Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PORQUÊ TANTA POUCA PREGAÇÃO DE EVANGELHO HOJE?

WHY SO LITTLE GOSPEL PREACHING TODAY?
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 26 de Janeiro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, January 26, 2014

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).


Estes são as palavras de Apóstolo Paulo. Ele sentiu compelido à pregar Evangelho de Cristo. E ele pregou o Evangelho constantemente por todo seu ministério. Matthew Henry disse, “Aqueles quem são separados ao serviço de ministério têm em seu carga de pregar o evangelho. Infortúnio esteja com eles se eles não fazerem.” Sem explicação mais adiante, eu irei direto à sermão.

Bastante pessoas têm reclamado para mim sobre a falta de pregação de Evangelho hoje. Eles me dizem que eles nunca escutam sermão inteiro em Evangelho de Cristo em suas igrejas. Eles me perguntam porque pregadores não dão sermões sobre a obra salvador de Cristo na Cruz. E eu estive dando bastante pensamento à esta questão – porque tem poucos pastores pregando o Evangelho? Eu mesmo não tive escutado nenhum pastor de igreja local pregar o Evangelho por anos! Eu penso que existe várias razões – e eu vou dar duas delas em este sermão.

I. Primeiro, a Bíblia prediz que Cristo será trancado em maioria das igrejas nos últimos dias.

Apocalipse 3:14-22 descreve a igreja em Laodicéia. Isto perfeitamente retrata as igrejas do mundo Ocidental nos últimos dias. J. A. Seiss disse, “Qualquer homem pode examinar de perto a igreja falsa de nosso tempo, e dizer que nós não havemos alcançado a época de Laodicéia?” (J. A. Seiss, The Apocalypse, Zondervan Publishing House, n.d., p. 85).

Dr. John F. Walvoord disse, “A igreja hoje…em muitos aspectos tristemente compara o estado espiritual de igreja em Laodicéia” (John F. Walvoord, Th.D., The Revelation of Jesus Christ, Moody Press, 1966, p. 95).

Dr. Lehman Strauss disse, “Por a maioria da parte de igreja Laodicéia de últimos dias não reivindica Cristo…Maldição de Cristandade está selado. A igreja do homem de últimos dias é uma igreja vomitada” (Lehman Strauss, D.D., The Book of Revelation, Loizeaux Brothers, 1982 edition, pp. 104, 105).

Dr. J. Vernon McGee disse, “Nós estamos vivendo em tempos de igreja Laodicéia…Isto é a condiçaõ de muitos tão-chamado igreja fundamental conservativa… Eu sou de opinião que se [Cristo] falasse para bastante igrejas hoje, Ele dizeria, ‘Vocês me fazem ter dor de estômago…Vocês dizem que me ama. Vocês dizem isto, mas vocês não tencionam isto’…Meu amigo, nós estamos vivendo em período de Laodicéia hoje…Isto é a igreja que Stanley High falou quando ele disse:

     A igreja tem falhado para me dizer que eu sou um pecador. A igreja tem falhado de oferecer mim salvação em Jesus Cristo somente. A igreja tem falhado de me dizer de consequências horríveis de pecado, a certeza de inferno, e o fato que Jesus Cristo somente pode salvar” (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, 1983, Thomas Nelson Publishers, volume V, pp. 922, 923, 925, 924; notas em Apocalipse 3:14-19; Stanley H. High foi um editor veterano de The Reader’s Digest e um autor Cristiano. A afirmação de acima por Mr. High apareceu no Agosto, 1947 em revista Time).

Aonde está Cristo nas igrejas de Laodicéia de nosso tempo? Isto está descrevido em Apocalipse 3:20,

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Apocalipse 3:20).

Cristo está trancado de Suas igrejas em este tempo de Laodicéia. Ele está situado fora, tocando na porta da igreja, porque Ele está trancado! Dr. Charles C. Ryrie disse, “Que incrível que Cristo deve estar trancado fora de Sua própria igreja!” (Charles C. Ryrie, Th.D., Ph.D., The Ryrie Study Bible, Moody Press, 1978 edition, p. 1900; note on Revelation 3:20).

