Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




SOFRENDO E REINANDO

SUFFERING AND REIGNING
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 29 de Setembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, September 29, 2013

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).


Aqui nós vamos de novo! Eu sentei para escrever este sermão e eu descobri que a palavra “sofrer” aqui é traduzido como “aguentar” em todos as traduções modernas. Mas Geneva Bíblia de 1599 e o 1611 KJV traduziu isto como “sofrer.” Enquanto eu estudava isto mais eu encontrei que a palavra Grega pode ser traduzido como “sofrer” ou “aguentar.” Então isto poderia ser ambos maneiras.

O contexto então deve ser considerado. Em versículos 11 e 12 o Apóstolo está falando sobre a união de Cristão com Cristo. Em versículo 11 ele disse, “Se morrermos com ele, também com ele viveremos.” Isto refere à um Cristão renunciando o mundo e morrendo por pecado e si próprio. Então, versículo 11 fala de união de um Cristão real com Cristo em Sua morte (cf. Romanos 6:1-3). Então o versículo 12 fala de união de Cristão com Cristo em Seu “sofrimento.” Dessa forma “sofrer” é a palavra preferida usada por grande tradutores de Geneva Bíblia e King James Bíblia. Estes tradutores não são bobos. Eles foram os grandes acadêmicos Gregos na Inglaterra. Eles sabiam que o contexto inteiro de capítulo dois conduziu para “sofrer,” não somente “aguentar.” O capítulo descreve o Cristão verdadeiro como um soldado, culminando em estas palavras desafiosas,

“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos…”

Se nós seguimos Jesus em Sua morte, nós viveremos com Ele. Se nós seguimos Jesus e Seu ¬sofrimento, nós reinaremos com Ele! Simples! Porque complicar coisas por subtituir “sofre” por “aguentar,” como todos traduções modernas fazem? Você não precisa ser um acadêmico Grego para saber isto! Mas membros de igrejas modernas não querem sofrer! Então, tradutores modernos enfraqueceram o versículo enquanto for possível para agradar seu frágil-evangelical leitores. É bem simples assim!

Também, os tradutores antigos tiveram concepção bem maior de Escritura que os mais escolares conservativos de hoje. Então, eles traduziram nosso texto na luz de Romanos 8:17, o qual diz,

“…se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (KJV).

E eu dou aqui o NIV,

“…Se sofremos com ele também tomaremos parte na sua glória” (NIV).

A palavra traduzida “sofrer” em Romanos 8:17 claramente significa “para experienciar dor,” “para sofrer com isto.” Desde a palavra em nosso texto tem a idéia de sofrer e aguentar, o homem anterior traduziu isto na luz de Romanos 8:17. Isto é o que Luther chamou “a analogia de Escritura.”

A razão real pela alteração por tradutores modernos situa em outro lugar. Eles sabem que leitores modernos não querem sofrer! Então eles usaram uma palavra frágil para acomodar evangélicos fracos de hoje! Eu frequentemente digo, “O King James Bíblia ilumina uma grande luz em tradutores modernos!”

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

O versículo colorário em Romanos 8:17 faz isto bem claro que Cristão real são “co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” (Romanos 8:17).

I. Primeiro, “Se sofremos, também com ele reinaremos.”

Dr. J. Vernon McGee deu um comentário excelente em isto. Ele disse,

“Se sofremos, também com ele reinaremos”…Eu acredito que este versículo limita para aqueles quem têm sofrido por Ele…No mundo Romano de dias de Paulo, existia bastante Cristãos que foram martirizados – cinco milhões deles, de acordo com Foxe – porque eles recusaram de negar Cristo.
      “Se o negarmos, também ele nos negará.” Isto é linguagem bem forte. Isto revela, de qualquer forma, que Paulo acredita que fé sem obra está morto (Tiago 2:17). Você vê, Pauo e Tiago nunca contradiz um ao outro. Tiago está falando sobre a obra de fé, e Paulo está dizendo que fé genuino produzirá obras (J. Vernon McGee, Th.D., Thru the Bible, Thomas Nelson Publishers, 1983, volume V, p. 466; note on II Timothy 2:12).

