Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




PREGAÇÃO PARA UM POVO REBELDE

PREACHING TO A REBELLIOUS PEOPLE
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 19 de Janeiro, 2014
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, January 19, 2014

“E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta” (Ezequiel 2:3-5).


De novo e de novo na Bíblia nós vemos paciência surpreendente de Deus para humanidade rebelde. Antes de grande Dilúvio, Deus viu a maldade horrível da raça humana. Mesmo assim Deus hesitou Seu julgamento por 120 anos – então Noé, “um pregador de justiça,” poderia avisar eles (II Pedro 2:5). Depois Deus trouxe Seu povo fora de Egito com sinais e maravilhas poderosas. Mas eles retribuiram bondade Dele por murmurar e rebelar contra Moisés por 40 anos. De novo, quando Ele enviou Seu povo em cativeiro na Babilônia por pecado deles, Deus não abandonou eles. Ele enviou o profeta Ezequiel para pregar à eles, “Assim diz o Senhor Deus” (Ezequiel 2:4). Hoje nós estamos bem pertos de julgamento de Deus em fim do mundo. As nações do mundo estão em rebelião violento “contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo, Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas” (Salmos 2:2, 3). Mas Deus ainda envia pregadores a avisar eles para “fugir da ira futura” (Mateus 3:7). Sim, até em estes tempos de peril, no fim do mundo, Deus ainda envia pregadores para avisar pecadores de futuro julgamento.

E assim, o pregador fiel pode aprender bastante lições desde o profeta Ezequiel. Eu darei você algum de istos em este sermão.

I. Primeiro, o pregador fiel aprende desde profeta que ele é enviado para falar à um povo rebelde.

Nosso texto diz,

“Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia” (Ezequiel 2:3).

Nós nunca devemos pensar que os Judeus em cativeiro da Babilônia foram a única nação rebelde. Com certeza nós não devemos pensar assim! A palavra traduzida “nação” no texto não é a palavra em Hebreu geralmente usado por povo eleito de Deus. A palavra em Hebreu aqui é “goi.” Isto é a palavra que Judeus costumavam a descrever os Gentios, os pagãos, e o idólatra. Isto significa que Israel foi tão mal como os idólatras em Babilônia!

Que retrato de humanidade é isso! Nós somos uma raça rebelde! Que raça? A raça humana! Deus diz que nós somos um povo rebelde, “nações rebeldes que se rebelaram contra mim” (Ezequiel 2:3). A Bíblia diz, “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas” (Isaías 53:6). A Bíblia diz, “Este povo é de coração rebelde e pertinaz” (Jeremias 5:23). A raça humana inteira tem andado desgarrado, rebelando e revoltando contra Deus! A Bíblia diz, “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:12). A Bíblia diz, “Como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores” (Romanos 5:19). Adão rebelou contra mandamento de Deus. Toda humanidade herdou rebelião contra Deus por natureza. Nós tornamos “por natureza filhos da ira” (Efésios 2:3). A Bíblia diz,

“Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:9-18).

Tudo isso vem para nós desde Adão. Nós herdamos rebelião contra Deus por ele em nossa natureza. Dr. Martyn Lloyd-Jones disse,

Esta descrição de homem em pecado é a verdade simples, a verdade horrível. Isto é o que pecado tem nos trazido para…Tomara que Deus nos condena pelo Espírito Santo se nós nunca havemos sido condenados antes de ver o que nós somos por natureza – os filhos de ira, até como outros (Martyn Lloyd-Jones, M.D., Romans, Chapter 2:1-3:20, The Righteous Judgment of God, The Banner of Truth Trust, 2005 reprint, p. 214).

Isto é a evaluação de Deus do homem em pecado. Isto não é um retrato bonito, mas isto é um exato. Eu comecei com 17 anos pensando que pessoas iriam facilmente ser salvos. Mas eu estava errado. Meu primeiro sermão foi rejeitado, e eu fui contado de nunca pregar de aquela maneira novamente. Mas o “líder de jovem” quem disse a mim que foi um perverso, molestou crianças na igreja. Então Deus me contou, “Não ouve a ele, Roberto.” No seminário o prefessor de pregação disse, “Você é um bom pregador, mas você está ganhando reputação mal como um problemático.” Ele disse isto porque eu respondia professores quem estavam atacando a Bíblia. Por isso eu trabalhei com outro pregador alcançando Hippies perto de San Francisco. Aquele pregador continuou a criticar meus sermões – tanto que eu finalmente demiti desde aquela igreja e vim para casa em Los Angeles. Mais tarde eu achei que este pregador estava tendo sexo com várias garotas na igreja. Então eu fiquei sabendo porque ele criticou meus sermões. Ele não gostou de ser condenado de pecado.

