Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




CONVERSÃO VERDADEIRA – EDIÇÃO 2010

REAL CONVERSION – 2010 EDITION
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão predicado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Dia do Senhor de manhã, 30 de Maio, 2010

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).


Jesus disse simplesmente, “Se não vos converterdes...de modo algum entrareis no reino dos céus.” Assim, Ele deixou perfeitamente simples e claro que você deve experienciar conversão. Ele disee se você não experiencia conversão você “de modo algum entrareis no reino dos céus.”

Essa mamhã eu vou lhe explicar o que acontece com a pessoa que experiencia conversão. Spurgeon disse, “Pode existir coisas como fé a primeira vista, mas geralmente nós alcançamos fé através de fases” (C. H. Spurgeon, Around the Wicket Gate, Pasadena, Texas: Pilgrim Publications, 1992 reprint, p. 57). Aqui estão as “fases” que a maioria das pessoas experimentam.

I. Primeiro, você vem para igreja por outros motivos do que ser convertido.

Quase todos fazem isso, e vem para igreja com motivos errados nas primeiras vezes. Eu também fiz isso. Mr. Griffith também, o homem que cantou agora “Amazing Grance.” Por isso, com toda probabilidade, você também.

Eu vim para igreja como adolescente porque a família vizinha me invitou para ir na igreja com eles. Então eu comecei ir na igreja em 1954 porque eu era solitário, e o pessoal da casa ao lado eram simpáticos comigo. Realmente essa não é a “certa” razão, né? Eu fui para “frente” no final do primeiro sermão que eu ouvi e fui batizado. Assim eu virei um Batista. Mas eu não era convertido. Eu vim porque eles eram simpáticos comigo, não porque eu queria ser salvo. Por isso, eu passei por uma luta longa que durou sete anos antes que eu finalmente fui convertido em 28 de Setembro, 1961, quando eu escutei Dr. Charles J. Woodbridge predicar no Colégio Biola (agora Universidade Biola).

Em quanto você? Você veio na igreja porque estava solitário – ou porque seus parentes touxeram você para igreja desde pequeno? Se você está aqui esta manhã como um hábito, como uma criança que foi crescida dentro da igreja, não significa que você está convertido. Ou você veio como eu vim, por motivo que você estava solitário e alguém te convidou, e o pessoal era simpático com você? Se foi assim, não quer dizer que você é convertido. Não pense errado de mim. Eu estou contento que você está presente aqui – mesmo que seja de hábito como criança de igreja, ou por solidão, como eu quando tinha treze anos de idade. Istos são razões comprensíveis de ir a igreja – mas istos não vão salvar você. Você precisa ter uma conversão verdadeira para ser salvo. Você precisa realmente desejar a ser salvo. Essa é a razão “certa”.

Não é errado de estar aqui por hábito ou porque você está solitário. Porém não é a razão certa. Você precisa querer alguma coisa mais do que ser convertido, não porque isso faz você sentir melhor a ir na igreja.

II. Segundo, você começa a saber que realmente Deus existe.

Você talvez já tinha percebido que Deus existia antes de vir na igreja. Mas muitas pessoas só tem confusão, vago crença em Deus antes de ser confrontados com Evangelho. Isso foi provavelmente seu caso também, se alguém trouxe você aqui.

Se você foi crescido dentro da igreja, você já sabe de muito sobre a Escritura Sagrada. Você consegue encontrar um lugar certo na Bíblia facilmente. Você sabe o plano de salvação. Você sabe bastante versículos de Bíblia e cânticos. Mas Deus continua irreal e não claro para você.

Então, mesmo você sendo uma pessoa nova ou criança de igreja, alguma coisa começa a acontecer. Você começa a realizar que realmente Deus existe – não somente Deus por falar. Deus torna um ser bem real a você. Eu fiquei tão consciente da realidade de Deus aos quinze anos de idade de fato eu caí no chão na saída de um cemetério, abaixo de árvores, no dia que minha avó foi enterrada. Eu soube na mesma hora que Deus era realmente um ser vivo. Mas eu não era ainda convertido.