Observe que Apocalipse 3:20 não fala de Cristo entrar no coração humano. Enquanto Dr. Ryrie observou, Ele está trancado fora de Sua igreja, não fora de coração humano. Isto é o que Apocalipse 3:20 está falando sobre. Isto é claro no contexto de esta seção, o qual termina com as palavras, “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Portanto nós não devemos estar surpresos que existe tão pouco pregação de Evangelho de Cristo nos últimos dias, em esta época de Laodicéia! Dr. Michael Horton tem escrito um livro penetrante entitulado, Christless Christianity [Cristianismo Sem Cristo]. Ele diz que a maioria das nossas igrejas estão pregando uma mensagem de “auto-ajuda,” ao invés de Evangelho de Cristo. Ele citou os tópicos de sermão de uma igreja Batista para provar este ponto:

“Como Sentir Bem Sobre Você Mesmo”
“Como Superar Depressão”
“Como Ter uma Vida Completa e Sucedida”
“Aprender à Cuidar de Dinheiro Sem Que Isto Cuide de Você”
“Os Segredos de Vida Familiar Sucedida”
“Como Superar Estresse,” etc.
(Michael Horton, Ph.D., Christless Christianity: The Alternative
      Gospel of the American Church,
Baker Books, 2008, p. 49).

Eu concludo que a primeira razão é que existe tanta pouca pregação sobre a obra de Cristo – morte na Cruz Dele, expiação Sangrante Dele, ressurreição Dele, Segunda Vinda Dele, etc. – é que nós estamos vivendo em apostasia de Laodicéia dos últimos dias, falado na profecia de Bíblia. Dr. McGee disse,

     Para a igreja em Laodicéia o Senhor Jesus disse, “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (v. 16). Isto é a igreja apostata o qual professa de ser Cristiana mas falta realidade. (McGee, ibid., p. 926).

Em grande mensagem profética dele no quarto capítulo de II Timóteo, o Apóstolo Paulo disse,

“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” (II Timóteo 4:3-5).

Depois de dizer, “desviarão os ouvidos da verdade,” ele disse, “faze a obra de um evangelista.” Nada é mais bastante preciso que forte, sermão literato evangelístico, como milhares que Spurgeon pregou no século 19! Oh, como esta generação precisa de este tipo de pregação em esta hora desesperada! Eu não me importo se todos outros pregadores na América dão pequeno lições de versículo-por-versículo ao Cristãos! Não importa o que eles fazem, eu continuarei de pregar o Evangelho de meu Senhor Jesus Cristo!

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

Eu amo contar a história De coisas invisíveis acima,
De Jesus e Sua glória, De Jesus e Seu amor.
Eu amo contar a história, Porque eu sei esta verdade;
Isto satisfaz minha ânsia Enquanto nada mais posso fazer.
Eu amo contar a história, ‘Até de ser minha tema em glória
Para contar o velho, história velho De Jesus e Seu amor.
(“I Love to Tell the Story” por A. Catherine Hankey, 1834-1911).

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

II. Segundo, a “oração de pecador” tem feito a pregação de Evangelho de Cristo obsoleto, antiquado e não preciso – assim diz os pregadores “modernos”!

Se tudo que você precisa fazer é ter pessoas dizer uma “oração de pecador,” dessa forma não há necessidade de pregar o Evangelho. Dependendo de este método “moderno” de “oração de pecador” agora tem reposto a pregação de Evangelho de Cristo! Se você pensa que é uma exageração, escute à que Jack Hyles escreveu em 1993,

     A igreja de Novo Testamento do Livro de Atos foi uma igreja que ganhou almas. Por anos nós transferimos o ato de ganhar alma para evangelismo, e por estes muitos séculos, tem existido um ênfase em igreja evangelística.
     Agora o que é a diferença entre a igreja que ganha-alma e igreja evengélica? Em igreja evangélica o pastor situa atrás de púlpito e prega o Evangelho para pessoas não salvas o qual pessoas têm trazido à igreja. Em igreja que ganha-alma, as peesoas saem da igreja e vão para estradas e cercas, ganhando eles para Cristo, trazendo eles para igreja à andar o corredor e fazer profissão pública de salvação. Em nosso geração, nós temos visto igrejas melhores de tornar desde igrejas evangélicas à igrejas que ganha-alma…Isto capacita o homem de Deus para pregar ao povo Cristão no Dia do Senhor, realizando que eles irão…e trazer pessoas para Cristo (Jack Hyles, D.D. Enemies of Soul Winning, Hyles-Anderson Publishers, 1993, pp. 140, 141).

