Print Sermon

O objetivo deste site é fornecer gratuitamente manuscritos e vídeos de sermões para pastores e missionários em todo o mundo, especialmente no Terceiro Mundo, onde há poucos ou nenhum seminário teológico ou escolas bíblicas.

Estes manuscritos, como também os vídeos dos sermões agora alcançam anualmente cerca de 1.500,000 computadores em mais de 221 países através do site: www.sermonsfortheworld.com. Centenas de outras pessoas assistem os vídeos noYouTube, mas rapidamente deixam o YouTube, pois cada vídeo os redireciona para nosso website. O YouTube redireciona as pessoas para nosso website. Os manuscritos dos sermões são traduzidos para 46 idiomas para cerca de 120.000 computadores mensalmente. Estes sermões manuscritos não estão protegidos por direitos autorais, para que, assim, pregadores possam usá-los sem nossa autorização. Clique aqui para saber como fazer uma doação mensal para ajudar-nos nesta grande obra de divulgar o Evangelho para todo o mundo.

Ao escrever para Dr. Hymers, mencione sempre o país onde você vive, caso contrário ele não poderá responder-lhe. O email do Dr. Hymers é rlhymersjr@sbcglobal.net.




JÁ VIESTE A CRISTO?

HAVE YOU COME TO CHRIST?
(Portuguese)

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

Sermão pregado no Tabernáculo Batista de Los Angeles
Noite do Dia do Senhor, 9 de Novembro de 2003
A sermon preached at the Baptist Tabernacle of Los Angeles
Lord’s Day Evening, November 9, 2003

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).


Os líderes religiosos no tempo de Cristo estudavam cuidadosamente as Escrituras do Antigo Testamento. Todavia, eles perderam o fato de que as Escrituras falavam de Cristo – e, por esse motivo, não vieram a Cristo para receber a salvação por meio Dele. Havia um ditado comum entre eles: "Aquele que tem as palavras da lei tem vida eterna" (traduzido de Matthew Henry, nota sobre João 5:39). Mas Jesus disse que as Escrituras testificam Dele:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:39-40).

Ele confiavam nas palavras das Escrituras, mas não confiavam no Cristo do qual essas Escrituras falavam. O Dr. Walvoord disse: "Semelhantemente, muitas pessoas hoje pensam que o estudo da Bíblia é um fim em si mesmo" (Walvoord e Zuck, The Bible Knowledge Commentary, Victor Books, 1984, volume II, pág. 292).

Eles vieram à Bíblia e creram nas palavras da Bíblia - mas eles não vieram a Cristo e creram nele.

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

Há uma terrível tendência na humanidade caída de vir a algo diferente de Cristo, de confiar em algo diferente de Cristo.

"Como um de quem os homens escondiam o rosto" (Isaías 53:3).

“E também a sua alma teve fastio de mim” (Zacarias 11:8).

“Mas eles bradaram: Tira! Tira! Crucifica-o!” (João 19:15).

É assim que toda a humanidade trata Cristo. Além da graça de Deus, de uma forma ou de outra, pode-se dizer de toda a humanidade,

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

Sem a graça de Deus, nenhum ser humano jamais viria a Cristo. Jesus disse:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer" (João 6:44).

Está Deus atraindo-o nesta noite? Você sente que precisa de Cristo? Você sente que sem Ele você está perdido? Se assim o fizer, Deus o afastará de suas idéias falsas e o atrairá para o próprio Cristo. Ouça atentamente o que eu lhe digo, desista de suas falsas idéias e venha a Cristo. Até agora, você não tem vindo a Cristo. Até agora, Cristo lhe lhe está dizendo:

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

I. Em primeiro lugar, ao invés de virem a Cristo, o que fazem as pessoas.

Pessoas de origem pentecostal ou carismática muitas vezes pensam que a salvação vem através de experiências e sentimentos. O "Espírito Santo" geralmente toma o lugar de Cristo como o mediador entre Deus e o homem (I Timóteo 2: 5). Jesus, na realidade, é frequentemente substituído pelo "Espírito Santo".

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

Pessoas de origem católica romana tendem a substituir Cristo por atos de penitência - contrição, confissão e boas ações. Eles tentam ser salvos confessando seus pecados um a um, ou tentando seguir Cristo dia a dia. Essas obras humanas substituem Cristo.

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

Pessoas de outras origens religiosas, como o budismo, o hinduísmo, o islamismo, o judaísmo, etc. Crêem que a salvação não depende de Cristo. Eles podem prestar serviço a Cristo como "um grande profeta", mas eles não crêem que somente Cristo possa salvá-los. Eles geralmente pensam que sua salvação depende de viverem "uma boa vida".