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

Em igreja primitiva, todos Cristãos foram ensinados que eles tinham que passar por testes e sofrimento. Nós podemos ver isto bem claramente em Atos 14:22, aonde Paulo e Barnabé estavam em Licaônia, Icônio e Antioquia.

“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22).

“Por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” A palavra Grega traduzida “tribulação” é “thlipsis.” Isto significa “pressão, aflição, problema, sofrimento” (Strong).

Os Cristãos primitivos eram forte suficiente para “alvoroçar o mundo” (Atos 17:6) porque eles foram sido ensinados que isto foi normal para negar a si memso e carregar cruz deles diariamente, como Cristo “disse para todos eles,”

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9:23).

“Por muitas tribulações [pressão, aflição, problema, sofrimento] nos importa entrar no reino de Deus” (Atos 14:22).

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

Se seu sermão em “Sofrendo e Reinando com Jesus,” grande Spurgeon, “o príncipe de pregadores,” disse,

      Quando Marcus Arethusus (362 A.D.) foi comandado por Julian o Apóstata, para [dar dinheiro pela] reconstrução de um templo pagão o qual seu povo tive que demolir por conversão deles para Cristianismo, ele recusou de obedecer; e mesmo assim ele era um homem idoso, ele foi desnudado, e depois todo perfurado com [lanças] e facas. O homem idoso apesar estava firme. Se ele daria [poucos centavos] voltado a reconstrução de templo [pagão], ele seria liberado…[Mas] ele não fez assim. Ele foi sujado com mel, e enquanto seus cicatrizes estavam [ainda] sangrando, as abelhas e vespas vieram sob ele e picaram ele até morrer. Ele podia morrer, mas ele não podia negar seu Senhor. Arethesus entrou na alegria de seu Senhor, por ele nobremente sofreu com ele (C. H. Spurgeon, “Suffering and Reigning with Jesus,” The Metropolitan Tabernacle Pulpit, 1991 reprint, volume X, p. 11).

Nós honramos os nomes de homem como Richard Wurmbrand (1909-2001), quem passou 14 anos de tortura em prisão Comunista de România. Nós honramos Samuel Lamb (1924-2013), quem passou mais de 20 anos de trabalho forçado campo de concentração Comunista Chinesa. Nós honramos Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), quem foi enforcado por pescoço com laço de piano pelos Nazis em Segunda Guerra Mundial por pregar contra Hitler. Nós honramos centenas de pessoas quem estão sofrendo por seus fé em Cristo nas terras Muçulmanas esta manhã. Mas e você? Você daria umas horas para estar na igreja cada Domingo? Você iria passar por sacrifício pequeno de estar em reunião de oração, e fazer evengelismo cada semana?

Eu tenho em meu estudo uma cópia de The Baptist Hymnal, publicado por Convenção Batista do Sul em 1956. Em neste tempo existia enfraquecemento de necessidade para Cristãos sofrer. Eu olhei para grande hino de Reginald Heber’s (1783-1826), “The Son of God Goes Forth to War”[O Filho de Deus Segue À Guerra]. Meu coração quebrou quando eu vi que os Batistas de Sul removeram o mais forte estrofe desde aquele hino inspirante. Aqui está o strofe que eles removeram,

Uma banda gloriosa, poucos escolhidos, Em quem o Espírito veio,
   Doze valiante santos, esperança deles eles sabiam, E ridicularizaram a cruz e chama.
Eles encontraram aço brandido de tirano, a juba sangrento de leão;
   Eles agacharam suas cabeças para sentir a morte: Quem seguirá em seus treinamento?
(“The Son of God Goes Forth to War” por Reginald Heber, 1783-1826).

