Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




O HOMEM CARNAL E CRISTÃO REAL

THE CARNAL MAN AND THE REAL CHRISTIAN
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de noite, 28 de Julho, 2013
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, July 28, 2013

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:5-9).


“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:5-9).

Estes versículos contrasta aqueles quem são carnalmente inclinados com aqueles que são espiritualmente inclinados. Olhe para o versículo seis.

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6).

Nós temos que parar aqui e realizar que o “carnalmente inclinado” não são Cristãos. A palavra “carnal” traduzido em palavra Grega é “sarx.” Isto significa “carne.” Para ser “carnalmente inclinado” significa estar sujeito de controle do corpo. Observa o que Paulo disse, “A inclinação da carne é morte.” Por isto a idéia moderna diz que existe “Cristãos carnais” é totalmente falsa. Dr. James Montgomery Boice disse, “O que Paulo está falando aqui é a diferença entre aqueles quem são Cristãos e aqueles quem não são. Isto é, ele está falando de dois tipos de pessoas somente, não três. Especificamente, ele não está falando como um ‘Cristão carnal’ é suposto de mover além de uma preferência estado baixo de compromisso para virar um a mais sério discípulo do Senhor” (James Montgomery Boice, Ph.D., Romans, Volume 2, Baker Books, 2008 edition, p. 807).

Dr. Martyn Lloyd-Jones também fez isto claro que Paulo não está falando sobre dois tipos de Cristãos em este versículos. Ele disse, “Isto é uma interpretação errada para dizer que ‘eles que estão atrás da carne’ são tão chamados Cristãos ‘carnais’…isto [é] impossível que eles deveriam ser Cristãos por tudo” (D. Martyn Lloyd-Jones, M.D., Romans: An Exposition of Chapter 8:5-17, The Banner of Truth Trust, 2002 edition, p. 3).

Eu estou convencido que a idéia de dois tipos de Cristãos (um carnal e um espiritual) veio como um resultado direto de “decisionismo.” O “decisionista” apareceu com esta doutrina falsa para explicar todas estas pessoas quem “fez a decisão” mas estão vivendo de forma infernal de vida pecaminosa. O “decisionista” explica isto por dizer que eles são “Cristãos carnais” – e nós precisamos fazer mais “acompanhamento” sobre eles, e “ensinar-lhes” para virar Cirstãos espirituais. Tudo isto é realmente doutrina falsa, e isto tem feito bastante dano à nossas igrejas. Os tão-chamado “Cristão carnal” não é um Cristão por tudo – em nenhum sentido real da palavra! Nós temos viciados em drogas que clamam ser “Cristãos carnais.” Nós temos pessoas quem não vão para igreja que clamam ser “Cristãos carnais.” Em uma igreja que eu frequentei nas férias, eu ouvi uma mulher dar o tão-chamado “testemunho” que ela foi uma prostituta, praticando prostituição, enquanto ela foi “salva” – porque ela foi “Cristão carnal” em aquele tempo. Agora ela teve voltado para igreja e teve “rededicado” vida dela, e teve agora tornado uma Cristã “espiritual.” Minha mãe estava comigo em aquele culto. Mesmo que Mamãe teve somente sido um Cristão por pouco tempo, ela podia ver o perigo de aquele ensinamento falso. Ela disse, “Oh, Roberto, eles não deveriam deixar ela falar assim em frente de todos estes jovens. Eles irão pensar que eles podem ser salvos e fazer estas coisas terríveis.” Eu lembro pensado que minha mãe, quem tem só sido salvo uns meses, teve mais consciência que o pastor de aquela igreja! Quando a tão-chamada prostituta “Cristã” terminou de falar, o pastor disse, “Não foi ótimo?” Muitas pessoas na congregação gritaram “Amém.” Não é estranho que muitas de nossas igrejas estão em tal condição patético! Não! Existe somente dois tipos de pessoas em esta passagem – o “inclinado carnalmente,” quem são as pessoas perdidas, e o “inclinado espiritualmente,” quem são as pessoas salvas! Eu queria que nossos pregadores lessem os comentários de Dr. Boise e Dr. Lloyd-Jones! Isto esclareceria esta doutrina falsa de “dois tipos de Cristãos.” Também, quando um de estes tão-chamado “Cristãos carnais” rededicaram suas vidas, isto fechou suas maldições – porque salvação não pode vir por “rededicação.” “Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). Existe milhões de Batistas perdidos e outros em esta condição miserável. Eles muitas vezes apelam à narrativa de filho pródigo, dizendo que ele foi um “Cristão carnal” quem “rededicou” sua vida. Mas o próprio pai do pródigo disse que ele teve sido perdido. O pai disse, “tinha-se perdido” (Lucas 15:24). O filho pródigo é um retrato de um homem “perdido” adquirindo salvação, não rededicando sua vida! Agora enfoque em versículo 6. Vamos-nos levantar e ler em alta voz.

