Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




NOÉ REAL E JULGAMENTO REAL!

THE REAL NOAH AND THE REAL JUDGMENT!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 27 de Abril, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, April 27, 2014


Desde o momento de minha conversão, eu tenho conhecido que a história de Noé e o Dilúvio é verdade. Eu havia sido ensinado desde cedo em infância para acreditar na evolução de Darwin. Eu estava bem doente na maioria de tempo antes que nós fomos para Arizona em 1949. Eu estava na cama a metade de tempo com dores no ouvido, tosses e outras doenças. Sem dúvida eles estavam desencadeados pelo pólen aéreo e fumaça na área de Los Angeles. Eu tive que passar muitos dias na cama sem fazer nada. Nós até não tivemos TV tempos atrás em 1940. Então minha mãe lia para mim por horas. Um dos temas que ela continuou voltar em leitura dela foi evolução. Ela lia em voz alta sobre a viagem de Darwin para Ilhas de Galápagos, e até algumas partes simplificados de “Descent of Man” de Darwin.

Quando eu estava um pouco melhor, eu implorei ela para me levar ao Museu de História Natural em Exposition Park, na Universidade de Southern California (USC) – perto de downtown Los Angeles.

Enquanto eu andava pelas exibições de este museu, eu estava muito mais convencido da teoria de evolução. Eu acreditei em isto com todo meu coração. Depois, quando eu escutei um pregador dizer que evolução foi um trote, eu pensei que ele era um bobo. Mas, depois, em 28 de Setembro, 1961, na Biola University, eu escutei outro pregador falar desde o terceiro capítulo de II Pedro. Ele citou o terceiro versículo o qual diz, “Nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.” Ele disse que estes escarnecedores foram “ignorantes voluntariamente” de criação do homem, e de grande Dilúvio que destruiu quase tudo de raça humana em dias de Noé.

De repente aconteceu como se fosse um um véu foi levantado e eu vi a verdade! Em aquele momento eu soube, além de qualquer dúvida, que eu tive acreditado em uma mentira! Deus havia cegado as mentes dos evolucionistas e uniformistas. Quando minha mãe foi convertida ela também teve a mesma experiência. Ela disse, “Roberto, eu não sei porque nós sempre acreditávamos tanta loucura!” O Apóstolo Paulo disse, em outro contexto, “Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira” (II Tessalonicenses 2:11). E no momento da minha conversão eu realizei que a teoria da evolução de Darwin, e a negação de Grande Dilúvio, foram nada mais que ficção científica. Então eu vi que as escrituras de Darwin e Lyell e Huxley não foram mais real e verdade que histórias de ficção científica de Jules Verne, H.G. Wells ou Isaac Asimov. Darwin não teve nenhum treinamento científico. Ele adquiriu licenciatura em teologia, mas ele não estudou nem um curso de ciência na universidade! Todavia pessoas agaicham diante ele como um grande cientista ao este dia! Desde que eu fui convertido em 1961 eu tenho sido convencido da verdade absoluta da história da Bíblia de criação de homem, e a realidade histórica de Dilúvio no tempo de patriarca Noé.

Quando eu fiquei sabendo que Hollywood teve lançado um filme sobre Noé e Dilúvio, eu fui para assistir. Eu raramente assisto filmes de Hollywood agora. Os filmes são sadista, pervertido, violento e trançado. Nenhuma pessoa deveria deixar suas mentes à ser poluído pelo lixo que saem de Hollywood. Mas eu senti que eu tive que ver o filme de Noé para conseguir à dizer para você pelo primeiro como isto muda a história da Bíblia sobre Noé e o Dilúvio em um mentira Satânica.

De acordo com Aaron Klein em World Net Daily, o produtor de filme “Noé” é um ateu. O filme descreve evolução de Darwin. O filme também tem elementos de mágica negra e o oculto. Matusalém é atuado com o um mago. Noé é atuado como um maníaco de assassinato quem quer destruir o último vestígio da raça humana. Dr. Ken Ham disse que a mensagem do filme é sobre “ambientalismo – que animais foram mais importantes de ser salvos que humanos.” Dr. Rober L. Summer disse, “Se você desejava aprender sobre Noé, aonde você iria? Porquê, claro, para a Palavra de Deus aonde ele – e seu ministério – estão descrevidos em algum detalhe, cobrindo quase a metade de primeiro nove capítulos de Bíblia. Isto é um maravilhoso…história de poder de Deus, ainda corretamente descreve um Deus quem odeia pecado e está disposto à mandar julgamento sob pecadores quem rejeitam Sua graça” (Dr. Robert L. Sumner, The Biblical Evangelist, May-July 2014, p. 8).