Muitos pregadores nunca captam a mensagem. Eles seguem curiosos porque pessoas não ouvem à eles. Mas a resposta está bem aqui, na página de nossa Bíblia. Deus envia nós “às nações rebeldes que se rebelaram contra [Ele]” (Ezequiel 2:3). E eu concordo com o comentário de Dr. McGee em este versículo. Ele disse,

      As pessoas mais difíceis de alcançar com o Evangelho são os membros de igreja…Ainda que eles estão na igreja, eles são atualmente contra Deus…Eles não querem mais vir e dizer que eles são pecadores perdidos…Eles são pessoas duras de alcançar, e meu coração vai para meus irmãos quem estão em ministério hoje – eles estão sentados em um assento quente. E eu aconselharia qualquer homem jovem quem está considerando o ministério para ter certeza de sua chamada. Talvez ele deveria vender seguro ou outra coisa ao invés de entrar em ministério. Para estar em ministério hoje não é fácil se você vai estar firme por a Palavra de Deus (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1982, volume III, p. 444; note on Ezekiel 2:3-4).

O que Dr. McGee descreveu? Ele descreveu igrejas cheio de pessoas perdidas. Eles houveram tudo feito por “decisão” – mas “eles são atualmente contra Deus.” Isto é o caso em igrejas por toda América!

Agora eu chego a você, e eu digo isto a você pessoalmente. Você é rebelde contra Deus. É por isso que você permanece não salvo. Você cria todo tipo de escusa, mas seu coração est[a em rebelião contra Deus. Você sente pena de você mesmo, mas seu coração é totalmente rebelado contra Deus. Você não tem lamentado por seu pecado. Você não tem magoado sob seu rebelião. Você segue indo, com um rosto impudente, desafiando o Deus vivo! E eu direi você exatamente aonde você vai ir. Existe somente um lugar aonde você poderia possivelmente ir – e isto é Inferno! Se você nunca veio abaixo de convicção, e se você nunca lamentou sob seus pecados, você nunca sentirá qualquer necessidade verdadeiro por Cristo – e você continuará em seu rebelião até Deus tirar a tomada – e você vai para o fundo do dreno – dentro de fogo que nunca será apagado!

II. Segundo, o pregador fiel aprende desde profeta a continuar pregando a Palavra de Deus.

Deus disse para Ezequiel,

“E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir...” (Ezequiel 2:4-5a).

Deus fala comigo em uma maneira maravilhosa através da Bíblia. Em dias de Ezequiel Ele falou diretamente para ele, pela revelação imediata. Agora Deus fala para nós através da Palavra escrita, a Bíblia – mesmo que eu posso pensar de dois ocasiões separadas quando Deus bem definitivamente falou para mim através de sonhos. Eu justamente li o testemunho de um Muçulmano jovem quem foi convertido ao Cristo através de sonhos (Christianity Today, January/February 2014, pp. 95, 96). Deus muitas vezes faz isto na terra de Muçulmanos, e outras partes do Terceiro Mundo. Mas quase sempre Deus fala para nós através da Palavra escrita – a Bíblia.

Desde o profeta, nós aprendemos à dizer, “Assim diz o Senhor.” Nós dizemos isto na autoridade da Bíblia. “Toda a Escritura é divinamente inspirada” (II Timóteo 3:16). Deus me mostrou esta verdade no dia que eu fui salvo, 28 de Setembro, 1961. Eu honestamente posso dizer que eu nunca tenho duvidado que Deus deu as palavras Hebreu e Grego desde aquele dia à este! Quando eu me levantei para pregar eu podia falar com uma voz forte e dinâmico por que eu não estou pregando minhas próprias palavras. Eu estou pregando as palavras de Deus – “Assim diz o Senhor Deus” (Ezequiel 2:4).

Eu não estou dando você uma teoria quando eu digo para você que seu pecado mandará você para Inferno. Eu estou dizendo você o que a Palavra de Deus diz. Como toda autoridade, e sem dúvida ligeira, eu posso dizer ao você, “Irão estes para o tormento eterno” (Mateus 25:46). Eu não posso ser parado de dizer que pelo Fuller Seminary, Rob Bell, Joel Osteen, ou o Papa em Roma. Eu tenho a Palavra de Deus na minha mão. E como o profeta Ezequiel, Deus tem me chamado para proclamar isto à você – palavra por palavra! “Assim diz o Senhor” – “Irão estes para o tormento eterno.”