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6).

Vocês podem sentar-se. Aqui dois tipos de pessoas estão claramente descrevidas. Romanos 8:6 faz isto claro. Você é carnalmente inclinado e perdido, ou espiritualmente inclinados e salvos. E nós vamos observar em estes dois.

I. Primeiro, o carnalmente inclinado.

Como eu disse, a palavra “carnal” vem de palavra Grega “sarx” – o qual significa “carne.” Para ser “carnalmente inclinado” signifca uma pessoa com sua mente “fixo na carne.” A pessoa o qual mente está fixo na carne está em uma posição bem perigosa.

Quem são eles? Versículo 5 diz, “Eles que estão atrás da carne faz as coisas da carne…” O New King James [Tradução Nova Rei Tiago] traduz isto como, “Aqueles quem vive de acordo à carne fixo em suas mentes nas coisas de carne…” Isto é aonde suas mentes estão enfocados – “nas coisas da carne.” Em I João 2:15-16, foi dado a nós um retrato de qual isto significa para ter sua mente enfocado em “coisas da carne.” Isto diz,

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo” (I João 2:15-16).

A concupisciência da carne. A concupisciência dos olhos. A soberba da vida. Isto são as coisas que pessoas carnalmente inclinados enfocam. John Bunyan chamou pessoas quem enfoca em estas coisas “inclinados para mundo.” Isto é outro nome por “carnalmente inclinados.” Bunyan chamou isto, “inclinados para mundo.” Dr. Lloyd-Jones explicou o que significa a ser carnalmente inclinado. Ele disse,

Isto significa temporário somente; isto não tem nada ver com a eternidade. Sua referência está na vida em este mundo somente, à vida atado pelo corpo e várias qualidades e atributos de pensamento carnal…para “inclinar as coisas da carne” inclui interesses políticos sem Deus, interesses sociais sem Deus, interesses culturais sem Deus. Isto é o que a espressão significa. Paulo tinha em mente busca mais alta de homem, sua filosofia, seu arte, sua cultura, sua música, que nunca foi além da carne. Deus estava fora de todo isto, Ele estava excluído de isto…eles podem escrever eloquentemente sobre formar algum tipo de Utopia, eles podem produzir obras primas de arte e de literatura e de música; mas não existe alma lá, não existe Deus lá, não Espírito lá. Isto todo é “atrás da carne” (Lloyd-Jones, ibid., page 6).

Jovens quem estão “em” música rap são carnalmente inclinados. Aqueles quem estão “em” moderno, roupas que revela são carnalmente inclinados. Aqueles quem estão “em” jogos de vídeo como “World of Warcraft,” e outros jogos de vídeos violentos de tiro, e assim, são inclinados ao mundo. Um “espiritualmente inclinado” Cristão nunca iria passar tempo em estes tipo de lixo! Se você faz, não é estranho que você não é salvo! Isto inclui “Anime,” cartum demônico Japonês, e pornografia. Aqueles quem estão “em” estas coisas são carnalmente inclinados. Jovens quem estão “em” flertar, ficar, e outros atividades de esta natureza são carnalmente inclinados. Aqueles quem não lê a Bíbia, e não ora são carnalmente inclinados também!

Agora, observa o perigo terrível de estar “carnalmente inclinados.” Isto está em versículo 6, “A inclinação da carne é morte.” Morte! Por isto que você recebe por ser carnalmente inclinado. Dr. Lloyd-Jones disse que isto deveria ser traduzido, “Para ter o pensamento da carne é morte” (ibid., p. 7). Paulo já tinha dito que aqueles quem “inclinam as coisas da carne” não são Cristãos. Agora ele vai mais longe e diz que pessoas inclinados para mundo estão “mortos.” Pessoas quem enfocam suas mentes em coisas do mundo estão mortos! A afirmação que “a inclinação da carne é morte” significa que a pessoa carnal está em um estado de morte espiritual. Em Efésios 2:1, ele fala de eles como “mortos em ofensas e pecados.” De novo em Efésios 2:5, ele fala de eles como “mortos de pecados.” Tal pessoas não podem entender como ser salvos,

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2:14).

