Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




SALVAÇÃO ATRAVÉS DA TRINDADE –
SERMÃO DE NATAL

SALVATION THROUGH THE TRINITY –
A CHRISTMAS SERMON
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 15 de Dezembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, December 15, 2013

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (II Coríntios 13:14).


Última terça-feira de noite eu fui para meu ginásio para fazer exercício e nadar. No tempo que eu entrei na piscina, já estava escuro. Então eu vi um homem que eu conheço sair de jacuzzi. Ele estava olhando para frente e não olhou para mim. Depois de poucos minutos eu saí da piscina e entrei no jacuzzi com ele. Lá estávamos justamente dois de nós porque era uma noite fria. Enquanto nós conversávamos eu tive uma sensação profunda de solidão dele. Ele é aposentado e tem bastante dinheiro no banco. Ele está em seus sensenta anos e nunca tem casado. Ele veio aqui décadas atrás desde Costa Oriente, por isso ele não tem família aqui. Ele não tem nenhum amigo também. Eu podia ver o dor em seu rosto enquanto ele me disse que ele irá estar sozinho no Natal. Ele desesperadamente tenta de passar o seu tempo através de ir nas classes de faculdade. Ele está trabalhando em seu Maestrado, o qual ele certamente não precisa. Ele deixou sua igreja mais de quarenta anos atrás. Ele é bem amargo e zangado contra Cristianismo. Ele está totalmente sozinho no mundo – sem graça, sem amor, sem comunhão – com Deus, ou com qualquer outro ser humano. Enquanto eu escutei ele, ele me disse que ele não sabia quem ele deixaria todo seu dinheiro quando ele morrer. Eu senti pena dele. Eu tenho convidado ele para nossa igreja bastante vezes, e ele de fato veio, uma vez, ao casamento do meu filho. Mas ele foi embora logo quando o casamento terminou. Eu não tenho conseguido de fazer ele à votar. Que um frio, horrível maneira de viver – especialmente no Natal!

Isto é aonde cada vida termina em nossa cultura rigidamente autônoma. Cada vida que não é centralizado em Cristo e a igreja finaliza em miséria sem esperança. Isto é porque a alternativa para Cristo e a igreja é único vazio. Isto não parece ser assim no começo da vida, mas isto sempre será assim no fim. Eu tenho pensado sobre isto por mais de cinquenta anos. Eu sei por observação que isto é verdade.

Um do meus tios trabalha para Chrysler, montando carros. Ele guardou bastante dinheiro e comprou uma casa no San Clemente, um subúrbio caro no litoral, perto de San Diego. Ele morreu soziho em um quarto de aquela casa. Eles não acharam seu corpo por uma semana – até um vizinho viu que caixa de correio dele estava abundante e cheirava fedor nojento de corpo apodrecido. Outro tio, quem sua esposa teve falecido, teve um derrame celebral em seu quarto e deitou-se lá paralizado por uma semana antes que um homem em seu pavilhão Maçônico reparou que ele faltou a reunião que ele normalmente frequentava. Eles tiveram que quebrar a porta de seu quarto, porque estava trancado por dentro. Lá estava ele em uma pilha de urina e excremento com uma pistóla em sua mão – porque ele estava com medo de ladrões. Uma mulher vizinha por perto teve uma filha que disse para eles no hospital à parar de alimentar mãe dela e deixar ela morrer. A história continua e continua. Todo mundo quem vida está enfocado em este mundo vive e morre sem esperança e sem Deus!

Não conta-me sobre Scrooge. Isto nunca aconteceu. Ninguém nunca muda assim como Scrooge em Dickens’ “Um Cântico de Natal.” Ninguém nunca muda assim aparte desde Cristo e a igreja. Ninguém!

Eu lembro de ver um filme, quase sesenta anos atrás, aonde um homem afundou devagar dentro de uma areia movediça. Enquanto o mais ele lutou, mais a massa mole de areia como avena aborveu ele. Ele berrou e gritou, mas ninguém veio. Em fim somente sua cabeça estava fora da massa. Ele tomou uma respiração mais. E depois a massa puxou ele abaixo. Eu era justamente uma criança quando eu vi este filme. Isto fez meu coração bater forte. Eu apertei minha garganta. Minhas mãos suaram enquanto eu pensei sobre afundar em uma areia movediça!