Uns poucos momentos atrás, Mr. Prudhomme leu os primeiro 14 versículos de Gênesis, capítulo seis, em relação Noé e o Dilúvio. Agora vamos comigo para o Livro de Hebreus, capítulo 11, versículo 7. Por favor levante-se enquanto eu leio

.

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7).

Vocês podem sentar-se. Eu vou tirar três pontos de importância desde este texto.

I. Primeiro, fé de Noé.

O texto diz, “Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca...” (Hebreus 11:7).

Como Deus avisou Noé da vinda de Dilúvio? Em Gênesis 6:13 nós somos simplesmente contados,

“Disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face…”

Eu penso que Noé tive uma idéia que julgamento iria vir em várias maneiras. Primeiro, bisavô de Noé, Enoque, teve pregado sobre a vinda de julgamento. Enoque pregou que Deus iria “fazer juízo contra todos” (Judas 15). Nós olhamos atrás e realizamos que a realização final de profecia de Enoque irá ocorrer na Segunda Vinda de Cristo. Mas Noé iria ter entendido isto como uma aplicação em seu próprio tempo, enquanto foi assim, por o julgamento de Dilúvio é realmente um tipo de julgamento à vir. Noé soube desde a audiência do que Enoque pregou que Deus iria julgar a humanidade. Segundo, bisavô de Noé havia nomeado seu filho Matusalém. Arthur W. Pink disse que o nome de Matusalém significou, “Quando ele estiver morto o julgamento deverá vir” (Gleanings in Genesis). Isto foi a tradução do nome de Matusalém concedido por Thomas Newberry (1811-1901) em seu Interlinear Englishman’s Bible [Bíblia Interlinear de Britânico] (1883, Hodder and Stoughton). Newberry foi tão admirado pelo acadêmico F. F. Bruce. Newberry seguiu a tradução de Samuel Bochart (1599-1667) e Henry Ainsworth (1571-1622) em seu Annotations on the Pentateuch [Anotação sobre Pentateuco]. Dr. J. Vernon McGee (1904-1988) disse, “Matusalém significou: ‘Quando ele estiver morto, o julgamento deverá vir.’ O que deverá vir? O Dilúvio…o ano que Matusalém morreu é o ano que o Dilúvio veio. ‘Quando ele estiver morto, o julgamento deverá vir’ – isto é o significado de seu nome” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Volume I, Thomas Nelson Publishers, 1981, p. 34).

Então, Noé teve escutado sobre a pregação de Enoque sobre a vinda de julgamento – e ele soube que o nome de Matusalém significou que o julgamento iria vir logo depois de aquela morte de patriarca. O Dilúvio veio logo da morte de Matusalém, no mesmo ano.

Fé do Noé veio através da pregação de este homem idoso. Pregação é a maneira principal que Deus fala para nós hoje. O Apóstolo Paulo disse,

“A fé é pelo ouvir” (Romanos 10:17), e,

“Como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10:14).

Então, também, Noé viu o pecado horrível do mundo em seu dia. A Bíblia diz,

“Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gênesis 6:5).

“Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra” (Gênesis 6:13).

Tem mais uma maneira que Deus engendrou a fé de Noé. Em Gênesis 6:3 nós fomos contados sobre o Espírito Santo. Isto fala de Espírito de Deus aspirando com o homem. Qualquer que seja isto significa, isto mostra-nos que o Espírito Santo estava operando em aqueles dias. Deus usou a pregação de Enoque e Matusalém. Ele usou a observação própria de Noé sobre um mundo caído em pecado. E Ele enviou o Espírito Santo para falar ao coração de Noé e iluminar ele.