Você pode predicar e ensinar até que você está azul em sua cara e eles não vão entender a verdade mais simples do Evangelho. Porque? “Porque ele são discernidos espiritualmente.” E a pessoa carnal, morto em pecado, justamente não consegue entender até estas verdades bem simples! “Ele são loucos por ele porque eles são espiritualmente discernidos” – ele é carnalmente inclinado, e por isto não consegue receber estas verdades” Isto é a razão principal que nós podemos ir atrás e atrás e atrás do Evangelho, e aqueles com pensamentos mundanos justamente não conseguem “captar” isto. Eu tenho visto pessoas ir adento de quarto de inquisição por mêses e mêses sem receber salvação. Porque? Porque “a inclinação da carne é morte” (Romanos 8:6).

Aqui está uma ilustração dada por Dr. Lloyd-Jones. Muitos de vocês viram o filme evangelístico Amazing Grace quando nós mostramos aqui na nossa igreja. Este filme foi a história de William Wilberforce (1759-1833) quem foi o líder para abolição de escravidão em Inglaterra. William Pitt the Younger (1759-1806) foi o Primeiro Ministro. Eles foram amigos bem chegados, mas Wilberforce foi convertido, enquanto William Pitt foi somente um formal andador de igreja, que é, ele foi para igreja mas não tinha interesse de ser convertido. Wilberforce estava bastante preocupado sobre a alma perdida de jovem Primeiro Ministro, Pitt. Finalmente Wilberforce persuadiu Pitt para ir com ele à escutar um pregador evangelístico famoso chamado Richard Cecil. Finalmente Pitt concordou de ir com Wilberforce para escutar o pregador. Cecil pregou tão bem que Wilbeforce sentiu levantando-se para Céu através de sermão. Mas mais tarde Pitt, o Primeiro Ministro, disse à ele, “Você sabe, Wilberforce, eu não tenho nenhuma idéia do que o homem estava falando sobre.” Wilberforce estava cheio de alegria pelo sermão, mas Pitt estava tedioso pelo sermão. Ele não podia entender isto. Dr. Lloyd-Jones disse, “Richard Cecil talvez estava pregando para um homem morto. A morte não consegue apreciar estas coisas, nem podia William Pitt. Ele próprio confessou isto...Existe pessoas assim. Eles vêm ao lugar de adoração, eles escutam às coisas que [deleita] o coração dos crentes, mas eles não veem nada de interessante...Isto é porque eles não estão vivos pelas coisas do espírito. Eles estão mortos, mortos ao Deus, mortos ao Senhor Jesus Cristo, mortos à esfera espiritual e todas realidades espirituais, mortos à suas próprias alma e espírito e seus interminável e interesses eternos. Eles nunca pensam sobre esses tipos de assunto. Isto é seus problemas. Isto é o que o Apóstolo disse sobre eles. Este pensamento de carne tranca eles desde a vida de Deus...se ele morre em esta condição ele irá continuar para toda eternidade, trancando-se desde a vida de Deus. Nada mais terrível pode ser contemplado. Isto é o significado de morte espiritual” (Lloyd-Jones, ibid., pp. 10-11).

“Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6).

II. Segundo, o espiritualmente inclinado.

Nós devemos livrar-se da idéia que isto é sobre Cristãos “carnal.” O Apóstolo está comparando o não-Cristão com Cristão verdadeiro. Isto é o que Paulo estava dizendo sobre em estes versículos. “Mas a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6b). Então Paulo diz,

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9).

Se a pessoa não tem o Espírito Santo em ele, esta pessoa não é um Cristão. O contraste está entre aqueles quem estão “na carne” e aqueles quem estão “no Espírito,” entre aqueles quem estão perdidos e aqueles quem estão salvos.

Quando você é convertido, você não está mais “na carne.” Na conversão você está repentinamente “em Espírito.” Em este momento, você é nascido de novo. E Romanos 8:9 termina com isto: “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não pertence ao Cristo.

Agora, você não tem que precupar sobre como isso acontece. O momento que você arrepende e confia Jesus, “o Espírito de Cristo” (o Espírito Santo) entra em seu coração e une você ao Senhor Jesus Cristo. Por isso que é imprudente de dizer, “Como eu posso vir ao Cristo?” Isto não é algo que você faz. Isto é o Espírito Santo quem condena você de pecado. Quando isto acontece você fica adoecido de suas maneiras velhas de ser “carnalmente inclinado.” Sua maneira completa de pensar e viver carnalmente torna nojento à você. Então, quando você confia Cristo, o Espírito Santo une você à Ele. Eu escuto pessoas dizendo, “Porque, eu não sabia do que aconteceu, mas agora parece bem claro. Agora eu confio em Jesus!” Isto aconteceu quando o Espírito Santo uniu você ao Jesus. Isto é um divino-humano encontro com o Cristo ressucitado! Somente o Espírito Santo pode fazer isto por você.

