Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




A IRA DE SATANÁS NOS ÚLTIMOS DIAS

THE WRATH OF SATAN IN THE LAST DAYS
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 8 de Dezembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, December 8, 2013

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).


Sim, eu acredito em Diabo. Ele tem no mínimo 12 nomes na Bíblia. Ele é chamado de Satanás, o Diabo, o Dragão, o Serpente, Belzebu, Belial, Lúcifer, o Iníquio, o Tentador, o Deus de este Mundo, o Príncipe das Potestades do Ar, e o Príncipe de este Mundo. Nós nunca deveríamos fazer piadas sobre o Diabo, ou falar de leve sobre ele. Ele tem grande poder, maior que qualquer nação, maior que qualquer arma que homem tem criado. Ele domina o ar, a atmosfera ao redor da terra. Propósito dele é de atrapalhar a obra de Deus, para prevenir orações que sejam correspondidas, para atrasar a Segunda Vinda de Cristo, para opor o Espírito Santo, para interromper avivamento, para destruir vida humana, e para destruir a humanidade – criação superior de Deus. O Diabo é um horrível, hostil, mosntro detestável. Ele muda a si mesmo em uma criatura maravilhosa, e atraente. Mas quando ele captura sua vítima, ele é transformado um dragão abominável.

Nosso texto fala de um tempo, perto de fim de esta idade, quando Satanás não pode mais entrar na presença de Deus, como ele fez no primeiro capítulo de Jó. Até este ponto ele poderia entrar e sair desde a presença de Deus em Céus. Mas quando ele foi tirado fora para sempre desde a presença de Deus, ele sabia que sua maldição estava perto. J. A. Seiss, em seu marca no comentário de Livro de Apocalipse, dá este retraro,

Nós poderiamos pensar que tão [grande] uma derrota no céu curaria ele de sua malignidade, no mínimo causar ele para privar-se desde qualquer tentativa adiante contra Deus e Seu povo. Mas ele é desesperadamente depravado, e nada mas força absoluta pode [superar] sua natureza demônica. Não existe cura por ser tão totalmente pervertido. E sua ejeição desde céus e confinamento na terra somente zanga ele mais, e faz acontecer violência aumentado, induzindo um estado de coisas extremamente o pior que este mundo já experienciou (J. A. Seiss, The Apocalypse – Lectures on the Book of Revelation, Zondervan Publishing House, no date, p. 313).

Maioria do que eu aprendi sobre o Diabo vem quando eu estudei como um jovem abaixo de um grande acadêmico Bíblico e teólogo, Dr. Timothy Lin. Dr. Lin possuiu dois maestrados desde Faith Theological Seminary. Ele possuiu um doutorado em Antigo Testamente Hebraico e linguagens relatados desde o College of Hebrew e Cognate Languages no Dropsie University. Ele depois ensinou em departamento de graduado no Bob Jones University, no Talbot Theological Seminary, e no Trinity Evangelical Seminary na cidade de Deerfield, estado de Illinois. Ele foi um dos tradutores de New American Standard Bible, e de 1980 a 1990 ele foi o presidente de China Evangelical Seminary no Taiwan – seguindo a presidência de Dr. James Hudson Taylor III. Ele foi meu pastor e professor por mais de 23 anos, quando eu fui um membro de First Chinese Baptist Church de Los Angeles. Ele me batizou, e conduziu minha comitê de ordinação em 2 de Julho, 1972.

Mas Dr. Lin não foi um professor de teologia seco como areia. Suas aulas e seus sermões abundaram-se com o poder de teologia viva. Por exemplo, Dr. Lin firmamente acreditou que nós estamos vivendo nos últimos dias – perto de fim de mundo como nós sabemos. Você não precisa ler muito do que ele escreveu para ver isto. Por exemplo, em seu livro sobre crescimente da igreja, ele repetidamente dá frases como “A Igreja dos últimos dias têm a mesma concepção errada…” (p. 6); “o púlpito nos úlltimos dias” (p. 11), “Muitos Cristãos de últimos dias são…tímidos, aterrorizados, e sem fé na palavra de Deus” (p. 17); “A desolação da Igreja de últimos dias não está devido por falta de pastores…” (p. 21); “Que a Igreja de últimos dias pense três vezes sobre isto” (p. 29); “Algumas igrejas de últimos dias não estão preocupados…enquanto ter uma maneira de ter dinheiro” (pp. 48, 49); “A igreja de últimos dias ignoram a distinção entre certo e errado” (p. 50); “Existe duas razões porque as igrejas de últimos dias exibem tanta apatia extremo em relação reuniões de oração” (p. 95). (Todas citações são de Timothy Lin, Ph.D., The Secret of Church Growth, FCBC, 1992).