Você irá ser puxado abaixo, e inundado, em uma vida sem esperança? Ou você irá escapar? Como eu frequentemente digo, quase nenhum escapa depois da idade de trinta – quase nenhum! Minha mãe escapou na idade de 80 – mas isto é tão incomum que isto é equivalente ao separação do Mar Vermelho – ou algo outro milgare totalmente impossível!

Se você escapar desde areia movediça da vida, existe somente uma maneira possível. Marca o que eu digo! Existe somente uma única maneira de escapar desde a areia movediça da vida – uma única maneira! E não outro! Aqui está –

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (II Coríntios 13:14).

A igreja em Corinto estava em condição mal. Lá estava uma separação grande da igreja, brigas e divisões, doutrinas falsas, pecado sexual, e bastante membros da igreja perdidos (13:5, 6). Paulo deu esta benção maravilhosa para todos eles, por o texto termina, “com todos vós.” Isto foi oração dele por todos eles porque ele sabia que nada mais poderia puxar eles fora de areia movediça de uma vida sem esperança. Isto é o que você precisa também.

I. Primeiro, você precisa da graça do Senhor Jesus Cristo.

A graça do Senhor Jesus Cristo…seja com todos vós” (II Coríntios 13:14).

Ele está falando sobre a Trindade aqui. Ele está falando sobre Jesus Cristo, e Deus o Pai, e o Espírito Santo. E ele está orando que “A graça do Senhor Jesus Cristo” estaria com todos eles. Isto é a primeira coisa o Apóstolo ora, porque isto é a primeira coisa que nós precisamos. Isto é a oração por salvação através da Trindade.

Observa que o Apóstolo deu “a graça” de Cristo antes de “o amor de Deus.” Observa também que o título completo de Cristo e nome são dados, “o Senhor Jesus Cristo.” Isto indica Sua natureza divina, por Ele é nosso Senhor. Isto indica Sua natureza humana, por Ele é Jesus. Isto aponta para Seu serviço, como o Cristo, por Ele é o Messias. Ele é o Senhor Jesus Cristo. É a graça de esta pessoa divina e humana que nós precisamos. E é esta pessoa, o Senhor Jesus Cristo, quem fornece graça para nós. Todo mundo quem é salvo sabe muito bem que ele foi salvo pela graça do Senhor Jesus Cristo.

Aqueles quem estão perdidos não veem a necessidade por o Senhor Jesus Cristo. Eles pisam Ele abaixo de pé (Hebreus 10:29). Eles desprezam e rejeitam Ele, e esconde seus rostos desde Ele (Isaías 53:3). Eles recusam de vir para Ele (João 5:40). Eles odiam Ele e detesta Ele (Isaías 49:7).

Pessoas falam bem de Gandhi e John Kennedy, quem são ambos adúlteros. Eles falam bem de Mohammed, quem foi um demônio-possesso pedófilo e assassino. Eles falam bem de Che Guevara, quem foi um assassino e um bandido. Mas quando eles veem para Jesus, eles detestam Ele. Se você está na faculdade você sabe que eu estou certo. Os professores de faculdade literalmente odeiam o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo!

Eles não proíbem esquelestos e bruxas e gatos negros em 31 de Outubro. Eles não proíbem a palavra “Halloween” desde as lojas ou as escolas. Mas eles proibem a palavra “Christmas” desde todas escolas na América, e desde bastante lojas, porque isto tem a palavra “Cristo” composto. Eles amam as bruxas e esqueletos em Halloween – mas eles odeiam o nome de Cristo. E eles odeiam o nome “Christmas.” Este ano eu tenho visto o nome “Christmas” somente uma vez. Somente uma vez em todo lugar de downtown [centro] Los Angeles! Isto diz, “Merry Christmas” ao lado de “The Pantry,” um restaurante velho que pertence ao prévio Prefeito Richard Riordan, um de poucas figuras públicas quem ainda anda na igreja no Domingo. Eu costumava estar emocionante de ver os vidros iluminados de Los Angeles City Hall transformado em cruz em tempo de Natal. Mas não mais. Um grupo pequeno de ateus militante derrubaram, e nenhum Cristão teve coragem suficiente de deter eles! Hoje o Senhor Jesus Cristo é desprezado, ridicularizado, e odiado – até em tempo de Natal! Um grande letreiro de néon no Times Square em New York foi pagado por “America’s Atheists” [Ateus de América]. Isto diz, “Quem precisa Cristo durante Natal? Ninguém!” Eles seriam atacados se eles colocassem, “Quem precisa Mohammed em Ramadan? Ninguém!” Eles seriam corretamente classificados antissemitas se eles colocassem, “Quam precisa Israel em Hanukkah? Ninguém!” Mas isto está OK para hipócritas politicamente correto de xingar Cristo em Seu aniversário no Natal! Billy O’Reilly, de Fox News, está certo! Existe realmente uma “guerra em Natal”! Existe realmente uma guerra contra Cristianismo! Homem em pecado odeia Jesus Cristo!