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

Batistas e evangélicos também tendem a confiar em algo diferente de Cristo. O Dr. John R. Rice diz:

Milhões de membros de igreja não são convertidos, são pecadores não regenerados que vivem sob a ira de Deus. No inferno hoje existem inúmeros milhões de ... batistas ortodoxos ... que foram para o [Inferno], pois jamais foram realmente salvos. [Eles] perderam o caminho, tiveram uma falsa esperança e estão agora em tormento (tradução de Dr. John R. Rice, Religious But Lost, Sword of the Lord, 1939, p. 8).

Dr. Rice então diz:

Pelas tantas vezes que isso vem à tona na Bíblia, é evidente que existe um perigo real de ser enganado e depender de uma falsa esperança, para apenas descobrir finalmente que ele está eternamente perdido (ibid.).

Batistas e evangélicos muitas vezes confiam na "oração do pecador" e ao invés de confiar em Cristo. Eles dizem: "Eu Lhe pedi que me salvasse. Isso é suficiente, não é? " Não, não é! Você deve vir a Cristo para ser salvo! Você não deve confiar em suas próprias orações! Você deve confiar no Filho de Deus! Cristo não disse para pedir a Ele. Ele disse para vir a ele. Cristo disse:

“Vinde a Mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu os aliviarei” (Mateus 11:28).

Você está enganado em perguntar a Ele, ao invés de vir a Ele!

Outros são enganados em acreditar no que a Bíblia diz, ao invés de vir a Cristo. Eles conhecem o "plano da salvação" na Bíblia. Eles sabem que Cristo morreu por seus pecados. Eles sabem que Ele ressuscitou dos mortos. Eles acreditam naqueles fatos da Bíblia, mas nunca vêm a Jesus. Como o Dr. Walvoord disse: "Muitas pessoas hoje pensam que estudo Bíblico é um fim em si mesmo."

Em quê você está sendo diferente daqueles fariseus? Jesus disse a eles:

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:39-40)

Estas, então, são algumas das coisas que as pessoas fazem ao invés de virem a Cristo. Será possível que você tenha cometido esse mesmo erro?

II. Em segundo lugar, porque outras maneiras, a não ser Jesus Cristo, não o salvarão.

Quando você estiver diante do trono de Deus, no Juízo Final, Jesus irá dizer-lhe:

"Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade" (Mateus 7:23).

Por que Ele lhe dirá que aparte-se dEle para o fogo do Inferno? Porque Ele "nunca o conheceu". A razão pela qual Ele nunca o conheceu é porque você nunca veio a Ele! É simples assim!

Você tentou ser salvo dizendo as palavras de uma oração ou acreditando em algo na Bíblia. Mas essas coisas não vão salvar ninguém. A Bíblia diz:

“Disseram-Lhe, pois: O que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu e disse-lhes: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que Ele enviou.” (João 6: 28-29).

O único "trabalho" aceitável é o de crer em Jesus! "Crer em Jesus" é outra maneira de dizer "venha a Jesus". "Crer em Jesus" e "Achegar-se a Ele" são duas maneiras diferentes de dizer a mesma coisa. Jesus disse:

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu, vem a mim. Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus, este tem visto o Pai. Na verdade, na verdade, vos digo que aquele que crer em mim tem a vida eterna." (João 6: 44-47).

Nós vemos, nesta passagem, que vir a Jesus e crer em Jesus são simplesmente duas formas diferentes de dizer o mesmo. Agora, minha pergunta para você é: Você já veio a Jesus? Você creu nele?

Nada, a não ser achegar-se a Jesus resultará em salvação - porque ninguém além de Jesus pode salvá-lo! Ninguém, além de Jesus, morreu na Cruz para pagar a penalidade pelo seu pecado. Ninguém, além de Jesus, ressuscitou fisicamente dos mortos para lhe dar vida.

"Não há salvação em nenhum outro: porque nenhum outro nome há sob o céu é dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).

É imperativo que você venha a Jesus ou você não será salvo. Todos os outros métodos, e todos os outros caminhos, levam ao inferno. Mas até agora você não se achegou a Ele, não é? Você acredita no que a Bíblia diz sobre ele. Você mesmo pediu-lhe para salvá-lo. Mas você ainda não veio a Ele – não é mesmo?

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

III. Em terceiro lugar, como saber se você veio ou não a Cristo.

Talvez você possa dizer: "Eu não sei se eu já vim a Cristo ou não. Como posso saber?" A maneira de assegurar-se disso está em II Coríntios 13:5. O apóstolo Paulo diz:

“Examinai-vos, a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos...” (II Coríntios 13: 5).

