Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




JULGAMENTO DE DEUS – UMA COISA TEMOROSA

GOD’S JUDGMENT – A FEARFUL THING
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 17 de Novembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, November 17, 2013


A canção que Mr. Griffith justamente cantou foi escrito por Dr. John R. Rice. Isto é a canção que é preciso em nossas igrejas. Hoje dificilmente existe de qualquer forma canção sobre julgamento, e nenhum eu conheço que é sobre Inferno. Os Puritanos cantavam sobre Inferno. Mas os evangélicos de hoje pensam que eles são tão espertos e sofisticados para fazer isto. Puck de Shakespeare disse, “Que bobos estes mortais são.” Ele poderia ter dito isto sobre muitos progressivos e novo-evangélicos de hoje. Eles estão normalmente quase 40 anos atrás de moda que do mundo perdido. Homens perdidos exibiam barbas de Van Dyke quarenta anos atrás. Hoje bastante pregadores evangélicos “progressivos” exibem estas barbas – somente eles não são espertos suficientemente para chamar eles de “Van Dykes.” Em seus pseudo-sofisticação, eles com ignorânica chamam seus bigodes de “barbicha de bode.”

Quase quarenta anos atrás o mundo começou uma campanha anti-fumo. Pessoas inteligentes do mundo não fumam mais. Claro que, o novo-evangélico “progressivos” estão justamente agora começando a fumar, como se fumar fosse um sinal de inteligência e sofisticação. Wheaton College, aonde Billy Graham graduou e todas as seis filhas de Dr. John R. Rice graduaram, agora permite a faculdade e estudantes de fumar. E você sabia que no último mês o Moody Bible Institute de Chicago fez o mesmo, e abandonou a proibição de fumar? E o assunto atual de Christianity Today tem um grande, cachimbo de fumo em sua página de cobertura – um sinal que fumar é legal e intelectual – como C. S. Lewis, quem fumava cachimbo. Em nome de sofisticação os novo-evangélicos estão adotando ato de fumar – quarenta anos depois o mundo começou a desistir!

Agora está fora de moda de cantar hinos na igreja. Eles cantam um coro superficial repetidamente – até quase todo mundo estiver em deslumbramento semi-hipnótico. Isto supostamente “prepara” eles para o sermão. Isto parece mais como de preparar eles para dormir, o qual maioria deles fazem durante o gentil curto “estudo de Bíblia” que segue. E então nenhum canta sobre Inferno em nossas igrejas hoje. Avisos sobre Inferno está por toda parte na Bíblia – mas os evangélicos seculares não querem cantar sobre estes avisos – e eles certamente não querem ser pregados sobre isto! Então Dr. Rice fez um grande serviço por escrever esta canção sobre Último Julgamento,

O que você dizerá para Jesus, então,
   Quando você encarar tudo que você talvez tem feito,
E o Redentor por muito tempo rejeitou por anos?
   Como você rensponderá em aquela hora,
Quando ao Juiz em todo Seu poder,
   Você encarar seu recorde e dever de responder por suas lágrimas?
O que você dizerá? O que você dizerá?
   Se sem perdão você encarar [Deus] aquele dia?
O que você dizerá? O que você dizerá?
   Encarando o Senhor que você tem desprezado em aquele dia?
(“What Will You Say Then?” por Dr. John R. Rice, 1895-1980).

Por favor vamos comigo na sua Bíblia para Hebreus 10:31 – e levantar-se por leitura da Palavra de Deus.

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Vocês podem sentar-se.

Isto é um texto importante, especialmente por nosso tempo. A Bíblia diz, “Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Romanos 3:18). Nós nunca encontramos qualquer um quem está com temor ao Deus! Nunca! Nenhma excepção! “Não há temor de Deus diante de seus olhos.” Mas, ainda, nosso texto diz, “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31). Dessa forma a Bíblia contradiz homem moderno, e seu pseudo-sofisticado, concepção ignorante de Deus. A Bíblia diz, alto e claro,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Apesar o homem moderno não ter “temor de Deus antes olhos [dele],” ele está errado – bem errado. E eu tomarei poucos minutos hoje à noite para provar ao qualquer um com uma mente racional que isto é, certamente, “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Eu não vou apelar à sua emoção. Este sermão dará um lógico, argumento razoável por o fato que “horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”

