedoria! Uma mulher idosa que me conhecia desde quando eu estava na faculdade disse para mim recentemente, “Você sempre foi um rapaz sério.” Foi Jesus quem me fez sério. Foi Jesus quem me deu sabedoria. A Bíblia diz, “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento” (Provérbio 1:7).

Segundo, nós somos prometidos de “justiça.” Cristo Próprio é “para nós foi feito…justiça.” Nós somos vestidos em justiça de outro – até Jesus Próprio! Como o hino antigo expressa isto, “Vestidos em Sua justiça unicamente, Perfeitos de estar antes do trono” (“The Solid Rock”). Muitas vezes o Diabo tem vindo à mim e disse, “Como você pode pregar isto ou aquilo? Como você pode tomas este posto ou aquilo?” Oh, como dolce tem sido aquelas palavras em Efésios, capítulo um, em aqueles tempos! Isso diz, “Nos fez agradáveis a si no Amado, em quem temos a redenção pelo seu sangue” (Efésios 1:6, 7). O “Amado” é Jesus. Eu sou aceitado em Jesus. Minha justiça veio Dele! “Vestidos em Sua justiça unicamente, Perfeitos de estar antes do trono.” Quando o Diabo me disse que eu não era bom suficiente de pregar, como um jovem, eu podia dizer estas palavras, “fez [me] agradáveis a si no Amado” (Efésios 1:6). Que benção! Que comforto quando o Diabo se enfurece. É dessa maneira que os santos no período de Tribulação venceram Satanás! “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro” (Apocalipse 12:11). O grande missionário Conte Nicolaus Zinzendorf disse,

Corajoso eu devo estar em aquele grande dia,
Por quem deveria minha carga situar?
Enquanto através de vossa sangue absorvido eu estou
Desde a tremenda maldição e vexame de pecado.
   (“Jesus, Thy Blood and Righteousness” por Count Nicolaus Zinzendorf,
      1700-1760; traduzido por John Wesley, 1703-1791).

Então, também, Cristo Jesus é feito para nós santificação. O Espírito Santo santifica nós porque nós somos unidos ao Cristo. Se qualquer um está em Cristo, ele não é uma criatura antiga com poucas mudanças cosméticas. Não! Não! “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). A natureza antiga não é enviado para hospital à ser curado. É enviado para cruz à ser crucificado. Não é transformado e melhorado, mas amaldiçoado para morrer e ser enterrado. Estranhamente, pessoas pensam que eles podem vir para Cristo por perdão e justificação; e vir para Moisés quando eles querem ser santo! Não vai funcionar assim! Você torna mais santo na mesma maneira que você foi salvo – você torna mais santo por confiar Cristo por isto. Cristo na Cruz foi a origem de sua salvação. Agora Cristo na Cruz é a origem de seu crescimento em graça! Jesus salva nos desde nossos pecados, e é feito por Deus à nós “santificação.” Lembre de estas grandes palavras,

Quando através de águas profundas eu chamo ti para ir,
Os rios de tristeza não deverá inundar;
Por eu estarei com ti vosso teste à benção,
E santifico à ti vosso mais profundo agonia
(“How Firm a Foundation” por George Keith, 1638-1716).

Agora, o último item fornecido para nós em Cristo é “redenção.” Mas alguém diz, “Isto não deveria ser a primeira provisão dado para nós?” Sim, mas isto é também o último. Se você é um Cristão, você é de certa forma livre desde pecado, mas você não é ainda completamente redimido pelo poder Dele. Até quando você morrer, você não irá ter recebido redenção completo. Você está “esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo” (Romanos 8:23). Nossa redenção em Cristo será só completamente realizado quando Jesus vir para nós nas nuvens!

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (II Tessalonicenses 4:16-17).

Até meu corpo velho gastado deverá ser feito como ressucitado Próprio Salvador. Nós devemos ressucitar desde a morte em redenção eterna – e viver em alegria eterno para sempre, porque nós estamos em Cristo Jesus, o começo e o fim de nossa salvação. Mas eu devo apressar ao último ponto.

III. Terceiro, o louvor que nós devemos dar ao Cristo Jesus por salvar-nos e fornecer para nós.

Eu posso somente tocar em este ponto.

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30, 31).

Você vê, irmãos e irmãs, nossa existência como Cristãos depende completamente em Cristo Jesus. Aqueles quem verdadeiramente conhece Cristo irá querer à glorificar em Ele – irá querer à vangloriar de Cristo e o que Ele tem feito por eles.

Eu odeio escutar sobre tão-chamado “testemunhos” quando as pessoas falam e falam sobre eles mesmo, que tipo de pecadores eles foram, entrando em detalhers dizendo sobre seus imundices, suas rebeliões, e seus perversão. Eles normalmente terminam por dizer – “e então eu confiei Jesus.” Eles põe Jesus como se fosse depois de pensamento. Eles se glorificaram eles mesmo por cinco minutos, vangloriando-se sobre sua própria vida – mas eles tiveram somente um segundo ou dois para dar glória ao Cristo! Estes testemunhos me fazem aboecer! E eu penso que eles fazem Deus aboecer!

“Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:31).

Você deve ter bastante que dizer quando você dá um testemunho de seu Salvador glorioso! Você deve conseguir de dizer de sabedoria, justiça, santificação, e redenção que você tem em Cristo Jesus! Você deve conseguir de falar e falar sobre as glórias de seu Salvador e Senhor.

Agora umas poucas palavras para vocês quem não são salvos. Você irá vir ao Jesus e receber estas benções? Jesus irá salvar você no momento que você confia Ele. Seu Sangue irá limpar você de todo pecado. Você irá vir ao Ele? Ou você irá continuar à negar Ele e continuar em pobreza espiritual até que você estar surpreso por cair de repente adentro do poço de Inferno? Qual é sua resposta?

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Pastor: I Coríntios 1:26-31.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“All I Need” (autor desconocido).


PLANO DE

TUDO QUE EU PRECISO É JESUS

ALL I NEED IS JESUS

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor” (I Coríntios 1:30, 31).

(I Coríntios 1:26-29)

I.    Primeiro, o privilégio de ser atraíido ao Cristo Jesus, Oséias 11:4;
João 6:44; Efésios 2:6; II Pedro 2:5; Tiago 4:9-10; Mateus 22:14.

II.  Segundo, as provisões foram feitos disponível para aqueles quem
estão em Cristo Jesus, Provérbios 1:7; Efésios 1:6, 7;
Apocalipse 12:11; II Coríntios 5:17; Romanos 8:23;
I Tessalonicenses 4:16-17.

III.  Terceiro, o louvor que nós devemos dar ao Cristo Jesus por salvar-nos
e fornecer para nós, I Coríntios 1:31.