Atrás em 1965 aconteceu por acaso de eu ouvir uma música por Barry McGuire no rádio em meu carro. Estava falando sobre os horrores da Guerra de Vietnã e a ameaça de guerra nuclear, e muitas outras coisas terríveis que estavam acontencendo.

E você me diz repetidamente, meu amigo,
Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.

Eu sei que isto é uma música de rock, e nós não deveríamos escutar ao rock and roll. Mas eu fui um Southern Baptist e não sabia em este tempo. Eu perguntei Mr. Griffith para cantar isto porqur as palavras atingiram meu coração como uma flecha. Eu tive estado escutando ao Dr. M. R. Dehaan pregar profecia de Bíblia no rádio, falando sobre a Segunda Vinda de Cristo e o fim do mundo. E então eu escutei essa música – e isto me apavorou! Essa música é imundo, e arenoso – e me apavorou! Eu lembro exatamente aonde eu estava quando eu escutei isto. Eu parei o carro na curva e comecei a chorar! Aqui está! Cante a música, Mr. Griffith!

O mundo oriental está explodindo, violência chamejado, balas carregando,
Você é velho suficiente para matar mas não para votar,
Você não acredita na guerra, mas o que é esta arma que você está levando,
E até o Rio Jordão tem corpos flutuando,
Mas você me diz repetidamente, meu amigo,
Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.

Você não entende do que estou tentado a dizer?
Você não consegue ver o medo que eu estou sentindo hoje?
Se o botão é apertado, não vai ter lugar para correr,
Não vai ter ninguém para salvar com o mundo inteiro em túmulo.
Pega uma olhada ao redor de ti, menino, está atado para ti amedrontar, menino,
Mas você me diz repetidamente, meu amigo,
Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.

Sim, meu sangue está tão furioso, sente-se como coagulando,
Eu estou sentado aqui justamente contemplando,
Eu não consigo distorcer a verdade, que não conhece regulação,
Um punhado de Senadores não passam legislação,
E marcham sozinho que não conseguem trazer integração,
Quando respeito humano está desintegrando,
Este mundo louco inteiro está justamente tão frustrante,
E você me diz repetidamente, meu amigo,
Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.

Pense de todo ódio que existe na China Vermelha.,
Depois dá uma olhada ao redor de Selma, Alabama,
Você pode deixar aqui por quatro dias no espaço
Mas quando você retorna é o mesmo lugar velho,
As batidas de tambor, o orgulho e disgraça,
Você pode enterrar sua morte mas não deixe pegadas,
Odeie o seu vizinho próximo, mas não esquece de dizer graça,
E você me diz repetidamente, meu amigo,
Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição,
Não, não, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.
      (“Eve of Destruction” por P. F. Sloan, 1965; cantado por Barry McGuire).

“E você me diz repetidamente, meu amigo, Ah, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição, Não, não, você não acredita que nós estamos na véspera de destruição.”

Eu penso que isto foi exatamente a maneira que Noé sentiu. Ele soube que julgamento e destruição estavam chegando – justamente como eu soube isto atrás no verão de 1965. “Mas,” você diz, “isto foi quarenta e nove anos atrás!” Oh sim, e nós havemos estado na véspera de destruição por mais de 49 anos! O mundo em dias de Noé estava na véspera de destruição por 120 anos (Gênesis 6:3). Eu estou convencido de isto esta manhã – e até mais então – que eu estava em 1965! Eu tinha 24 anos de idade. Eu parei meu carro na curva e comecei a chorar! Nós estamos na véspera de destruição. Noé soube isto – e eu soube isto. E eu sei isto agora mais que nunca! O redemoinho da destruição engoliu milhares de nossos jovens adentro de horrores de Vietnã. Presidente Nixon foi engolido abaixo de este turbilhão, enquanto milhares de jovens, engoliram-se por drogas, pornografia e aborto por exigência. Nosso mundo tem sido balanceando-se na beira de destruição desde então. Eu soube isto em 1965, e eu sei isto agora!

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7).

II. Segundo, pregação de Noé.

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo…” (Hebreus 11:7).