Você pode dizer que Dr. Lin constantemente pensou sobre o fato que nós estamos vivendo no final de idade Cristiana, perto do fim de últimos dias. Outro ponto que Dr. Lin constantemente enfatizou foi a realidade de Satanás e seus demônios. Estas duas temas foram estressados repetidamente em seu seus sermões e estudos Bíblico – nós estamos vivendo nos últimos dias, e Satanás e seus demônios estão contra nós. Você pode pensar que estas duas temas negativas poderiam desencorajar e deprimir a igreja. Mas extamente o opósito foi que aconteceu! Sua igreja experienciou um avivamento fenomenal. Sua igreja adicionou quase 2,000 pessoas em um tempo curto.

Como Dr. Lin frequentemente citou nosso texto em sua pergação e ensinamento,

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Comentando sobre este versículo, Dr. Lin disse,

Satanás completamente compreende que a única maneira de prolongar sua vida diabólica é por atrasar a segunda vinda de Cristo…Por esta razão, ele emprega seus planos diabólicos com toda sua força em direção a deter pessoas para acreditar em Jesus – por isto sustentando o pessoal de reino de Deus desde ser produzidos…Satanás então começa o segundo passo de sua sabotagem entre Cristãos, isto é, reprimindo eles desde tempo devocional e esforço em oração… Então, se é mais perto da segunda vinda de Cristo, é maior a pressão de Satanás contra oração! (Lin, ibid., pp. 95, 96).

Muitos pregadores não veem ou entendem os “sinais” da segunda vinda de Cristo. Mas o Diabo é mais sábio que eles. Ele vê que a nação de Israel tem sido restabelecido. Ele vê a apostasia das igrejas. Ele vê os dias de Noé sendo repetidos. Ele sabe “que já tem pouco tempo” para fazer obra diabólica de opor e atrapalhar a obra de Deus na terra!

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Um dos nomes de Diabo é “Satanás.” Isto significa “adversário” ou “opositor.” Assim, Satanás opõe a obra de Deus. Nos últimos dias, em qual nós vivemos, Satanás opõe ambos o salvo e o perdido.

I. Primeiro, Satanás opõe as orações de aqueles quem são salvos.

O objeto principal de Satanás em opor a obra de Deus é de deter Cristãos a partir de oração. Dr. Lin disse, “Satanás sabe (apesar Cristãos talvez não) que oração é o procedimento pel apropriação de riquezas de Deus…Se Cristãos não apropria estas riquezas, eles vão tornar exaustos espiritualmente e enfraquecidos prematuramente… Então, se é mais perto da segunda vinda de Cristo, é maior a pressão de Satanás contra oração” (Lin, ibid., p. 96).

Muitas vezes Cristãos esquecem de orar quando eles levantam na manhã. Não é difícil para orar o Pai Nosso e pedir Deus por Sua ajuda durante o dia. Sem a ajuda de Deus, nós não podemos fazer muitas coisas. Satanás sabe disso. Então ele opõe sua oração matinal. Então ele está alegre de ver como sem força você está em aquele dia!

Satanás também opõe à “orar direto” – isto é, orar por algo até você receber. A parábola da viúva persistente ensina a necessidade de “orar direto” até você ter o que você precisa. Jesus deu o propósito da parábola em Lucas 18:1, “sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer” – ou pode ser traduzido, “…deveriam sempre orar e não desistir.” A parábola ensina que você deveria continuar a pedir Deus para as coisas que você precisa até Ele conceder isso à você. A parábola é simples. Uma viúva veio e perguntou ao um certo juíz para vingar ela contra um inimigo. O juíz não fez nada por um tempo. Mas ele finalmente deu ela o que ela queria porque ele estava cansado de ser perturbado por ela. A parábola termina por dizer que Deus “fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles” (Lucas 18:7). Mas o último versículo de parábola diz,

“Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8).

Isto não significa que não vai mais ter fé quando Cristo vier. Isto signifca que maioria dos Cristãos desistirá facilmente quando eles estão orando por alguma necessidade. Eles não esforçará em oração até eles adquirir o que eles estão pedindo! “Orar direto” em fé será bastante diminuido nos últimos dias. Enquando esta geração chega perto, Satanás intensifica sua pressão contra oração direto. Ele faz isto para enfraquecer as igrejas e causa um atraso em número completo de eleitos ser salvos. Por isso, Satanás tenta prolongar suar vida diabólica na terra opondo-se em oração persistente nos últimos dias!