“Homem de Tristeza,” que nome
   Por o Filho de Deus que veio
Para recuperar pecadores arruinados!
   Alelúia! Que Salvador!

Tolerando vergonha e ridicularização rude,
   Em meu lugar condenado Ele permaneceu;
Selou meu perdão com Seu sangue;
   Alelúia! Que Salvador!
(“Hallelujah! What a Saviour!” por Philip P. Bliss, 1838-1876).

Oh, que grande tristeza eu senti quando eu pensei que existe alguns jovens, quem atende nossa própria igreja todo Domingo, mas não ama Jesus suficientemente para confiar Ele! Oh, como você pode sempre experienciar a graça de Deus se você está no lado do Diabo? Como você pode sempre ser salvo se você continua desprezando Jesus, se você não ama Ele suficientemente para confiar Ele! Como você pode sempre experienciar a graça e favor de Deus se você continua em rejeitar o Senhor Jesus Cristo? Algum dia você irá ser assim como aquele homem em jacuzzi – sozinho, e sem esperança, no Natal.

Graça é exatamente o que todo culpado, poluído, desesperado pecador precisa! E ninguém exceto Jesus tem a graça que você precisa. Vá para Ele agora, antes que isto é tão tarde! Então você poderá falar com o Apóstolo Pedro,

“Cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo” (Atos 15:11).

II. Segundo, você precisa do amor de Deus.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus… seja com todos vós” (II Coríntios 13:14).

Dr. Charles Hodge, um grande teólogo de século 19, disse, “Em um aspecto [uma maneira de observar] o amor de Deus é a origem de redenção. Deus manifestou seu amor por entregar seu Filho por nós,

‘Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores’ (Romanos 5:8).

Mas em outro aspecto [outra maneira de ver isto] o amor de Deus para nós é devido a graça e obra de Cristo. Isto é, a manifestação de aquele amor em perdão, santificação e salvação de homem, que foi condicional na obra de Cristo. Nós somos reconciliados ao Deus pela morte de seu Filho. Morte Dele como a satisfação por nossos pecados foi necessário para fazer nosso ser atualmente introduzido para a comunhão de Deus e feito participante de seu amor. Portanto o Apóstolo coloca a graça de Cristo antes de amor de Deus, enquanto, no sentido mencionado, a condição necessária de manifestação” (Charles Hodge, Ph.D., 1 and 2 Corinthians, The Banner of Truth Trust, 2000 reprint, p. 689; note on II Corinthians 13:14).

Como William R. Newell expressa isto,

Oh, o amor que desenhou o plano de salvação!
   Oh, a graça que foi trazida ao homem!
Oh, o abismo poderoso que Deus atravessou no Calvário!
   (“At Calvary” por William R. Newell, 1868-1956).

Isto não é aquela maneira que nós experienciamos o amor de Deus? Dr. Lenski pontuou que “a ordem de pessoas e asssim como a ordem de seus dons são significantes.” Primeiro nós recebemos a graça do Senhor Jesus Cristo, e depois nós experienciamos o amor de Deus. Nós recebemos a graça do Cristo primeiro, e depois nós conhecemos o amor de Deus (R. C. H. Lenski, Ph.D., The Interpretation of St. Paul’s First and Second Epistles to the Corinthians, Augsburg Publishing House, 1969 edition, p. 1339; note on II Corinthians 13:14).

Isto foi minha própria experiência, e isto é (ou será) seus também. Eu fui atraído para Jesus primeiro. Somente depois eu experienciei a graça do Senhor Jesus Cristo, eu comecei a conhecer e entender o amor de Deus. Se você está ainda perdido, você deve vir para Jesus primeiro. Depois que você veio para Cristo, você começará a conhecer o amor de Deus! Dr. Lenski disse, “O amor de Deus propriamente ocupa o segundo lugar em esta benção! (ibid.). Primeiro, você deve vir para Cristo. Portanto você conhecerá o amor de Deus! Isto é a maneira que pecadores são salvos! Vem para Jesus, e então você começará a saber quanto Deus ama você!