Você já experienciou algma coisa assim? Deus é realmente um ser vivo em sua vida? Isso é tremendamente importante. Bíblia disse,

“De fato, sem fé é impóssivel agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe” (Hebreus 11:6).

Para acreditar em Deus requere uma certa quantidade de fé – mas não é a fé de salvação. Nem é de conversão. Minha mãe frequentemente disse, “Eu sempre acreditei em Deus.” E não tenho nenhuma dúvida em minha mente sobre do que ela dizia. Ela acreditou em Deus desde infância. Porém ela não foi convertida até que ela tinha 80 anos de idade. Era importante que ela acreditava em Deus, mas alguma coisa mais que isso tinha que acontecer para ser verdadeiramente convertida.

Por isso, eu estou dizendo, que você provavelmente veio a igreja esta manhã sem saber da realidade atual de Deus. Então, talvez devagarmente, talvez mais rápidamente, você vai ver que realmente Deus existe. Esse é segundo estágio, mas não é ainda conversão.

III. Terceiro, você realiza que lhe tinha ofendido e zangado Deus por seus pecados.

A Bíblia disse, “Portanto, os que estão na carne [i.e. os que não são convertidos] não podem agradar a Deus” (Romanos 8:8). Então você começa a realizar que, como uma pessoa não convertida, nada pode fazer para agradar Deus. De fato, lhe começa a realizar que você é pecador. Todos os dias seu “coração impenitente acumulas contra ti mesmo ira” (Romanos 2:5). A Bíblia disse:

“Deus que sente indignação com malvados todos os dias”
       (Salmos 7:11).

Depois que você descobrir que Deus realmente existe, você começa a realizar que lhe tinha ofendido Deus por pecado. Você tinha também ofendido Deus por não amar Ele. Os pecados que você tinha cometido era contra Deus e Seus mandamentos. Através disso então vai estar bem claro a ti que isso é verdade. Sua ausência de amor por Deus irá também ser visto por você como um pecado grande nesse tempo. Mas, não mais que isso, você começa a ver que sua naturalidade é pecaminoso, que não tem nada de bem em você, que seu coração completo é pecaminoso.

Esse estágio era frequentemente chamado o estágio de “despertação” pelo Puritans. Mas não pode ter despertação sem um senso atento sobre pecado e profundo auto-condenação. Você irá sentir como John Newton sentiu quando ele escreveu:

O Senhor, como eu sou desprezível, não sagrado e sujo!
Com eu posso ousar de aventurar cerca com tanto peso de pecado?

Esse coração poluído é um lugar de habitação para Ti?
Enxamia, ai de mim! Em todas as partes, Qual maldades eu vejo!
   (“O Lord, How Vile Am I” por John Newton, 1725-1807).

Você vai começar a pensar profundamente, e depois, sobre o pecado interior de sua mente e coração. Você vai pensar, “Meu coração é bem pecaminoso, e bem distante de Deus.” Esse pensamento vai te disturbar. Você vai ficar bem preocupado e disturbado pelo seus pensamentos pecaminosos e sua falta própria de amor por Deus. A inércia fria de seu coração à Deus vai inquietar você profundamente em este estágio. Você vai começar a realizar que uma pessoa com coração pecaminosa como sua não tem esperança. Você vai ver que é necessário e certo por Deus para mandar lhe à Inferno – porque você merece o Inferno. Essa é a coisa que você vai pensar quando você é verdadeiramente despertado e realizar que você tinha ofendido Deus e deixou irado Ele com seus pecados. Esse estágio de despertar é um estágio importante, mas ainda não é conversão. Uma pessoa que viu como pecaminoso o seu próprio ser é vai ser despertado – mas ainda não vai ser convertido. Conversão acontece além que somente de ter convicção de pecado.