“Condenou o mundo.” Eu escuto pessoas dizer, “Não seja tão duro! Não julgue nós! Não condene nós!” Eu estou certo que Noé escutou isto também! Mas ele não escutou ao eles! “Condenou o mundo”! “Condenou o mundo”! “Condenou o mundo”! Nós precisamos este tipo de pregação hoje – pregação que condena pecado! Billy Graham foi um grande pregador em passado nos 1950 e 60. Um líder evangélico me disse que pregação dele estava “fascinante” em aqueles dias. Eu penso que nós precisamos pregação fascinante hoje. Nós temos conseguido bastante “professores” de Bíblia e bastante “expositores.” Noé foi um pregador fascinante! A Bíblia chama Noé de “pregador de justiça” (II Pedro 2:5). Escute ao Billy Graham pregando em Nova York na Madison Square Garden nos 1960. Ele estava pregando sobre os dias de Noé, como pessoas estava vivendo antes do Grande Dilúvio,

Isto foi um período de gulodice. Jesus disse que eles estavam comendo e bebendo. Eles estavam interessados em coisas material. Eles tiveram muito pouco apetite por Deus ou por coisas espirituais. Apetite deles foram de encher estômago deles, satisfazer seus desejos sexuais…nós em Améria e em Europa…temos tornado gigante gulosos. Nossos cachorros estão comendo melhor que milhões de pessoas em outra partes do mundo…Isto aconteceu em dias de Noé
     Também existiu um ênfase anormal em sexo. Jesus disse que eles estavam casando e deixar de casar. Eles haviam tornado vil, decadente, e sexualmente degenerados…Jesus disse isto aconteceu uma vez na história e o dilúvio veio. Isto [está] acontecendo de novo na história e julgamento irá vir.
     Noé acreditou em Deus no meio de uma geração deformado e perverso, e ele desafiou de estar sozinho…Noé permaneceu sozinho e Deus chegou ao ele um dia e disse, ‘Noé eu vou destruir a raça humana com um dilúvio’…e a Bíblia diz que Noé acreditou Deus…A Bíblia diz que pela fé Noé, sendo avisado por Deus das coisas não vistas ainda, moveu-se com temor (observe o que moveu ele, temor), preparou a arca. Agora, se entre toda geração teve direito de ser movido por temor e endireitar com Deus, é a nossa geração. As notícias principais [jornal] estão gritando isto para nós. Eles estão pregando isto para nós todo dia…Noé estava pregando, avisando as pessoas, ‘arrepende-se, julgamento está vindo, acredite-se.’ Mas eles deram risada e zombaram e não acreditaram (Billy Graham, The Challenge: Sermons from Madison Square Garden, Doubleday and Company, Inc., 1969, pp. 162-168).

Noé “condenou o mundo” por sua pregação dele contra pecado. Eu desejo que nós tivéssemos mais pregadores como ele agora! Outro dia Dr. Cagan me disse que, se não foi conhecido que ele era, Billy Graham não seria permitido de pregar assim na maioria de nossas igrejas evangélicas em Améria hoje. Nós havemos escorragados bem longe para o mundo. Nossas igrejas estão cheio de membros perdidos. Dr. Cagan disse que eles não iriam suportar com jovem Billy Graham hoje. Eu até não penso que ele poderia pregar assim na maioria de igrejas fundamentais agora! Isto é a maneira que foi em dias de Noé. Ele foi “um pregador de justiça” (II Pedro 2:5) – mas nenhum se arrependeu. Nenhum afastou-se desde pecado e entrou na arca de salvação. Somente seus filhos e suas esposas, e sua própria esposa escutou ao pregação dele e foram salvas. Ele preparou a arca “para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo” (Hebreus 11:7). Você irá escutar ao meu pregação? Você irá afastar-se desde a maldade e pecado de esta cidade? Você irá se arrepender e vir para Cristo – e estar aqui na igreja todo Domingo? Ou você irá perecer em dilúvio que é julgamento prometido de Deus? Existe uma coisa boa em este filme novo. Não vá assistir porque a maioria do filme é lixo. Mas tem uma coisa boa. O filme mostra que a história de Noé não é uma história de criança! De jeito nenhum. Isto é uma história sobre Deus julgando o mundo pecaminoso!