Eu estou pensando novamente de este homem idoso no meu ginásio. Anos atrás ele caiu fora desde Cristo e sua igreja – e agora ele está sozinho no mundo em tempo de Natal – sem o amor de Deus! Não deixe que isto aconteça à você! Vem para Cristo agora, você começará experienciar o amor de Deus!

III. Terceiro, você precisa da comunhão do Espírito Santo.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (II Coríntios 13:14).

A palavra “comunhão” de aqui traduzida em Grego é o querido e amigável palavra koinonia. Isto significa “união com” ou “companhia.” Eu devo citar Dr. Lenski aqui de novo, porque ele disse isto tão bonito e tão bem. Ele disse,

O Espírito Santo inclina para nós e envolve-nos em seu comunhão o qual é encontrado em toda graça e amor. Não de longe estes são estendidos para nós mas em uma união o qual é além de nosso compreensão (ibid., p. 1341).

Elisha Hoffman falou de comunhão ou companhia com o Espírito Santo como “Encostando-se nos Braços Eternos.” Escute,

Que comunhão, que alegria divina,
   Encostando-se nos braços eternos;
Que bem-aventurança, Que tipo de paz é minha,
   Encostando-se nos braços eternos;
Encostando-se, encostando-se, seguro e assegurado de todos alarmes;
   Encostando-se, encostando-se, enconstando-se nos braços eternos.
(“Leaning on the Everlasting Arms” por Elisha A. Hoffman, 1839-1929).

Minha mãe amou esta canção antiga. Nós cantamos isso junto muitas vezes depois que ela foi salva. Isto é a comunhão, isto é a companhia, que nós temos com o Espírito Santo quando nós somos salvos através Jesus! Que comunhão, que alegria divina, encostando-se nos braços eternos!

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (II Coríntios 13:14).

Dr. Hodge disse, “Esta passagem é um claro recognição de doutrina da Trindade, o qual é a doutrina fundamental de Cristianismo. Por o Cristão é um quem busca e diverte-se a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo” (ibid., p. 690).

Eu senti muita pena por aquele homem idoso no meu ginásio quando ele saiu de jacuzzi e foi embora na escuridão. Ele perdeu a alegria de conhecer o Sagrado Trindade. O grande pregador Dr. W. A. Criswell disse isto bem,

Quando um homem adora o Deus verdadeiro, quando ele agacha antes do Senhor Jesus Cristo, quando ele aceita em seu coração o testemunho do Espírito Santo quem aponta para graça salvador de Jesus, o homem é exaltado, ele é elevado, ele é edificado. Tudo que relaciona-se com vida dele é santificado e feito celestial e santo. Existe um Deus e Seu nome é Deus nosso Pai, e Deus nosso Salvador, e Deus em nossas almas – a graça comovente e testemunho do Espírito Santo. Amém. (W. A. Criswell, Ph.D., Great Doctrines of the Bible – Volume 2, Zondervan Publishing House, 1982, p. 77).

Eu oro que você irá vir para Jesus hoje à noite. Ele salvará você desde uma vida desperdiçado de egoísmo e pecado. Ele limpará você com o Sangue que Ele derramou na Cruz. Vem para Jesus e você conhecerá o amor de Deus, e a comunhão comovente de Espírito Santo.

Se você gostaria de falar com nós sobre vir para Jesus, por favor deixe seu asento agora mesmo e ande para trás de auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos conversar e orar. Dr. Chan, por favor venha e ore por alguém para confiar Jesus hoje à noite. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Coríntios 13:11-14.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“O Little Town of Bethlehem” (por Phillips Brooks, 1835-1893).


PLANO DE

SALVAÇÃO ATRAVÉS DA TRINDADE –
SERMÃO DE NATAL

SALVATION THROUGH THE TRINITY –
A CHRISTMAS SERMON

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” (II Coríntios 13:14).

I.   Primeiro, você precisa da graça do Senhor Jesus Cristo,
II Coríntios 13:14a; Hebreus 10:29; Isaías 53:3;
João 5:40; Isaías 49:7; Atos 15:11.

II.  Segundo, você precisa do amor de Deus, II Coríntios 13:14b;
Romanos 5:8.

III. Terceiro, você precisa da comunhão do Espírito Santo,
II Coríntios 13:14c.