Você pode de repente realizar que lhe tinha descontentado Deus, ou tal consciência pode crescer desde um simples doutrina adentro ao mais completo entendimento que Deus estava ofendido e está bem descontentado com você. Somente quando você é completamente despertado a fato que você é pecador e não sagrado, você estará pronto para o quarto e último “estágio” de conversão.

Charles Spurgeon chegou a esse consciência do pecado dele quando ele tinha 15 anos de idade. O pai e avó dele eram ambos predicadores. Eles viveram em épocas quando moderno “decisionismo” ainda não tinha influenciado conversão verdadeira confusa e não claro. Então, o pai e o avô dele não “forçaram” ele para fazer um superficial “decisão por Cristo.” Invés, eles esperaram por Deus a fazer um trabalho completo em ele. Eu penso que eles estavam certos.

Quando ele tinha quinze anos Spurgeon finalmente encontrou-se em pronfundo convicção de pecado. Spurgeon explicou seu despertamento a sua iniquidade com essas palavras:

De repente, eu encontei com Moisés, carregando em sua mão a lei de Deus, e conforme a olhar dele a mim, ele parecia que estava me procurando de lado a lado e procurando com os seus olhos de fogo. Ele [falou para mim ler] ‘as dez palavras de Deus’ – os dez mandamentos – e enquanto eu estava lendo parecia que todos os leis estavam juntando para acusar e condenar me em vista de um santo Deus.

Ele viu, em esta experiência, que ele era um pecador em vista de Deus, e qual seja quantidade de “religião” ou “bondade” não poderia salvar ele. O jovem Spurgeon passou por períodos de grande sofrimento. Ele tentou em várias formas de ganhar paz com Deus através de seu próprio esforço, mas todas as tentativas para ganhar paz com Deus falharam. Só então ele estava pronto para “estágio” quatro – o final ato de conversão a si mesmo.

IV. Quarto, você vem para Jesus Cristo, o Filho deDeus.

Quando Spurgeon foi despertado do seu pecado, primeiramente ele não acreditou que simplesmente acreditando em Jesus poderia ser salvo. Ele disse:

Antes de eu encontrar com Critsto, eu dizia para mim, “Não pode ser isso, se eu acreditar em Jesus, justamente como eu, poderá ser salvo? Eu devo sentir algo; Eu preciso fazer alguma coisa.

Mas ele não podia “sentir” nada, e ele não podia “fazer” nada! Ele estava miserável. Bom! Isso faz a pessoa estar longe de seu prórprio ser – à Jesus, o filho de Deus!

Spurgeon passou por tempestade de neve à uma igreja pequena. Somente poucas pessoas estavam lá. Até o pastor se afastou por enorme tempestade. Um homem magro pequeno se levantou para dar um sermão improvisado. O homem simplesmente falou, “Olha para Cristo.” Finalmente, depois de todos os seus sofrimentos e tumulto interno, o jovem Spurgeon fez somente isso – ele olhou para Jesus Cristo através de fé pela primeira vez em sua vida! Spurgeon disse, “Eu fui salvo pela sangue! Eu poderia estar dançando no caminho à casa!” Ele simplesmente olhou para Jesus! Ele simplesmente encontrou com Jesus! É bem simples, e todavia a mais profunda experiência que um ser human pode ter. Afim de que, meu amigo perdido, está experienciando conversão verdadeira!

Conclusão

Não deixa nada parar você em sua procura por Cristo em conversão verdadeira. Lembra que Jesus disse:

“Se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Como o caráter pricincipal em Pilgrim’s Progress, não determine por qualquer superficial “decisão por Cristo.” Não! Não! Tenha certeza que seu conversão é verdadeira, porque se você não é realmente convertido, “de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

Para ter uma conversão verdadeira

1.  Você deve estar em uma posição que realmente acredita que Deus existe – um Deus real quem condena pecadores para Inferno, e recebe os salvos em Céu quando eles falecem.