III. Terceiro, geração de Noé, “mundo” dele.

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo…” (Hebreus 11:7).

O “mundo” refere-se às pessoas que estavam vivendo na terra antes do Dilúvio. O “mundo” de dias de Noé foi referido para Cristo como um ilustração, um retrato, de como as pessoas iriam tornar antes de mundo acabar. Antes de julgamento final, Cristo disse,

“E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mateus 24:37-39).

Sim, eu sei que muitas pessoas em dias de Noé foram violentos. Sim, eu sei que eles rejeitaram a obra do Espírito Santo e foram cheios de imaginações mal em seus corações. Mas o pior pecado de estas pessoas foram materialismo. Isto foi o que Cristo enfocou – materialismo deles. Tudo que eles pensavam foi sobre comer e beber, casando e separar de casamento. Seus pensamentos foram concentrados somente em coisas de este mundo, e de esta vida. Eles não pensaram seriamente na eternidade. Eles não pensaram seriamente sobre Deus. Ele não estavam interessados em aonde suas almas iriam depois de eles morrer. Eles foram como jovens de hoje quem pensam somente sobre video games e festas, quem pensam somente sobre seus trabalhos de escola e divertir-se. Eles não veem a razão de pensar seriamente sobre pecado deles. Eles não veem a razão de pensar seriamente sobre o que irá acontecer à suas almas quando eles morrer.

A Bíblia ensina que existe um Céu real e um Inferno real. Aonde você irá depois de você morrer? Todo mundo irá para Céu ou Inferno. Aonde você irá? Existe somente uma maneira de ir para Céu – e isto é pela fé em Jesus Cristo. Por quê isto é verdade? Porque ninguém senão Jesus morreu na Cruz para pagar o castigo por seus pecados. Somente o Sangue de Jesus pode limpar você desde pecado na vista de Deus. Somente Jesus pode salvar você.

Deus é um Deus de julgamento. Ele odeia pecado. Ele não consegue olhar sob pecado. Se seus pecados não estão pagados pela morte de Cristo na Cruz, e lavado limpo pelo Sangue de Cristo, você não pode entrar no Céu. Cristo disse, “Ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14:6).

Eu estou perguntando você para se arrepender, deixar o seu estilo de vida pecaminosa, e vir para Jesus Cristo pela fé. Confie Jesus e seja limpo desde seus pecados pelo Sangue Dele. E entre na igreja, e esteja na igreja todo Domingo! A música velha que Mr. Griffith cantou antes de eu pregar este sermão diz isso bem.

Vem, pecadores, perdido e sem esperança,
   Sangue de Jesus pode fazer você livre;
Por Ele salvou o pior entre vocês,
   Quando Ele salvou coitado como mim.
E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo;
E eu sei, sim, eu sei,
   Sangue de Jesus pode fazer o pecador desprezível limpo.
(“Yes, I Know!” por Anna W. Waterman, 1920).

Você está interessado em virar um Cristão real? Você deseja que Jesus limpe seus pecados com o Sangue precioso Dele? Você gostaria de falar com nós sobre virar um Cristão real e ser lavado desde pecado por Jesus? Se você gostaria de falar com nós, por favor deixe seu asento agora e ande para trás de este auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos orar e conversar. Vá para atrás de este auditório agora. Se você está aqui pela primeira vez, eu falarei com você pessoalmente, e responder suas perguntas. Vá para atrás agora. Dr. Chan, por favor ore que alguénm confiará Jesus esta manhã. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Gênesis 6:1-14.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Yes, I Know!” (por Anna W. Waterman, 1920).


PLANO DE

NOÉ REAL E JULGAMENTO REAL!

THE REAL NOAH AND THE REAL JUDGMENT!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé” (Hebreus 11:7).

(II Pedro 3:3; II Tessalonicenses 2:11)

I.    Primeiro, fé de Noé, Hebreus 11:7a; Gênesis 6:13; Judas 15;
Romanos 10:17, 14; Gênesis 6:5, 13, 3.

II.   Segundo, pregação de Noé, Hebreus 11:7b; II Pedro 2:5.

III.  Terceiro, geração de Noé, “mundo dele,” Hebreus 11:7c;
Mateus 24:37-39; João 14:6.