Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




TOME A SUA CRUZ

TAKE UP YOUR CROSS
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 15 de Setembro, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, September 15, 2013

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).


Este incidente está recordado em todos os três Evangelhos Sinóticos – Mateus, Marcos, e Lucas. Algum professores de Bíblia dizem que isto é somente por Cristãos maturos. Mas todos três Evangelhos especificamente nos diz que isto é para todo mundo. Em Mateus nós lemos, “Se qualquer pessoa quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16:24)[versão inglês KVJ]. Então, em Mateus renunciar si mesmo e carregar cruz é para “qualquer pessoa.” Atualmente a palavra “pessoa” foi fornecido em itálico por KJV tradutores. As versões modernas traduzem “qualquer” como “alguém,” enquanto no NKJV. Então o versículo aplica para qualquer quem seria seguidores de Cristo. Em nosso texto no Marcos nós somos contados que Jesus “chamou o povo,” com os Discípulos, e disse, “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Então, novamente, isto foi para todos da multidão, também como os Seus doze Discípulos. Em Lucas 9:23, nós lemos, “E dizia a todos: Se alguém...” Então isto está claro em todos três Evangelho Sinótico que Jesus deu carregar-cruz como um condição por todo mundo, não justamente os doze Díscipulos. Isto está claro que Jesus estava falando para todos quando Ele disse, “Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34). Aqui está dois pontos que flui desde aquele texto.

I. Primeiro, antinomians modernos negam que isto acontece em conversão real.

Na noite de último domingo eu preguei um sermão contra antinomianismo. Eu citei de Bíblia Reformação de Estudo, o qual diz, “Antinomian vistas são aqueles que negam que as leis de Deus deveriam diretamente controlar a vida de Cristão…eles tiram a conclusão falsa que comportamento deles não fazem diferença, com a condição de que eles continuam em acreditando…isto não é possível para estar em Cristo e ao mesmo tempo adotar pecado como um maneira de vida” (p.1831). Então eu citei Dr. A. W. Tozer, quem disse,

     Uma heresia notável tem vindo adentro de existência por todo nosso círculos de evangélicos Cristãos – o conceito largamente aceitado que nós humanos podem escolher para aceitar Cristo somente porque nós precisamos Dele como Salvador e que nós temos o direito de prolongar nossa obediência à Ele como Senhor enquanto nós queremos!...
     Que tragédia é em nossos tempos que nós frequentemente ouvimos o evangelho recorrer pronto em este tipo de base: “Vem para Jesus! Você não precisa obedecer ninguém – justamente vem para Ele e acredite em Ele como Salvador!”
     Então eles vêm e acreditam no Salvador. Depois, em uma reunião ou conferência, eles irão escutar outro apelo: “Agora que você tem recebido Ele como Salvador, como você gostaria de aceitar Ele como Senhor?”
     O fato que nós escutamos isto em todo lugar não faz isso certo. Para encorajar homem e mulher à acreditar em um Cristo dividido é mal ensinamento porque nenhum pode receber metade de Cristo…Quando um homem acredita em Jesus Cristo ele deve acreditar no completo Senhor Jesus Cristo – não fazendo nenhuma reserva! Eu estou satisfeito de dizer que é errado de olhar sob Jesus como um tipo de enfermeiro divino à quem nós podemos ir quando pecado tem feito nós doente, e depois Ele tem ajudado nós, para dizer, “Tchau” – e continuar em nossa maneira…
     Nós não chegamos à Ele como quem, comprando imóvel para sua casa, declarando: “Eu vou levar esta mesa mas eu não quero aquela cadeira” – dividindo as coisas! Não, tio! É um ou outro, tudo por Cristo ou nada de Cristo!
     Eu acredito que nós precisamos pregar de novo um Cristo inteiro para o mundo – um Cristo quem não precisa de nosso desculpa, um Cristo quem não será dividido, um Cristo quem irá ser Senhor de todos ou quem não irá ser Senhor de nenhum!
     Eu avisei você – você não terá ajuda Dele em esta maneira por o Senhor não salvará aquele quem Ele não pode comandar! Ele não dividirá Sua função. Você não pode acreditar em um metade-Cristo. Nós aceitamos Ele por o que Ele é – o ungido Salvador e Senhor quem é Rei dos reis e Senhor dos senhores! Ele não seria quem Ele é se Ele nos salvou e nos chamou e nos escolheu sem o entendimento que Ele pode também guiar e controlar nossas vidas…
     Poderia ser que nós realmente pensamos que nós não devemos ao Jesus Cristo nossa obediência? Nós havemos devido Ele nossa obediência desde o segundo que nós clamamos à Ele por salvação, e se [você] não dá para Ele esta obediência, eu tenho razão de estar curioso de [você] é realmente convertido!
     Eu vejo coisas e eu escuto de coisas que Cristãos estão fazendo e enquanto eu observo eles…eu me pergunto de que eles têm sido realmente convertidos…
     Eu acredito que isto é o resultado de ensinamento faltoso para começar. Eles pensaram do Senhor como um hospital e Jesus como um chefe do estado maior para consertar pecadores pobres que têm ido adentro de problema! “Conserta-me, Senhor,” eles têm insistido, “que eu possa ir da minha maneira!”
     Isto é um ensinamento mal…Isto está cheio de auto-ilusão. Vamos olhar para Jesus nosso Senhor, alto, santo, vestido com coroas, Senhor dos Senhores e Rei de todo, tendo um direito perfeito para comandar obediência completa de todo Seu povo salvo!... (A. W. Tozer, D.D., I Call It Heresy!, Christian Publications, 1974 edition, pp. 9-21).