I. Primeiro, isto é provado por quem Deus é.

Observe que o texto diz que isto é “horrenda” de cair nas mãos de “Deus vivo.” Todos nós sabemos que existe deuses “mortos.” Minha esposa e eu passamos por o Templo de Karnak no Egito. É um monumento esplêndido à este dia. Mas todos sabem que as imagens de deuses nas paredes de aquele templo antigo são deuses mortos. O “deus” de Protestantismo liberal é também um deus morto. Dr. Edward John Carnell foi um famoso professor no Fuller Theological Seminary. Ele foi o presidente de Fuller, e depois virou professor lá. Em 1959 Dr. Carnell escreveu um livro entitulado “The Case for Orthodox Theology” [O Caso por Teologia Ortodoxo]. Seu livro mostra que Fuller Theological Seminary estava já arruinado por 1959. Seu livro ensinou a evolução de um espécie para outro; isto ensinou que todas partes da Bíblia não são igualmente inspirados; isto atacou o premilenial Segunda Vinda de Cristo; e isto promoveu o mutilado, traduzido erradamente a Bíblia liberal RSV. Um ano e meio depois eu escutei Dr. Charles Woodbridge pregar. Dr. Woodbridge justamente teve deixado a faculdade no Fuller Seminary pelo ataque de Carnell sober a Bíblia. Dr. Woodbridge pregou contra concepção liberal de Carnell. Eu estava salvo quando Dr. Woodbridge pregou esse sermão. Eu sabia então que “deus” de Edward John Carnell não era meu Deus. Dr. Carnell cometeu-se suicídio uns anos depois em um quarto de hotel no Oakland, estado de California. Seu “deus” não foi meu Deus! Meu Deus foi e é “Deus vivo.”

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Não é horrenda coisa de cair nas mãos de deus morto de Fuller Theological Seminary! Oh, não! Rob Bell graduou desde Fuller – e ele é o homem quem escreveu Love Wins (HarperOne, 2011). Em este livro Rob Bell disse que a doutrina Bíblica de eterno “castigo no Inferno” está “desviado e tóxico” (p. viii). Ele aprendeu isto no Fuller. Seu deus não é meu Deus! Seu deus não é o “Deus vivo.”

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

II. Segundo, isto é provado por o que Deus tem feito no passado.

O caráter de Deus vivo é revelado pelo Seu julgamento no passado. Spurgeon disse, “O Deus de Abraão, como revelado no Antigo Testamento é diferente desde o Pai universal de sonho moderno [por liberais] enquanto Ele é de Apolo ou Baco” (C. H. Spurgeon, “Future Punishment a Fearful Thing”).

O “Deus vivo” de Bíblia destruiu a raça humana pecaminosa inteira em Grande Dilúvio. A Bíblia diz,

“Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente…E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra” (Gênesis 6:5, 7).

Novamente, o Apóstolo Pedro nos disse que Deus destruiu Sodoma e Gomorra. Novamente, Deus matou todos os primogênitos em Egito naquela noite. Novamente, Deus destruiu Faraó e todo seu exército no meio de Mar Vermelho. Novamente, o Heveu, o Jebuseu, e outras nações caíram pelo fio da espada por comando de Deus. E Mosés disse,

“[Ele] retribui no rosto qualquer dos que o odeiam, fazendo-o perecer; não será tardio ao que o odeia; em seu rosto lho pagará” (Deuteronômio 7:10).

De novo repeditamente a Bíblia ensina,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

III. Terceiro, isto é provado pelo que Jesus Próprio disse.

A Bíblia ensina que Jesus Cristo é Deus em corpo humano, Deus incarnado. Isto é o fato que nenhuma pessoa da Bíblia nunca disse tantas coisas terríveis sobre Inferno como o Senhor Jesus Cristo. Aqui estão alguma das coisas que Jesus disse sobre o castigo eternal.

“Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mateus 10:28).

Novamente, Jesus disse,

“Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos, E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 13:49-50).

De novo em capítulo vinte dois de Mateus, Jesus disse-nos que Deus [o Rei] dizerá,

“Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 22:13).

Então, em Marcos, capítulo 9, Jesus disse três vezes que Inferno é o lugar,

“Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9:44).

Novamente,

“Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9:46).

E ainda novamente,

“Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga” (Marcos 9:48).

Eu estou justamente dando um pouco de versículos aonde Jesus falou de Inferno, confirmando o fato que,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Jesus fez isto bem claro quando Ele deu a narrativa de homem rico e Lázaro em capítulo dezeseis de Lucas. O homem rico morreu,

“E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos” (Lucas 16:23).

E de novo, Jesus disse que o homem rico clamou,

“Estou atormentado nesta chama” (Lucas 16:24).

Eu espero que você realize que Jesus foi bom e gentil e amoroso. Isto é a razão que Ele deu tão forte avisos sobre Inferno. Isto foi como resultado de misericórdia e amor que Jesus nos avisou sobre o julgamente de vir, porque,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

IV. Quarto, isto é provado na consciência despertada do pecador.

Para ter certeza, a grande maioria de pessoas rejeitam o que a Bíblia diz sobre o Deus de julgamento. Eles também rejeitam a narrativa Bíblica de julgamento de Deus no passado. E eles rejeitam as coisas que o Senhor Jesus Cristo disse sobre o julgamento de Deus.

