Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




IGREJA CENTRALIZADA EM EVANGELISMO!

CHURCH CENTERED EVANGELISM!
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão predicado no Dia do Senhor de Manhã, 25 de Janeiro, 2009
em Tabernáculo Batista de Los Angeles
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Morning, January 25, 2009

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20).


Muita gente pensa que evangelismo deveria ser feito por poucas pessoas de igreja, talvez o pastor e os diáconos, ou alguma outra pessoa especial. Mas isto não é o que Novo Testamento ensina. A Grande Comissão de Mateus 28:19-20 é dado para todas pessoas em todas igrejas locais de Novo Testamento. Dr. W. A. Criswell corretamente disse,

A commissão de Jesus foi para a igreja inteira em todas as épocas. A palavra imperativa em commissão é “teach all nations”[versão inglês: ensinar todas as nações], mais literalmente significado como “fazer discípulos” (W. A. Criswell, Ph.D., The Criswell Study Bible, Thomas Nelson, 1979, note on Matthew 28:19-20).

“A comissão de Jesus foi para a igreja inteira.” Todas as pessoas dentro da igreja é comissionada por Cristo para fazer a obra do evangelismo. Todas as pessoas é chamado e comissionado para fazer discípulos de todas as nações, para evengelizar todos que fazem contato junto. Isto é a razão que nós acreditamos em evangelismo de todas-pessoas, em fato nós acreditamos que todas as pessoas, mesmo que não seja membro ainda, deveria encaixar em esta importante obra por Cristo. Evangelismo deve ser o centro de nossas programas de igreja. Por isto nós colocamos o evangelismo em cima de tudo que fazemos por Cristo. Evangelismo é a única coisa mais importante que nós fazemos como uma igreja. Nós temos tempo de oração, acompanhando com evangelismo em todos Sábados a noite. Nós temos tempo de evangelismo todos os Domingos de tarde, seguindo o culto de manhã. Nós temos evangelismo todas as Quarta e Quinta-feira a noite. Como Dr. Criswell disse, “A comissão de Jesus foi para a igreja inteira.”

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

Bastante pessoas pensam de evangelismo como indo para passar “folhetos” ou fazer as pessoas orar um superficial “oração de pecado.” Mas nós precisamos lembrar que o propósito é não fazer para “ter decisões,” mas para fazer discípulos. Como Dr. Criswell corretamente disse, “teach all nations [é] mais literalmente significado como ‘fazer discípulos’.” Isto mostra que a Grande Comissão é centralizado na igreja local. Passando folhetos e fazendo as pessoas dizer a “oração do pecado” não faz ninguém ir para igreja local. É por isso que maioria das igrejas estão desistindo desse método, simplesmente porque não é efetivo. Mas existe uma melhor opção! Nós chamamos de “evangelismo de igreja local.” Você sai e anota os nomes e os números das pessoas, e depois nossos líderes da igreja chama eles por telefone e convida eles para vir. Daí você vai em seu carro e pega eles. Quando eles chegam na igreja, a gente predica um sermão forte de Evangelho para eles. Isto é a maneira para ganhar e discipular novos convertidos. Este plano funciona. A outra maneira não funciona. Você pode me mandar um correio eletrônico se querer saber mais informação sobre “evangelismo de igreja local.” Meu correio eletrônico está escrito em página frente de este website de um dos botões ao lado esquerdo. Ou você pode me chamar por telefone (818)352-0452.

Nas últimas poucas generações, decisionismo havia liderado a idéia de “tomar decisões” ao invés de encaminhar pessoas para dentro da igreja local. Mas qual é o uso de “tomar” decisões se a gente não “consegue” pessoas? Eles precisam literalmente obedecer a trazer pessoas dentro da igreja local para congregação crescer. Esse é o lugar aonde eles vão ser convertidos e discipulados. Invés de fazer “acompanhamento” com pessoas que nunca realmente foram convertidas, nós precisamos ir para fora e trazer eles para dentro da igreja. É dentro da igreja local que eles vão ouvir Evangelho predicado. É dentro da igreja local que eles vão formar-se discípulos de Senhor Jesus Cristo. Por favor abre em Lucas 14:23, aonde esse assunto foi escrito bem claro. Vamos todos levantar e ler esse versículo com voz alta.