Este é o strofe que agarra você! Este é o estrofe que foi usado para inspirar jovens para abandonar uma vida fácil e ir para campos de missão, ou virar Cristão que sacrifica o próprio aqui em casa! Porque eles removeram este strofe em 1956? Eu vou dizer à vocês porque! Algumas senhoras idosas foram ofendidads por isto! Eles não queriam pensar sobre “a cruz e chama.” Eles não queriam ser conforntados com imagens de “aço brandido de tirano.” Isto angustiaria eles para ser lembrados de “a juba sangrento de leão,” ou o fato que o mártir “agacharam suas cabeças para sentir a morte.” Isto foi muito para eles, então eles tiraram fora. Que vergonha por covardia deles! Que vergonha à Departamento de Música de Igreja de Batista de Sul por profanar que testemunho poderoso ao fé de mártir! Nunca vamos ser envergonhados de cantar isso. Nunca vamos ser envergonhados de viver isto, em qualquer maneira que nós podemos! Esta é a última música na lista. Vamos cantar!

Uma banda gloriosa, poucos escolhidos, Em quem o Espírito veio,
   Doze valiante santos, esperança deles eles sabiam, E ridicularizaram a cruz e chama.
Eles encontraram aço brandido de tirano, a juba sangrento de leão;
   Eles agacharam suas cabeças para sentir a morte: Quem seguirá em seus treinamento?

Um exército nobre, homens e meninos, A senhora e moça,
   Ao redor de trono de Salvador se alegra, Em mantos de luz ordendo,
Eles escalaram subida íngreme de Céus, Através de perigo, trabalho e dor;
   O Deus, nos concede graça, Para seguir treinamento deles.
(“The Son of God Goes Forth to War” por Reginald Heber, 1783-1826).

Vocês podem sentar-se.

“Eles escalaram subida íngreme de Céu através de perigo, trabalho e dor.” Sim! Isto é o que o Apóstolo quis dizer quando ele disse,

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

II. Segundo, “Se o negarmos, também ele nos negará.”

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

Jesus deu esta advertência importante quando Ele disse,

“Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10:33).

O Apóstolo Paulo disse em nosso texto, “se o negarmos, também ele nos negará.” Isto é a negação de Cristo que acontece quando um Cristão falso é confrontado com o sofrimento que é requerido em discipulado verdadeiro. Isto é o que acontece à pessoas de “terreno de pedra” descrevida em parábola de semeador.

“E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam” (Lucas 8:13).

Dr. Rienecker diz que “cair” significa “ir longe,” “retirar” (Fritz Rienecker, Ph.D., A Linguistic Key to the Greek New Testament, Zondervan, 1980, p. 161; note on Luke 8:13).

Quando “tentação” vem eles muitas vezes caem fora de igreja local deles. “Estes não têm raíz” significando que eles nunca têm sido “radicado” em Cristo. Isto revela que eles nunca foram verdadeiramente convertidos. Marcos 4:17 amplifica o que o “tempo de tentação” significa dentro da parábola,

“Quando aflição ou perseguição aparece…imediatamente eles são ofendidos” [literalmente, “caem fora,” NASV].

Pessoas assim vão ser negados por Jesus no julgamento. Ele dizerá para eles, “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:23).

Outros quem negam Cristo continuam a atender algumas igrejas. Eles pensam que eles estão bem, mas eles negam Cristo por viver em pecado. Estes pessoas são antinomians. Eu falei sobre estas pessoas em meu sermão “¬Antinomianismo na Itália” (clique aqui para ler). Eles são descrevidos pelo Apóstolo Paulo em Tito 1:16,

“Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra” (Tito 1:16).

Estes antinomians talvez têm aprendidos algumas doutrinas corretas, mas eles negam Deus pela maneira que eles vivem. Bíblia de Estudo de Reformação diz, “O Novo Testamento ensina que a falta de ações consistente com uma vida transformada faz a fé de um em Cristo suspetar…Ambos sã doutrina e ações em acordância com uma vida transformada são necessários por Cristãos” (note on Titus 1:16). “Em ações eles negam ele.”