Isto é verdade que pessoas em seu estado natural rejeitam todos estas evidências e avisos. Eles não mudam até o Espírito de Deus vir e começar à despertar suas consciências! Até aquele tempo que a consciência do pecador não funciona propriamente. A Bíblia fala de

“…tendo cauterizada a sua própria consciência” (I Timóteo 4:2).

Pecado tem cauterizado consciência deles repetidamente. Isto agora tem sido cauterizado bastante vezes que isto está coberto, supostamente, com marcas de cicatriz e não funcionando mais propriamente.

Dessa forma, eles fazem escusas por seus pecado. Eles escondem atrás de psicológico e sociológico escusas por seus pecado. Eles culpam seus parentes por seus pecaminosidade. Eles culpam seu ambiente por seus pecado. Eles agarram em qualquer escusa que eles podem pensar para escusar-se de pecado horrível em seus recordes no livro de julgamento de Deus.

Mas se Deus tem escolhido eles, Ele enviará Seu Espírito para condenar eles de seus pecado. Assim o Espírito de Deus, “convencerá do pecado [deles]” (João 16:8). Assim eles irá começar de sentir como a mulher jovem que eu citei esta manhã. Lembra quando ela disse que pecados dela

     me assombraram e eu nunca poderia estar longe disto. Eu comecei a pensar, “Como eu podia cometer estes pecados?”… estes pecados veio de um malvado, coração desviado… Eu senti como uma criatura vil na frente de um Deus que vê-tudo; um Deus quem soube tudo que eu fiz, até trabalho na igreja, estava enraizado em pecado egocêntrico. Toda vez que eu ia para igreja, eu senti como um leproso… Eu tive um aversão bem fria [desgosto] ao Cristo.

Eu sei que a pessoa perdida do mundo pensa que tanto pensamentos tristes são anormal e antinatural. De certa forma, eles estão corretos. Em um estado de mente “natural” e “normal,” pessoas nunca se sentem assim. A Bíblia diz, “o homem natural” é inconsciente de seu pecado. Isso exige obra supernatural de Deus para despertar tal pessoa! Pensamentos convincente somente vem quando a graça de Deus abre seu coração para ver como pecaminoso você realmente é. Em seu hino, “Amazing Grace,” John Newton disse, “Foi a graça que ensinou meu coração à temer.” Cristãos em tempos de avivamento chamavam isto de “despertamento.” Quando você é despertado ao pecaminosidade de seu coração, sua consciência concordará que,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

V. Quinto, isto é provado pelo sofrimento de Cristo para salvar-nos desde o castigo de pecado.

Grande Spurgeon disse, “Como os sofrimentos de Salvador foram intenso além de toda concepção, [pecado] deve ter sido um horrível…mal desde que não existia outra maneira por nós de escapar exceto pela sangria e morte de querido Filho de Deus. Se você pensar levamente de inferno, você pensará levamente da cruz. Se você pensar pouco sobre sofrimentos das almas perdidas, você pensará pouco do Salvador quem livra você entre eles” (C. H. Spurgeon, “Future Punishment a Fearful Thing,” Metropolitan Tabernacle Pulpit, number 682).

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Isto não é exatamente o que Jesus fez para salvar você desde o castigo eternal? Jesus não caiu nas mãos de Deus vivo? Jesus não tolerou julgamento atemorizante na Cruz como seu substituto? Deus não castigou Jesus em seu lugar, por seu pecado? Pense sobre este grande versículo sobre Cristo como o substituto de pecador.

“Ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado” (Isaías 53:10).

Foi a vontade de Deus para “moer” Jesus “e fazer ele sofrer” (tradução moderna) para fazer Ele uma oferta à pagar por nossos pecados.

Isto é a doutrina de “propiciação.” The Reformation Study Bible [Bíblia Reformação de Estudo] diz, “A cruz propiciou Deus. Isso quer dizer, isto acalmou Sua ira…em Seu sofrimento Cristo assumiu nossa identidade e aguentou o julgamento devido para nós” (p. 1617). John Piper disse que Cristo “absorveu a ira de Deus” contra nossos pecados. Isto mostra, mais forte que qualquer coisa, que,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Jesus começou à cair nas mãos de Deus no Jardim de Getsêmani. Deus esmagou Jesus com o peso de seu pecado – e o pecado de todo Seu povo. Jesus foi esmagado tão mal que Ele suou “como isso fosse” grande gotas de sangue. Deus castigou Jesus tão fortemente que Ele quase morreu no Jardim do Getsêmani. Dessa forma, pelo “determinado conselho e presciência de Deus” (Atos 2:23), Jesus foi açoitado até quase morrer e teve pregos martelados em Suas mãos e pés – torturado por Deus – para propiciar Sua ira, e salvar você de cair nas mãos temorosas de Deus! Deus “deu” Jesus para morrer em seu lugar. A Bíblia diz,

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

Deus teve que fazer isto porque não tinha outra maneira de pagar castigo por pecadores.