Um conversão real requere que você se arrepende e confie o Senhor Jesus Cristo. Isto significa que sua vida tomará uma nova e diferente direção quando você verdadeiramente confia Ele. O Apóstolo Paulo fez isto claro quando ele disse,

“Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17).

Uma direção nova em vida vem à um pecador perdido por graça somente, através da fé no Senho Jesus Cristo únicamente!

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).

“Criados em Cristo Jesus para as boas obras” – isto é simples e claro para todos aqueles quem ama Jesus, por Jesus disse, “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). De novo, Jesus disse, “Quem não me ama não guarda as minhas palavras” (João 14:24). Quando o Apóstolo Paulo repreendeu os antinomians de igreja em Corintos, ele disse, “Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder” (I Coríntios 4:20). As palavras que nós dizemos sobre amar Jesus significa nada se não acompanha pelo poder de graça mudando a vida de um. Antinomians são aqueles “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela” (II Timóteo 3:5). Dessa forma, eles são “Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade” (II Timóteo 3:7). E a verdade foi falado por Jesus em nosso texto,

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

II. Segundo, aqueles quem são verdadeiramente convertidos não têm problema de acreditar em isto.

E ainda este dito está absolutamente escondido desde não convertido, homem natural.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).

Isto está escondido para eles por Satanás, quem é chamado “o deus deste século,”

“Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (II Coríntios 4:3-4).

O Evangelho foi descrevido pelo Apóstolo Paulo,

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (I Coríntios 15:3-4).

Mas como o Evangelho salva você e muda sua vida?

Quando você confia Cristo, Sua morte na Cruz expia por seus pecados. Quando você confia Cristo, Sua ressurreição lhe dá o poder para ter uma nova direção em sua vida. De novo, eu apelo à Efésios 2:8-10,

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10).