“Respondeu-lhe o senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lucas 14:23).

Podem-se sentar.

Esse método é a aplicação prática de Grande Comissão de Mateus 28:19-20. Aonde eu deveria ir para “ensinar todas as nações”? Resposta – “sai pelos caminhos e atalhos” – ao caminhos e travessas – ao “mundo” (Marcos 16:15). O que eu deveria fazer quando eu faço evangelismo para estas pessoas perdidas? Resposta – “obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa.” Simples! Igreja local-centralizado evangelismo: trazendo eles à dentro da igreja para ouvir o Evangelho, para ser convertidos, e depois fazer que eles sejam discípulos de Cristo.

Agora, observa dois palavras no começo de versículo 23 e dois palavras na parte final:

“Sai.”
“A entrar.”

Simples! “Sai” e faz eles “a entrar.” É assim que você “ensina todas as nações.”

É assim que você faz eles ser convertidos e discipulados – dentro e através da igreja local.

“Sai.”
“Obriga a todos a entrar.”

I. Primeiro, igreja centralizada em evangelismo começa por saindo “fora.”

Nós não podemos esperar para que o mundo vem por eles mesmo. Sim, eu acredito que Deus é soverano. Mas um Deus soverano usa meios para cumprir Seus propósitos. Se nós como uma igreja não obedecemos ao comando de Cristo em Mateus 28:19-20 e Lucas 14:23, nós não devemos esperar que Deus nos abençoe. Obediência ao Grande Comissão é a chave de sucesso em qualquer igreja. Nós podemos orar – e isto é bom. Nós podemos estudar a Bíblia e ensinar a Bíblia – e isto é bom. Nós podemos cantar com todo nosso coração em cultos de louvor – e isto é bom. Mas se nós falhamos à obedecer comando de Cristo em Grande Comissão, se nós falhamos de “sair for a e obrigar a todos entrar,” nós havíamos falhado de obedecer o último comando que Cristo nos deu. Nós precisamos ir e buscar os perdidos ao dentro da igreja ou nós havíamos falhado nosso Senhor, nós não havíamos tomado seriamente o comando Dele, nós não havíamos escutado a voz Dele, nós não havíamos vivido até o nível de carga que Ele nos deu. E então, eu falo com toda força que está em mim

“Sai pelos caminhos…e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lucas 14:23).

Alguns pode ser velho e fraco. Outros podem ser tão pequenos e jovem. Mas os membros velhos podem vir na igreja e vigiar as crianças pequenas – e dessa forma vamos trabalhar juntos com nós e vamos liberar os parentes deles para que podem sair fora. Estas pessoas idosas, não podem mais sair fora em toda oportunidade evangelística, mas podem segurar as mãos dos parentes, como Arão e Hur seguraram para cima as mãos de Moisés. Você pode agir altamente um importante cargo por liberando parentes com crianças para ir em seu lugar à “obriga a todos a entrar, para que fique cheia a casa [de Deus].” Faz isto! Por o que seja o custo, qual seja o sacrifício que você tem que fazer, por evangelismo para trazer pessoas a dentro de igreja de Cristo. Você deve fazer com toda sua força. Todas as pessoas de igreja deve fazer o que eles podem, em suas maneiras próprias, para ajudar esta igreja local obedecer o comando de Cristo Jesus, e “Sai pelos caminhos…e obriga a todos a entrar.” Faça isto! Trabalha junto como uma igreja para ajudar todos membros masculinos e feminios, meninos e meninas, a obedecer Cristo Jesus, e “obriga a todos a entrar, para que fique cheia a casa [Dele].”

Continue com a força de sua juventude e vigor. Levanta-se para tábua por Cristo. Expende a força de sua juventude e saúde, e comparativamente em vida não carregada, para empurrar a frente em uma poderosa corrente de fervor evangelístico, um constante compromentimento que, com todo custo, irá cumprir a Grande Comissão, e “sai pelos caminhos – e obriga a todos a entrar.” Esse é o primeiro ponto que nós precisamos estressar na igreja para que cada pessoa faça o evangelismo um dever santo e chamado sagrado. Isto começa através saindo fora. Se você não sai fora, eles não podem chegar a dentro – e a casa de Deus não vai ficar cheio. “Sai pelos caminhos...e obriga a todos a entrar.”! Isto começa através de você, falando em seu coração, “Eu vou sair. Eu vou fazer isto o que seja o custo e o que seja a dificuldade que eu devo passar. Apesar de tudo – Eu vou sair fora.Cristo comandou a mim para fazer isto, e eu vou obedecer Ele. Eu vou ‘sair fora’!”