No que diz respeito a este versículo, disse Spurgeon:

Examina-te a ti mesmo porque, se cometeres um erro, nunca poderás corrigi-lo, exceto neste mundo... Não posso arriscar ter minha alma lançada no inferno. Que perigo terrível é o que tu e eu estamos correndo, se não nos examinarmos! É um perigo eterno; É um perigo de céu ou inferno, o eterno favor de Deus ou a Sua eterna maldição. Bem o apóstolo pode dizer: "Examina-te" (traduzido de C. H. Spurgeon, "Self Examination", The New Park Street Pulpit, Pilgrim Publications, reimpressão de 1981, volume IV, pág. 429).

Dr. J. Vernon McGee fez o seguinte comentário sobre II Coríntios 13: 5:

Paulo diz que devemos examinar-nos a nós mesmos para ver se estamos ou não na fé. Devemos estar dispostos a encarar a questão ( traduzido de J. Vernon McGee, Thru the Bible, Thomas Nelson, 1983, volume V, p. 145).

Asahel Nettleton, o grande evangelista do Segundo Grande Avivamento, disse:

"Neste negócio [de auto-exame], cada indivíduo deve sentar-se em juízo. Lide fielmente com suas almas. Uma falsa esperança é pior do que nenhuma esperança. Um erro nessa preocupação é horrível. Examine bem o fundamento em que você firma suas esperanças sobre o céu, para que não descubra seu erro tarde demais (traduzido de Asahel Nettleton, Sermons From the Second Great Awakening, International Outreach, reimpressão de 1995, pp. 323, 333).

Volte atrás e pense no momento da sua salvação. Você veio a Cristo? Ou você fez alguma outra coisa? Como o Dr. Nettleton disse: "Examine bem a base sobre a qual estão firmadas suas esperanças do céu." Você realmente veio a Cristo? Cristo é o fundamento de suas esperanças? Se você realmente não veio a Cristo naquela época, você deveria vir a Ele hoje à noite. Jesus disse:

"Aquele que vem a mim, de maneira alguma o lançarei fora " (João 6:37).

Jesus disse:

"Vinde a mim, todos os que estão cansados, e oprimidos e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28).

Em nada ponho a minha fé, senão na graça de Jesus
No sacrifício remidor, no sangue do bom Redentor
A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor
Estão firmados no Senhor.
   (“Firmeza” por Edward Mote, 1797-1874)


AO ESCREVER PARA DR. HYMERS, VOCÊ PRECISA MENCIONAR O PAÍS DO QUAL VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO, CASO CONTRÁRIO ELE NÃO PODERÁ RESPONDER SEU E-MAIL. Se estes sermões o abençoam envie um e-mail para o Dr. Hymers para dizer-lhe, mas sempre inclua o país do qual você está escrevendo. O e-mail do Dr. Hymers é: rlhymersjr@sbcglobal.net (clique aqui). Você pode escrever para Dr. Hymers em qualquer idioma, mas, se puder, escreva em Inglês. Se você quiser escrever para Dr. Hymers pelo correio, seu endereço é: P. O. Box 15308, Los Angeles, CA 90015. Você pode contatá-lo via telefone: (818) 352-0452.

(FIM DE SERMÃO)
Você pode ler sermões do Dr. Hymers cada semana na Internet
em www.sermonsfortheworld.com.
Clique no “Sermão em Português.”

Estes manuscritos de sermão não estão protegidos com direitos autorais. Você pode usá-
los sem permissão do Dr. Hymers. Porém, todas as mensagens de vídeo do Dr. Hymers
estão com direitos autorais e podem ser usados somente com permissão.

Leitura Bíblica feita antes do sermão pelo Dr. Kreighton L. Chan: João 5:39-47.
Solo Cantado antes do Sermão por. Benjamin Kincaid Griffith:
“The Solid Rock” (por Edward Mote, 1797-1874).


O ESBOÇO DO

JÁ VIESTE A CRISTO?

HAVE YOU COME TO CHRIST?

por Dr. R. L. Hymers, Jr.

“E não quereis vir a mim, para terdes vida” (João 5:40).

(João 5:39; Isaias 53:3; Zacarias 11:8; João 19:15; 6:44)

I.   Em primeiro lugar, ao invés de virem a Cristo, o que fazem as pessoas,
Mateus 11:28.

II.  Em segundo lugar, porque outras maneiras, a não ser somente Jesus Cristo,
não o salvarão, Mateus 7:23; João 6:28-29, 44-47; Atos 4:12.

III. Em terceiro lugar, como saber se você veio ou não a Cristo,
II Coríntios 13:5; Joào 6:37.