Pela graça nós somos salvos através de fé em Jesus. Quando nós somos salvos, nós somos “criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou [antes] para que andássemos nelas” (Efésios 2:8-10). Somente fé em Jesus pode fazer nos aceitáveis à Deus. O novo nascimento vem pela fé em Cristo. Mas o novo nascimento produz uma nova vida, e uma nova direção na vida. Não perfeição. Isto vem através de processo de santificação. Mas uma nova direção – uma nova maneira de viver – uma nova disposição de obedecer Cristo! E isto é aonde nosso texto entra,

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

Despertamento, e especialmente o novo nascimento, produz um desejo no coração para obedecer aquele comando de Cristo! Se não existe novo nascimento, não vai ter nenhum desejo de obedecer Jesus. Mas quando o Espírito de Deus faz Sua obra, aquele quem é nascido de acima não irá contrair-se e rejeitar o comando de Cristo,

“Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

Mesmo que Dietrich Bonhoeffer (1906-1945) teve um vista liberal de inspiração, Deus iluminou esta verdade para ele. Ele entendeu esta verdade, mas quem teve melhor vista de inspiração não entenderam. Bonhoeffer foi um pastor jovem Luterano quem falou contra Hitler, e foi enforcado pelo pescoço por Nazis uns dias antes que Alemanha caiu para os Aliados. Ele tinha somente 39 anos de idade. Em seu livro clássico, The Cost of Discipleship [O Costo de Discipulado], Bonhoeffer disse, “Quando Cristo chama um homem, Ele oferece ele para vir e morrer. Isto pode ser uma morte como aquele dos primeiro discípulos quem tive que deixar casa e trabalho para Ele, ou isto pode ser uma morte como Luther, quem tive que deixar o mosteiro e sair fora adentro de mundo. Mas isto é a mesma morte cada tempo…Em fato todo comando de Jesus é a chamada para morrer, com toda nossas afeições e desejos…Todo dia nós encontramos novas tentações, e todo dia nós devemos sofrer novamente pela causa de Jesus Cristo. As feridas e as cicatrizes que [nós] recebemos na [batalha] são sinais vivos desta participação da cruz de nosso Senhor…Sofrimento então é a crachá de verdadeiro discipulado. O discípulo não está acima de seu mestre. Seguir Cristo significa passio passiva, sofrer porque nós temos que sofrer. É por isso que Luther contou as marcas de sofrimento entre as igrejas verdadeiras, e um de memoranda formulou em preparação por Augsburg Confessão semelhantemente definir a Igreja enquanto a comunidade de aqueles ‘quem são perseguidos e martirizados pela causa de evangelho.’ Se nós recusamos de tomar nossa cruz e submeter para sofrimento e rejeição nas mãos de homem nós [perdemos] a comunhão com Cristo e teria parado de seguir Ele…Os atos de mártir de Cristão primitivo estão cheios de evidência o qual mostra como Cristo transfigura por Seu próprio na hora de agonia mortal deles por conceder eles inexprimível certeza de Sua presença. Na hora de tortura mais cruel que eles sustentam pela causa Dele, eles são participantes prontos em alegria perfeito e felicidade de comunhão com Ele. Carregando a cruz prova ser a única maneira de triunfar sobre sofrimento. Isto é verdade por todos quem segue Cristo, porque isto foi verdade para Ele…A cruz está posto em todo Cristão. O primeiro sofrimento de Cristão o qual todo homem deve experienciar é a chamada para abandonar as ligações de este mundo. Isto é a morte de homem passado o qual é o resultado de seu encontro com Cristo. Enquanto nós [começamos a tornar discípulos] nós entregamos nós mesmo ao Cristo em união com Sua morte – nós entregamos nossas vidas para morte. Assim isto começa; a cruz…encontra nos no começo de nossa comunhão com Cristo. Quando Cristo chama um homem, Ele oferece ele para vir e morrer” (Dietrich Bonhoeffer, The Cost of Discipleship, Collier Books, 1963 paperback edition, pp. 99-101).