Agora é o tempo de trazer a dentro uma colheita de almas. Se nós falhamos, nós vamos ser desencorajados e derrotados. Mas – se nós sucedermos – nós vamos ver bastante rostos novos brilhantes, estudantes de colégios que nós evangelizamos, e os shopping centers e ruas que levamos a mensagem, fluíndo para dentro de nossa igreja com rostos alegres. Deus permite que você irá ajudar nos a fazer este cenário alegre virar uma realidade dinâmica! Fala em seu coração, “Em cada oportunidade, eu vou obedecer o comando de Cristo. Eu vou ‘sair fora’ com pé ansioso e coração cheio de Espírito – eu irei fazer isto por motivo de Cristo Jesus, quem morreu para redimir minha alma de pecado e Inferno! Eu vou ‘sair fora’!”

Isto começa através saindo fora. Isto é o caminho que nós precisamos cumprir o comando de Cristo. Anote todos os nomes e números de telefone que você puder, e traz ao líderes da igreja para ligar, arranjar caronas, e trazer eles para cultos de domingo.

II. Segundo, igreja centralizada em evangelismo continua por trazendo eles
“dentro.”

Evangelismo não é suficiente distribuindo folheto ou boletim. Nós sabemos por longa experiência que poucos ou nenhum vão vir a nossa igreja dessa maneira. Nós sabemos também que orando a “oração de pecador” junto com eles no portão ou na rua – é inútil e improdutiva maneira de trazer eles a dentro. Tal métodos pode dar comforto a um “decisionista,” mas nós havíamos achado desde antes por experiência que este método traz pouco ou nenhum para igreja local. Nós precisamos fazer mais, algo mais que isto! Jesus disse,

“Sai pelos caminhos…e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa.”

Eles tem que ser “obrigados” a entrar dentro de casa de Deus. Eles precisam ser obrigados para chegar adentro! Convencem eles, forçam eles, nós precisamos trabalhar para trazer eles a dentro! Isto que é em paravra Grega “obrigar” significa! Como Mr. Griffith cantou um momento atrás,

Traz eles adentro, traz eles adentro,
   Traz eles adentro de campos de pecado;
Traz eles adentro, traz eles adentro,
   Traz os perambulantes para Jesus.
(“Bring Them In” por Alexcenah Thomas, 1902).

Porém eles não estão “dentro” quando vem em poucos cultos. Eles não estão “dentro” até que eles estão “em Cristo Jesus” (I Coríntios 1:30). Então, nós não devemos pensar que a nossa tarefa de evangelização é terminado quando a pessoa vem por poucas semanas ou meses para igreja. Eles não estão “dentro” até que eles estão unidos com Cristo em conversão verdadeira. Nós precisamos continuar a “obrigar a todos a entrar” até que eles haviam ouvidos suficientemente sermão para saber que eles estão perdidos, até que eles cheguem abaixo de convicção de pecado, e são unidos com Cristo em um momento instantâneo de verdade. Mesmo depois que eles são convertidos nós precisamos trabalhar com eles e ajudar-lhes virar discípulos fortes de Cristo Jesus.

“Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” (Mateus 28:20).

Esse trabalho não é de pastor unicamente. A Bíblia disse,

“Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações…” (Hebreus 10:24-25).

E nós não devemos esquecer sobre pessoas novas quando eles haviam vindo a igreja por um tempo. Nós precisamos continuar para “estimularmos [eles] ao amor e às boas obras.” E nós devemos fazer isto com amor Cristiano e paciência.

Eu penso que nós lemos ocasionalmente a Grande Comisão muito rápido, realmente sem pensar sobre as palavras. Vamos nos levantar e ler de novo, com voz alta, Mateus 28:19-20.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

Vocês podem se sentar. Certamente uma leitura cauteloso de comando de Cristo em Grande Comissão inclui do que eu havia dito. Certamente evangelismo real é não limitado simplesmente de sair fora. Certamente isto também inclui obrigando eles “a entrar” (Lucas 14:23). Certamente isto significa a amar eles e treinar eles para que façam evangelismo a si mesmo – em toda oportunidade. Evangelismo que não adiciona pessoas à igreja local dificilmente pode ser dito que seguiu o padrão de Novo Testamento! Evangelismo bíblico adicionou pessoas à igreja local em Livro de Atos. Nós vemos esta preocupação na igreja em Jerusalém.

“Havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41).

“Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:47).

“Ganhando alma” que não acrescenta pessoas para igreja, como eles foram acrescentados à igrea local em Jerusalém, não é evangelismo de Novo Testamento!

III. Terceiro, igreja centralizada em evangelismo enche a casa de Deus.

Jesus disse,

“Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lucas 14:23).

Eu adoto isto para querer dizer a igreja local,

“Casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1 Timóteo 3:15).

“Que fique cheia a minha casa.” Para mim, isto é insignificante se não refere a igreja local, “casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (1 Timóteo 3:15).

Sim, eu sei, se nós obedecemos ao comando de Cristo vamos ter bastante novo, não treinado e não convertido pessoas em cultos. Eu sei que isto irá causar vários problemas e dificuldades. Mas isto não é realmente o que evangelismo é? Jesus disse,

“Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21).

Muitas egoístas em América não querem ter crianças porque crianças dão bastante preocupação. Portanto eles são contentos a sentar em frente de um TV até que eles se deitam – sozinhos. Tendo criança e educando eles iria disturbar tranquilidade deles, vidas de egoísta. E isto não é exatamente o motivo que algumas pessoas de igreja realmente não querem trazer pessoas novas desde o mundo a dentro da igreja deles? “Vamos continuar justamente a treinar as nossas crianças de igreja, e não trazer nenhum de fora para disturabar-nos,” eles parecem que diz isso. Mas esta atitude vem de uma falha de obediência a Grande Comissão do Senhor! Ele disse a nos,

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”
       (Mateus 28:19).

Como nós podemos dizer que nós somos obedientes a Cristo se nós falhamos do que Ele disse para fazer?

Nosso “campo de missão” está tudo ao redor de nós – nas ruas, em colégios, em shopping centers, e em lojas. “Todas as nações” está aqui – em campos de sete universidades que cerca o center cívico de Los Angeles aonde a nossa igreja está localizada. Nosso comandante chefe é Jesus Cristo. A comissãio Dele é claro,

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).

“Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa” (Lucas 14:23).

Vá a evangelizar! Não deixe nada que pare você! Solte-se a dentro de obra de Cristo! “Obriga a todos a entrar, para que fique cheia a casa [de Cristo]”!

Algum de vocês aqui em esta manhã ainda não estão convertidos. Eu não posso finalizar este sermão sem apelar a você para que vem à Jesus. Ele morreu na Cruz para pagar por seus pecados. Ele subiu fisicamente desde morte para te dar vida eterna. Ele está vivo no Céu orando por salvação de sua alma. Vem para Ele. Jogue-se em Ele através de fé. Sangue Dele irá limpar todos os seus pecados, e você irá começar uma vida nova em Ele, e em esta igreja local. Amém.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana no Internete
em www.realconversion.com. Clique no “Sermão em Português.”

You may email Dr. Hymers at rlhymersjr@sbcglobal.net, (Click Here) – or you may
write to him at P.O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Or phone him at (818)352-0452.

Leitura de Escritura Antes de Sermão por Dr. Kreighton L. Chan: João 20:19-21.
Solo Cantado Antes de Sermão por Mr. Benjamin Kincaid Griffith:
“Bring Them In” (por Alexcenah Thomas, 1902).


PLANO DE

IGREJA CENTRALIZADA EM EVANGELISMO!

CHURCH CENTERED EVANGELISM!

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mateus 28:19-20).

(Lucas 14:23; Marcos 16:15)

I.   Primeiro, igreja centralizada em evangelismo começa por saindo
“fora,” Lucas 14:23.

II.  Segundo, igreja centralizada em evangelismo continua por trazendo
eles “dentro,” I Coríntios 1:30; Hebreuss 10:24-25;
Atos 2:41, 47.

III. Terceiro, igreja centralizada em evangelismo enche a casa de Deus,
I Timóteo 3:15; João 20:21.