O que ele quiz dizer está claro, não é? Ele disse que as “melhores igrejas” não tem mais sermões evangélicas. As pessoas saem fora e pegam as pessoas perdidas para dizer uma “oração de pecador” e depois trazem eles para igreja à “andar no corredor.” Ele também disse que as igrejas de Novo Testamento fizeram isto (ibid., p. 140). Eu gostaria de ver qualquer um provar isto desde o Livro de Atos! Todo sermão exceto um de Livro de Atos foi um sermão evangélico! Atos 20:18-35 é a única excepção! Aquele sermão foi dado por Paulo ao “anciosos” da igreja em Éfeso. E, até em aquele sermão, ele falou de sermão evangélico que ele havia sido dando para os perdidos, “Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 20:21). E todos outros sermões em Livro de Atos foi um sermão evangélico – incluindo sermão de Pedro no Pentecostes (Atos 2:14-40); sermão de Pedro antes de Sanedrim (Atos 4:5-12); sermão de Estevão (Atos 7:1-53); sermão de Felipe em Samaria (Atos 8:5); sermão de Paulo depois da conversão dele (Atos 9:20-22); sermão de Pedro ao Gentios (Atos 10:34-43); sermão de Paulo em Antioquia da Pisídia (Atos 13:14-41); sermão de Paulo em Atenas (Acts 17:22-31); etc., etc. Nós também lemos que Paulo pregou publicamente e de casa à casa (Atos 20:20-21). O Livro de Atos nos diz que os Apóstolos estavam no templo e em várias casas pregando evangelicamente. Nós somos contados que eles “não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo” (Atos 5:42). Então Jack Hyles estava tão errado quando ele escreveu que a “Igreja de Novo Testamento no Livro de Atos” não foi construída por pregação evangélica (Hyles, ibid., p. 140). E Jack Hyles estava tão errado quando ele disse que pastores de “melhores igrejas” viraram desde pregação evangélica à falar “para pessoas Cristianas no Dia do Senhor” (Hyles, ibid., p. 141).

Mas outra coisa que é bem interessante em afirmação de Jack Hyle é que isto mostra bem claramente que a “oração de pecador” tem substituido pregação evangélica! A idéia de sair correndo e fazer pessoas para orar uma “oração de pecador” tem feito pregação de Evangelho obsoleto, não mais necessário, uma coisa do passado. Como Jack Hyles disse, “Por anos nós transferimos o ato de ganhar alma [fazer as pessoas à orar a ‘oração de pecador’] para evangelismo” (Hyles, ibid., p. 140) – e Hyles disse que isto está errado!

Hyles não é o único quem pensou assim. É tão fácil de fazer as pessoas “levantar suas mãos” – ou dizer uma “oração de pecador”! Por quê vai por todo problema de pregar sermão inteiro sobre Cristo? Por quê justamente não ensina “os Cristãos no Dia do Senhor” – como Jack Hykes espressa? Portanto hoje todo mundo desde John MacArthur à Joel Osteen ensina “os Cristãos no Dia do Senhor.” Dessa forma, o tão-chamado “oração de pecador” tem destruído pregação de Evangelho em nossas igrejas. Mas eu devo ainda dizer com o Apóstolo Paulo,

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

Eu justamente li uma afirmação bem provocante e pensado por um homem chamado Thomas Williamson. Ele disse,

     Talves eu estou perdendo algo, mas eu não consigo pensar de qualquer instância no Novo Testamento aonde qualquer Cristão disse para pessoa não salva “justamente repete depois de mim as palavras de esta oração, ou se você está embaraçado à orar em voz alta, então justamente segue comigo silenciosamente com sua cabeça abaixado enquanto eu oro, e você será salvo” (Thomas Williamson, “Northern Landmark Missionary Baptist,” December, 2013, page 2).