Eu conheci Pastor Richard Wurmbrand (1909-2001). Nós temos uma foto dele em nossa igreja e sua esposa segurando nossos meninos, quando ele orou por eles e dedicou eles para Cristo. Eu tenho conhecido muitos grande Cristãos. Dr. Timothy Lin, meu pastor da igreja Chinesa, foi o maior pastor que eu encontrei. Dr. Cristopher Cagan é o maior Cristão que eu tenho conhecido pessoalmente. Pastor Herman Otten é um santo na vista de Deus. Ele tem defendido a Bíblia contra ataques liberalistas por mais de 50 anos, e isto tem causado ele bastante sofrimento, e a perca de muitos amigos, na denominação Missouri Synod Lutheran. Eu admiro um homem como ele – mesmo que eu não concordo tudo que ele diz. Mas Pastor Wurmbrand foi, muito, o maior Cristão que eu jamais encontrei.

Richard Wurmbrand foi pastor Luterano quem passou quatorze anos no prisão Comunista na România. Ele passou dois anos inteiros em cela isolada, nunca vendo o sol, nunca escutando uma voz humana. Ele foi machucado, e drogado, e passou por torturas medievais. Seu corpo foi lacerado e sangrento de batidas repetidas. Pá de ferro quente causou cicatrizes profundas em sua costa e pescoço. Ele não podia esta em pé para pregar quando ele estava aqui na nossa igreja, porque seus pés estavam deformados de batidas e tortura. Em seu livro, In God´s Undergroud [Em Subterrâneo de Deus], ele disse, “Em um bloco especial eu escutei ao alto-falante, dia atrás de dia.

Cristianismo está morto.
Cristianismo está morto.
Cristianismo está morto.

E em tempo eu cheguei à acreditar o que eles tinham falado-nos por todo estes meses. Cristianismo está morto. A Bíblia prognostica um tempo de grande apostasia, e eu acreditei que isto teve chegado. Então eu pensei de Maria Madalena, e talvez este pensamento, mais que qualquer outro, ajudou me salvar desde o veneno que mata-alma de último e pior estágio de lavagem celebral. Eu lembrei como ela era fiel ao Cristo até quando Ele chorou na cruz, ‘Deus meu, porque me desamparaste?’ E quando Ele era um cadáver em tumba, ela chorou ao lado e esperou até ele acordar. Então quando eu acreditei finalmente que Cristianismo estava morto, eu disse, ‘Até entaõ, eu acreditarei isto, e eu chorarei na tumba até levantar de novo, como isto certamente acontecerá’” (Richard Wurmbrand, Th.D., In God’s Underground, Living Sacrifice Books, 2004, pp. 263, 264).

Eu nunca tive que sofrer bastante por Jesus. Mas meus dois últimos anos no seminário liberal de Sudeste Batista perto de San Francisco foram difícil. Emocionalmente eu senti como se eu estava no Getsêmani. Quando meus amigos afastaram de mim e eu estava sozinho, dois professores diferentes me dizeram que eu nunca seria empregado como pastor na igreja Sudeste Batista se eu continuasse defendendo Cristo e a Bíblia. O professor de homilética, Dr. Green, disse a mim, “Você é um bom pregador. Mas você está ganhando reputação como problemático. Se você quer pastorear uma igreja, você deve parar agora.” Isto seria algo que alguém dizeria à você na faculdade, “Você nunca irá empregar se você não parar de defender a Bíblia.”

Eu fui de volta ao meu quarto no dormitório. Eu coloquei minha jaqueta e fui dar uma longa andada. O vento gelado desde o mar me fez tremer. Eu fiquei pensando das palavras de professor, “Você está ganhado um mal reputação. Você nunca vai ter uma igreja. Para de defender a Bíblia.” Quase na metade da minha caminhada, eu disse a mim mesmo, “Vai para Infe--- com isto! O que seja que aconteça eu defenderei Jesus e Palavra Dele. Vai para Infe--- com obter a igreja!” Eu sei que eu deveria dizer isto de outra maneira mas, cru come é, isto é exatamente o que eu disse para mim mesmo naquele dia! Dr. John Rawlings (1914-2013) talvez tem dito isto! Luther (1483-1546) talvez tem dito isto! O Apóstolo Paulo disse, “Sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo” (Filipenses 3:8). Algumas vezes não existe outra maneira de apresentar pelo meio da força um pensamento. Eu justamente disse, “Para Infe--- com todo isto! O que seja que custa eu não pararei de falar por Cristo e Palavra Dele!” Eu conto a perda de estas coisas “como escória, para que possa ganhar a Cristo”!