Dr. Cagan tem resistido Cristo por dois anos. No fim, uma noite, ele disse, “Jesus estava imediatamente disponível por mim. Em poucos segundos, eu cruzei à Ele.” Em aquele momento ele foi salvo. Meu próprio encontro com Cristo foi no fim de um sermão na Faculdade Biola em Setembro, 1961. Tudo que eu posso dizer sobre isto é que Jesus estava lá, e eu acreditei em Ele. Isto foi todo que passou! Agora eu sei que o Espírito Santo fez todo isto em mim e por mim. Mas em aquele momento eu simplesmente encontrei com o Cristo vivo. Então todos os benefícios de Cristo foram meus. Seu Sangue limpou meus pecados! Ele me deu vida eterna! Eu fui nascido de novo!

Nós devemos de não entrar em mais detalhes, ou você irá tentat à copiar do que aconteceu com Dr. Cagan e mim. Não faz isto! Simplesmente olhe à sua morte, vida carnal. Seja repugnante com isto. Saia de sua vida carnal para Jesus. Ele salvará você. Ele perdoará seus pecados. Ele dará à você vida eterna. Você nascerá de novo!

Um de nossos jovens escreveu uma nota à mim dizendo, “Ore que meu irmão veja que o mundo não tem nada para oferecer à ele.” Isto é aonde conversão inicia, por vendo que o mundo não tem nada para oferecer à você. Isto é aonde isto começa, quando você começa a sentir que “ser carnalmente inclinado é morte.” Então retorna para Jesus e você saberá que “a inclinação do Espírito é vida e paz” (Romanos 8:6).

Eu desejo que eu tivesse mais testumunho eloquente para dar. Mas talvez é melhor que eu não tenha. Calvin nunca deu seu testemunho por medo, eu creo, que alguém tentaria de copiar isto. Eu não podia dar meu testemunho eloquentemente com Spurgeon. Mas o que ele sentiu eu também senti quando Jesus me salvou de meu pecado. Spurgeon, como um menino de quinze anos, disse,

     Nunca existia nenhuma coisa tão real à mim como estas mãos sangrando, e aquela cabeça com coroa de espinhas. Casa, amigos, saúde, riqueza, comforto – tudo isto perdeu seu brilho aquele dia quando Ele apareceu…Ele foi o único Senhor e doador da melhor felcidade da vida, um poço de água viva saltando acima para vida eterna. Enquanto eu vi Jesus na Sua cruz antes de mim, e enquanto eu [pensei] sobre Seu sofrimento e morte, [eu pensei] eu vi Ele lançar uma olhada de amor sobre mim; e então eu olhei para Ele, e gritei -

     Jesus, amador de minha alma,
     Deixe me à Tua intimidade voar.

Ele disse “vem” e eu voei à Ele; e quando Ele me deixou de ir novamente, eu fiquei curioso aonde estava minha carga. Não estava mais! Lá, no sepulcro, estava situado… “eu achei Ele,” eu, um [menino] achou o Senhor da glória; eu, um escravo de pecado, encontrei o grande Salvador, eu, uma criança de escuridão, encontrei meu Salvador e meu Deus (C. H. Spurgeon, Conversion: The Great Change, Pilgrim Publications, n.d., p. 22).

Como nós oramos que você experiencie um pouco de alegria que Spurgeon sentiu como um joven em aquela manhã fria de Janeiro de 1850! Um pouco menos de cinco anos Spurgeon, o “menino pregador,” estava falando a milhares de pessoas em London! Espero que você acredite em Jesus Cristo hoje a noite! Jesus é o mesmo agora como Ele foi antes. Se você acredita em Ele, Ele perdoará todos os seus pecados e limpar você limpo com seu Sangue precioso. Amém.

Você gostaria de falar com nós sobre ser salvo, sobre tornar um Cristão real? Se for, por favor deixe seu assento agora e vá para atrás de auditório. Dr. Cagan levará você a um quarto quieto de oração. Dr. Chan, por favor vem e ore por aqueles quem responderam. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Escritura Lido Antes de Sermão por Dr. Kreighton L. Chan: Romanos 8:5-9.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“How Helpless Guilty Nature Lies” (by Anne Steele, 1717-1778;
to the tune of “O Set Ye Open Unto Me”).


PLANO DE

O HOMEM CARNAL E CRISTÃO REAL

THE CARNAL MAN AND THE REAL CHRISTIAN

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:5-9).

(João 3:7; Lucas 15:24; Romanos 8:6)

I.   Primeiro, o carnalmente inclinado, I João 2:15-16;
Efésios 2:1. 5; I Coríntios 2:14; Romanos 8:6; João 3:7.

II.  Segundo, o espiritualmente inclinado, Romanos 8:6, 9.