Satanás atrapalha nossas orações, e interrompe muitos de nós de orar direto, por dizendo à nós, “Oração não é tão importante. O pastor diz para vocês para orar, orar, orar – mas você está desperdiçando seu tempo. Suas orações realmente não faz nada. Desista! Não desperdice seu tempo em oração.” Você já sentiu como isso? Você já pensou que oração realmente não funciona – isto quer dizer que é somente desperdício de tempo? Se você já tinha pensado assim, você pode ter certeza que isto é o Diabo quem colocou este pensamento em sua mente. Satanás usará todo tipo de truque para você parar de orar por uma certa necessidade. Satanás passa bastante tempo e esforço para enganar você em deixar suas orações deslizar. Ele trabalha duro para deter você de oração antes que você adquire o que você precisa de Deus! Em outro contexto, o Apóstolo Paulo disse isto –

“Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” (II Coríntios 2:11).

Satanás irá certamente “ter uma vantagem” sobre você a menos que você é bem cuidadoso de não desistir quando você está orando por uma necessidade. O Apóstolo Tiago disse,

“Nada tendes, porque não pedis” (Tiago 4:2).

E muitas vezes, você continua “não ter” porque o Diabo enganou você com um de seus truques. Ele causou você à sentir desesperado ou deprimido. Ele aliciou você até você parar de orar, ou enfraquecer suas orações. Lembre, Cristão – oração é coisa principal que nós fazemos para vencer a batalha com Satanás. Lembra – oração é a batalha! Um hino antigo diz tudo isso,

Você orou direto até a resposta vier?
   Existe uma promesa verdadeira por sual alma para reivindicar;
No lugar de oração Jesus espera por você,
   Você encontrou Ele lá, Você orou direto?
Você orou até a resposta chegar?
   Você implorou em nome do Salvador?
Você orou e lutou [no meio da noite],
   Você orou até a resposta chegar?
(“Have You Prayed It Through?” por W. C. Poole, 1875-1949;
   alterado por o Pastor).

Você já ouviu está música em nossas igrejas? Eu nunca! Cristãos constumava cantar isso, mas está fora de moda agora. “Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lucas 18:8).

Agora veja isto! Em décimo capítulo de Daniel nós lemos que a oração de Daniel foi escutado por Deus na primeira vez que ele orou (Daniel 10:12). Mas a resposta não veio por “vinte dias” porque o demônio de Satanás opôs a resposta (Daniel 10:13). Nós estamos agradecidos que Daniel não deixou o Diabo deter ele em oração até ele receber o que ele pediu para Deus! Em seu grande livro sobre oração, Dr. John R. Rice deu este bom coro,

Continue orando,
   Até você orar direto,
Continue orando,
   Até você orar direto,
Grande promesas de Deus
   Sempre são verdade,
Continue orando,
   Até você orar direto.

II. Segundo, Satanás opõe a salvação de aqueles quem estão perdidos.

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Satanás opõe você se você procura a ser salvo. Ele não deseja você virar um Cristão. Ele fará tudo em seu poder para deter você de ser salvo. Porque ele faz isto? Uma razão é porque ele é um assassino. Jesus disse que o Diabo “foi homicida desde o princípio” (João 8:44). Isto é a natureza de Satanás de matar pessoas. Ele matou nosso primeiro parente no Jardim de Éden, por aliciar eles à comer a fruta proibida. Ele é o assassino de almas – e ele quer assassinar você também. Ele deseja você de morrer e ir para Inferno.

Mas tem outra razão. Em Romanos 11:25 nós lemos isto,

“…endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado” (Romanos 11:25).

A palavra “plenitude” traduzida em Grego é “plērōma.” Isto significa “o número completo.” O Diabo odeia Israel, e ele sabe que endurecimento espiritual deles não será removido até “o número completo” de Gentios são salvos. Mas Satanás não deseja Israel a ser salvo. Isto é a razão que ele não deseja você a ser salvo.