Eu não conheço Mr. Williamson, ou o que mais ele acredita. Mas o que ele disse vale apena para pensar, longamente e bem. Nenhum lugar no Novo Testamento nenhuma pessoa nunca guiou um perdido à orar uma “oração de pecador”! Isto é um método novo – não encontrado na Bíblia! E isto é um método perigoso porque isto faz a pregação de Evangelho desnecessário – como nós vemos em bastante igrejas hoje!

Meu associado, Dr. Cristopher Cagan, e eu assistimos Joel Osteen no computador numa noite. Ele deu uma curta conversa de auto-ajuda sobre como ser feliz. Ele citou um versículo ou dois desde a Bíblia, mas ele nunca mencionou o Evangelho de Cristo – nenhuma palavra sobre a morte substitutiva de Cristo na Cruz – nenhuma palavra sobre o Sangue de Cristo que limpa pecado – nenhuma palavra sobre ressurreição de Cristo – nenhuma menção de Evangelho em qualquer forma. Mas então, no fim de sua conversa – eu escrevi do que ele disse palavra-por-palavra – Joel Osteen disse,

Nós nunca gostamos de fechar nosso broadcast sem dar você uma oportunidade para fazer Jesus o Senhor de sua vida. Gostaria de orar comigo? Somente diz, “Senhor Jesus, eu arrependo de meus pecados. Vem em meu coração. Eu faço você meu Senhor e Salvador.” Amigos, se você orou esta oração simples, nós acreditamos que você virou renascido.

Ele talvez acredita que eles “viraram renascido,” mas eu não! Nenhum “vira renascido” por dizer esta oração – nenhum! Como eles podem? Não tinha Evangelho em esta oração – de jeito nenhum! Desde que não tinha nada de Evangelho em sermão dele, Mr. Osteen deu um sermão sem Cristo e uma “oração de pecador” sem nenhuma menção de Evangelho em isto! Lá não tinha menção de Jesus morrendo na Cruz para pagar o castigo por pecado – o qual é o centro de Evangelho. Lá não tinha menção de Sangue de Cristo que limpa pecado. Lá não tinha menção de ressurreição corpóreo desde morte Dele. Em outras palavras, lá não tinha nada de menção de Evangelho (I Coríntios 15:1-4). Isto é evangelho falso de oração rápida – não é o Evangelho de Cristo! Assim, Osteem prega o que o Apóstolo Paulo chamou, “outro evangelho,” não o Evangelho de Cristo (Gálatas 1:6, 7). Mas eu ainda digo,

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

Eu amo contar a história, ‘Isso é agradável de repetir
   O que parece cada vez que eu conto, Mais maravilhosamente doce.
Eu amo contar a história, Por alguns nunca teve escutado
   A mensagem de salvação Desde Palavra Santa de Deus próprio.
Eu amo contar a história, ‘Até de ser minha tema em glória
   Para contar o velho, história velho De Jesus e Seu amor.

A raça humana está amarrado em cadeias de pecado, abaixo de controle de Satanás, “o príncipe das potestades do ar” (Efésios 2:2). Todo mundo está abaixo de poder do pecado, “não tendo esperança, e sem Deus no mundo” (Efésios 2:12).