Você diz, “eu não acredito em isto!” Isto não muda nem um pedaço de mim! Com o profeta, eu sou chamado de pregar isto, “quer ouçam quer deixem de ouvir” (Ezequiel 2:5). Em Inglês moderno – “quer ouçam ou não.” Eu não sento para preparar um sermão e pensar sobre o que você quer ouvir! Eu nunca faço isto – e eu nunca irei! Eu pergunto para Deus o que você precisa ouvir. Depois eu encontro a passagem certa na Bíblia, e prego isto para você. Aceite isto ou não! Quer ouçam ou não! “Quer ouçam quer deixem de ouvir.” Amém! Você é pecador. Você é perdido, atado, um escravo ao pecado. Você não consegue ser livre! Você está destinado ao lago de fogo! Eu digo isto para você, ou você ouvirá ou você irá deixar de ouvir, ou você gosta isto ou não, ou você acredita em isto ou não, ou você atua em isto ou não, ou você me elogia ou me chinga. Porquê? Para que “eles saber que existia um profeta entre eles” – é por isto! Deus me enviou para dizer estas coisas de forma que você irá estar sem escusa. Minhas mãos estão limpos. Eu tenho dito à você o que Deus diz. Aceite isto ou não. Mas no Inferno você não poderá argumentar ou reclamar. Você saberá que existia um profeta entre você – um homem quem disse à você a verdade desde a Palavra de Deus.

Você deve ser bem forte para pregar assim. Ninguém gosta de ser encontrado com culpa. Ninguém gosta de ser criticado e ridicularizado. Eu devo livremente admitir que eu tenho muitas vezes sentido devastado por crítica embaraçoso. Algumas vezes eu tenho sentido como rastejando longe e escondendo em uma caverna como Elías. Mas “uma voz mansa e delicada” chamou Elías, e disse, “Que fazes aqui, Elias?” (I Reis 19:12, 13). Assim eu drago eu próprio fora, e começo a pregar de novo. E em aqueles tempos Deus parece à dizer para mim, como Ele fez para Ezequiel,

“Eis que fiz duro o teu rosto contra os seus rostos, e forte a tua fronte contra a sua fronte. Fiz como diamante a tua fronte, mais forte do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assombres com os seus rostos, porque são casa rebelde” (Ezequiel 3:8, 9).

Até pregadores verdadeiros tivem que passar por certo de esta experiência difícil. Se ele não faz, e não entregar-se, ele vira um profeta falso.

III. Terceiro, o pregador fiel aprende desde o profeta que, apesar de desencorajamentos, algumas almas irão ser salvos.

Se nós pregamos como nós deveríamos, nós iremos encontrar com bastante desencorajamentos em este tempo corrupto. Deus disse para Ezequiel,

“E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que estejam contigo sarças e espinhos, e tu habites entre escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com os seus semblantes, porque são casa rebelde. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes” (Ezequiel 2:6-7).

Ainda que ele irá viver entre espetos e espinhas e escorpiões, nada deve mover o pregador verdadeiro desde seu cargo sagrado. Sim, proclamando a Palavra de Deus é de fato um cargo sagrado. E existirá alguém qual coração o Senhor abrirá para ouvir o que nós pregamos e ser salvo (Acts 16:14, 15). Deus disse para Ezequiel que alguém quem teve escutado ele “certamente viverá; porque foi avisado” (Ezequiel 3:21).

Eu preguei com meu coração nas ruas em downtown Los Angeles no começo de 1960. Pessoas gritavam à mim, jogaram coisas à mim, e me chamaram de louco. Mas um homem idoso vestido em um terno e gravata negro escutou-me pregar por vários dias, e me convidou para ter um jantar em seu apartamento amável. Sua esposa estava lá. Ela era a diretora de uma das nossas escolas de colegial. Este casal gentil me deu um jantar maravilhoso, enquanto o homem idoso disse para sua esposa o que ele teve escutado eu pregar na rua. Eles trouxeram seu álbum de fotos e me mostraram fotos de seu pai, quem havia sido um pastor antigo Prebiteriano. Na fechada de noite o homem idoso disse para mim que ambos ele e sua esposa estiveram falando sobre meus sermões da rua. Ele disse que eles haviam me convidado para casa deles porque eles ambos queriam ser salvos – e eles queriam que eu liderasse eles para Cristo! Eu tinha somente 22 anos de idade. Eu nunca tive liderado uma pessoa idosa à confiar Jesus. Todos nós ajoelhamos, e eu liderei eles para Jesus. Quando nós levantamos eles tiveram lágrimas correndo em seus rostos. Eles eram membros de Immanuel Presbyterian Church na Wilshire Blvd., mas eles nunca foram sidos salvos. Uma experiência como esta faz todo o ridículo e o abuso de um mundo perdido parecer como nada – pela alegria de ver alguém chegar para o Salvador! Deus me deu estas duas almas, Mr. e Mrs. Alan Black. Isto fez toda a pregação que eu fiz nas ruas de Los Angeles parecer como a coisa mais maravilhosa que um jovem poderia fazer com sua vida!