Quando nosso tradutor de Laos leu meu sermão de “Antinomianismo na Itália,” ele me escreveu e disse,

Isto é realmente verdade que muitas pessoas clamam que eles são salvos mas nada tem mudado em vida deles. Em nosso país de Laos e até Tailândia o pessoal quem clama que eles são Cristãos, estão destruíndo o nome de Jesus. Eles amam de beber, dançar, roubar e dar um testemunho mal ao vizinho deles.

Ele disse isto causa pessoas não salvas em Laos de não querer mais virar Cristãos, “Mas o pior é que eles dizem que eles também não querem ser amigos com [estes] Cristãos.”

Então nós vemos as frutas horríveis de antinomianismo na Itália, Laos, e “até na Tailândia.” Nós ficamos com vergonha porque nós sabemos que esta vista falsa de Cristianismo vem bastante desde América, e envenena o testemunho de Cristo por toda parte de mundo em estes últimos dias. Jesus deu esta profecia,

“Por se multiplicar a iniqüidade [Grego: anomia – ilegalidade; a raíz de “antinomianismo”], o amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12).

Isto é um dos sinais de Segunda Vinda de Cristo! Até Cristãos reais será desencorajados, e perder seu amor Cristiano, porque existe bastante antinomians nos últimos dias! Mas não faz o erro aqui – estes antinomians são atualmente pessoas perdidas quem “negam ele” por suas vidas pecaminosas (Tito 1:16).

Um Cristão real nunca negará Cristo. Isto é o que Jesus pretendeu quando Ele disse, no próximo versículo em Mateus 24,

“Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mateus 24:13).

Apesar de ser odiado; apesar de profetas falsos; apesar de “iniquidade,” a ilegalidade, de antinomians quem professa de ser Cristão mas que não são, a pessoa verdadeiramente convertida irá “perseverar até ao fim” (Mateus 24:9-13). Como um hino antigo expressa,

Escuridão foi noite, pecado lutou contra nós,
   Pesado o carrego de dor que nós sustentamos;
Mas agora nós vemos os sinias de Sua vinda;
   Nossos corações cresce em nós, copo de alegria encheu!
Ele virá de novo, Ele virá de novo
   O mesmo Jesus, rejeitado por homem;
Ele virá de novo, Ele virá de novo
   Com poder e grande glória, Ele virá de novo!
(“He is Coming Again” por Mabel Johnston Camp, 1871-1937).

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

Cristo está pronto para salvar você desde seus pecados. Ele morreu na Cruz para pagar o castigo de seus pecados. Ele derramou Seu Sangue para limpar você desde de todo pecado. Ele ressucitou fisicamente desde a morte para dar você vida. Eu desafio você para virar fora desde seus pecados! Arrepende-se, e coloca sua confiança em Jesus. Ele salvará você! Ele salvará você. Ele salvará você agora!

Se você gostaria de falar com nós sobre ser salvo por Jesus, por favor deixe seu asento agora, e ande para trás de este auditório. Dr. Cagan irá levar você à um quarto quieto para oração e conselho. Vá para trás de quarto agora. Dr. Chan, por favor ore que alguém irá confiar Jesus esta manhã. Amém!

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

Você pode mandar correio eletrônico para Dr. Hymers em Inglês rlhymersjr@sbcglobal.net
– ou você pode escrever para ele a P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015.
Ou liga ele para (818)352-0452.

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos pelos direitos autorais. Você pode usar
eles sem permissão de Dr. Hymers. Porém, todos os messagens de video de Dr. Hymers
estão protegidos e pode somente ser usados por permissão.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: II Timóteo 2:3-12.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“The Son of God Goes Forth to War” (por Reginald Heber, 1783-1826).


PLANO DE

SOFRENDO E REINANDO

SUFFERING AND REIGNING

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará” (II Timóteo 2:12).

(II Timóteo 2:11; Romanos 8:17)

I.   Primeiro, “Se sofremos, também com ele reinaremos,”
Tiago 2:17; Atos 14:22; 17:6; Lucas 9:23.

II.  Segundo, “Se o negarmos, também ele nos negará,”
Mateus 10:33; Lucas 8:13; Marcos 4:17; Mateus 7:23;
Tito 1:16; Mateus 24:12, 13.