O que é a coisa que você está com medo de perder? Qual é o medo você tem de deixar? O que faz você estar com medo para negar você mesmo, e tomar sua cruz, e seguir Cristo? Sempre é algum tipo de medo que para as pessoas. Você irá contar estes medos como “escória,” e vir para Cristo de qualquer jeito? Se você fazer isto, você irá tornar uma pessoa muito especial na vista de Deus!

Em igrejas antigas aqueles quem morreram por Cristo foram chamados “Mártir.” Mas aqueles como Wurmbrand, quem sofreu intesamente abaixo de peseguição sem morte, foram chamados de “Confessores.” Pastor Wurmbrand foi um Confessor. Ele negou a si mesmo, tomou sua cruz e foi para Jesus, mesmo que custou à ele um grande sofrimento. Você irá fazer isto? Você irá contar todas coisas “como escória que [você] possa ganhar Cristo”? Você irá negar a si mesmo, tomar sua cruz, e ir ao Jesus? Você irá dizer, em letras música favorita de Dr. John R. Rice,

Jesus, eu minha cruz tenho tomado, Tudo para deixa e seguir Ti;
   Destituído, desprezado, abandonado, Vós, desde então, meu tudo deve ser:
Perece toda ambição irreal, Tudo que eu pedí, e esperei, e conheci;
   Todavia como rico é minha condição, Deus e Céu ainda são meu.

É o número 8 em sua folha de música. Por favor vamos levantar e cantar.

Jesus, eu minha cruz tenho tomado, Tudo para deixa e seguir Ti;
   Destituído, desprezado, abandonado, Vós, desde então, meu tudo deve ser:
Perece toda ambição irreal, Tudo que eu pedí, e esperei, e conheci;
   Todavia como rico é minha condição, Deus e Céu ainda são meu.

Deixe que o mundo despreze e larga me, Eles têm largado me Salvador, também;
   Corações e olhares humanos me enganam; Vós não é, como homen, falso;
E, enquando Vós alegrará sobre mim, Deus de sabedoria, amor, e poder,
   Inimigos podem odiar, e amigos podem evitar me; Mostre Vosso rosto, e tudo brilhará.

Homem pode irritar e agoniar me, ‘até então leva me ao Seu peito;
   Vida com testes duros pode pressionar me, Céus trazerá me doce descanso.
O ‘isso não é em tristeza para prejudicar me, Enquanto Seu amor está separado por mim;
   O ‘isso não era em gozo para encantar me, Era para aquele gozo não misturar com Ti.
(“Jesus, I My Cross Have Taken” por Henry F. Lyte, 1793-1847).

Se você gostaria de falar com nós sobre tornar um Cristão, por favor deixe seu asento e ande para atrás de auditório agora. Dr. Cagan levará você à um lugar quieto por oração. Dr. Chan, por favor ore por alguém quem respondeu para ser salvo.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Escritura Lido Antes de Sermão por Mr. Abel Prudhomme: Marcos 8:34-38.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Jesus, I My Cross Have Taken” (por Henry F. Lyte, 1793-1847).


PLANO DE

TOME A SUA CRUZ

TAKE UP YOUR CROSS

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” (Marcos 8:34).

(Mateus 16:24; Lucas 9:23)

I.   Primeiro, antinomians modernos negam que isto acontece em
conversão real, Efésios 2:8-19; João 14:15, 24; I Coríntios 4:20;
II Timóteo 3:5, 7.

II.  Segundo, aqueles quem são verdadeiramente convertidos não têm
problema de acreditar em isto, II Coríntios 5:17; I Coríntios 2:14;
II Coríntios 4:3-4; I Coríntios 15:3-4; Efésios 2:8-10; Filipenses 3:8.