2.  Você precisa saber que, em seu interior bem profundo, você é um pecador que ofendeu bastante Deus. Você talvez vai estar em este estado por muito tempo (ou talvez vai ser curto para outros). Dr. Cagan, o nosso diácono, disse, “Eu passei por noites em claro bastante meses depois que Deus virou real a mim. Eu somente posso descrever que este período em minha vida como dois anos de agonia mental” (C. L. Cagan, Ph.D., From Darwin to Design, Whitaker House, 2006, p. 41).

3.  Você precisa saber que não pode fazer nada de bom para reconciliar com Deus ofendido e irado. Qulaquer coisa que você falar, ou aprender, ou fazer não vai ajudar. O qual deve estar claro em sua mente e coração.

4.  Você precisa encontrar com Jesus Cristo, o Filho de Deus, e estar limpo de seus pecados através de sangue Dele. Dr. Cagan disse, “Eu consigo lembrar, exatamente em fração de segundos, quando eu confiei em [Jesus]…Parecia que eu estava imediatamente encarando [Jesus]…Eu estava definitivamente em presença de Jesus Cristo e Ele estava definitivamente disponível por mim. Por muitos anos eu estive afastado Dele, apesar que Ele estava sempre presente por mim, amorosamente me oferecendo salvação. Mas aquela noite eu sabia que o tempo tinha chegado para mim à confiar Nele. Um ou outro eu sabia que eu deveria voltar à Ele ou me afastar. Naquele momento, justamente em poucos segundos, eu vim para Jesus. Eu não era mais um auto-confiante incrédulo. Eu tinha confiado em Jesus Cristo. Eu tinha acreditado em Nele. Foi simples assim. Em este período curto, em um ato único de confiança...Eu ‘cruzei a outro lado’ para Jesus Cristo o mais importante evento que pode acontecer em uma vida humana – conversão. Eu tinha fugido toda a minha vida, mas aquela noite eu mudei de direção e vim diretamente e imediatamente a Jesus Cristo” (C. L. Cagan, ibid., p. 19). Isto é conversão verdadeira. Isto é que você deve experienciar para ser convertido a Cristo Jesus!


Cristo morreu na cruz para pagar por seus pecados e reconciliar-lhe de um Deus irado. Cristo subiu fisicamente desde de morte e ascendeu de volta para Céu, aonde Ele está agora sentado em lado direito de Deus orando por você para ser salvo.

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” (Colossenses 3:1-2).

Olha para Cristo! Olha para o Filho de Deus! Seja limpo de seus pecados através de sangue Dele! Como Joseph Hart expressou,

Em momento um pecador acredita,
E confia em seu crucificado Deus,
Seu perdão em uma vez ele recebe,
Redenção completo através de sangue Dele.
   (“The Moment a Sinner Believes” by Joseph Hart, 1712-1768).

Isto que aconteceu com Spurgeon. Isto qure aconteceu com Dr. Cagan. E isto precisa acontecer com você. Você precisa ter um encontro com o Cristo vivo e ser limpo de seu pecado através Sangue Dele que expia todos!

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Oração Antes de Sermão por Dr. Kreighton L. Chan.
Solo Cantado Anted de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Amazing Grace” (por John Newton, 1725-1807).


PLANO DE

CONVERSÃO VERDADEIRA – EDIÇÃO 2010

(REAL CONVERSION – 2010 EDITION)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mateus 18:3).

I.   Primeiro, você vem para igreja por outros motivos do que ser
convertido.

II.  Segundo, você começa a saber que realmente Deus existe,
Hebreos 11:6.

III. Terceiro, você realiza que lhe tinha ofendido e zangado Deus
por seus Pecados, Romanos 8:8, Romanos 2:5; Salmos 7:11.

IV. Quarto, você vem para Jesus Cristo, o Filho deDeus,
Colossenses 3:1-2.