Então eu fui para o seminário liberal Batista, norte de San Francisco. Os três anos que eu passei lá foram realmente horríveis. Eu literalmente odiei estando lá, escutando eles rasgar a Bíblia à parte dia após dia. Eu mantive por a Palavra de Deus, e eles me trataram como eu fosse mentalmente disturbado. Isto ficou tão mal no último ano que eu pensei que eu não iria formar. Mas eu me formei. Depois, olhando atrás em estes tempos diabólico, eu realizei que dois homens foram salvos pelo meu testemunho. Um foi um homem Coreano, e o outro foi um homem de sul, quem teve sido um Batista por sua vida sem ser salvo. Ambos eles vieram para mim com lágrimas correndo ao bochecha deles, me agradecendo por manter a verdade em Evangelho e dizer eles a necessidade por salvação. Seus nomes eram Gil e Moon. Eu nunca esquecerei deles! Salvação deles fez todo o dor de coração de este seminário liberal valer apena!

Quando eu estava lá, em Marin County, eu conduzi uns carros cheios de jovens no outro lado de Golden Bridge em direção à cidade de San Francisco cada Sexta-feira de noite. Eu preguei na rua enquanto eles distribuiram folhetos e falaram com as pessoas. Uma noite eles trouxeram um menino à mim. Ele disse à mim que ele estava em drogas, heroin, gastando cada dia por vários cem dolares. Ele teve que ser malandro e roubar para suportar seu hábito de droga. Ele disse, “Pregador, por favor ajude me. Eu quero me endireitar.” Eu levei ele para minha casa de carro. Eu provavelmente estaria com medo de fazer isso agora, mas eu coloquei ele na cozinha do meu apartamento. Ele gritou e chutou e vomitou no chão por vários dias enquanto ele estava purificando-se de drogas. Finalmente ele ficou quieto. Ele veio para nossa igreja. Quando eu deixei San Francisco, eu perdi contato com ele. Vinte cinco anos passaram-se. Uma noite telefone tocou na minha oficina aqui na igreja. Era ele! Eu perguntei para ele aonde ele estava. Ele me disse que ele estava casado e vivendo em Florida. Ele teve duas crianças e ele ensinou na Escola Dominical em igreja dele. Eu cheguei em casa desde igreja esta noite andando nas nuvens! Oh, que felicidade o pregador sente quando alguém vive “porque foi avisado” pelo homem de Deus (Ezequiel 3:21).

E você? Eu tenho dado você minha história como um pregador. Estes dois capítulos de Ezequiel têm significado bastante à mim por últimos cinquenta anos, desde a primeira vez que eu escutei Dr. J. Vernon McGee ensinar esta passagem de Escritura no rádio. Estes versículos têm sempre estado atrás de minha cabeça durante todas estas décadas de pregar o Evangelho – de dizer pecadores que Jesus morreu na Cruz para pagar por pecado deles; de dizer eles como Ele ressucitou desde a morte, agora está vivo no Céu; de chamar eles para arrepender-se de pecado deles e crer no Salvador. Você confiará Jesus hoje à noite? Se você fazer isto me faria tão feliz – e isto faria você feliz também – por todo tempo e por toda eternidade!

Se você gostaria de falar com nós sobre ser salvo por Jesus, por favor deixe seu asento e ande para trás de este auditório agora. Mr. John Samuel Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos orar e conversar. Dr. Chan, por favor ore que alguém virá para Jesus esta noite. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Ezequiel 2:3-7.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Oh Heavy Hearted” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


PLANO DE

PREGAÇÃO PARA UM POVO REBELDE

PREACHING TO A REBELLIOUS PEOPLE

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais transgrediram contra mim até este mesmo dia. E os filhos são de semblante duro, e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus. E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta” (Ezequiel 2:3-5).

(II Pedro 2:5; Salmos 2:2, 3; Mateus 3:7)

I.   Primeiro, o pregador fiel aprende desde profeta que ele é enviado
para falar à um povo rebelde, Ezequiel 2:3; Isaías 53:6; Jeremias
5:23; Romanos 3:12; 5:19; Efésios 2:3; Romanos 3:9-18.

II.  Segundo, o pregador fiel aprende desde profeta a continuar
pregando a Palavra de Deus, Ezequiel 2:4-5a; II Timóteo 3:16;
Mateus 25:46; I Reis 19:12, 13; Ezequiel 3:8, 9.

III. Terceiro, o pregador fiel aprende desde o profeta que, apesar de
desencorajamentos, algumas almas irão ser salvos, Ezequiel 2:6-7;
Atos 16:14, 15; Ezequiel 3:21.