Mas “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (I Timóteo 1:15). Jesus veio desde Céus e viveu no meio de nós sem pecado, o perfeitamente santo Filho de Deus – o primogênito Filho de Deus. Mas na noite terrível antes que Ele foi crucificado, na escuridão de Jardim de Gêtsemani, Deus colocou o pecado de Seu povo “no corpo próprio dele” (I Pedro 2:24). Jesus sofreu abaixo do peso de seu pecado até “seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão” (Lucas 22:44). Os capitães de templo vieram e prenderam Ele em acusações falsa. Eles arrastaram Ele longe de sumo sacerdote. Eles ofuscaram Ele e bateram Ele na cara, enquanto outros puxaram pedaços de barba Dele pela raiz. Eles levaram Ele ao governador de Roma, Pôncio Pilatos. Ele havia seus soldados espancar as costas de Jesus, até que Ele estivesse quase morto, Sangue Dele molhando o chão. Eles cuspiram na cara Dele e bateram na cabeça Dele com pau. Eles forçaram Ele à carregar a cruz pelas ruas, enquanto as pessoas gritavam para Ele. Quando eles chegaram ao lugar de execução, eles pregaram mãos e pés Dele na Cruz. Ele estava pendurado lá, pelado na Cruz, enquanto a multidão riducularizaram Ele e zombaram com Ele. Depois de sofrer na Cruz por seis horas, Ele clamou, “Está consumado” (João 19:30), e agaixou Sua cabeça e desistiu de Seu espírito – como Ele morreu. “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água” (João 19:34). Um homem chamado José de Arimatéia tomou o cadáver de Jesus, envolveu o corpo com roupas de linho, e colocou dentro de tumba. Eles colocaram uma pedra grande na entrada de tumba, e fecharam, e puseram guardas Romanas para vigiar. Mas de manhã cedo na Páscoa, o Senhor Jesus Cristo ressucitou fisicamente, carne e osso, desde a morte!

Meu amigo, Jesus fez tudo isto por você. Ele morreu em aquela Cruz para pagar o castigo por seu pecado. Você deveria ter sido castigado por seu pecado – mas Jesus sofreu e morreu como seu substituto. A Bíblia ensina que você pode somente ser salvo desde pecado pela morte substituta de Jesus em seu lugar. E Ele derramou Seu Sangue para limpar você desde todo pecado. E Ele ressucitou fisicamente desde a morte para dar lhe vida eterna! Jesus passou por todo aquele dor e sofreu por causa que Ele ama você! Vem para Jesus. Ele te ama tanto que Ele salvará você – neste momento!

O que sobrou para você fazer? Tudo que Deus requere é para você se arrepender e crer no Seu Filho Jesus. Quando você arrepender e crer Jesus você é salvo desde pecado, desde túmulo, e desde Inferno mesmo! Crê Jesus agora e Ele limpará você de todo pecado com Seu Sangue precioso!

Eu amo contar a história, Para aqueles quem conhece o melhor
   Parece ter fome e sede Para ouvir isto como o resto.
E quando, em cena de glória, eu canto a nova, a nova música,
   Que seja o velho, história velho Que eu tenho amado bastante.
Eu amo contar a história, ‘Até de ser minha tema em glória
   Para contar o velho, história velho De Jesus e Seu amor.

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

Se você gostaria de falar como nós sobre ser salvo desde seu pecado através de Jesus, por favor deixe seu asento e ande para trás de auditório. Mr. John Samuel Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos orar e conversar. Se você está interessado em tornar um Cristão, ande para trás de este lugar agora. Dr. Chan, por favor ore que alguém crerá Jesus. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Apocalipse 3:14-22.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“I Love to Tell the Story” (por A. Catherine Hankey, 1834-1911).


PLANO DE

PORQUÊ TANTA POUCA PREGAÇÃO DE EVANGELHO HOJE?

WHY SO LITTLE GOSPEL PREACHING TODAY?

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Ai de mim se não pregar o evangelho!” (I Coríntios 9:16).

I.   Primeiro, a Bíblia prediz que Cristo será trancado em maioria das igrejas nos últimos dias, Apocalipse 3:20; II Tim[oteo 4:3-5.

II.  Segundo, a “oração de pecador” tem feito a pregação de Evangelho de Cristo obsoleto, antiquado e não preciso – assim diz os pregadores “modernos”! Atos 20:21; 2:14-40; 4:5-12; Atos 7:1-53; 8:5; 9:20-22; 10:34-43; 13:14-41; 17:22-31; Atos 20:20-21; 5:42; I Coríntios 15:1-4; Gálatas 1:6, 7; Efésios 2:2, 12; I Timóteo 1:15; I Pedro 2:24; Lucas 22:44; João 19:30, 34.