Um número certo de Gentios deve ser salvo antes de endurecimento de Isarael é removido nos últimos dias. Você é um Gentio. Você está vivendo perto de últimos dias. O Diabo sabe que ele será julgado por Deus e preso por “um mil anos” quando Cristo retornar (Apocalipse 20:2). É por isso que,

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

Satanás está enfurecido por toda parte de mundo hoje porque ele sabe que seu tempo está curto. Mais que nunca, ele está fazendo tudo que ele pode para atrasar “o número completo” de Gentios de receber e ser salvo. Eu estou convincido que é uma das razões isto está ficando difícil e mais difícil por pessoas a ser salvos em nosso tempo. O Diabo irá fazer tudo em seu poder para deter você desde confiar Jesus e virar um Cristão real. Desta maneira ele é capaz de deter Israel em endurecimento um pouco mais.

Uma da maneiras que o Diabo usa para deter você de ser salvo é de tirar a Palavra de Deus desde seu coração. Na Parábola de Semeador, Jesus disse,

“…depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo” (Lucas 8:12).

Dois homens jovens Chineses veiram para nossa igreja no último Domingo. Ambos eles foram dominados por Diabo. Um deles veio abaixo de controle Satânico através de ídolo Budista e devoção de ídolo na casa de seus parentes. Eu não sei como o outro tornou-se demonizado. Mas ele me disse que ele estava atormentado por Satanás e pelo jeito claramente ele estava.

Um de dois Chineses jovens foi salvo no último Domingo, mas o outro não foi. Aqui estava a diferença – o jovem quem foi salvo continuou de vir para igreja e escutar a Palavra de Deus enquanto eu preguei o Evangelho. Ele foi bem tentado para desistir e deixar a igreja. Mas pela graça de Deus ele ficou, e veio para escutar o Evangelho todo Domingo de manhá e todo Domingo de noite. Finalmente, quando Dr. Chan pregou último Domingo de manhã, que o primeiro jovem confiou Jesus e foi salvo!

Mas o segundo jovem Chinês recusou-se a ouvir. Eu conversei com ele depois do culto de último Domingo de manhã. Eu implorei com ele para ficar na igreja e escutar a pregação da Palavra de Deus. Mas ele com teimosia recusou-se. Ele eriçou-se com raiva e disse que ele podia ler a Bíblia por ele mesmo. Ele ficou tão agitado que nós tinhamos que conduzir ele para casa instantemente. Eu senti pena dele por ele ir.

Agora aqui está como isto aplica em você, se você não está salvo ainda. Você tem que humilhar você mesmo. Se você pensa que você sabe o que fazer, ou o que você precisa pensar, ou sentir – isso é tão fácil por Satanás de tirar o Evangelho fora de seu coração! A Bíblia diz,

“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”
      (Tiago 4:10).

Alguem de vocês continua e continua em uma condição que não está salvo. Você está tão orgulhoso que você pensa que você sabe o que fazer. Mas você não é sábio! Você não sabe o que fazer. É por isto que você está ainda abaixo do controle de Satanás. Eu peço a você esta manhã,

“Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará”
       (Tiago 4:10).

Um hino antigo diz isto bem,

“Eu desisto eu mesmo, e o que seja eu sei,
   Agora limpa me e eu estarei mais branco que neve.”
(“Whiter Than Snow” por James Nicholson, 1828-1896).

Jesus morreu na Cruz para pagar por seus pecados. Ele ressucitou desde a morte para lhe dar vida. Agora – humilhe você mesmo na presença do Senhor, e Ele levantará você! Agora – entregue você mesmos, e o que seja que você sabe – e Jesus limpará você de todo pecado com Seu Sangue através de fé simples em Ele!

Se você gostaria de falar com nós sobre ser um Cristão real, por favor deixe seu asento agora e ande para atrás de auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto aonde nós podemos conversar e orar sobre este assunto. Vá agora. Dr. Chan, por favor ore que alguém confiará Jesus agora. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Apocalipse 12:7-12.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Then Jesus Came” (por Homer Rodeheaver, 1880-1955).


PLANO DE

A IRA DE SATANÁS NOS ÚLTIMOS DIAS

THE WRATH OF SATAN IN THE LAST DAYS

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“O diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo” (Apocalipse 12:12).

I.   Primeiro, Satanás opõe as orações de aqueles quem são salvos,
Lucas 18:1, 7, 8; II Coríntios 2:11; Tiago 4:2; Daniel 10:12, 13.

II.  Segundo, Satanás opõe a salvação de aqueles quem estão perdidos,
João 8:44; Romanos 11:25; Apocalipse 20:2; Lucas 8:12;
Tiago 4:10.