Cada dor que Jesus sentiu – quando eles bateram Ele na cara, quando eles tiraram fora pedaços de Sua barba na cruz, quando eles bateram na costa Dele até ter polpa de sangue, quando eles martelaram os pregos nas mãos e pés Dele – cada dor que Cristo sentiu foi a ira de Deus derramado em Ele, invés de ser derramado em você! Isto é propiciação! Como uma canção nova expressa isto,

Até em esta cruz como Jesus morreu,
   A ira de Deus foi satisfeito;
Por cada pecado em Ele foi colocado –
   Aqui na morte de Cristo eu vivo.
(“In Christ Alone” por Keith Getty and Stewart Townend, 2001).

Depois que uma menina assistiu “The Passion of the Christ” [A Paixão de Cristo], eu escutei ela dizer, “Oh, isto foi terrível do que eles fizeram ao Jesus!” Mas isto não está bem certo. Na verdade, isto foi terrível do que Deus fez ao Jesus! Deus castigou Jesus horrivelmente – porque não tinha outra maneira por Sua ira de ser “absorvido” – propiciado – voltado contra Jesus ao invés de você. Sim,

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:31).

Isto é provado por o castigo que Deus derramou sob Jesus para expiar por nossos pecados. A mulher jovem que eu havia citado expressa assim,

[Invés de] olhar entre em mim mesmo, checando meus sentimentos…como eu sempre fiz antes, eu olhei para Cristo por fé, Lá Ele estava! O Cristo vivo! Ele me salvou; Ele molhou-se meus pecados em Seu Sangue precioso. Ele levou a carga pesada de meus pecados em outro lugar! Ele absorveu a ira de Deus que deveria ter sido derramado sob mim, na vida, na morte, no Último Julgamento e no Inferno… Meu recorde está carimbado “Não Culpado” com Seu próprio Sangue! Ele é meu advogado, meu Mediador, meu herói, e meu Senhor!... Eu desejo à todos aqueles quem esforçou-se como eu podia experienciar perdão de Jesus! Ele aceitou a culpa por meus pecados. Ele pagou por todo!

Sim! Amém! Como um hino antigo expressa isto,

Por nada de bom eu tenho por Tua graça de reivindicar –
   Eu lavarei meus trajes branco Em Sangue do Cordeiro de Calvário.
Jesus pagou por tudo, Tudo ao Ele eu devo;
   Pecado teve deixado uma mancha vermelha, Ele lavou isto branco como neve.

E quando, antes de trono, eu suporto em Ele completo,
   “Jesus morreu para salvar minha alma,” Meus lábios deve ainda repetir.
Jesus pagou por tudo, Tudo ao Ele eu devo;
   Pecado teve deixado uma mancha vermelha, Ele lavou isto branco como neve.
(“Jesus Paid It All” por Elvina M. Hall, 1820-1899).

Você está interessado em virar um Cristão real? Se você gostaria de falar com nós e orar com nós agora, por favor deixe seu asento agora já e ande para trás de auditório. Dr. Cagan levará você para outro quarto por conselho e oração. Vá agora. Dr. Chan, por favor ore por alguém à confiar Jesus. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com ou www.rlhsermons.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Hebreus 10:28-31.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“What Will You Say Then?” (por Dr. John R. Rice, 1895-1980).


PLANO DE

JULGAMENTO DE DEUS – UMA COISA TEMOROSA

GOD’S JUDGMENT – A FEARFUL THING

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo”
(Hebreus 10:31).

(Romanos 3:18)

I.   Primeiro, isto é provado por quem Deus é, Hebreus 10:31;
I João 1:7.

II.  Segundo, isto é provado por o que Deus tem feito no passado,
Gênesis 6:5, 7; Deuteronômio 7:10.

III.  Terceiro, isto é provado pelo que Jesus Próprio disse,
Mateus 10:28; 13:49-50; 22:13; Marcos 9:44, 46, 48;
Lucas 16:23, 24.

IV.   Quarto, isto é provado na consciência despertada do pecador,
I Timóteo 4:2; João 16:8.

V.    Quinto, isto é provado pelo sofrimento de Cristo para salvar-nos
desde o castigo de pecado, Isaías 53:10; Atos 2:23;
João 3:16.